terça-feira, 3 de junho de 2014

Pragas e doenças em orquídeas: Cochonilhas

O que são cochonilhas e quais os sintomas?

São insetos milimétricos que sugam a seiva da orquídea. 
Os sintomas são manchas nas folhas e, com o passar do tempo, estas começam a murchar.
Os danos causados por elas são consideráveis, por isso é importante seu controle logo no início.



Por que tenho que cuidar o quanto antes?

Se não cuidar, você perceberá que sua orquídea está perdendo o vigor, com sinais de enfraquecimento perda das folhas e dos brotos.
Além disso, esses insetos produzem grande quantidade de uma substância melada, que atrai formigas e um fungo chamado fumagina.


Como identificá-las?

Identificar as cochonilhas pode não ser a tarefa mais fácil. Isso porque esses insetos possuem formas e cores diversas.
Para vocês terem uma ideia, só nos EUA e no Canadá se conhecem mais de 300 espécies de cochonilhas! 
Mas acalme-se (risos), a maioria delas não ataca orquídeas!
As que são fãs das nossas amadas orquídeas podem ter um corpo mole, sem carapaça, se assemelhando a um fino algodão sobre as folhas e pseudobulbos, mas também existe as de carapaças dura.
Elas podem ter a cor branca, verde, marrom, avermelhadas, branco-amareladas, cinza-esbranquiçadas, branco-azuladas...


Onde elas aparecem? Em que partes da orquídea?

Pode ser encontradas em todas as partes, mas especialmente nas raízes, rizoma, pseudobulbos e no lado inferior das folhas. Também adoram se esconder nas fendas e bainhas (palha que envolve os pseudobulbos).


Por que elas aparecem?

Geralmente por estar sendo cultivada em ambiente ou condições impróprias. 
O que costuma ser responsável pelo seu aparecimento é a baixa luminosidade, falta de água, deficiência ou excesso de nutrientes... 
O jeito mais fácil de trazer esses insetos para casa é quando se compra novas orquídeas e outras plantas.
 Um erro é não separá-las das antigas. Imagina que uma nova está contaminada, mesmo que seja por um pouco de cochonilha, ela poderá passar para outras e o controle será mais difícil.
Ah! Dica...
Evite cultivá-las próximo a plantas que são facilmente atacadas por esses insetos, como laranjeiras, limoeiro e suculenta rosa-pedra (echeverias)...

Ambiente sem predador (percevejos e joaninhas são os maiores) também favorece as cochonilhas.


Devo replantá-la?

Isso é algo que muitos cultivadores recomendam, pois como cochonilhas gostam de se alimentar das raízes, o estrago pode estar sendo feito por baixo do substrato.
Nesse caso, observe com cuidado as raízes. 
Pontinhos brancos parecidos com um mofo, podem ser cochonilhas. Limpe (use uma das opções abaixo - controle natural) bem as raízes e replante seu exemplar.


Controle natural:

- Lavar as partes atacadas com uma escovinha ou esponja embebida numa solução feita com algumas gotinhas de detergente de coco diluída em água.
- Também podem ser retiradas com cotonetes embebido em óleo mineral ou vinagre ou em álcool a 70%.
- Pulverizar óleo de Neem, também conhecido como Nem ou Nim, ajuda a acabar com a colônia.
- Em casos mais intensos, pode pulverizar água com sabão de coco em todas as plantas atacadas. Depois, pulverize óleo mineral.
- Pulverizar calda de fumo de rolo também funciona. 
- Outra solução que pode ser usada é a calda de erva santa-maria.


Controle químico:

Existem diversos inseticidas próprios para plantas à venda em casas agrícolas ou em grandes supermercados. Na própria embalagem está escrito que é para o controle de cochonilha.


Atenção! Tanto o controle químico como caseiro deve ser feito quando a planta não tiver contato com o sol. Por isso, prefira o final da tarde.
Em caso de aplicação de algum óleo, convém regar a planta após a aplicação, molhando-a por inteiro, para que o óleo se espalhe.



