quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Qual a luminosidade ideal para a sua orquídea?

Você acha que esta orquídea está no local ideal?
O que você pode dizer sobre a luminosidade que ela recebe, só olhando para a foto?


Na verdade esta orquídea não estava no local apropriado, o ambiente que ela estava tinha luminosidade maior do que ela precisava.
Percebe-se isso pelo tom das folhas, que estão verde-amarelado.


Agora observe a diferença, comparando essa orquídea a outra que estava em um local com luminosidade ideal:


Você consegue perceber a diferença de tonalidade entre as folhas dessas duas orquídeas?
 A da esquerda está com tons claros e amarelados, a da direita, está com um bonito verde-folha.



A luminosidade é um fator importante na saúde das orquídeas.
No caso desta orquídea da foto, ela não estava sob exposição direta ao sol.
Se estivesse, você notaria queimaduras nas folhas, ou seja, manchas.
Mas estava em local muito claro e o excesso de claridade prejudica o desenvolvimento da planta, inclusive pode atrapalhar na floração.


Em geral, orquídeas não se adaptam a exposição aos raios solares.
A maioria, prefere estar a meia-sombra: embaixo das árvores, sob proteção de sombrite, em na varanda que não recebam o sol alto ...
Apenas algumas espécies vivem bem recebendo sol direto.

Para saber a quantidade ideal de luz a sua orquídea, você precisa identificar o gênero dela e muitas vezes a espécie, pois em gêneros como Laelia e Dendrobium, por exemplo, a luminosidade varia bastante entre as espécies. Algumas podem suportar o sol direto e outras devem ficar a meia-sombra. E estamos falando de plantas de mesmo gênero!

Identificando a sua orquídea você poderá escolher o local mais adequado para deixá-la.

Um fato é, a luminosidade pode variar entre os exemplares, mas resumindo,  raras são as orquídeas para cultivo direto sob o sol.



 A planta da foto é uma Cattleya.
Cattleya é um gênero que gosta de luminosidade, mas esta, estava em local muito luminoso.
As orquídeas falam, só que da forma delas.
Quando as folhas ficam claras demais, significa muita luz. Folhas com verde muito escuro, indicam pouca luz e, se a luminosidade estiver muito baixa, além do tom das folhas, o substrato começa a apresentar mofo (pontos esbranquiçados) em toda a superficie do vaso.

Se as folhas e ou bulbos ficam ressecados ou moles, indica rega insuficiente.

Então basta observar o desenvolvimento da sua orquídea para saber se o local e os cuidados estão de acordo com o que elas precisam para o bom crescimento.


É fundamental também estudar cada espécie, pois o tipo de cultivo varia bastante.
Entre todos os gêneros, a luminosidade ideal pode variar de 30% a 80%.
Em caso de orquidários, a escolha do tipo de sombrite usada na cobertura, irá variar não só pelo gênero e espécie, mas também para a região onde fica localizado.

Para os mais avançados, se quiserem medir a luminosidade,
existe até um aparelho, é conhecido como luxímetro.

Ainda sobre luminosidade, podemos destacar o seguinte:

Cattleya – Gosta de boa luminosidade, mas sem luz direta.

Phalaenopsis – Não suportam a luz solar direta nos horários mais quentes. A proteção varia conforme o local, por exemplo, a indicação do sombrite pode variar a uma proteção de 50 a 70%, ou mais. Para ser mais direta, gosta de menos luminosidade que as Cattleyas. Em um orquidário, você pode colocar as Cattleya em prateleiras mais altas e as Phalaenopsis nas mais baixas.

Dendrobium – A maioria tolera alta luminosidade, inclusive, pode receber luz solar de forma direta no início da manhã. Em geral, aprecia luminosidade de 60%.
Oncidium – Apreciam luminosidade em torno de 50%.

Paphiopedilum - A luminosidade pode variar entre 60 a 70% em climas amenos e mais a meia-sombra em climas quentes.
Vanda – Gosta de muita luz solar, e precisa de boa luminosidade para florir. Um dos maiores casos de falta de floração é devido a baixa luminosidade.

Laelia – O grau de luminosidade varia muito entre plantas deste gênero. Algumas precisam estar a pleno sol, como o caso das que vivem entre rochas. Já outras, devem ser cultiva em ambiente com pouca luminosidade, nesses casos estou me referindo as espécies da Mata Atlântica.

