terça-feira, 29 de novembro de 2011

PRIMEIROS RESULTADOS: Vou tentar fazer a blue mystic.

Más notícias!



PRIMEIRA EXPERIÊNCIA

Na primeira experiência, escolhi uma Phalaenopsis recém saída de UTI. Não queria por em risco a saúde de uma das minhas saudáveis orquídeas.
Utilizei corante comum (anilina) e apliquei na base da orquídea e nas raízes.

O resultado foi desastroso. Ela abortou todos os botões, a haste ficou mole e caiu. A planta, depois desse processo, ficou muito fraca.
Acredito que meus erros tenham sido escolher uma planta debilitada e sufocar as raízes com o corante.
Não sei se o tipo de corante escolhido interferiu, mas acredito que não, pois como irão ver abaixo, na segunda experiência, com o corante alimentício ocorreu o mesmo.
 Enfim, foi parar na UTI. Espero que se recupere.




SEGUNDA EXPERIÊNCIA

Na segunda tentativa, escolhi um exemplar forte, bem saudável.
Este, já havia terminado uma floração branca. Portanto, cortei a haste, e induzi a nova floração.
Com o aparecimento dos primeiros sinais de botões, comecei a aplicação do corante alimentício diretamente na haste (e não na base e raízes como na primeira). O ponto escolhido foi o nó, há um palmo da raiz.
Em pouco mais de uma semana, a planta começou a abortar os botões (amarelaram e caíram).
Imediatamente interrompi a aplicação do corante. Hoje completa 9 dias que ela não recebe mais o corante.
Ainda há sinais de pequenos botões na ponta da haste. Vou aguardar eles começarem a inflar e quando chegar nesse ponto:

Vou retomar a aplicação do corante.

Acredito que meu erro nesta, foi ter aplicado com os botões muito jovens, pois ainda nem tinham se desenvolvido.

Veja nas setas abaixo os locais dos botões que caíram e o único botão, completamente amarelo, que ainda não caiu.

Observe a seta azul indica sinais de novos botões.
Quando esses estiverem desenvolvidos, começarei a aplicação.

Em menos de três semanas todos os botões foram abortados.
Resultado: Não consegui.


Continuarei a saga em busca do segredo da Blue Mystic!
Sou brasileira e não desisto nunca!!!!

14 comentários:

  1. mas é tentando e errando que se acerta! de repente se nao der certo tente diluir o corante e fazer doses menores e diarias, sei lá , só me veio a mente e quis compartilhar.
    bjs super azuis e sucesso!!!!!!!!
    Kare

    ResponderExcluir
  2. Kare,
    A Fernanda deu uma dica, parece que saiu numa reportagem que eles começam a colocar o corante depois que as flores abrem.
    Vou tentar isso.
    Vou fazer com umas que estão na árvore e já abriram.
    Vamos ver no que dá.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Oi Cynthia, faz tempo que não comento aqui...
    Uma vez fui no Ceasa e um dos senhores que vende orquídeas me disse que eles esperam o botão formar e aí aplicam com uma seringa (acho que fica tipo um soro, caindo aos poucos) no nó da haste... Ele até me mostrou o ponto do furinho da agulha...
    Não pode deixar muito tempo tb, pq quanto mais corante, menor a duração da flor (ela mucha muito fácil)... Acho que se vc esperar os botões ficarem maiores e depois aplicar o corante na haste vai dar certo sim...
    Depois conta pra gente...
    Bjs
    Juliana Lopes
    (fixed-term.Juliana.Lopes@br.bosch.com)

    ResponderExcluir
  4. Juliana,
    Adorei você ter dividido essa informação comigo.
    Além de poupar tempo de experimentações, ainda protege minhas meninas de tentativas e erros.
    Pelas minhas tentativas, achava que tinha que esperar os botões estarem maduros, mas com essa sua dica, vou esperar eles abrirem.
    Muito obrigada!
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu comprei uma orquídea Blue Mystique e queria mantê-la azul. Me lembrei de uma aula de química em que o professor regou uma rosa branca com corante alimentício diluido em água. A rosa ficou da cor do corante na medida em que ela ia absorvendo água. Voce já tentou isso?
    Quem sabe não dá certo?
    Obrigada pelo post.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Fernanda,
    Infelizmente isso não dá certo. Sufoquei uma orquídea tentando fazer isso. Resultado... Ela foi parar na UTI.
    O sistema de absorção da orquídea deve ser mais complexo, por isso não deu certo.
    Outra coisa importante, é que ela também absorve a luminosidade e faz respiração pelas raízes.
    Sufocá-las com o corante, fez com que as raízes ficassem azuis e acho que impediu que ela realizassem o que deveriam para manter a planta saudável.
    Mas valeu a dica, se tiver mais alguma idéia, compartilhe!!!
    Beijocas,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  7. eu to tentando com corante alimenticio e parece que ta dando certo aplique de manha em uma cattleya e a tarde pude ver resultados listras da tinta no botao floral quando eu tiver certeza publico

    ResponderExcluir
  8. Cynthia comecei a ler seu blog a pouco tempo. Posso dizer que existe uma experiência que se faz com crianças que é colorir flores. Na verdade você deixa a planta de molho por um tempo na água com corante, acredito que corante alimentício, mas faz isso depois da formação das flores e não antes disso. Com flores brancas é bem rápido notar a diferença. Teste com flores simples e baratas como margaridas e rosas. Quanto mais tempo em contato com o corante maior a absorção, no caso das orquídeas você precisaria de mais "molhos" por não poder deixá-la na água. Geralmente isso levaria um ou dois dias em outras plantas, pouca água e bastante corante.
    Héllen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Héllen,
      Não funciona com as orquídeas.
      Eu fiz isso de deixar de molho o substrato por 30 minutos uma vez na semana e matei a orquídea.
      Depois tentei apenas regar com corante quando estivesse seca e matei essa que estava em teste também.
      Realmente as orquídeas funcionam de forma diferente. O corante em contato com as raízes é mortal!
      Bjs, Cynthia
      Depois

      Excluir
  9. Olá ganhei uma orquídea Blue e como tbm quero que ela floresça azul novamente, observei e vi que eles injetaram um liquido, mas o caule por dentro não tinha cor só por fora, se percebia por que escorreu o produto, como não quero mata-lá pois esta florida,deixo minha opinião
    acho que eles fazem um furo com uma seringa e injetam diretamente dentro do caule antes de ele terminar de crescer para saírem os botões pois essa que eu ganhei os botões ja se formam azul.Tenta ai se der certo me avisa que para a próxima floração quero fazer.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei uma vez com a haste em formação, mas ela abortou todos os botões (estavam pequenos).
      Acho que deve ser feito com os botões em tamanho quase pronto para abrir e a haste no tamanho final.
      Quanto a injetar com a seringa, tb não deu certo, o líquido espirrou todo em mim, qd retirei a agulha. rsss
      Parei as experiências pq mudei de casa e minha vida está uma doideira, mas qd tudo se acalmar, vou reiniciar as experiências.
      Minha próxima tentativa será usar uma seringa, mas não apertar. Vou deixar sem aquela tampinha que empurra, para não fazer vácuo. A intenção é deixar a agulha espetada e corante no frasco, para ver se naturalmente ela puxa.
      Bjs, Cynthia.

      Excluir
    2. Olá Cynthia, deu certo esta tentativa? (não apertar a seringa).
      Atenciosamente,
      Emerson

      Excluir