quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cuidando de Phalaenopsis


Recebi alguns pedidos para falar sobre os cuidados com as Phalaenopsis.

Particularmente, eu considero uma das espécies mais fáceis de cuidar, pelo menos é com ela que tenho mais sorte.


Nesse tempo de cultivo eu aprendi algumas coisas sobre elas:

- Não gostam muito de água.

- Se você molha demais, suas folhas ficam cheias de água, apodrecem e caem.


- Eu molho as minhas que estão no VASO geralmente uma vez na semana, só molho duas se estiver muito calor. Mas como tem uma que sempre foge a regra,  eu coloco o dedo indicador dentro de cada vaso e sinto se o substrato ainda está úmido. Só molho se estiver completamente seco.
Já percebi que não tem uma regra, pois uma orquídea reage diferente da outra, talvez pelo tipo de substrato que varia, o vaso em que estão e até o ambiente. Na minha casa fiz um orquidário com telha normal e telha de vidro, então não recebem  muito calor, por isso as minhas precisam menos de regas do que a de outras pessoas.
Por isso uso o "dedômetro" para verificar se precisa de rega ou não.
Quando acho que precisa, molho bem o vaso. Deixo bastante água cair para ter certeza que todas as raízes e todos os substratos foram atingidos. Tomo cuidado para não deixar a água empoçar embaixo do vaso, por isso, fiz um espaço com pedra brita embaixo e ali coloco todos os vasos.

- Já as phalaenopsis que ficam nas árvores ou nos meus arranjos de tronco, molho dia sim, dia não. E se estiver calor ou o tempo muito seco, rego todos os dias.

- Costumo molhar sempre pela tarde nos dias de semana e no final de semana pela manhã. Depois que adotei isso, é raro perder orquídeas. Tem gente que aconselha na parte da tarde, por volta de 16h, tem que aconselhe pela manhã, mas é fato que ninguém aconselha a molhar à noite.. Como cada um diz uma coisa, adotei o que era melhor para a minha rotina.

- Comprei um adubo, chamado Peter, que é um adubo foliar, na formulação indica que seja usado semanalmente, mas observei algumas manchas amareladas nas orquídeas, passei para 15 em 15 dias e já observei melhora. Não sei se foi coincidência ou não.

- Na dúvida, não adube, coloque mensalmente um pouco de canela em pó no vaso, porque induz a floração.

- Ah! E a canela em pó também induz o crescimento de novas mudas. Para isso, quando as flores caírem, corte no terceiro nó (conte da folha para a ponta da haste) e corte ali. Coloque canela em pó no corte que você fez na haste (para cicatrizar) e coloque também no susbtrato.


Vou fazer um curso, em Niterói, no próximo mês sobre orquídeas, tudo que puder, irei compartilhando aqui.

Quem tiver mais dúvidas, pode mandar comentários que respondo através de novas postagens.

36 comentários:

  1. Oi Cynthia!
    Tenho uma Phal, mas faz tempo que ela não volta a florir. Quando a ganhei recebi a orientação de que ela só precisaria ser regada 1 vez por semana, mas tenho achado pouco para ela...
    Bom, vou tentar seguir algumas de suas dicas expostas nesse post.
    Bjs
    Patricia
    www.patriciacioli.blogspot.com
    www.patriciacioliartesvisuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia.
      Orquídea não precisa de muita água. O mais comum em morte é o excesso de água na orquídea.
      Entre uma rega e outra ela precisa secar quase que completamente o substrato.
      Generalizar o intervalo de rega, como algumas pessoas falam que é uma vez na semana, não é muito bom. A quantidade de rega por semana ou o intervalo entre as regas depende de muita coisa: clima da sua região, substrato que ela está plantada, material do vaso,...
      Uma orquídea de clima seco, como Brasília, seca muito mais rápido do que uma em Manaus. Então dizer que deve molhar uma vez na semana, sem avaliar o clima e os outros fatores, não é correto.
      Dá uma olhadinha aqui no blog nas postagens sobre rega e umidade.
      Acredito que elas irão lhe ajudar.
      Beijinhos...