Lembrando que, os percentuais são dados de base, mas que podem variar de acordo com a região. O sombrite usado para uma espécie no Sul do Brasil não é o ideal para a Região Nordeste, devido à variação da intensidade da luz.

Os dados foram retirados de livros e revistas, além da opinião de cultivadores especializados.


Para maiores informações aconselho estes links de outros sites:


Você poderá gostar também de:

Dúvidas? Sugestões? Deseja acrescentar mais informações?
Escreva para mim!

Você pode também comentar este artigo diretamente no blog e dizer o que achou dele.
Sua opinião é sempre importante.

45 comentários:

  1. Obrigada pelo post! Acabou de chegar em casa uma Brassia e uma Beallara. O produtor me disse que elas aguentam 40% de luminosidade. Agora devo saber qual a distância da janela que elas devem ficar, pois não tenho estufa e estou em Curitiba (que, definitivamente, não tem tanta luminosidade quanto o Rio de Janeiro, :-) obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Descobrir a luminosidade realmente não é uma tarefa muito fácil, mas a própria orquídea irá dar sinais se por acaso o lugar que você escolher não for adequado para ela.
    40% é uma baixa luminosidade, procure uma meia sombra ou um lugar dentro de casa mais distânte das janelas.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Olá...

    Bem me mudei e na mudança, foi um desastre para minhas orquideas, elas vieram todas machucadas, algumas desplantdas, com folhas esmagadas, quebradas...Enfim chorei uns tres dias. Estava procurando na Net, como posso ajudá-la e fiquei mais nervosa ainda, pois me mudei para um lugar do Rs mais frio ainda, e não onde coloca-las...Tentei dentro de casa num jardim de inverno, mas as folhas ficaram amarelas, tentei no jardim a meia sombra, maios teve geada e elas ficaram queimadas, mesmo não estando no tempo, agora resolvi coloca-las na minha varanda que é bem coberta com telhado de madeira, e coloqui bem proximo ao teto que é baixo onde ja estam outras plantas que gostam, pois pegam um solzinho bem de leve pela manhã, ficam longe do vendo, mais li que elas não gostam de frio...Por favor me ajude, não sei o que fazer com minhas filhotinhas..tenho medo de perde-las, tenho todos os tipos que vc cita...
    Parabéns pelo blog e pelas dicas,amei, já recomendei seu blog, para outras pessoas que tb curtem orquideas...
    Vc acha que devo colcar as mais sofridas na uti, e onde devo colacar elas dentro de casa? E as outras estou bem perdida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna Christina,

      Muito obrigada pela divulgação do blog. Cada dia que recebo mais visitantes fico mais feliz!

      Vamos lá...
      O jardim de inverno é tem cobertura? É protegido de geadas? Se for, basta colocar um sobrite (uma espécie de tela), isso diminuirá a luminosidade.
      Deixá-la sob risco de receber a geada é dar chance para a morte delas.
      A varanda pode ser uma boa opção. O que você pode fazer é cobrir com um plástico transparente para evitar que as orquídeas sejam atingidas pela geada.
      coloque umas plantas na frente da varanda, para proteger de ventos frios. E se fizer muito frio, coloque-as para dentro de casa nesses períodos.
      Parece que em termos de luminosidade e proteção de vento, a varanda é mesmo o ideal. Você só precisa ter cuidado com a geada, o que deve ser resolvido com o plástico.
      Espero ter ajudado.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  4. Parabens pelo blog., amei.
    eu tenho varias espécies de orquidea, ainda não sei cuida-las direitinho, tenho umas q estão comigo à 6 anos e nunca deram flor, me disseram q são orqideas de inverno, porem onde moro é muito quente quase não faz frio, o q faço com ela?
    outras estão com muita pintinha preta...outras ainda as folhas amareladas e q caem, me ajude por favor q adubo devo usar e em q mês do ano é melhor para adubar....socorro!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com muitas coisas que as pessoas dizem, grande parte não é verdade e algumas coisas é verdade para umas orquídeas, mas para outras não! Opte sempre por fontes seguras, como livros e sites que demonstram entender do assunto.

      Existem muitas espécies e gêneros de orquídeas, elas se encontram em quase todos os cantos do mundo. Então tem as de calor intenso, as de regiões um poucos mais frias, as de clima mais temperado, tropical...