Espécies de cochinilhas mais comuns no Brasil:
De carapaça:
- Diaspis boisduvalii Signoret
- Parlatoria proteus
- Pseudoparlatoria parlatoriodes
- Niveaspis cattleya Lepage
- Chrysomphalus ficus
- Furcaspis biformis
- Conchaspis baianesis Lepage

Sem carapaça:
- Asterolecanium epidendri Bouché
- Icerya brasiliensis Hempel
- Coccus pseudohesperidium Green
- Planococcus sp.
- Platinglisia noacki Cokerell
- Saissetia sp.




Fonte: Aos, orchid log, orchid board, orchid care lady, 

37 comentários:

  1. Olá Cynthia,
    preciso de sua ajuda. Gostaria de enviar fotos da Denbrobium que comprei, linda, mas está amarelando as folhinhas novas.. como faço??
    Abç,
    Socorro
    Brasília/DF
    socorro.maria23@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Socorro,
      É só publicar as fotos em um perfil pessoa (instragram, facebook, gloogle plus...).
      Depois você copia o link da foto (que aparece no navegador) e cola aqui em resposta a este comentário.
      Com isso eu consigo ver as fotos.
      Estou sem email do blog, o meu deu problema, acho que pelo excesso de fluxo e ainda não fiz outro.
      Achei esta nova forma de conversar e ver as fotos e é muito mais rápida e eficaz!
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  2. Só uma dica pra galera, tinha uma atacada, foi só tirar as cochonilhas com uma escova de dentes ( se vc fizer como eu não use sua propria escova neh? e depois pulverizar com óleo de neem diluido em água, resolveu.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cyntia! Minha mãe ganhou uma orquídea de uma vizinha lá do interior, a vizinha literalmente rasgou um pedaço sem raízes e disse que iria pegar. Minha mãe colocou ela lá num buraco de uma árvore e quando eu fui ver depois de um tempo, as folhas estavam enrugadas e não tinha nenhuma raiz. Aí eu trouxe ela pra casa e pesquisei o assunto no Dr. Google e achei as suas instruções para UTI.
    Coloquei ela ontem e espero que funcione. Depois eu te mostro as fotos do antes e depois. Ser orquidoida não é mole não, estou perdendo os cabelos por caus das lesmas aqui, são pequenas do tamanho de um grão de arroz, mas roeram uma orquídea minha. Você tem alguma receita caseira para lesmas e caramujos? Obrigado pelas instruções e um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia,
      A UTI dá muito resultado em vários casos. Só fique de olho para ver se ela não vai mofar. fique atenta se aparecer qualquer pontinho branco.
      Outra solução que descobri com o tempo, e surte bastante efeito, é deixar ela de molho, sem substrato, só a planta. Faça isso toda semana, a cada 7 dia, numa solução de 500ml água com 4 gotas de complexo B + 1 colher de cafezinho de adubo enraizador (de raízes) - igual o que recomendo na UTI. Deixe por 30 minutos. Retire e deixe secar apoiada em uma bancada ou qualquer cantinho ventilado. Nesse intervalo de 7 dias, no meio (ou seja, entre o terceiro e quarto dia), pulverize água com complexo B (4 gotas em 500ml de água).
      A UTI é melhor que não dá trabalho, não precisa abrir e colocar mais água, nada!

      Quanto as lesmas, dá uma olhada nessas postagens:
      http://cynthiablanco.blogspot.com/2014/06/pragas-e-doencas-que-atacam-as.html
      http://cynthiablanco.blogspot.com/2013/11/ultimas-chuvas-meu-quintal-recebeu.html

