segunda-feira, 18 de julho de 2011

S.O.S. - UTI para orquídeas

Se sua orquídea está com poucas raízes verdes, raízes pequenas, e com aparência de debilitada?
Existe um jeito de recuperá-las!

Na UTI de garrafa PET, as chances de recuperar uma orquídea são grandes.

Não fique chateado(a), pois até mesmo os mais experientes já perderam orquídeas.
Quando  o dono de um orquidário, que já tem mais de 10 anos cuidando de orquídeas, me disse que de vez enquando perde uma orquídea, fiquei mais tranquila. Achei que fosse a única que vez ou outra, tinha uma orquídea morrendo.
Foi ele quem me ensinou essa UTI, ele já fez diversas vezes e recuperou suas plantas. Segundo ele, entre 15 dias e 60 dias começará a notar melhora nas raízes e raízes novas.

Esta foi a primeira vez que eu fiz, tirei foto do passo-a-passo de como montar a UTI.

Estou ansiosa pelos resultados!



Vantagens
Na UTI as plantas recebem a umidade necessária para o bom desenvolvimento e por não ficarem encharcadas, conseguem se recuperar em um tempo relativamente rápido. A água com enraizador, fornece os nutrientes necessários para a planta se recuperar, pois ela vai absorvendo gradativamente.



 Etapa 1: A UTI
Separar a garrafa PET e cortá-la na altura do rótulo.
Importante: a garrafa precisa ser transparente.


 Corte a garrafa e, para facilitar o encaixe, a borda da parte inferior da garrafa, precisa ficar para dentro. Clique nas imagens para ver maior.
Para a borda emborcar, você deve girá-la sob a boca do fogão, mantendo uma distância de 20 cm das chamas. Se estiver perto demais, enrugará muito, o que dificultará o encaixe da planta.
Vá girando constantemente, assim a borda ficará uniforme, depois de dar uma leve emborcada nas bordas, basta encaixar a parte superior.


Etapa 2: Limpando a orquídea

A orquídea precisa ser bem limpa. Para isso, corte as raízes mortas. As raízes mortas são aquelas com aparência escura e apodrecidas.
Mantenha todas as raízes vivas: verdes ou esbranquiçadas.
Retire as folhas amareladas.
Importante! A planta precisa das folhas, pois do contrário não conseguirá fazer a fotossíntese. Portanto cuidado, retire somente o necessário.'
Lave bem as raízes, retirando todo o substrato.
Aplique canela em pó (vendida no mercado) nas partes que você cortou: folhas e raízes. Ela irá cauterizar e evitar a entrada de micro-organismos que podem matar a planta.




Etapa 3: Substrato

Sua orquídea deverá ficar em uma espécie de "cama", que deverá ser feita de musgo esfagno.



Este é o musgo esfagno: 

Ele é vendido desidratado em floriculturas.  Comprei o meu na CADEG, aqui no Rio.
Na hora de comprar, fique atento!
Existe musgo de cor verde, que é usado em arranjos, musgo rosa, e o musgo branco, est último é o mais usado para as orquídeas.
Você vai precisar hidratar e esterelizar o musgo.

Musgo Esfagno desidratado

Para esterelizar e hidratar o musgo, coloque alguns punhados em uma panela com água.
Deixe ferver por 5 a 10 minutos.
Quando começar a ferver, a cada 2 minutos, mexa de forma que o musgo que estava no fundo da panela vá para cima e o de cima, fique embaixo.



Compare:
Musgo esterelizado e hidratado                Musgo desidratado


Depois de esfriar o musgo, aperte para retirar toda a água.

Não tirei foto desta etapa, mas vou detalhar como você vai reidratá-lo
- Coloque água em um pote, pode ser aqueles de sorvete de 2 litros, coloque apenas 1 litro e 1/2, de água, preferencialmente filtrada.
- Coloque na água, 1 tampinha de enraizador. Abaixo tem a foto do que eu usei. (Na embalagem fala para colocar 1 tampinha para cada litro, mas é necessário diluir mais, por isso use em 1 litro e 1/2).

- Coloque o musgo, que você já retirou a água, no pote.
- Pronto! O substrato está ok! Vamos agora a preparação da UTI.


Aperte levemente o musgo, para retirar o excesso da água com o enraizador.O musgo deve ficar lugeiramente úmido.
Acomode 1 punhado de musgo no fundo da garrafa pet (veja a foto abaixo).


Agora, acomode sua planta, de forma que as raízes encostem as pontas no musgo e que fique firme, sem balançar. A planta precisa se sentir segura.
Tampe a garrafa e passe fita adesiva, tipo durex larga, para vedar bem e não entrar ar.