      Excluir
  2. olá boa tarde , tenho uma phalaenopsis branca e quando a comprei estava florida e depois nasceu uma has para florir cresceu engrossou e já fazem 4 meses e não desabrochou nenhuma flor o que devo fazer , já pensei em cortar a haste é correto , mudei o substrato e estou usndo abubo organico que compro em uma floricultura dizem que é proprio para orquidea, ELA PEGA SOL SÓ PELA MANHÃ ....? MEU NOME É ANTONIO mARCOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Marcos,
      Vou te dar algumas dicas que podem melhorar o seu cultivo.
      Primeiro, as folhas da Phalaenopsis são muito sensíveis ao calor, por isso eu não aconselho que elas peguem sol, em nenhum momento do dia.
      Segundo, deixe a haste, a planta decidirá se irá abortá-la ou não. Só corte se sua planta estiver fraca (folhas murchas e poucas raízes saudáveis).
      Outro conselho, nunca troque de substrato enquanto ela estiver na fase de floração.
      Quanto a adubação, você pode manter a orgânica ou usar a química, ela gosta das duas, mas só use a quantidade recomendada.
      Espero ter tirado as suas dúvidas.
      Ótimo restante de semana.
      Cynthia

      Excluir
  3. Minhas phalaenopsis estão morrendo!!! Mais de 10... eu as ganhei não faz muito tempo... e as raízes estão secando rapidamente... ficando pretas, as folhas estão ficando amarelas e caindo.... estou desesperada, não sei o que fazer!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De quanto em qt tempo você rega???
      Elas se secam entre uma rega e outra??
      As folhas amarelam de baixo para cima, das mais velhas para as mais novas???
      Aparece alguma mancha preta ou deformação em forma redonda???
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  4. Olá Cynthia, td bem?? Moro no interior de SP e tenho umas 10 phals. Acontece algo estranho por aqui.. a metade das plantas está linda e a outra metade está com as folhas murchas, mto desidratadas mesmo....Tenho medo de molhá-las demais e não sei se estou molhando de menos...mas o intrigante é q algumas plantas estão lindas... pode ser do adubo?? do substrato? Obrigada pela atenção, abraços, Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente incomum.
      Veja se o substrato está se desfazendo quando vc aperta. Elas estão em casca de pinus? Se estiver, troque.
      Estão todas no mesmo ambiente?
      Beijos, Cynthia.

      Excluir
    2. Desculpe a demora... Boa tarde, Cynthia... Tenho algumas plantas com casca de pinus,sim e algumas em substrato misto...as Phals não gostam? Devo colocá-las todos em substrato misto comprado pronto.(pinus, coco e carvão )? Muito obrigada pela atenção, abraços!

      Excluir
    3. Larissa,
      Adoram! Eu, particularmente, só planto as minhas em casca de pinus + carvão.
      Falei da troca de substrato por imaginar que pudessem estar plantadas em esfagno (e é mais difícil de controlar a rega com ele) ou se estivessem em casca de pinus velha (que se desfaz ao apertar). Acontece que o substrato com o tempo (cerca de 2 anos), fica ácido e a Phal sente muito a acidez dele. Com isso, acaba queimando as raízes e prejudicando todo o desenvolvimento da planta.
      Se não for o caso, está td ok com o substrato.
      Elas estão no mesmo ambiente?
      Bjs, Cynthia

      Excluir
    4. Oi Cynthia, td bem?? Desculpe mas estive fora por mais de um mês... Bom, voltando ao drama das minhas meninas..rsrs Elas estão no mesmo ambiente e acho que é mto seco aqui em Campinas.. Estão todas em substrato misto pq fiz algumas mudanças e agora coloquei pratinhos com pedriscos sob elas pra ver se aumento a umidade..Tbem tenho observado que as que estão bonitas soltam MUITAS raízes e folhas,mas nada de flores.. Estou te dando trabalho,heim? rsrs Mto obrigada beijos,

      Excluir
    5. Larissa, já que você trocou todos os substratos, ótimo.
      O ideal, para todo o cultivador, é uniformizar os substratos, pq cada um tem um tempo de retenção de água e adubo. Se você tem cada orquídea plantada em um, fica difícil manter uma regra de rega. Pode ser que alguma fique mais tempo úmida que a outra.
      As que estão mais murchinhas são as que estavam em substrato misto? Você reparou isso?
      O pratinho com pedrisco é ótimo. Muitas até acabam se adaptando e emitindo raízes para dentro do pedrisco e fazendo um sistema de semi-hidroponia.
      Cuidado só para a água não chegar na superfície do pratinho!