      Beijos, Cynthia

      Excluir
  4. Cynthia, estou amando tudo que vejo em seu blog,parabéns! Estou começando a cultivar essas maravilhas e ando ávida em busca de informações. adquiri 2 mudinhas de Phalaenopsis, 1 Epicattleya Sean Jade com 3 flores e 1 Denplhal com flores e botões. A Epicattleya apresentou 2 manchas pretas nas duas folhas próximas do substrato, pulverizei inseticida, e depois canela nas folhas e no substrato. Apareceram então uns insetos horríveis e medonhos. Pareciam percevejos vermelhos mas tinham pernas longas. As manchas secaram e achei que tinha feito tudo certo. Agora apareceram em outras folhas e as flores murcharam. Será que estou matando minha filhinha? Me oriente, por favor. se quiser te envio as fotos. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Lucia,
      Parece ser algum inseto sugador, posse ser alguma espécie de pulgão ou até de cochonilha de carapaça. Que são sugadores, causam manchas, murcham as folhas e os bulbos, comem raízes...
      O ideal é você comprar um inseticida em loja ou mercado que vende produtos de jardinagem. Eles são mais eficazes.
      Além disso, não é ideal usar inseticidas spray que não é à base de água.
      Como são as manchas? Que cor? São circulares? De que tamanho?
      Se puder...
      Publique as fotos em um perfil pessoa (instragram, facebook, gloogle plus...).
      Depois você copia o link da foto (que aparece no navegador) e cola aqui em resposta a este comentário.
      Com isso eu consigo ver as fotos.
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  5. Oi Cynthia! Quanto tempo! Voltei pra te contar que minha phal está com brotação, depois que fiz a poda do ramo que tinha flores! Cortei depois do 3º nó e tal e agora está vindo uma nova brotação. Fiquei tão feliz!!!! Agora, esses dias vi que tinha um 'intruso' brotando do substrato: um cogumelo!!! Tirei logo e pensei que talvez devesse molhar a cada 15 dias e não a cada 7, já que já tá frio aqui ( Porto Alegre) e mais úmido tb. O que tu achas? Tem diferença a rega, de qdo tem flor e qdo não tem, né? Beijo e obrigada por tantas dicas!!! Susana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susana, Que ótima notícia!
      Fiquei muito feliz!

      Quanto ao cogumelo, são terríveis mesmo, pq surgem em vários cantos do jardim. A única coisa ruim é que ele também se alimenta do adubo da orquídea e com isso acaba atrapalhando a absorção total dele pela orquídea.
      Fez certinho, basta puxá-lo que ele se solta.
      Provavelmente a semente deve ter vindo com o vento.

      Só espace mais as regas se ela estiver úmida.
      O tempo entre as regas varia de acordo com o clima e a fase que a orquídea está.
      Não molhe se estiver úmida. Secou ou está quase sequinha... molhe!
      Geralmente no inverno a rega deve ser mais espaçada mesmo.

      E quanto as floridas, sim, tem diferença!
      Quando as flores estão abertas elas "bebem" menos água. Quando estão na fase de crescimento e de início da floração, precisam de mais água. Tb é diferente as mudas das adultas. As mudas se secam bem mais rápido que as adultas.

      Beijocas, Cynthia

      Excluir
  6. Oi Cynthia! minhas phals que ficam no orquidário com sombrite estão com ferrugem, o que deve passar nelas??meu medo é que quase todas estão com haste floral. As phals que não pegam chuva estão ótimas. O problema é que aqui em Blumenau/SC é muito úmido e tem chovido bastante. Estou pensando em colocar telhas no orquidário, vc recomenda?e que tipo de telha? Abços Marisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa, Moro em Brusque, bem perto de Blumenau. Aconteceu isso comigo mas não foi com orquídeas, foi com um pé de alecrim. oque fiz foi borrifar óleo de neem misturado com água e não reguei mais. borrife a mistura nas folhas e no substrato, se ja estiverem com flores não borrife em cima delas (flores). Ah, e antes de borrifar, tire o pó com uma escova ou se a folha estiver com muito pó de ferrugem é bom tirar a folha de uma vez.

      Excluir
    2. Marisa, o Vitor respondeu certinho.
      Complementaria indicando o uso de sulfato de cobre a cada 20-30 dias.

      Quanto ao telhado, a vantagem é que permite maior controle da umidade. O ruim é que diminui a claridade e exige mais presença humana, já que não dá para contar com a água da chuva.
      Existem as telhas transparentes. Você pode colocar algumas para facilitar a entrada da luz.
      mas...
      Aconselharia mais colocar um plastico transparente entre o sombrite e a armação.
      Isso resolve o problema das chuvas, o custo é mais baixo, e a luminosidade se mantém.