      Primeiro você precisa saber qual são as sua orquídeas: Phalaenopsis? Oncidium? Dendrobium? Cattleya? ... (veja no menu do blog, alguns dos principais tipos).
      Assim fica mais fácil saber qual o clima de cada uma.
      Se elas não florescem pode ser por estarem em local pouco iluminado (geralmente esse é o fator mais comum) ou por não estarem recebendo alimento. Visite a postagem:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2011/08/saiba-mais-sobre-adubacao.html

      Quanto as pintinhas pretas, pode ser algum fungo. Procure em floriculturas que vendam adubos e medicamentos para plantas, um fungicida e aplique conforme recomendação do rótulo.
      Aplique em todas, até nas que não tem pintas, como prevenção.

      Quanto as folhas caírem, se estiverem caindo muitas folhas na mesma planta, pode ser uma doença.
      Como está a queda das suas????
      Beijos, Cynthia.

      Excluir
  5. OLA, MINHAS Cattleya ESTAO COM ESSE MOFO BRANCO O QUE DEVO FAZER PRA ACABAR COM ELE, JA LIMPEI ELAS TODAS MAS VOLTA, ESTOU EM PANICO POIS ELAS ESTAO COM FLORES A ABRIR E TENHO MEDO DELAS ABORTAREM OQ DEVO FAZER, OBRIGADO EPARABÉNS PELO BLOG É SHOW SUAS INFORMAÇÕES, ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe-as em local mais claro. Possivelmente a baixa luminosidade está favorecendo ao mofo.
      Observe a rega, para não deixá-la muitos dias sem umidade (completamente seca).
      Bjs e boa sorte!

      Excluir
  6. Bom dia, eu venho utilizando as informações do seu blog sempre que tenho uma dúvida sobre minha orquídea.Talvez você até já tenha respondido a pergunta que vou fazer de alguma forma e eu não tenha sido perspicaz para entender, mas gostaria de fazê-la assim mesmo. Minha orquídea é uma phalaenopsis e foi comprada na rua em um vaso. Depois de florir,eu seguí suas recomendações e cortei a haste,contando os 3 nós. Ficou um pouco comprido e secou, mas deixei lá assim mesmo.Passados uns dias saiu uma folhinha e eu muito curiosa puxei a folinha e quebrei essa folhinha nova, ela morreu e eu puxei e arranquei. Agora a folha que originou a nova está toda amarela e parece que vai morrer.O que eu faço? Corto a folha ou será que é porque ela está muito próxima da janela e recebe luz do sol, não direta mas, o dia todo.Lembrando que ela só tem tês folhas e eu só tenho ela.Eu adoro, acho lindas, mas como não sei cuidar eu não compro essa eu ganhei do meu filho.SE FOR POSSÍVEL EU AGUARDO RESOSTA. OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      As Phal são muito sensíveis, então evite tocar nas folhas para não quebrá-las.
      Quanto a folha amarela, possivelmente foi coincidência.
      A folha está amarela ou amarelada?
      Folha com cor verde-amarelado é por causa de excesso de luz. Folha amarelo forte pode ser alguma doença, neste caso, corte esta folha, polvilhe canela em pó sobre o corte, não regue por 7 dias. Passado este período, volte a rega e aplique sulfato de cobre, isso ajuda no fortalecimento da planta e é um bom preventivo para doenças.
      Respeite o prazo de 7 dias sem rega, pois do contrário a canela será retirada e o corte ficará exposto.
      Boa sorte!

      Excluir
  7. Cynthia, boa tarde,adoro o seu blog, faço bastante experiências com os assuntos e é muito esclarecedor... muito obrigado.... Tenho um orquidário no fundo do meu quintal com cobertura de sombrite, mas vacilei com o frio e minhas vandas foi atingida pela geada, será que tem como eu livra-las da morte.... estou desperada.... Aguardo resposta com urgência.... Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mery, deixe-as em local bem protegido do frio.
      Pode ser dentro de casa ao lado de uma janela que receba sol.
      Não adube, apenas regue e pulverize água nas suas raízes.
      Após um mês, inicie uma adubação de manutenção (adubo equilibrado, pode ser 10-10-10, 20-20-20, 30-30-30...).
      Somente volte com ela para a área externa após a passagem do frio.
      Isso deverá ajudar que elas não entrem em hibernação.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  8. ola Cynthia. tenho uma dendobrium phalaenopsis e estou com duvidas quanto a melhor iluminaçao, qual lugar coloca-la, qual periodo que ela florece e quando posso iniciar o esquema ensinado no blog para forçar ela a florecer?
    moro no sudeste, interior de sao paulo, em uma casa onde tenho quintal. paula ormeneze