      Agora se elas estão soltando folhas e raízes, bom sinal! Elas estão mostrando que agora está tudo certo.
      Para estimular as flores, use adubo de floração (rico em fósforo e potássio).
      Isso deve ajudar. E deixe-as em local claro.
      Bjs e mande notícias!

      Excluir
    6. oi Cynthia, muito obrigada pelo carinho e atenção! Depois que troquei o substrato acho q o meio ficou mais úmido e elas gostaram; as q estavam em casca de pinus deram uma boa melhorada e eram estas as piores. Não sabia q as meninas emitem raízes até o pratinho... q interessante!! Vou observar.. Estou mais tranquila pois as coisas estão andando bem; acho que não vou matar ninguém de sede.rsrsrs Assim que houver alguma haste floral, vou te enviar uma foto. Muito obrigada novamente, e vou te seguindo por aí!! beijinhos..

      Excluir
    7. Larissa,
      Então parece que está tudo ok!
      Estarei na torcida pelas suas meninas!
      Ficarei feliz em ver as fotos.
      Bjs, Cynthia.

      Excluir
  5. Bom dia
    gostaria de saber qual o melhor fertilizante para orquideas que estão com flor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, qd os botões já estão abertos, se sua orquídea não for do gênero Vanda, não é necessário adubar.
      Só se deve adubar enquanto os botões estão se formando e após a queda das flores.
      Eu tenho algumas postagens sobre adubação que pode ajudá-la:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2011/08/saiba-mais-sobre-adubacao.html
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2014/07/mais-sobre-adubacao-qual-epoca-de-usar.html
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  6. Oi gostei muito do blog.
    Comprei uma phalaenopsis.
    Notei que tem umas duas raizes marrons e algumas com pontas amareladas. As folhas estao bem verdinhas.
    O que fevo fazer corto ou nao, ela esta com flores.
    Responda o mais rapido que der, estou preocupada...
    Muito obrigada...
    Beijos Daiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane,
      Se está com flores, não mexa na orquídea, ok!
      Essa fase é como se fosse a quarentena da mamãe que acabou de ter bebê. rsss
      Ela precisa ser cuidada, mas ficar quietinha! :)
      Se são poucas raízes, nem mesmo depois que as flores caírem precisa se preocupar.
      É difícil conseguir manter, no vaso, todas as raízes perfeitas.
      Fique tranquila. Só deve se preocupar se tiver com mts raízes amarronzadas. Aí sim, tem que tirar do pote, cortar as ruins e replantar em novo substrato.
      Beijos e boa sorte!
      Cynthia

      Excluir
  7. Muito mais muito obrigada pela resposta.
    Esse foi o melhor lugar que achei para tirar minhas duvidas...
    É muito completo.
    Beijos
    Daiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane, fico muito feliz em poder ajudar!
      Boa sorte com sua orquídea!
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  8. Oi Cynthia. Tudo bem ?
    As flores da minha phal estao murchando, queria saber se devo
    Cortar ou deixar elas cair. Se for para cortar como devo fazer isso.
    Moro no Piaui. Sera que ela vai durar muito? Aqui o clima e muito quente.
    Abraços. Dayenn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayenn,
      Cortar o quê? As folhas? As flores? A haste?
      Não entendi.
      Bjs, Cynthia.