      Beijos, Cynthia

      Excluir
    3. Peguei hoje uma orquídea com uma moça que iria jogar no lixo. Quando cheguei em casa vi que está com ferrugem. Devo aplicar essa mistura de óleo de neem com água de quanto em quanto tempo?? Ela está florida, mas todas as folhas estão com vários círculos de ferrugem. Não entendo muito e gostaria de salvá-la.

      Excluir
  7. Chyntia, tive este tipo de cochonila em algumas das minhas orquideas é muito chato.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisabete,
      Espero que você tenha conseguido solucionar o problema!
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  8. Cynthia, boa tarde!
    Tenho uma dúvida, minha orquídea está infestada de cochonilhas nas raízes e no substrato, porém ela ainda está com flores. Nesse caso, o que devo fazer?
    Aplico algum produto por enquanto até as flores caírem e então limpo toda a raiz e a replanto ou posso lavá-la mesmo estando com flores?

    Obrigada desde já!
    Natália Cristina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, devemos evitar mexer em orquídeas em flor.
      O que vc pode fazer deixá-la imersa em uma mistura caseira:
      Pegue um balde grande e coloque água suficiente para cobrir o vaso e a orquídea, adicione um pouco de sabão de coco e misture bem. Coloque o vaso nessa mistura e garanta que as folhas tb ficarão embaixo da água.
      Deixe por 5 a 10 minutos.
      Lave abundantemente em água corrente para retirar todo o sabão. Deixe na sombra por algumas horas para a plantar se secar.
      Isso deverá ser o suficiente!
      Bjs, Cynthia

      Excluir
    2. Cynthia estou gostando muito de seu blog, minha orquidea pegou as abençoadas cochonilha, só que tem nas flores..como faço??? Pelo momento estou tirando uma por uma, só que não é suficiente. obrigada!!

      Excluir
  9. Tenho combatido asa cochonilhas das minhas orquídeas com o ASSIST, que é um forte defensivo agrícola, mas não resolve. Já usei o óleo de Neem, mas elas voltam com muita freqüência. Li aqui no blog que é melhor pecar pela falta do que pelo excesso de água, mas vc manda regá-las até 2 vezes por semana no verão o que ajudaria a combater as cochonilhas. Não sei no que acreditar, pois muitos dizem que as orquídeas não gostam de água???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, orquídeas precisam de água, mas o que elas não podem, é ficar um longo tempo "molhada".
      Acontece que qd ela não seca, ou seja, você está sempre molhando, ela vai apodrecer as raízes, pois a umidade favorece a ploriferação de bactérias que atacam as raízes.
      O que as orquídeas gostam é de ter aeração, entre uma rega e outra.
      Em dias quentes, pode acontecer do vaso secar de um dia para o outro, por isso não tem como dizer se vc vai regar dia sim, dia não... a cada 2 dias.... uma vez na semana...
      O importante é deixar as raízes e o substrato secar antes de serem molhados novamente.
      Espero ter esclarecido.
      Att, Cynthia

      Excluir
  10. Voce poderia me ajudar a identificar as manchas que apareceram no meu paphyopedilum e o que eu devo fazer?
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=644132115687267&set=gm.856631101071595&type=1&theater
    Obrigada

    Vânia

    ResponderExcluir
  11. Cynthia estou gostando muito de seu blog, minha orquidea pegou as abençoadas cochonilha, só que tem nas flores..como faço??? Pelo momento estou tirando uma por uma, só que não é suficiente. obrigada!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Cynthia tudo bem?
    Meu nome é Lilian e pesquisando na net sobre orquídeas, achei seu blog e achei muito interessante e venho lhe pedir uma ajuda.
    Tenho uma catleya, que pegou cochinilhas e tentei cuidar dela mas demorou pra eu detectar que estava infestada de bichos, lavei com sabão de coco várias vezes e apliquei oleo de neem, fiz várias aplicações, tirei ela do substrato coloquei na arvore e nada, as folhas estão todas queimadas e as raízes todas comidas, não sei se tem salvação, e vendo seu blog vi a uti e achei que talvez daria certo, mas como sou leiga no assunto nem sei se quero ressuscitar uma flor que já pode estar morta.
    Gostaria de enviar as fotos pra você me ajudar.
    Desde já fico agradecida,
    Lilian