    ResponderExcluir
  9. Cynthia, já é a segunda vez que tento cultivar a Vanda e ela morre, agora terminou a florada, as folhas estão verdes mas as raizes finas e totalmente secas, o que fazer? meu e-mail: erayprn20@gmail.com.br aguardo seu contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eray,
      Dá uma olhada no meu manual de cultivo que fica no menu do blog.
      Lá tem uma parte dedicada as Vandas.
      Vandas precisam de água, pois como não tem substrato, se secam muito mais rápido.
      O que você pode fazer é colocar uma gota de completo B na rega diária dela e a cada 15 dias fazer uma adubação para raízes.
      Além disso, aconselho colocar uma bromélia abaixo das raízes, pois a umidade que fica retida no copinho da planta, irá ajudar a manter as umidade do ambiente.
      Vandas, cultivadas em locais de calor, devem ser aguadas todos os dias e em dias muito quentes, vale uma borrifada de água nas folhas e nas raízes no fim do dia.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  10. Vi seu blog, gostei mto, bem explicado. Mas como plantar bulbeos, e direto na mistura de orquidea, ou posso por numa UTI , os primeiros mês, vou receber bulbeos....E ñ estou sabendo como vou plantar, o problema e q moro numa cidade , q ñ tem mta coisa , como enrraizador, mas tem adubo de orquidea 10,10,10,...Pode ser, tu ñ tem e-mail, mas eu tenho, mardes4@bol.com.br....TCHAU...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marli,
      Pode me adicional no G+ (link do lado direito, perto do meu nome). Por lá dá para se falar melhor.
      Se só tem essa opção. use o 10-10-10, pq ele é um adubo equilibrado, mas se conseguir tentar achar um para raízes, melhor. Dá uma lida na postagem "saiba mais sobre adubação".
      Boa sorte!

      Excluir
  11. Olá Cynthia, novamente recorro a vc. Há um ano comprei algumas catleias, pouco tempo depois notei que estavam com cochonilhas e passei a cuidar delas vaporizando e limpando com produtos adequados, não consegui acabar com as cochonilhas, agora elas estão com as folhas ásperas. Seria caso de desistir e desfazer-me delas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não desistiria por causa de cochinilhas!
      Vai dar trabalho, mas vai resolver!
      Mesmo que vc não possa fazer em todas de uma vez, não tem problema. Faça uma por uma e separe as tratadas das que ainda não tiveram tratamento.
      Antes, observe se é caso de luz insuficiente, pouca rega, déficit de nutrientes ou adubação em excesso. Orquídeas debilitadas por algum(ns) desse(s) fator(es) são mais atacadas por elas.

      Sugestão:
      Pegue uma orquídea de cada vez.
      Coloque no borrifador um pouco de água com sabão de coco diluído. Aplique na planta toda (até onde não tem cochonilhas). Esfregue o sabão.
      Em seguida, com a mangueira, retire o sabão de toda a planta.
      Depois, pulverize óleo mineral em todas as partes (qq cochonilha que tenha sobrado, morrerá asfixiada pelo óleo). Deixe-a com o óleo e protegida de sol (não pode nenhum pouquinho). Após 5 dias, veja se está tudo ok. Mesmo estando, aconselho repetir o processo.
      Deixe a planta limpa separada das demais.
      Limpe o local onde ficam com detergente de coco (para lavar a louça), e pode retornar com as tratadas para o mesmo local.
      Se tiver mais plantas, além de orquídeas, no mesmo ambiente, vale a pena tratar todas com um inseticida específico para plantas (compra em estabelecimentos que vendem produtos para plantas).

