quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Minha Phalaenopsis: abundante sistema radicular.

Para quem ainda não sabe, esse ano eu mudei de casa.
Aos poucos estou trazendo minhas orquídeas que acabaram tendo que ir para a casa da minha mãe até minha casa ficasse pronta.
Aos poucos estou colocando elas em ordem. rsss
Comecei a montar o orquidário, mas como não tem muito espaço e tenho muitas orquídeas, muitas foram transferidas para as palmeiras dendezeiros que já tinha no terreno.
Queria compartilhar com vocês uma que transferi de um tronco seco.

Essa Phalaenopsis:



Essa Phal foi do meu casamento. Fez a decoração da Festa.

Mas o que quero dividir com vocês é o sistema radicular (raízes) dela.
Ela estava fixada no tronco por cerca de 3 anos. Nos primeiros anos cultivei no vaso e depois transferi para um tronco seco que encontrei na rua.
A única coisa ruim de troncos é que, como não tem vida, apodrecem, então com o tempo você tem que fazer a transferência.
Foi o caso desse.


Ela estava nesse tronco:





Olha ela aí:


Agora o detalhe das raízes:


Quero aproveitar essa postagem para explicar que sempre que fazemos o transplante ou replantio, é preciso tirar o excesso de raízes. Pq ela não precisa disso tudo para absorver os nutrientes.
Além disso, sempre vai ter raízes escuras, que indicam que não estão mais em pleno funcionamento.


Para retirar do antigo tronco, fiz uma rega abundante, pois facilita para soltar da árvore/tronco/galho...

Depois de uma poda generosa de raízes (retirando as escuras e diminuindo o comprimento de algumas sadias também), passei canela em pó, para cicatrizar os cortes. Aí foi só fixar na palmeira e não molhar por 7 dias.


Depois, de uma semana, passei a regar normalmente e comecei a adubação de raízes (para fixar na árvore mais rápido) a cada 15 dias. Farei isso pelo menos por 1 mês.

49 comentários:

  1. Gostei. Não tenha essa orquídea.
    Estou replantando minhas Oncidio (separei mudinhas) no pedaço de xaxim e fixei em palmeira e jasmim manga.
    Vou começar adubação.
    joturquezzamundial
    Beijos.





    ResponderExcluir
  2. Cynthia, me ajude!! Tenho notado que as minhas phals após a floração ficam fracas, com as folhas amarelas, bem debilitadas, tem uma por exemplo que tem 2 hastes floridas porém todas as folhas caíram, notei também que quanto mais hastes e flores mais fraquinhas ficam. O que faço para recuperar o viço das plantas?? Marisa/Blumenau-SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa,
      Pode ser excesso de rega.
      Com qual a frequência vc agua suas orquídeas?
      Aguardo vc...
      Bjs, Cynthia

      Excluir
    2. Oi, eu rego uma vez por semana e adubo de 15 em 15 dias, mas agora que é epoca de floração não estou adubando. Mas o que mais me intriga é esta phal sem as folhas...e as flores estão lindas.

      Excluir
    3. Realmente diferente.
      Se puder, tire uma foto e coloque em algum site. Depois, mande o link para mim. Gostaria de ver para poder entender melhor e poder te ajudar.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  3. Olá Cynthia! Estou maravilhada com seu blog.
    Sempre fui apaixonada por orquídeas, mas não tenho espaço em casa, comprei duas e uma delas começou a amarelar toda a folha inferior que está com um aspecto mole como se fosse perder essa folha, a outra que tenho enrugou um pouco a folha mas me disseram que era normal e ela caiu.
    Moro em Goias e aqui esse mês está muitíssimo quente, não sei se mesmo dentro de casa, ela está sofrendo com o calor.
    Se pudesse me ajudar agradeceria muito!
    Um bom fim de semana para você. Parabéns por esse belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Luiza,
      obrigada pelo carinho!