    ResponderExcluir
  13. Boa noite! Adorei o seu blog!
    Me diga sua opinião me falaram pra pulverizar com 10 ml de pinho sol legitimo pra cada 1litro de água é correto?
    A minha dendrobium está com umas coisinhas pretas q passa a mão e sai o que vc me diria?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite! Adorei o seu blog!
    Me diga sua opinião me falaram pra pulverizar com 10 ml de pinho sol legitimo pra cada 1litro de água é correto?
    A minha dendrobium está com umas coisinhas pretas q passa a mão e sai o que vc me diria?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  15. Oi boa tarde....adquiri uma orquídea Catasetum e ela está com Cochonilha.....Já passei o Óleo de Neem....e estou mantendo ela longe das outras orquídeas. ...minha dúvida e,tenho que repetir em qto tempo de novo o Neem ????

    ResponderExcluir
  16. Oi boa tarde....adquiri uma orquídea Catasetum e ela está com Cochonilha.....Já passei o Óleo de Neem....e estou mantendo ela longe das outras orquídeas. ...minha dúvida e,tenho que repetir em qto tempo de novo o Neem ????

    ResponderExcluir
  17. Bnite!! Comprei uma phal num supermercado (já sei que estou errada kkkkk)e trouxe pra casa, ela esta com haste floral e me parece que ela gostou do local onde ela está, só que tem uns dias que percebi que o no substrato tem alguns minúsculos cogumelos, o que devo fazer? Outra pergunta, tenho atualmente 1 phal de flores pequenas, 1 phal mini e 1 dendrobium, preciso de orientação em o que devo fazer em relação a adubação, a dendrobrium esta comigo desde de setembro e até o momento eu só tenho posto água, percebo que seu caule mingou, mas, ela esta se desenvolvendo, os brotos cresceram. Tenho estudado muito sobre as orquídeas mais preciso de um empurrão para destravar. Já perdi 2 phal por excesso de água, erro que não cometerei novamente com nenhuma orquídea mais. Fico grata por qualquer empurrão ou até puxão de orelha!!! Estou lendo seus post e com outras informações estou montando um caderno de anotações e informações importantes, tipo um guia para eu poder ficar mais esperta com essas meninas! Grata à vc Cynthia. Karla Barbosa

    ResponderExcluir
  18. Estou com problemas com minhas orquídeas. Algumas com manchas marrom nas folhas, outras com as folhas murchas e enrugadas. Estou usando como fertilizantes o NPK 10,10,10 e coloquei tbm torta de mamona com farinha de osso. Elas não ficam bonitaa e nem dão flor. Me socorre...

    ResponderExcluir
  19. Olá !! tenho o vaso da minha dendobrium cheia de cogumelos , eles vão e voltam isso é ruim ??? se for como faço para acabar com eles ?

    ResponderExcluir
  20. Olá tenho as minhas orquídeas com fungos branco junto au olho da orquídea da pós água oxigenada com água e não deu em nada o quê fasso estou em Portugal as temperaturas estão 18ou,22
    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olha o que eu achei!
    Eu estava mexendo na internet procurando dicas para cultivar minhas amadas orquídeas, até que
    encontrei esse guia gratuito.
    Ele é incrível, ensina de uma forma simples como você pode melhorar o seu cultivo para que
    consiga lindas florações.
    https://sites.google.com/view/florescendo-orquideas

    ResponderExcluir
  22. Manual completo ensinando cultivadores a evitar, identificar e combater as principais pragas e doenças que podem atingir as orquídeas, tudo de uma forma simples e ilustrada. Ao todo ele é composto por 72 páginas, sendo dividido em 3 capítulos:
    1 - Evitar pragas e doenças
    2 - Identificar e Combater Pragas
    3 - Identificar e combater doenças
    Link: https://go.hotmart.com/A25893066J

    ResponderExcluir
  23. Cade a cinthia???? Muitas perguntas, nenhuma resposta. Caso não atenda mais AVISAR pois é muito acessada no google. RESPONDA POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  24. Amei as dicas. Parabéns pelo site. Aquele abraço!

    ResponderExcluir