segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mudas de Phalaenopsis

Olha só que incrível esta Phalaenopsis do meu orquidário:



A matriz está com 3 mudas! Nunca tive uma orquídea phalaenopsis com tantas mudas de uma única vez. Em dendobriuns isso até é comum, já tive várias com muitas mudas, mas nunca com esta espécie.
Estava fora de casa havia 15 dias e adorei quando vi!

19 comentários:

  1. Cynthia,
    estou gostando muito do seu blog. Estou aprendendo muito sobre orquídeas.
    Tenho algumas phalaenopsis e outras que ainda nem sei os nomes. Comprei uma muda de paphiopedilum em uma exposição no mês de maio. Ela já deu duas flores que duraram mais ou menos uma semana e agora está na terceira flor. Você pode me dar alguma dica para manter esta planta com saúde? Muito obrigada. Abraços. Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, em que região você mora? Como é o clima?
      Existem dois tipos de Paphiopedilum, as de frio e as de calor.
      Como é a folha da sua? É verde uniforme ou verde com manchas?
      Aguardo você...
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  2. Olá, Cynthia! Parabéns, adorei seu blog!
    Tenho uma Phalaenopsis que ganhei do meu marido no dia das mulheres desse ano (8 de março), depois q as flores cairam eu (fiz a besteira de rs..)cortei a haste por conselho da vendedora de uma floricultura. Depois q li q ela costuma florir de novo... Enfim, gostaria de saber como devo cuidar (adubo, replantio, etc.) para ela voltar a florir, até agora ela está saudável, inclusive nascendo folhas novas. Ah, e não sei quando se pode ou deve retirar muda. Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meire,
      Seja Bem-vinda!!
      Não tem problema cortar a haste, na próxima florada surgirá uma nova com lindas flores.
      Quando você corta no terceiro nó, a planta pode ter nova floração, mas será em menor quantidade.
      Quando corta toda, terá mais flores, mas terá que esperar a nova haste.
      Tenho um manual de cultivo de Phalaenopsis. Dá uma olhada nesse link:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/p/manual-para-cultivo-de-phalaenopsis.html

      Quanto a muda, você só deve destacar da mãe depois que ela estiver com pelo menos 4 raízes de 3cm cada uma.
      Beijos...

      Excluir
  3. OI Cynthia, td bem?
    Gostaria de tirar uma dúvida com vc.
    Comprei uma Phalaenopsis e ela tem uma haste muito cumprida e bem no alto dela tem outra haste. Se eu cortar no terceiro nó em baixo tem algum problema? vai prejudicar a planta? Beijoss Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline,
      Ela deve ter bifurcado. Já deu flor nesta outra haste?
      Se já, pode cortar, se não, deixe a haste quietinha que deve florir por essa bifurcação.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  4. ahh lembrando que esta nova haste tb teve flor. Parabéns pelo seu blog. aline

    ResponderExcluir
  5. Olá Cynthia,
    Gostaria de saber como proceder quanto às mudas na haste da Phal.
    É que tenho algumas orquídeas e uma delas está com uma muda na haste. Percebo que a minha orquídea está fraca, com as folhagens com pouco viço, enquanto a muda na haste está linda.
    Gostaria de retirá-la da haste para colocar diretamente no substrato em outro vaso. Mas como devo proceder? Um simples corte resolveria? Tem alguma dica?
    Se tiver, agradeço.
    Abraços,
    Patricia

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Cynthia!
    Estou com o mesmo problema da Patrícia Acioli. Não sei como agir. Da mesma forma estou aqui pedindo socorro.
    Agradeço antecipadamente sua colaboração.
    Abraços,
    Letícia

    ResponderExcluir
  7. como faço para minha phal florecer de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na maioria das vezes a Phal floresce uma vez no ano, mas é comum ver plantas que, quando bem cuidadas dão até 3 floradas anuais.
      Dá uma lida no manual da Phalaenopsis. Nesse link:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/p/manual-para-cultivo-de-phalaenopsis.html
      Boa sorte!

      Excluir
  8. oi cynthia como faco mudas de phalaenopolis iguais as da fotos q vc publicou
    obrig.bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jeito mais fácil é induzir com canela em pó.
      Para isso, depois que as flores caírem, salpique canela em pó por toda a superfície do vaso e regue normalmente. Não corte a haste!
      Se a sua planta estiver bem, isso irá ajudar a induzir novas mudas.
      Bjs, Cynthia.