      Pode ser que tenham amarelado por causa da troca de ambiente. mesmo sendo na mesma cidade ou mesmo bairro, a loja que vc comprou tinha um clima provavelmente diferente da sua casa.
      A sua é Phalaenopsis? Se for... pode ser falta de água. Vc reparou se as folhas estão com rugas (geralmente começa de baixo para cima) ou se estáo amarelas próximo a junção das folhas?
      As raízes que ficam por cima do vaso... estão secas?
      Como vc disse que aí está muito quente, pode ser que seja isso.

      Se for, além da rega qd o substrato secar, vc terá que borrifar, apenas na superfície do vaso, água. Não é para encharcar, mas para dar uma umedecida na parte de cima do vaso. Faça isso todos os dias quentes, sempre no início da manhã. Deve ajudar.

      Bjs, Cynthia

      Excluir
    2. Cynthia, que pena caíram todas as folhas, elas foram amarelando bastante e cheias de manchas verdes que eu conseguia enxergar em meio a cor amarela. Realmente estavam enrugando, todo dia perdia uma folha, hoje ela estava verde, eu achava que iria resistir, dois dias depois estava bem amarela e já soltando da planta. Engraçado que ela está com 5 flores lindas e a haste está bem verdinha.

      Ela é uma Denphal, fui na loja procurar um inseticida, pois pelo que vi no seu blog eram cochonilhas, o dono da loja disse que poderia ser fungo (realmente ela tinha manchas que lembravam bolor dentro da folha) e me vendeu algo chamado Calda Bordalesa, eu usei uma vez, mas no caso não adiantou.
      Ela já está comigo há 5 meses. Quero saber se posso deixar no vaso e ir cuidando esperando brotar alguma folha, se faço esse procedimento da UTI... Está sem nenhuma folha agora, e os vincos de onde saem as folhas estavam verdes, bem saudáveis e agora nesses locais naquele caule que a planta tem também estão amarelados.

      Vou começar a borrifar agua nelas então, todos os dias, para não deixa-las com sede. Pode ter contribuído para que ela esteja assim.
      Obrigada por me ajudar. Todo dia estou aqui aprendendo algo novo. Beijos!

      Excluir
    3. Cynthia, olhei as raízes dessa denphal e não tem nenhuma que esteja verdinha, todas amarelas ou marrons, acho que tem algo que não está legal.
      Posso trocar o substrato ou colocar na UTI?

      Obrigada, beijos!

      Excluir
    4. Maria Luiza, as raízes da Denphal ficam amarelas mesmo, mas não é nada muitoooo preocupante. Já as marrons quer dizer que estão com mal-funcionamento.
      Quanto a UTI, a Denphal adora! Você provavelmente irá ganhar muitas mudinhas.
      A calda bordalesa foi uma boa opção. Mesmo que não fosse fungo, tem nutrientes que beneficiam a orquídea.
      Boa sorte e depois me conte os resultados.
      Beijos, Cynthia

      OBS: Desculpe a demora da resposta, mas estava doentinha.