      Pelo q vc está relatando, é um problema de longa data, então, depois disso, pode manter uma aplicação mensal de chá de erva santa maria. (Sempre no fim do dia quando não tem mais sol!)
      Receita. Deixe 100g de erva de Santa Maria de molho em 500ml de água por 6 horas. De vez enquando aperte as folhas e mexa a água. passada as 6 horas, aperte bem as folhas para extrair o máximo de sumo. Jogue as folhas fora e o caldo que vc obteve deve ser diluído em 2,5litros de água. Pulverize em todas as plantas do ambiente e deixe secar normalmente.
      Não dá para aproveitar a sobra do produto, então use em todas as plantas do seu jardim.

      Boa sorte!

      Excluir
  12. Olá Cynthia, seu blog é um verdadeiro oásis de informação. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos! Minha dúvidas é a seguinte quanta a luminosidade, tenho uma Phalae e a coloco na sala do meu apart, há luminosidade, mas gostaria de saber se a luz artificial, de lâmpadas também promove o mesmo efeito?! Outra dúvida, minha Phalae caiu as flores após três meses, mas achei estranho que as últimas flores caíram junto com as primeiras que desabrocharam, as últimas que abriram não deveriam durar mais meses também? É normal a haste amarelar e secar depois da queda das flores? Abraços e obrigado, Weber!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Weber,
      Hoje em dia tem estufas com iluminação artificial que conseguem bons efeitos com plantas em geral.
      Eu sou à moda antiga. rsss
      Prefiro a luminosidade natural e como tb não foco meu estudo em estufa de grande porte, prefiro não opinar sem ter embasamento.
      Geralmente, entre a primeira flor e a última, existe uns dias de diferença na queda.
      Não chega a ser meses e nem semanas, mas dias. Qt exatamente, nunca reparei. rsss
      Qt a cor e secagem da haste, é super normal! Sempre acontece. Ela começa a amarelar da ponta para o centro da planta e em tons de amarelo e vermelho.
      Espero ter ajudado.
      Ótimo cultivo e lindas flores para vc!

      Excluir
  13. oi cyntia. tenho algumas orquídeas em casa, coloquei elas dependuradas na grade da minha varanda onda bate sol direto apenas ate as 9:30 da manhã e apartir desse horário bate só sombra com boa iluminação..... mas como o clima ta ficando mais quente e os dias mais longos gostaria de saber se é válido colocar um sombrite do tipo telinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc esqueceu de colocar seu nome...

      Provavelmente sim, pq tb tem a variação das estações do ano. Por exemplo... aqui em casa escolhi um cantinho para construir meu orquidário. Ele era perfeito, mas com a proximidade da primavera, descobri um inconveniente, o sol que batia somente até 8:30h, hoje bate até 12h. Com isso, eu que estava pensando em dispensar o sombrite, vi que não será possível.

      Uma boa maneira de vc saber se este sol está demasiado é tocar nas folhas. Se estiverem quentes, vai precisar proteger do sol.

      Bjs, Cynthia.

      Excluir
  14. Olá, meu nome é Amanda e fiquei muito feliz ao encontrar este blog! Vou seguir!
    Mas preciso de um socorro!
    Ganhei uma cymbidium do meu marido há 15 dias, fiquei encantada! Coloquei na sala que recebe luz indireta , reguei duas vezes. A temperatura oscilou muito e ontem quando cheguei, percebi que suas folhas estavam secas , amareladas e algumas até marrom escuro. Ela esta está com flores lindas, mas as folhas...o qu e faço para recuperar?
    Muito obrigada pelo serviço prestado e um belo dia a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, pode ser que seja apenas pela mudança de ambiente.
      Aconselho, antes de tomar qq atitude, observar se isso permanecerá.
      É comum qd a orquídea é trocada de ambiente sentir um pouco, isso tb ocorre qd é replantada.
      Com isso, acontece o amarelamento de algumas folhas, q podem escurecem ou não, e depois caem.
      Isso é normal. Agora se vc perceber que está acontecendo em mais de 10% das folhas, teremos que investigar o q pode ser.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Ola boa noite Chamo Ricardo
    Tenho varias duvidas das orquideas
    Tenho 5 orquideas ou seja e tenho varias duvidas pode me ajudar
    Ou seja um delas caiu a flor, o que devo fazer? Posso cortar os troncos ou nao devo ?
    Posso por a canela em po no vazo como um suplemento alimentar . quando cortar os troncos posso colocar canela no mesmo corte.?
    Tenho outra que parece que esta morta, mas reparei que tem um folha a nascer. Mas as raizes parecem mortas ou castanhas como so principante.
    Gostaria que desse umas dicas.