      Excluir
  9. Cynthia
    As flores, mas elas ja cairam. Devo corta ahaste?
    Devo colocar algum adubo?
    Abraços, Dayenn.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode cortar a haste, mais ou menos 1cm da base, deixando bem pouquinho mesmo. Se for do gënero Phalaenopsis e quiser que ela floresça novamente, pode cortar no terceiro nó. Veja como nesse link:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2011/09/cortar-ou-nao-haste-da-phalaenopsis.html

      Não adube até que a orquídea saia da fase de repouso, mais ou menos 30 dias. Vc vai voltar a adubar quando começar a aparecer folha nova ou raízes novas.
      Beijos e boa sorte!
      Cynthia

      Excluir
  10. Cynthia, estou emocionada....tenho algumas mudas de orquídeas, mas é a primeira vez q vejo sinais de que, ao menos uma delas, irá florir!!! Ah, estou tão feliz!!!
    Bem, a Phalaenopsis q ganhei há quase um ano atrás está cheia de botões se formando, alguns minúsculos, outros maiorzinhos (do tamanho de um grão de feijão). É sinal de irá florir??? Contei 7 ou 8 botões...e gostaria de saber o q faço agora...se continuo adubando (estou adubando de 15 em 15 dias), se interrompo, se coloco ela dentro de casa, se deixo onde está mesmo do lado de fora na varanda....
    Outra questão: qto tempo leva para abrirem os botões e florir qdo chega nesta fase????
    bjs, e mto obrigada!!! Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane,
      Primeiro parabéns! É realmente uma alegria!
      Isso é a prova de que vc está fazendo tudo certinho. Legal, né?

      O tempo para abrir os botões é longo, várias semanas. Eu confesso, que como tenho mts, nunca reparei qual a média de tempo, mas em torno de umas 4 semanas pelo menos.
      Vc vai observar que os primeiros botões, mais perto da base, vão ficando mais gordinhos que os da ponta. Isso pq eles vão abrir antes.
      É importante não mudar nada! Se trocar de lugar, elas podem abortar os botões, ok?
      Deixe-a quietinha, e mantenha a adubação até os botões abrirem. Provavelmente vc vai reparar que ela se secará mais rápido e o tempo de regar vai diminuir. Isso é mt comum, pq nessa época de pré-floração, bebem mais mesmo. Depois que as flores abrirem, a rega vai ser mais espaçada.
      Depois que a maior parte dos botões abrirem, vc pode colocar dentro de casa para enfeitar.

      Beijos e bom cultivo!
      Cynthia

      Excluir
  11. Olá Cynthia, parabéns pelo seu esclarecedor blog. Acho que já li tudo, ou quase, que vc escreveu sobre a Phal. Está ajudando a muitas plantinhas continuarem vivas!!!
    Amo orquídeas, mas nunca cuidei de uma planta antes.
    Tomei coragem e comprei há uma semana uma Phalaenopsis branca (descobri na net o gênero) para aprender com ela, e gostaria de sua ajuda.
    Ela não veio com indicação de nada, aliás comprei num supermercado, num preço bom, mas ela é linda!!!!
    Ela está com 5 flores, 4 folhas de média a pequena, uma folha veio machucada, 8 nós, acho que substrato misto, raízes verdes à esbranquiçadas com uns pontinhos branquinhos em algumas q estão verdes (no dia da rega dá p ver melhor) em vaso de plástico transparente.
    Enfim, soube pelo seu blog, q não devo fazer nada agora até as flores caírem ...
    Tirei foto dela, dos pontinhos nas raízes, o q será é normal e como faço p t enviar as fotos?
    Estava pensando em trocá-la de vaso, p de barro c furinhos, mas li vc dizendo q é melhor o transparente ... esteticamente parece q elas etão peladas c eles, rs. Posso deixá-la dentro de um vaso de vidro enquanto tem flores, só q é escuro o vaso? Ou replantá-las. Fiquei em dúvida.
    Se eu tiver q replantá-la daí é melhor cortar a haste bem próximo as folhas e só fazer isso depois de 30 dias, +/-, q as flores caírem. E já inicio a adubação também p crescimento/enraizamento, isso?
    Desculpa tantas coisas ao msm tempo, mas é como chegar em casa com uma criança, rs.
    Ajude-me a cuidar desta orquídea da forma certa.
    Obrigada
    Andressa- SP

