quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Vídeo-aulas da orquídea Phalaenopsis...

Projeto piloto de vídeo-aulas gratuito, sobre a orquídea Phalaenopsis...
Em breve o curso completo aqui desse gênero, de outras orquídeas e para arrasar vários quadros da #visaoTV - novo conceito em tv, que entrará no ar em breve... dá uma olhadinha na postarem anterior para saber mais!

Primeiros vídeos do guia da orquídea Phal:




Aguardem os próximos.

6 comentários:

  1. Gostei muito! Ví assistindo este vídeo que cometi alguns erros, mas ainda bem que consegui corrigir. Recebi minha primeira e única orquídea Phalaenopsis no inicio do ano. Não retirei do vaso, não troquei o adubo, pois não sabia. Coloquei o vaso dentro de outro que não tinha furo e fiquei colocando água uma vez por semana. Depois de alguns meses notei muitas raízes novas saindo e se fixando no vaso de porcelana, e um pendão novo. Ví aquilo e não entendi nada. Achei estranho tantas raízes verdinhas saindo do vaso. Uma amiga me ajudou e salvou a planta de forma correta, retirando raízes que estavam encharcadas e colocando em vaso próprio, com substratos novos. Agora estou pronta para adquirir outra orquídea Phalaenopsis.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Muito bom seu site, muito produtivo para quem está começando o cuidado com orquídeas, assim como eu, rs... muito obrigada é de grande ajuda.
    Tenho uma orquídea phalaenopsis, as flores murcharam todas e a secura está descendo na haste, aprendi com vc q é importante cortar no terceiro nó, inclusive a secura já está chegando nele. Porém, não sei se é para mudar de vaso, ela está em um caso de plastico, no que veio da loja, entendi aqui q devo colocar adubo, substrato né!? Mas tb preciso trocar o vaso por outro maior? Ela está em um vaso tamanho grande de plástico. MUito obrigada desde já.

    Graci

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde Cynthia,
    Parabéns pelo blog e também pelos vídeos que são muito fofos!
    Como não podia deixar de ser subscrevo com um pedido de ajuda.
    Tenho algumas orquídeas em casa, num apartamento apertadinho, mas parece que elas gostam, ou parecia, porque tropecei aqui numa situação que me deixou de orelhas em pé. vou aproveitar e por as dúvidas todas de uma vez:
    A nº1 é um Dendrobium (se n me engano) e trouxe pra casa em novembro toda florida. as flores duraram umas semanas e morreram... passado um tempo começou a brotar keikis por todos os lados - em baixo no substrato e no topo das plantas. Em março mudei o vaso e lugar, dado que os bolbos começavam a bater na parede e metade dos keikis morreram. mudei de novo e novo lugar nasceram novos keikis. O chato é que as vezes alguém bate e quebra os brotos principalmente os do alto. alguns depois de partidos nascem de novo, outros morrem mesmo. Veja as fotos e depois quando puder me responda.
    nº 2 - phalaenopsis branca de flores grandes. Tem uma história curiosa: ela veio e dezembro último e fazia par com uma "Phal" rosa que trouxemos em novembro. la pra final de março a rosa perdeu as ultimas flores. Como eu andava meio sem tempo minha mãe mudou-as de vaso, as duas. Em abriu ambas já tinham keikis. A branca na Haste, a rosa na base. Dado que as raízes ficaram cobertas pelo substrato desconfiei, mas preferi não mexer nelas dado os novos Keikis. Veio o dia das mães meu pai comprou um phal nova a minha mãe que apodreceu de fungos e matou a cor de rosa com o pequeno keiki e tudo. ficou a branca alí com o keii na ponta da haste como pode ver nas fotos. Problema: reparei que ela está praticamente sem raízes. voltei a pensar se não será do substrato ruim, isto que as duas plantadas no mesmo substrato a mesma altura, ambas deram novos keikis. A coisa de duas máximo três semanas nasceu um novo keiki no nó imediatamente abaixo do anterior. este cresceu em três semans o que o outro levou mais seis meses a crescer.
    nº 3 phalaenopsis branco esverdeada. Veio em fevereiro em substituição um desastre. fcou perto das outras, as flores abriram murcharam tudo certo. folhas bonitas, bem nutridas, vaso transparente e foi ficando ali. Problema, tal como a nº2 parece que ela tenta fugir do vaso. raízes do fundo estão mortas e tem novas folhas e raízes a sair pra fora do vaso. Tbm tem fotos.
    Curiosidade: há coisa de um mês as orquídeas parecem que foram ligadas num botão. Tenho dois cymbidium as florir, as raízes, do dendrobium e do 1º keiki a crescer e as demais com novas folhas. No novo keiki acredito que as raízes estejam a crescer mais de 5mm por semana.
    Quando tiver um tempinho da uma olhada nas fotos e me dá uma dica em relação ao que fazer com elas. seguem os links com as fotos.
    https://plus.google.com/103124352260262510435/posts/GTfDnftQsaF
    https://plus.google.com/103124352260262510435/posts/2bPTDhcVij9
    https://plus.google.com/103124352260262510435/posts/49kYpxkXegQ

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Adorei o vídeo!! Vi que comentou sobre não replantar Esse tipo de orquídeas, acabei trocando as minhas de vaso... :(

    Uma estava bem sequinha e troquei por outro recipiente de plástico mesmo, já as outras pus em caso de cerâmica (aquele com furinhos) pois as tirei da sala e passei a deixá-las no jardim de inverno. Já estavam sem flor e aproveitei e troquei o substrato...Fiz errado? Estou aguardando a sequência dos vídeos, parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as orientações...mas ja fiz coisa errada...comprei 02 destas que você mostrou...e coloquei em outro vaso...agora estou com medo de perdê-las.

    ResponderExcluir
  6. Olá Cynthia, suas postagens oferecem muito conteúdo de valor. Muito legal seu trabalho.

    ResponderExcluir