    Vivo em França na Corse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ricardo!
      Ainda não conheço a França, mas se Deus quiser em breve espero conhecer.
      Seja bem-vindo ao meu blog!!!!

      Vamos responder as suas dúvidas...
      A canela em pó é funciona como um cicatrizante. Não tem motivo de colocar no vaso. Você deve usar a canela quando tiver que cortar alguma parte da orquídea, ou se uma folha se quebrar... ela fará com que a ferida seja selada e ali não entre fungos e bactérias.

      A canela tb pode ser usada para estimular a formação de mudas (dá uma olhada na postagem de hoje, fiz uma matéria sobre isso).

      Quanto a cortar a haste de onde surgem as flores...
      Tanto faz. Você pode cortar ou não. Eu às vezes corto, às vezes não corto.
      Aconselho que você leia essa matéria:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2011/09/cortar-ou-nao-haste-da-phalaenopsis.html

      Agora se você decidir cortar a haste, realmente você precisará colocar a canela para tampar a ferida e ajudar a cicatrizar.

      Quanto a que parece morta...
      Algumas orquídeas são assim. Elas parecem que morreram, mas estão "dormindo". A gente fica mais preocupado com as que são perenes, ou seja, que perdem as folhas na época da floração, mas passa um tempo e uma nova folha surge, ou um novo broto, uma muda, ou mesmo uma raiz.

      Agora as raízes escuras geralmente indicam que não estão funcionando bem ou até estão mortas. Cuidado com o excesso de rega. Isso geralmente acontece quando se deixa a orquídea molhada por muito tempo.
      É importante, antes de molhar de novo, esperar o substrato (esse material aonde ela está plantada), ficar seco. Assim as raízes respiram e não apodrecem.

      Se tiver mais dúvidas pode perguntar!
      Se quiser, me segue no google plus. O link está aqui:
      https://plus.google.com/108625676552743588263

      Beijos, Cynthia

      Excluir
  17. Olá Cynthia!!
    Seu blog é ótimo! Parabéns!

    Sou extremamente leiga no quesito orquideas, e quando tenho alguma dúvida venho aqui para saná-la!

    Minha dúvida é o seguinte, ganhei uma linda cattleya de dia das mães, ela chegou linda, porém essa semana duas flores murcharam e observei uma folha amarela. Deixo ela na mesa de jantar, ela recebe pouca luminosidade externa (só deixo um pouco da cortina aberta), porém tenho uma luminária (luz amarela) em cima da mesa que fica próxima dela, acendo poucas vezes essa luz, mas acendo. Será que é isso que está deixando ela com essa cor de folha?

    Outra dúvida, posso passar ela para outro vaso, agora que ela está com flores ou tenho que esperar? Ela está muito apertada, suas raizes (secas) estão para fora do vaso.

    Muito obrigada!
    Rafaela

    ResponderExcluir
  18. Ola Cyntia, a porcentagem que a maioria dos sites falam em relação a luz é muito relativo, depende da região e da distancia entre sombrites para planta, quando falamos de um medidor de luminosidade luximetro,(lux e Lumens) quais os parâmetros? Sabemos que a luz solar direta possui 100.000 luz.

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma Cattleya. Ela está numa tonalidade verde das folhas boa. Sempre dão brotos de folhas novas e raízes tb mas já faz mais de 2 anos q n florece. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma Cattleya. Ela está numa tonalidade verde das folhas boa. Sempre dão brotos de folhas novas e raízes tb mas já faz mais de 2 anos q n florece. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Unknown21 de julho de 2016 15:24
    Elisa_flor10@yahoo.com.br
    Oi Cyntia, adorei sua explicação em relação a necessidade de luz de cada espécie. Estava na dúvida de como distribuir minhas orquídeas no orquidário. Elas estão gostando porque começaram a soltar novas folhas e raízes. Agora é esperar pelas flores.