 Veja como ficou:



 Outras informações:

- A garrafa não pode ter furos, para não escapar a umidade. Ela precisa estar bem vedada, por isso deve-se usar a fita durex larga na junção das partes, e tampada com a tampa da própria garrafa.
- Lave bem a garrafa PET que receberá as suas orquídeas.
- A planta deverá estar bem limpa: deverão ser retiradas as raízes mortas ou apodrecidas e manter apenas as verdes ou brancas. Se houver folhas podres, retirar a parte ruim, e manter as boas. É importante manter as folhas, pois a fotossíntese é realizada por elas.
- As partes cortadas da planta deverão ser tratadas com canela em pó, para evitar a entrada de bactérias e fungos. Basta salpicar canela em pó no(s) corte(s).
- A garrafa deverá ser mantida em lugar iluminado, mas sem sol, e sem calor. Procure por lugares que tenham boa ventilação natural. Se sua garrafa pegar sol, vai cozinhar a planta, se ficar na sombra, criará fungo.
- O musgo não pode ficar encharcado, apenas úmido. O musgo pode deve estar úmido, mas nunca encharcado.
- Se houver sinal de fungo, abra imediatamente, lave tudo, esterelize a garrafa com cloro ou álcool e use novo musgo esterelizado embebido na solução enraizadora.


Novo Post sobre as dúvidas comuns... CLIQUE AQUI. Leia antes de fazer sua UTI. Será que sua orquídea realmente precisa da UTI?


Veja as dúvidas mais comuns sobre a UTI de orquídeas. Clique AQUI.

273 comentários:

  1. ola tenho 2 phal que comprei em floricultura, ao remover o substrato tinhas raizes podres, precisam da UTI urgente mas elas tem folhagem imensa e a haste tb é grante, tentei uma garrafa pet grande mas nao cabe, posso cortar a haste? existem muitas raizes secas como palha mostram atem a fibra interna, um fio fino e forte. corto ou deixo essas raizes? percebi perto das folhas e no corpo perto das raizes nós escuros como pontos de brotaçao que nao vingaram, estao secos, nao estam podres, ainda tem jeito ou e um caso perdido? estam comigo a quase 2 meses e apenas perderam a folha proxima das raizes, 1 folha em cada phal, caiu por amarelamento, as demais folhas parecem firmes e apresentam coloracao satisfatoria. e aunica coisa que me anima, ou isso e questao de tempo ate morrerem tb? a haste tb continua verde e firme. por hora estao ventilando fora do substrato a uma semana para que eu avaliasse a evolucao das raizes, o apodrecimento parou mas tb nao vejo sinais de brotaçao. tenho borrifado uma fina nevoa de agua com uma diuicao bem fraca de npk para raizes, as folhas nao tem sinal de enrugaçao nem de falta de luz, o local e ventilado, quero muito acreditar que vou conseguir mas e minha primeira experiencia e estou muito preocupada, nao sei ate que ponto podei as raizes corretamente, uma salvei bem poucas a outra ainda tem bastante, mas todas como palha de milho seca.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!

    Fique mais tranquilo.

    As folhas grandes, verdes e firmes indicam boa saúde.

    Você esta certo de ter atenção as raízes, pois se não forem estimuladas, irão secar as folhas.


    Gostaria que você me enviasse a foto dela por e-mail: cynthiablanco@bol.com.br

    Assim posso ter certeza do conselho.

    A princípio, pelo que você está me dizendo, parece ter sido excesso de rega.

    Possivelmente na floricultura ou você mesmo acabou regando normalmente enquanto a planta estava com flor.

    Quando está florida, todas as orquídeas, exceto o gênero Vanda, não devem ser molhadas com muita frequencia, pois absorvem menos água.

    O segredo é molhas quando o substrato está quase seco.

    O excesso de água facilita o ataque de fungos e bactérias.

    Envie as fotos, mas de ante-mão tem asseguro que Phalaenopsis tem um alto poder de recuperação e pelas características da sua planta, com cuidados específicos, ela vai se recuperar e não corre risco de morte.

    A Phalaenopisis é uma das orquídeas que se recuperam com mais agilidade e menos trabalho.

    Envie o quanto antes a foto, mostrando bem as raízes, as folhas e a haste (preciso ver o estágio desta haste).

    Se estiver tão ruim quanto você me diz, possivelmente vou indicar o corte da haste, mas como você disse não ter muita experiência, pode ser que não esteja tão mal quanto você pensa.

    Vamos identificar direitinho como ela está. Para isso preciso da foto das raízes, da planta inteira, das folhas e da haste.

    Uma coisa que você precisa saber, mesmo estimulando com adubo para raíz, se a planta estiver com a haste ainda ativa, ela não irá absorver o adubo. Então não adianta adubar.

    Acontece mais ou menos assim, a planta escolhe entre crescer ou florir. Quando está com haste em brototação, a planta entra em um estágio, que a grosso modo, posso chamar de vegetativo, e dedica suas energias para gerar a haste, os botões e as flores.
    Quando não está em época de floração, ela se dedica a ela mesma, o aumento do tamanho folhas e da quantidade delas, das raízes...

