Minhas orquídeas estão sendo atacadas por cochonilhas!!!
A cerca de um mês comprei algumas orquídeas e estava sem tempo para fazer a inspeção nelas. Estavam com ótimo preço, e nem tão ruins, aparentemente!
Por burrice, digo burrice, pois já sabia que elas tinham que ficar isoladas; eu as coloquei no orquidário, pois nessa época do ano fico com poucos espaços que não pegam sol.
Sempre coloco na sala ou no banheiro, pois são ambientes claros, mas sem sol, e só depois de 6 semanas, se não houver vestígio de doença, coloco no orquidário.
Separar as orquídeas novas das antigas é uma dica inicial para evitar alastrar doenças, mas...
Enfim... Misturei!
Essa minha desatenção resultou em ataque de cochonilhas.
Essas pragas sugadoras se alastraram por pelo menos 15 Phal e 3 Cattleya. Para piorar, sintomas de fungos em outras 2 Cattleya.
Resultado, estou passando a maior parte do meu tempo livre desenvasando as orquídeas, para limpá-las e retirar as cochonilhas.
As atacadas por fungos já tiveram suas folhas com sintoma, amputadas!
As das cochonilhas foram muito esfregadas com sabão de coco.
Doenças e pragas comum em orquídeas, passam de uma para a outra com ajuda do vento, da água, da proximidade entre os exemplares...
Que estrago!
Como não fui ver que as orquídeas novas estavam com cochonilhas?
Que droga!!!
Vou passar o final de semana catando pragas no orquidário.
Espero que só tenham sido essas.
No espaço estou com pouco mais de 80 Phal, sem contar as Cattleya, Laelia, Dendobrium... Se mais tiverem sido atacadas vou ter muito trabalho pela frente.
Ufa!!! Desabafei!!!
Deixe as orquídeas novas isoladas por 6 semanas!!! Só depois deste tempo, e se não tiver sinal de doença, coloque-as com as outras que você já cultivava.