      Excluir
  9. Bom dia eu tenho uma orquídea de folhas grandes e largas que está crescendo alto, e faz um ano que ganhei ela e apenas está dando mudas nas pontas das astes,umas cinco mudas, plantei essas mudas faz três meses e elas também estão crescendo astes com outras mudas, é um tipo de orquídea grande, gostaria de saber qual é, e se ela vai florir ? Obrigada

    ResponderExcluir
  10. O meu objetivo na disciplina assistência farmacêutica era estudar bastante, tirar nota maior que a Julia Agnes Souza da Silva, provar que eu sou mais inteligente que ela e que eu só não passei em orgânica 1 porque ela não me deu cola.

    Então eu estudei bastante para essa disciplina, porque eu achei que se eu conseguisse tirar nota alta numa disciplina que eu não gostava, eu provaria que eu era mais inteligente que a Julia Agnes Souza da Silva.

    Na P1 da disciplina assistência farmacêutica, a professora Isabela Ramos Silverio imprimiu prova a menos, então a professora pegou as provas de volta, foi imprimir mais prova, a sua namorada a Maria Miceli não devolveu a prova dela, enquanto a professora Isabela estava imprimindo mais provas, todo mundo da turma ficou tirando foto da prova que a Maria Miceli não devolveu para a professora, todo mundo da turma colou na prova menos eu.

    A cola da Maria Miceli me impediu de provar que eu era mais inteligente que a Julia Agnes Souza da Silva e que eu só não passei em orgânica 1 porque ela não me deu cola.

    O pior é que a professora Isabela Ramos Silverio ainda me obrigou a fazer trabalho em grupo com você e com a Maria Miceli, o pior é que eu não podia falar nada, porque você fazia parte do meu grupo da aula prática de farmacotécnica II, se eu me recusasse a fazer aula prática com você, a professora iria me colocar para fazer parte do grupo da Leticia de Sousa Albuquerque, a Letícia de Sousa Albuquerque passou colando em cálculo para farmácia usando o Photomath.

    Você passou quase um semestre assistindo as aulas de farmacologia 1 no turno errado, você nem sabe em que turno puxou uma disciplina e você está fazendo IC. IC deve ter cota para gente burra que cola na prova igual a você. Essa é a única explicação para você fazer iniciação científica.

    Você ainda estava fazendo farmacologia 2 semestre passado, eu consegui passar em farmacologia 2 no noturno, você consegui ficar reprovado em farmacologia 2 no integral que é mais fácil de passar, isso é para você ver, como você é burro.

    Eu sei muito bem que você filmava o que eu falava na aula sem a minha autorização e mandava o vídeo para a Ana Beatriz de Lima, a Gabriela Santana Andrade e a Ana Luiza Vidal Pimentel Santos.

    O pior é que você e a Maria Miceli fazem iniciação com bolsa e você ainda publicou esse artigo científico:

    https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC11771759/

    Eu ainda me lembro que você falou comigo durante o EAD, você falou assim:

    - Você ainda deve estar no segundo período, já que essa disciplina é matéria do segundo. Eu vou te dar um papo de visão mesmo, ninguém na faculdade é seu amigo, as pessoas só ajudam as outras que fazem parte do seu grupinho, mas isso não dura muito, isso só dura enquanto uns vão passando e outros não.

    Na época, eu fiquei pensando quem é esse cara, esse cara nem faz parte da turma, ele é apenas um infiltrado que está querendo afastar a minha turma de mim.

    Só que depois eu descobri que você fazia parte da turma que FBZÃO não é abreviação de Fábio, FBZÃO é abreviação de Fabrício.

    Você caiu muito de nível na faculdade, para quem ficava com mulheres bonitas na faculdade como a Gabrielle Perroni Santos de Souza, começar a namorar com um troço feio Maria Miceli é cair muito de nível.

    Se você morasse aqui na rua a história seria bem diferente. Em cima da minha rua funciona uma boca de fumo, em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino, que fornece material furtado para os traficantes fazerem barricadas.

    ResponderExcluir