segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Phalaenopsis: Ambiente de cultivo.

Se você quer cultivar uma orquídea dentro de casa ou em apartamentos, saiba que a Phalaenopsis é uma excelente opção.
Ela também pode ser cultivada em orquidários caseiros, nos banheiros, na sala, em jardins...

Esse gênero é fácil de cultivar, mesmo dentro de casa, mas para isso, precisam estar em locais em que recebam farta iluminação natural, podendo inclusive estar exposta ao sol no início da manhã e no entardecer. 
Nas horas de sol mais forte (entre 9h e 16h), não é aconselhado que receba os raios solares diretamente em suas sensíveis folhas. Para evitar isso, proteja-a do excesso de luz com uma tela, por exemplo.

A Phalaenopsis tolera bem as temperaturas entre 15 e 35 graus, mas não suportam a variação brusca e repentina do tempo. Nesses casos, muitas vezes ela chega a murchar e abortar os botões e flores. 
Por esse motivo, ela é ótima para o cultivo dentro de casa e apartamentos, pois em ambientes internos fica protegida das mudanças bruscas de temperatura.

Se optar pelo cultivo dentro de casa ou no seu apartamento, procure um local próximo a uma janela. A Phalaenopsis irá se beneficiar da luminosidade natural que entrará através dela.
Fique atento se em algum momento do dia os raios solares entram pelas janelas. Se isso acontecer, esteja atento!
Para saber se o sol que ela está recebendo está forte, basta tocar nas suas folhas. Segure-as por alguns segundo, se a temperatura estiver agradável para você, para ela também estará. Caso sinta que está mais quente que o confortável, mude-a de local. Assim você evitará que suas folhas se queimem.

Aguardem que em breve publicarei mais sobre a nossa queridinha orquídea borboleta.

18 comentários:

  1. Olá! Parabéns pelo post sobre as "phals"!
    Já sigo o seu blog há algum tempo!
    Também tenho um (espero que goste): http://orquidoterapia.blogspot.com ... Visite e seja também uma seguidora!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Miguel!
    Adicionei o seu blog e já estou seguindo.
    Depois com mais calma vou olhar as suas postagens.
    Já vi que você é um amante das Phal.
    Eu também!!!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cynthia,

    Este fds reparei q a minha phalenopsis está ficando com uns pontinhos brancos na raiz, acho q é fungo. Só tem molhado 1 x / semana. Ela está com 6 flores, muito lindas. Mas estou preocupada. Ah, só tenho ela há 2 semanas e nesse tempo 4 botões abriram e viraram flores.
    Vc pode me dar uma dica?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sabrina.
    A Phal em época de floração, absorve menos água do que o normal, mas não sei se uma vez por semana é o ideal para ela. Isso dependerá muito do tipo de substrato, do clima da sua cidade, da umidade do ar... Isso irá criar um conjunto de fatores que indicará se sua rega deve ser mais vezes ou menos vezes.

    Mande umas fotos para o meu e-mail: cynthiablanco@bol.com.bra

    Mas você sabia que a raiz da Phal tem alguns pontinhos esbranquiçados? Precisamos detectar se no caso da sua, é normal ou alguma doença.

    Aguardo seu contato.
    Beijos, Cynthia

    ResponderExcluir
  5. Oi Cynthia, vou tirar umas fotos legais e mando pro seu e-mail sim. Muito obrigada pela ajuda. Vc é 10!

    Como vai seu marido? Ele tá melhorando?

    ResponderExcluir
  6. Sabrina,
    Obrigada pelo seu carinho.
    Vou esperar seu e-mail.
    Meu maridinho está melhorando, está com menos dor, mas são 6 meses de cuidado. O médico dele é quarta-feira à tarde e vou levar os últimos exames para ele ver. Existe ainda uma suspeita de hérnia na região do cócix.
    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  7. Oi Cynthia

    adorei o seu blog. Estou tentando arrumar um lugarzinho aqui no apt para eu construir o meu pequeno orquidário. Mandei um e-mail para vc com a foto do local, se vc puder analisar eu ficaria IMENSAMENTE agradecida!
    Grd abraço

    ResponderExcluir
  8. Andrielle,
    Vou ver seu e-mail.
    Beijinhos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  9. Cynthia! Tudo bem???
    Estou querendo sua ajuda sobre minhas phals. Elas não estão florindo muito, e quando apresentam floração, só saem uma, no máximo 2 flores.
    O que você recomenda que eu faça pra abrirem mais flores????
    Obrigada desde já!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone,

      Você tem adubado?

      Geralmente quando tem poucas flores, é deficiência de nutrientes.

      Qual o adubo você tem usado?

      Existem adubos específicos para a floração, que você pode começar a aplicar assim que a haste aparecer, antes mesmo dos botões se formarem. Ele ajudará a estimular mais a qualidade da floração.
      O adubo para isso geralmente tem a formulação 10-30-20 ou 5-15-10.

      Quando você comprou, ela era uma planta que tinha muitas flores? Pois também pode ser genético ter poucas, mas ter 1 a 2 flores é muito pouco.

      Beijos e boa semana!

      Excluir
  10. Olá Cynthia. To lendo seu blog e adorando, tenho algumas orquídeas e nenhuma experiência e tem me ajudado muito ler seus posts.
    Essa semana uma amiga me deu uma orquídea que tinha, pois não estava sabendo cuidar e ela me parece estar morrendo por excesso de água, gostaria de saber se eu trocar de substrato e de vaso ainda posso salva-la. Ela me mandou fotos de quando tinha flores e descobri que é uma phalaenopsis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeiéli,
      Publique as fotos de como ela está em alguma página na internet e cole o link aqui para eu dar uma olhadinha no estado que ela está.
      De qq forma, já adianto que pode tirar do vaso para ver a qualidade das raízes.
      Veja se tem raízes esbranquiçadas ou verdes (sadias), se tem raízes amarronzadas (apodrecidas).
      Pela qt de raízes você saberá se precisa usar adubo de raiz, além de replantá-la.
      Tire várias fotos! Mostrando as folhas e as raízes.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  11. Cynthia
    Posso te mandar por mensagem na sua página Paixão por orquídeas no Facebook?
    Ela está bem debilitada sim, folhas enrugadas e moles, escuras, e as raizes castanhas e apodrecidas sem pontinhas novas.
    Eu já troquei ela de substrato, coloquei adubo enraizador, mas não sei se da forma certa. De qualquer jeito está bem precária, não sei se vou conseguir salva-la.
    Pensei em coloca-la na UTI, mas comecei a cultivar ha 3 meses, não tenho nenhuma experiência.
    Obrigada pela atenção.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim!
      Publica lá que eu vejo e te dou dicas!
      Beijos, Cynthia

      Excluir
    2. Já enviei por mensagem lá na página.
      Obrigada.
      Bjs

      Excluir
    3. Se eu não responder, é pq não vi.
      Aí é só colar o link aqui. Ok?
      Bjs

      Excluir
  12. Olá. Parabéns pelo blog. Comprei 2 orquídeas em supermecado ambas em vaso transparente porém uma em substratos e a outra em um tipo de terra. As duas estão lindas e floridas. Li que não é bom nenhum tipo de terra pela humildade. O q faço com o vaso q está com um tipo de terra????

    ResponderExcluir
  13. Olá Cynthia. Minhas orquídeas continuam verdes e floridas. Porém essa em que comprei em um vaso transparente de plástico e com um tipo de terra está perdendo os botões, o que eu faço???? Por favor me responda com urgência se puder.

    ResponderExcluir