terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dendrobium: floração e mudas



Essa Dendrobium, é conhecida popularmente como orquídea-olhos ou olho-de-boneca
A maioria é epífica, ou seja, é encontrada nas árvores. Em alguns casos, mas isso é  mais raro, são encontradas em rochas e algumas até plantadas em terra.

O gênero Dendrobium é de fácil cultvivo, mas é ideal que se descubra qual é a sua Dendrobium, pois são mais de 450 espécies que fazem parte deste gênero. Somente identificando a sua, você poderá dar os cuidados necessários.
Por exemplo, existem Dendrobium epífitas (que vivem nas árvores e são que são a maioria no grupo), mas também têm aquelas que vivem em pedra e tão raras quanto, as que vivem em terra. Então só sabendo a sua espécie você poderá saber o susbtrato ideal para ela. Isso sem falar de iluminação, rega, ventilação...

Veja as fotos dessa minha Dendrobium, que é epífita, e por isso preferi fixar na minha palmeira. Isso tem cerca de 3 anos.


 



Nesta mesma planta também estão saindo algumas mudinhas:



As pragas que são mais comuns de atacar esse gênero, e por sinal ambas já visitaram essa minha plantinha, são as cochonilhas e os pulgões. Segue a foto desses sugadores para que você consiga identificá-los.

Pulgões

Cochonilhas

O que fiz nas minhas foi pulverizar dimmy diluído em água ou então aquele mata-mosquito SBP, que é a base de água.
Também tem uma técninca alternativa que é lavar com sabão de coco todas as partes infestadas, mas tenho um pouco de nojo desses bichinhos (risos), por isso, nunca usei essa técnica alternativa.


APRENDA A CULTIVAR ALGUMAS ESPÉCIES DE DENDROBIUM...

Se você tem um Dendrobium thyrsiflorum, Dendrobium acinaciforme, Dendrobium aduncum, Dendrobium amoenum,  Dendrobium aphyllum (Dendrobium pierardii), Dendrobium chysotoxum, Dendrobium densoflorum, Dendrobium draconis, Dendrobium aggregatum (Dendrobium lindley), Dendrobium  nobile, Dendrobium  pendulum ou Dendrobium crassinode...

8 comentários:

  1. tenho uma dessa aqui, ta plantada num pedaço de xaxim antigo, ja ta enraizando bem e tem folhas novas, só fiquei desanimada pq me disseram que aqui ela nunca vai florescer :(

    ResponderExcluir
  2. Depende muito!

    Tem mais de 400 espécies de Dendrobium, algumas são de climas quentes, outras de clima frio.
    Assim, as de clima ameno, não vão florecer no Nordeste, por exemplo.
    O mais certo é descobrir qual a sua espécie de Dendobrium para ver se ela é do seu clima ou não.
    E também a Dendrobium tem seus "macetinhos" para dar flor, a rega deve ser diminuída drasticamente antes da época de floração. Do contrário, ao invés de flores, dará somente mudas.

    A sua já deu mudas?
    Vc lembra a época que aconteceu?
    Você comprou com flor?
    Tem foto da flor?

    Tudo isso é importante saber para poder ter certeza se ela não irá florir na sua região, ou se é apenas questão de acertar rega, iluminação e adubação.

    ResponderExcluir
  3. Que coincidência!
    Eu tirei uma foto desses pulgões, que até então não sabia o que eram, e ia te mandar pra você me ajudar! Sorte a minha que eu acompanho seu Blog e já descobri o que são! =)
    Obrigada pelas dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi cynthia,

    minha dendrobium esta repleta de mudinhas e folhinhas novas, pela aparencia acho que seja olho de boneca. veio de uma amiga que dividiu uma touceira enorme que ela ganhou junto com uma palmeira, deram a palmeira repleta de orquideas rsss. mas nao tinha flores

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kare, Quanto tempo!!!!
    Nossa que sorte!! Ganhar uma palmeira com orquídeas não acontece todos os dias.
    Manda depois as fotos que te digo se é ou não Dendrobium.
    Para florir a Dendrobium precisa ficar sem rega por um período antes da época de floração.
    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  6. Cynthia,por acaso esse dimmy que vc se refere é o dimy ddvp inseticida?

    ResponderExcluir
  7. Cida,
    É sim o Dimmy inseticida usado para plantas.
    Beijocas,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  8. Qual é a época de floração da olho de boneca?

    ResponderExcluir