      Excluir
  4. Ola Cynthia, comprei uma orquidea tolumnia e gostaria de saber se vc tem alguma dica para o cultivo dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, tem uma diquinha mt bacana... é depois que as flores caírem não cortar a haste, pq ela pode florescer de novo. Deixe para cortar somente qd ela secar por completo, ok?!
      Outra coisa importante é a rega... nada de molhar se o substrato ainda estiver úmido. Ela precisa de muita aeração das raízes, por isso só se deve molhar quando ela estiver completamente seca.
      Apesar de não gostar de ficar encharcada por longos períodos, ela adora umidade do ar alta. Por isso, cultive bromélias perto dela. Isso pq a água que se acumula no copinho da bromélia ajuda a aumentar a umidade do ar. Outra dica é molhar o chão, próximo a ela, nos dias mais quentes.
      Ah! E ela gosta de muita luminosidade, mas evite o sol direto, ok!?
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  5. Cynthia te mandei um e-mail mas voltou dizendo que foi desativado,vc pode me passar um válido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvânia, estou sem email. Como o fluxo era muito grande, acredito que o provedor não suportou. Por isso, acabei desativando, mas pode mandar sua dúvida por aqui.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  6. Olá Cynthia! Tenho uma Phalaenopsis em floração. Notei esta semana que as raízes estão com uma espécie de mofo branco e pontos escurecendo, também o substrato com partes mofadas. Não sei como proceder, especialmente porque está florescendo. As folhas e hastes parecem saudáveis, mas estou preocupada com as raízes. O que faço para não perder minha orquídea?
    Obrigada! Abraço.
    Nelice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelice, é fungo ou cochonilha?
      Tem cheiro?
      Se não tiver cheiro é pq deve ser cochonilha. Nesse caso, coloque água em um pote, coloque um pouquinho de sabão de coco, misture bem. Veja um local fresco e sem nenhum sol! Mergulhe o vaso da orquídea nessa solução e deixe por 5 a 10 minutos.
      Depois retire e ague abundantemente.
      Isso deverá ser o suficiente.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  7. ola cynthia gostei mt do seu blog..eu comesei cotivar orquidias phanelops e clatteiass so qe ando tendo probemas com elas.eu qero qe vc da uma olhada no meu orquidario sera qe ta erado com o sobrinti ..tem um sobriti de 50 mais axei qe ta qeimando as orquidias ai rezovi colocar outra por sim ai ficou de 100..e tenho uma lona transparete qe so uzo qando xove...mais axo qe nao anda dando serto...ai eu pensei colocar uma lona qe se uza em aviarios ela e azul vou mandar uma fotoss de tudo qe eu to falando....tem uma phanalopis qe ficou mt amarela e a outra ta comesando amarela..entao eu lendo teu blog vi qe e o sol....me da umasss ideias como eu faso p cobrir ou botar folhas de palmeiras ou plastico com folhas e sobrit etcccc ..me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado para não ficar muito escuro.
      Vc pode cobrir com qualquer plástico que seja transparente. Tb existe tenhas de vidro e um plástico chamado policarbonato.
      O meu da casa nova não será coberto, para não abafar. Optei por não colocar sombrite, mas sim uma treliça.
      Se quiser, dá uma olhadinha nas fotos no meu instagram (link lá em cima, perto do meu nome).
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  8. Boa tarde, Cynthia. comecei este ano a criar meu orquidario em casa e estou cada dia mais apaixonada mais tenho muitas duvidas, como posso mandar fotos pra vc ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciene, é só publicar em algum site ou rede social na internet e mandar o link para mim. basta colar o link aqui nos comentários.Bjs, Cynthia

      Excluir
  9. Boa Tarde, Cyntia! Postei uma pergunta sobre a Oncidium, mas não sei se fiz certo. Então, permita-me reproduzí-la aqui: "Olá Cyntia, tudo bem?
    Passeio muito pelo seu blog e gostaria de sua ajuda quanto à espécie Oncidium. Ganhei de uma amiga, plantei em vasos de barro, mas não sei e nunca soube cuidar de orquídeas. Queria anexar algumas fotos para que você veja a situação das pobrezinhas. Li numa das postagens que seu e-mail está desativado. Onde devo postar? "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Olga!
      Realmente estou seu email. Acho que o provedor não suportou a quantidade que recebia por semana e como sempre vinham com fotos, acho que isso acabou afetando.
      Com isso decidi não ter mais emails.
      O que aconselho é publicar a sua foto em algum site ou rede social e mandar o link para mim.
      Basta colar o link da foto aqui nos comentários.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  10. OI, tudo bem? Fiz a poda na minha phal depois do 3º nó, como indicado e ela brotou. Fiquei bem feliz, só que a haste ficou bem mais baixa do que a que tinha qdo comprei a planta e deu só 7 flores, as quais estão terminando de abrir! É assim mesmo? E outra coisa: quando as flores secarem, onde faço a poda? A partir de onde conto o 3º nó? Estou regando de 15 em 15 dias, bem como adubando no mesmo período. Abraço, Susana. Boa sorte e boas flores na casa nova!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susana,
      Obrigada pelo carinho!
      A casa tem me tomado muito tempo, por isso tenho estado sumida. rsss
      Quanto ao corte, após a segunda floração, vc pode cortar 1cm da base, ou não cortar e esperar secar. Aí só cortar qd estiver completamente seca.
      E é assim mesmo... a próxima floração será em menor quantidade e tb é comum ter flores menores.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
    2. Realmente. Tive que cortar lá em baixo, pois a haste secou toda! Acho que este ano não terei mais floração, pq tem que brotar e crescer a haste pra depois brotarem as flores....penso que isso deve levar bastante tempo! De qq maneira, ao menos as folhas estão bonitas, grandes e tem uma nova nascendo!!! É eu sei. Casa nova nova dá trabalho! Me mudei há um ano e meio e ainda to fazendo melhorias no ap. Mas é tão gostosa essa fase de arrumar tudo! Eu adoro! Beijo, Susana.

