Fui visitar o sítio da tia do meu marido no início deste mês e fiquei encantada com essa árvore repleta de Vanda teres.
Claro que não resisti e catei umas mudinhas. (risos)
Classificação: Gênero Papilionanthe.
Espécie: Papilionanthe teres (Roxb.) Schltr.; Tribo: Vandeae; Subtribo: Sarcanthinae
Conhecida como: Vanda teres
É uma espécie que gosta de bastante umidade. Indicado borrifar água sobre ela três vezes ao dia.
O crescimento dela é monopodial, ou seja, cresce para cima, como as Vandaceas, e não para os lados como as Laelia e Cattleya.
Deve ser cultivada em árvores ou em caixas de madeiras, sem qualquer substrato.
A adubação deve ser periódica. Como qualquer outra orquídea, prefere doses homeopáticas e constantes. Assim, a adubação líquida semanal ou quinzenal é ideal para ela.
A luminosidade deve ser direta e intensa, sendo indicado cultivo a pleno sol.
Parece até montagem..
ResponderExcluirMARAVILHOSO!!!!
Ganhei uma muda e agora sei como cuidar.Obrigada.
ResponderExcluirCarla,
ExcluirQue bom!!! :)
Fiquei feliz em saber que pude ajudar!!!
Beijos,
Cynthia
Boa tarde, tenho uma muda de vanda teres a três anos, mas nunca floriu e dificilmente solta novas raízes. Ela está plantada em um vaso de barro com furos nas laterais com um pouco de casca de pínus, carvão e fibra de côco misturada, mas não estou sabendo cuidar direito.... ME AJUDEM!!!'
ResponderExcluirTire-a do substrato. A Teres não é mt chegada neles!
ExcluirO vaso, se puder, troque por um de madeira, pois ela gosta de se secar rapidamente.
A rega, deve ser diária e em dias quentes, borrife água no ambiente e na planta.
Deixe o vaso em local que tenha sol.
Bjs e boa sorte!
Eu tenho uma muda , e com as dicas estou aprendendo a cuidar....
ResponderExcluirQuem bom, Osvaldo!
ExcluirFico feliz!
Boa sorte e ótimo cultivo!
Ola cintia ganhei uma vanda com botoes sua raiz ta bm grande e ws flores começaram abrir ms queria saber cmo prendela na arvore qndo tiver sem flor e tmbm uma muda q nao tm flo ainda se possivel me responda fco no aguardo parabens e obrigada plas informaçoes
ResponderExcluirElisabete,
ExcluirÉ só você amarrá-la na árvore (que tenha tronco rugoso, não pode ser liso!) com um fitilho ou barbante grosso. Tem que ser grosso para não cortar as raízes, ok?!
Encoste a Vanda na árvore, na posição que você quer que ela fique. Comece fazendo um amarrado de uma volta só no meio da orquídea, isso será suficiente só para ela manter a posição.
Depois, amarre de forma firme, mas sem apertar demais para não estrangular, as raízes. É importante que todas as raízes fiquem encostadas no tronco.
Dentro de uns 6 meses já deve dar para cortar o fitilho, pq ela já estará agarrada na árvore.
Faça como nessa matéria que escrevi há algum tempo:
http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2011/07/escolha-de-um-tutor-vivo.html
Beijos, Cynthia
tenho uma muda de orquidea so nao sei qual é,mas tenho a impressao q é uma wanda como posso saber?
ResponderExcluirBom dia Cynthia, tenho uma Vanda Teres mas está plantada em vaso, porém ela está coberta por uma espécie de ferrugem nas hastes, não sei o que pode ser, troquei de lugas, pois estava mais na sombra, o que posso fazer para salva-lá.
ResponderExcluirTambém tenho algumas dembrodiuns que ficaram com umas manchas pretas, ma continuam a crescer normalmente, mas nunca floriram, troquei de lugar e deixei tomar mais sol para ver se melhoram, não sei o que elas tem.
Olá, Cynthia! Ganhei uma muda de Vanda Teres e a amarrei em um bastão de fibra de coco há uma semana. Será que o bastão é bom para o desenvolvimento dela? Outra dúvida: ela precisa pegar sol o dia inteiro ou somente uma parte do dia.
ResponderExcluirSeu blog é muito bom. Obrigada!
Olá, Cynthia! Ganhei uma muda de Vanda Teres e a amarrei em um bastão de fibra de coco há uma semana. Será que o bastão é bom para o desenvolvimento dela? Outra dúvida: ela precisa pegar sol o dia inteiro ou somente uma parte do dia.
ResponderExcluirSeu blog é muito bom. Obrigada!
Olá! Ganhei uma Vanda teres e a minha está plantada em um jarroc terra, o que faço? Retiro e coloco brita, pinus e areia?
ResponderExcluirAgora sim a minha vai pra frente (ou melhor, pra cima rsrsrs), brigadinha
ResponderExcluirTenho uma e está com ferrugem não está se desenvolvendo acabei por corta em três partes pra ver onde melhor vai se desenvolver. Tava em sol pleno mas está muito desidratada mesmo molhando todo dia, já passei óleo de neem, cercobim e não sei mais como salvar então optei por corta. Deixei uma em substrato,terra, brita e carvão/ outra em carvão com brita e a última coloquei em semi hidroponia, me ajudem
ResponderExcluir