    ResponderExcluir
  23. Oi cintia
    Amei suas dicas... Muito mesmo
    Tenho uma shery baby e ela está dando várias folhas novas a partir do substrato, isso são novas mudas? Não sao haste.. mas folhas um monte

    ResponderExcluir
  24. Parabéns Cynthia, acabo de te encontrar. Sou neófita no cultivo de orquídeas, mas quero muito cultivar algumas para meu deleite. Estou com alguns problemas como folhas amarelando e algumas com folhas murchas, vou tentar ver se entendo seus conselhos e procurar segui-los. Espero conseguir resultados. Obrigada, entre tadas as minhas pesquisas achhei seu blog o mais prático.

    ResponderExcluir
  25. Preciso continuar Rsrsrs, posso retirar a orquídea do vaso para examinar as raízes e o estado do substrato?

    ResponderExcluir
  26. Olá Cynthia, você conhece alguma tabela de correspondência entre os percentuais de sombrites e os lumens de um luxímetro ?
    Moro em apartamento, tenho um luxímetro, quero usar lâmpadas led especiais para plantas e não sei quantas seriam necessárias para as minhas orquídeas pois todas as cartilhas indicam apenas percentuais de sombrites. Você tem alguma informação que possa me ajudar ? Agradeço antecipadamente. Fernando.

    ResponderExcluir
  27. Olá Cynthia gostei muito do seu blog e preciso de sua ajuda. Minhas orquideas estavam bem em uma sacada de apto. sem nenhum contato com o sol, mudei para uma casa e fiz um cantinho pra elas na parte externa onde pegam muita sombra e chuva. Com a mudança elas sentiram muito . Não sei o que fazer, tenho um espaço dentro de casa tipo jardim de inverno mais que também pega um pouco de chuva e nada de sol, será que seria melhor deixá-las nesse espaço?

    ResponderExcluir
  28. Cynthia, estou montando um orquídea rio e gostaria de saber sua opinião sobre a cobertura e luminosidade... posso cobrir com policarbonato? As laterais são ventiladas e acho que quanto ao calor não terei problema. A minha dúvida é se os raios solares que passam pelo policarbonato não queimarão as plantas....

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo blog minhas cattleyas agradecem.

    ResponderExcluir
  30. Tirei do meu Orquidário aqueles sombrites velhos ja rasgando.
    Acho que não escolhi as telhas apropriadas para .passage pelo menos 30 0/0 de raios Solares.
    Dentro do Orquidário está muita luz, mas, não passa os raios solares; porque as telhas são de PVC brancas leitosas.
    Na hora do sol da 10 as 14 as Orwuideas
    Esquenta muito.
    Você acha que devo trocá-las Por outras que passa só 30 por cento de raios solares?
    Qual são as recomendáveis?
    Não conheco outras que posso colocar.
    Alguém me disse que tem telhas de fibra de carbono que passa um pouvo de luz solar.
    Acha que devo trocar por essas de fibra de carbono?

    ResponderExcluir
  31. Posso cultivar orquídeas debaixo de toldos acrílico?

    ResponderExcluir
  32. oi sou iniciante em orquídeas, mas sou apaixonada e estou tentando aprender o máximo possível, o duro que moro em uma região muito quente aqui no Brasil, sou de Presidente Prudente estado de SP, e estou sofrendo para conseguir manter elas vivas, algumas orquídeas fica com a raiz seca e com os bubos enrugados, mesmo molhando, e outras como vc mesmo disse eu mato afogada, essa semana mesmo de chuva qd eu fui ver tinha uma com o caule com preto e começando a ficar mole. agora estou pensando em colocar elas em um lugar mas iluminado coberto com aquelas telhas transparente mas estou com medo de ser muito claro p elas, há uma das duvidas que tenho e se vc tiver algum artigo falando sobre isso e poder me indicar eu agradeço e sobre a iluminação mas como interpretar o luximetro para usar mas orquídeas, ele aparece a quantidade de luz no local, mas qual é a ideal para as orquídeas, e como saber através dele qt porcento esta o local escolhido. desde já obrigada!! e adorei o seu blog e a primeira vez que acesso ele, vc esta de parabéns.

    ResponderExcluir
  33. Olá boa tarde. Tenho uma varanda de telha colonial na frente da casa. Lá não tenho orquídea pq não há muita claridade. Estou pensando em colocar algumas telhas de vidro pra obter claridade e poder ter mais Orquídea! Acha que seria uma boa idéia!? Ou acha que a cima do telhado onde estiver as telhas de vidro devo colocar um sombrite a 50 ou a 70%? Gratidão

    ResponderExcluir