      Excluir
    3. Oi, Susana!
      Leva mais ou menos uns 3 meses.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  11. bom dia cynthia vi o seu blog e gostei muito tenho duvidas sobre uma orquidea que ganhei uma muda e gostaria de falar com voce sobre ela te mandei uma mensagem mas recebi resposta dizendo que esta desativado voce pode me passar um email para que eu possa falar com voce desde ja obrigada nilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilda, estou sem email.
      Estou tirando as dúvidas aqui mesmo pelo blog.
      Pode mandar através dos comentários.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  12. Olá Cynthia, acho seus posts muito interessantes e completos por isso gostaria que vc me explicasse porque a folha nova que nasceu da minha orquídea phalaenopolis está com defeito. Comprei no vaso de plástico com flores lindas e depois das flores caírem replantei no vaso de barro, depois de um mês adubo com Forth toda semana, mas a folhinha nasceu com defeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc não escreveu seu nome
      Com defeito você quer dizer tortinha?
      Às vezes acontece e pode ser apenas genético. Eu tenho uma orquídea Phalaenopsis que as flores não abrem por completo. Comprei sem flor e desde então todas as florações são iguais. Em tanta gente que conheço e que conhece meu blog, só conheci mais duas pessoas que tem plantas que tem o mesmo tipo de "deifeito".
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  13. Boa tarde!
    a cerca de 2 meses comprei 2 orquideas e as mesmas estao a apresentar manchas pretas nas folhas e continuam com flor. o que e que sao estas manchas pretas e o que poderei fazer para tratar das flores sem estragar a mesma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel,
      Manchas podem indicar fungos, mas se vc comprou já com manchas, pode ser que j';a tenham sido tratadas. Para saber é só esperar para ver se aumentará o número de manchas ou o tamanho delas.
      Vale lembrar tb que existem gêneros e espécies que é comum terem folhas manchadas (ex: Sharry baby).
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Estou Com problemas com uma Cattleya....ela está num vaso de plastico....Deixei uma pessoa cuidando enquanto viajava...qdo voltei ela estava com algum fungo ou bactéria...não sei como proceder passo a passo para salva-la....pode me ajudar? como envio as fotos que tirei dela pra vc avaliar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika, pode publicar em alguma página sua (facebook, google plus, instagram...), com privacidade pública e mandar o link aqui para mim, em resposta a esse comentário.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  16. Oi Cynthia! Vc tem fotos depois que podou as raízes e logo depois que transplantou? pra eu ter noção de como fez? Se não...poderia explicar com mais detalhes qual seu critério para podar as raizes? além do fato de retirar todas as raízes escuras....(essas vc corta bem em cima?)
    Vc colocou substrato junto na palmeira? protegeu as raízes com alguma coisa? ou só amarrou e deixou as raízes livres?
    Elas só podem ser transplantadas quando não houver previsão de chuva nos próximos 7 dias?
    Qual a frequência das regas após os 7 dias, nos períodos quentes, frios ou chuvosos? Eu moro o RJ!
    Adubação depois desses sete dias, vc disse que a cada 15 dias vc faz por pelo menos um mês. Então vc só aduba duas vezes e depois não mais? qual adubo e proporção vc usa?
    Todos esses procedimentos de transplante, rega e adubação serve para outras orquideas como Cattleyas ou so serve para Phalaenopsis?
    Desculpe a quantidade de perguntas....estou tentando aprender como cuidar bem delas...
    Obrigada,
    Érika Rangel

