quinta-feira, 8 de março de 2012

Desespero!!!

Minhas orquídeas estão sendo atacadas por cochonilhas!!!

A cerca de um mês comprei algumas orquídeas e estava sem tempo para fazer a inspeção nelas. Estavam com ótimo preço, e nem tão ruins, aparentemente!

Por burrice, digo burrice, pois já sabia que elas tinham que ficar isoladas; eu as coloquei no orquidário, pois nessa época do ano fico com poucos espaços que não pegam sol.

Sempre coloco na sala ou no banheiro, pois são ambientes claros, mas sem sol, e só depois de 6 semanas, se não houver vestígio de doença, coloco no orquidário.

Separar as orquídeas novas das antigas é uma dica inicial para evitar alastrar doenças, mas...
Enfim... Misturei!

Essa minha desatenção resultou em ataque de cochonilhas. 
Essas pragas sugadoras se alastraram por pelo menos 15 Phal e 3 Cattleya. Para piorar, sintomas de fungos em outras 2 Cattleya.

Resultado, estou passando a maior parte do meu tempo livre desenvasando as orquídeas, para limpá-las e retirar as cochonilhas. 
As atacadas por fungos já tiveram suas folhas com sintoma, amputadas!
As das cochonilhas foram muito esfregadas com sabão de coco.


Doenças e pragas comum em orquídeas, passam de uma para a outra com ajuda do vento, da água, da proximidade entre os exemplares...


Que estrago!

Como não fui ver que as orquídeas novas estavam com cochonilhas?
Que droga!!!

Vou passar o final de semana catando pragas no orquidário.
Espero que só tenham sido essas.

No espaço estou com pouco mais de 80 Phal, sem contar as Cattleya, Laelia, Dendobrium... Se mais tiverem sido atacadas vou ter muito trabalho pela frente.

Ufa!!! Desabafei!!!

Mas fica a dica...
Deixe as orquídeas novas isoladas por 6 semanas!!! Só depois deste tempo, e se não tiver sinal de doença, coloque-as com as outras que você já cultivava.

17 comentários:

  1. Cynthia, essas coisas acontecem, mas eu não deixava separado as orquideas recém compradas ou adquiridas de amigas, via que estava bonita, florida, colocava no meio das outras . grande erro né, deve ser por isso que algumas phal. estão com doenças.vou enviar fotos por e mail pra vc ver. é de cortar o coração!!tenho só 30 phal , muito dendrobiuns, algumas outras...

    ResponderExcluir
  2. Ah Cynthia, que pena. É tão triste ver as plantas que amamos sofrendo...
    Mas isso passa. Logo as orquídeas estarão lindas de novo.

    Tem uma tag esperando você. http://olhareseleituras.blogspot.com/2012/03/onze.html
    Boa sorte com suas orquídeas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Cynthia, meu nome é Lilian, eu sou novata quando se trata de orquídeas, eu gostaria de saber se você pode me ajudar... tenho uma Dendobrium, ela esta com os bulbos amarelos e sem folhas acho que reguei ela demais, será que tem como eu recupera-la com a U.T.I?
    Se você quiser mando fotos dela no seu email....
    Obrigada desde já pela Atenção.

    ResponderExcluir
  4. Sumie,
    Às vezes elas estão com boa aparência, mas podem estar com alguma doença incubada ou mesmo alguma praga, como meu caso.
    O melhor é deixar em quarentena.
    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  5. Lilian,
    A UTI recupera bem todos os gêneros.
    Os pseudobulbos estão só amarelos ou estão murchos tb?
    Manda a foto para mim.
    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  6. Cynthia,

    Mandei umas fotos de uma orquídea minha pedindo socorro.

    Patricia

    ResponderExcluir
  7. Gosto de orquidias por twr pouco tempo nunca consegui cultiva_las, ahora estou buscando informaçoes de como fazer isso...coloquei umas presas ao tronco de uma arbore mas nao tive sucesso,as formigas atacaram e tomou muito sol..,aq em Cuiaba é muito quente...por favor me de umad dicas..

    ResponderExcluir
  8. Gosto de orquidias por twr pouco tempo nunca consegui cultiva_las, ahora estou buscando informaçoes de como fazer isso...coloquei umas presas ao tronco de uma arbore mas nao tive sucesso,as formigas atacaram e tomou muito sol..,aq em Cuiaba é muito quente...por favor me de umad dicas..

    ResponderExcluir
  9. Gosto de orquidias por twr pouco tempo nunca consegui cultiva_las, ahora estou buscando informaçoes de como fazer isso...coloquei umas presas ao tronco de uma arbore mas nao tive sucesso,as formigas atacaram e tomou muito sol..,aq em Cuiaba é muito quente...por favor me de umad dicas..

    ResponderExcluir
  10. Oi cyntia gostaria de ter vc em meu face amo orquidea tenho um tanto bom

    ResponderExcluir
  11. Oi cyntia gostaria de ter vc em meu face amo orquidea tenho um tanto bom

    ResponderExcluir
  12. Olá Cynthia! Gostaria de te add no meu Zap. Meu número é 24(24) 98845 4051. Meu nome é Dalva Cabral. Estou começando a fazer um orquidário e se vc não importar vou precisar muito da sua ajuda. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  13. Estou em Portuga, Lisboa. Tenho uma phalanopsis há um ano sempre em vaso furado de plástico. Mas veio com terra e umas pedras no fundo. Já deu flor e agora vai dar de novo. Acha que depois desta floração devo mudá-la ?? Obrigada mfernanda

    ResponderExcluir