    ResponderExcluir
  12. Olá Cynthia, novamente preciso de ajuda. Encontrei cochonilha em 2 flores que caíram de minha phal. Fui verificar a orquídea e achei mais 2 "filhotinhos" de cochonilhas em outras 2 flores que ainda não caíram. Eles ficam dentro do "miolinho" da flor, q tive que retirá-los com agulha. Não os vi em mais lugares ainda. O que faço agora??? Obrigada Andressa.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cynthia, tudo bem? Me diga uma coisa...minha Phalaenopsis caiu as duas únicas folhas, está só a haste agora...e agora? O aspecto da haste tá normal (verdinha), só q nao tem mais folha nenhuma na planta e já li aqui q uma orquídea provavelmente nao sobrevive sem ao menos uma.....Q tenho q fazer agora??
    bjs, mto obrigada!!!

    ResponderExcluir
  14. Cynthia gostaria de saber se o adubo npk04-14-08-pode ser usado na pals!!!adoro seu blog mil bjxxx

    ResponderExcluir
  15. Cynthia gostaria de saber se o adubo npk04-14-08-pode ser usado na pals!!!adoro seu blog mil bjxxx

    ResponderExcluir
  16. Ola tenho uma duvida.
    Na fase de repouso de uma orquídea (phal) ela perde a flor e a folha?
    A minha orquidea (phal) esta a ficar sem as folhas e elas tem um odor muito estranho e cheira muito mal.
    Me ajude pf

    ResponderExcluir
  17. Olá, meu nome é Francisco. Eu e minha esposa ganhamos uma orquídea que acredito ser phaleanopsis, e por um descuido ela ficou ao sol por algumas horas e perdeu as últimas duas folhas, logo depois da última florada. Achei que não tinha mais jeito e continuei regando e deixando sempre à sombra o que restou dela (um talo). Para minha surpresa, semanas depois do ocorrido está nascendo uma nova folha no talo, além de outras partes que também estão saindo, como se fossem novas raízes. Gostaria de sua ajuda para saber o que posso fazer para conseguir que ela volte a ser o que era. Não quero errar agora que ela se recuperou. Tirei fotos e gostaria de enviar para você. Como posso fazer?

    ResponderExcluir
  18. Oi eu ganhei uma phalaenopsis e não sei se devo trocar de vaso pois as raízes tao saindo do vaso acho ele meio pequeno...me falem.

    ResponderExcluir
  19. Oi Cynthia, tudo bem? Eu tenho uma Phal que adquiri ha um ano atras. Eu a comprei com flores, e, apos uns 4 meses, as flores cairam. Nesse momento, eu replantei em um vaso maior, enriqueci o substrato, e molho sempre de 7 em 7 dias. A iluminacao que a minha Phal recebe eh proxima a janela, mas eh indireta, a luz do sol nao incide diretamente. Eu cortei errado a haste em que se deu a floracao. Mas isso nao impediu o crescimento da minha Phal. As folhas sao verdinhas e nunca tiveram fungos ou outras doencas. O que acontece eh que desde que eu a comprei nao floreceu mais. O que voce acha que pode estar acontecendo? O que eu faco para incentivar a floracao ou melhorar o seu crescimento?

    ResponderExcluir
  20. Oi, boa tarde! Eu tenho uma phalaenopsis que perdeu a maioria das raízes por causa do esfagno. Retirei o substrato antigo e passei a utilizar apenas carvão (foi uma dica que me deram). Ela inicialmente começou a ter novas raízes e até um broto de nova planta surgiu. No entanto, percebi que algumas das raízes novas ficaram com as pontas queimadas. O carvão que coloquei tem pedaços um pouco grandes, então presumi que ele seca rápido e faço a rega todo dia. Além desse problema com as raízes, há folhas que estão "secando" e partindo bem no meio, na parte que divide a folha e na ponta também de outra. O que posso fazer?

    ResponderExcluir