    ResponderExcluir
  17. https://plus.google.com/105441293140361796554/posts/LAnxRt98vk7
    Link das fotos da minha Cttleya doentinha!
    Bj

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Cynthia,
    estou começando com as orquídeas e me apaixonando cada vez mais. Comprei uma phal. mês passado e ela começou a amarelar e cair as folhas fui observar estava com muitas raízes podres. Tirei ela do vaso e cortei as raízes podres, passei canela, troquei o substrato e replantei, mas continua amarelando e caindo as folhas, e ontem observando percebi que tinha mais raízes podres cortei novamente. O que pode ser, só restam três folhas, mas as flores estão lindas. Não é excesso de agua porque controlo bem a umidade. me ajude to com medo dela morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, ela está amarelando do meio para a ponta?
      Vc percebe que ela amarela primeiro perto da coroa e daí vai preenchendo o restante da folha, no sentido da ponta?
      Ou ela vai da ponta da folha para o interior?
      Aguardo vc.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  19. Olá Cyntia, então era da coroa pra ponta, começou com as folhas e as raizes e depois foi a haste floral, até que infelizmente ela morreu. Perdi uma planta linda.
    Obrigada por sua atenção.

    Kátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Kátia!
      Pela descrição parece uma doença que é muito rápida. Foi em poucos dias que caíram todas as folhas?

      Excluir
    2. Sim foi, entre o inicio até ela morrer foram em média uns 20 dias. Acho que ja comprei ela doente.

      Excluir
  20. olá cintya bom dia eu tenho verdadeira paixão por orquídeas mas te confesso que não tenho sucesso com as minhas três espécies só uma florece as outras duas játem quatro anos num pé de abil e nunca floriu por favor me ajude amei o seu blog

    ResponderExcluir
  21. Comprei em janeiro do orquidário Santo Clara duas orquídeas adultas, uma dizia no anuncio que estava com espata floral.
    Uma Blc. Chia Lin New City que era a que estava com espata floral, demorou alem do previsto pra serem entregue e quando recebi realmente estava com a espata, mas até hoje a espata não abriu. Ta lá nem abriu nem secou o que eu faço.
    A outra é uma Blc. Dream Paradise Temptation dizia estar apta a florir e depois de algum tempo plantada começou a soltar a espata mas também não passou disso nem terminou de soltar a espata e parou. Não sei como agir, será que estou fazendo algo errado, será que foi o estresse que sofreram. Estão lindas com brotos novos saudáveis, mas nada das danadas abrirem.
    O que acha que devo fazer.
    *tenho fotos mas não sei como postar.
    Bjs
    Kátia

    ResponderExcluir
  22. Oi Cynthia eu coloquei a minha orquídea no sol e caiu tdas as folhas so ficou uma, será que ela sobre vive.

    ResponderExcluir
  23. Minha muda de phalaenopolis está com começo de apodrecimento perto da raiz o que faço?

    ResponderExcluir
  24. Minha muda de phalaenopolis está com começo de apodrecimento perto da raiz o que faço?

    ResponderExcluir
  25. o correto e vc tirar do vaso e lavar toda a orquídea eliminando tido o substrato velho e raízes que estejam marrons .para isso ultilize uma tesoura esterilizada e aplique nas raízes canela em pó. e substitua o substrato por um novo e opte por um vaso de barro com furos próprio para orquídea e não esqueça elas não podem ser encharcadas pois suas raízes apodrecem

    ResponderExcluir