    De qualquer forma, sendo prática. Como você disse ter tirado do substrato acoselho a borrifar as raízes de 1 ou duas vezes por dia, dependendo do clima. Se estiver seco, duas vezes, se estiver úmido, 1 vez.
    Deixe em um local arejado e com um pouco de luminosidade até que eu possa avaliar as fotos.

    Aguardo você.
    Bom dia.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Cyntia!
    Primeiramente, queria dizer que AMEI seu Blog!
    Tudo muito bem explicado e detalhado!
    Você está de parabéns!
    Gostaria que tirasse uma dúvida: posso utilizar Complexo B como enraizador? Ou você sugere este da Biofert mesmo?
    Obrigada pela atenção!
    Simone

    ResponderExcluir
  4. Simone,
    Muito obrigada pelo seu carinho.

    Você não imagina o bem que faz ouvir palavras assim!

    Quanto a sua dúvida, nunca usei o Complexo B, mas conheço pessoas que usaram, associando ao adubo Peter (adubo foliar) e tiveram sucesso.

    Nunca usei apenas porque eu comprei o enraizador antes de saber do Complexo B e como rende muito, e ainda tenho, não testei outras alternativas.

    Se for fazer, mande suas fotos com a evolução das suas plantas. Meu e-mail é: cynthiablanco@bol.com


    Acredito que o mais importante para o sucesso da UTI, é o ambiente úmido com nutrientes, mais do que o tipo de nutriente que você usa.

    Fique à vontade em tirar suas dúvidas, o que eu não souber, pergunto na OrquidaRio e para meus amigos donos de orquidários comerciais e passo para você.

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Desculpe-me o e-mail saiu errado.
    Estou com fome, pois não almocei, risos e acabei comendo o br.

    O correto é:
    cynthiablanco@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. Cyntia!
    Obrigada pelo retorno e pela atenção!
    Estarei acompanhando sempre seu Blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. queria saber como recuperar uma vanda ela esta quase morta nao tem raiz viva ta tudo seco o que eu faço

    ResponderExcluir
  8. posso usar este processo de uti para minha vanda
    recebi ela da minha irmã ela ia jogar fora eu peguei e quero recupera-la, coloquei ela na agua e vou colocá-la em um vazo de madeira com um pouco de pinho no fundo isso vai terminar de matá-la o que fazer socorro!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, você não se apresentou, por isso ainda não sei seu nome.
    Mande um e-mail para cynthiablanco@bol.com.br com a foto da orquídea.
    Preciso ver como ela está, principalmente as folhas e as raízes.
    E mande também uma foto com a sua mão aparecendo para eu ter uma proporção do tamanho dela.
    Aguardo o seu contato.
    Cynthia

    ResponderExcluir
  10. Oi Cynthia, tudo bem?
    Vou colocar algumas Phal na UTI, elas estavam com as raízes pretas (podres, eu acho) e eu cortei-as. Agora, as folhas dessas orquideas estão murchas, acho que devem estar sofrendo pela falta de raízes.
    Não encontrei musgo esfagno na minha cidade, existe algum substituto? Poderia utilizar pó de coco, por exemplo?
    Obrigada! E parabéns pelo blog, é uma beleza e tem me ajudado muito!

    ResponderExcluir
  11. Realmente, Gisele.
    Raízes pretas é sinal de apodrecimento.
    As folhas murchas acaba sendo um processo natural, pois com poucas raízes, a planta não consegue absorver toda a água e nutrientes necessários.
    Onde você mora? Geralmente este musgo é vendido também para decoração com flores, mas em geral as pessoas não conhecem o nome esfagno, conhecem como musgo desidratado, ou musgo para decoração...
    Não conheço nenhum substituto.
    Pensei em uma opção: você usar algodão e uns pedagos de esponja, mas aí, acredito que o ideal é não encostar muito as raízes nesse material.
    O que eu não sei é a durabilidade. Não sei se iriam mofar mais rápido.
    Mas você pode tentar!
    Basta ficar de olho e limpar tudo se aparecer algum sinal esbranquiçado.
    Quanto ao pó de coco, ele não retém a umidade necessária. Então, não acredito que seja um bom substituto.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  12. Cynthia, obrigada por responder! Encontrei hoje numa floricultura o "musgo pra decoração"! Me pareceu mesmo o esfagno, mas tem uns ramos vermelhos. Vou te enviar uma foto por e-mail. Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  13. Gisele,
    Respondi seu e-mail.
    O musgo que você comprou é esfagno, mas é do tipo rosa, você pode utilizar sim.
    No começo achava que ele pudesse ser tingido, mas fiz uma pesquisa e ele é natural, então pode ser usado sem problema algum.
    Não recomendo o uso de musgo tingido.
    Beijos, Cynthia

    ResponderExcluir
  14. Quanto tempo de duração tem os musgos?
    Ele deverá ser usado só em UTIs?
    Houve comentários que os musgos estão em faze
    de proibição como foi o xaxim.Isso e´real?

    ResponderExcluir
  15. Beatriz,

    Acredito que em breve não encontraremos mais o esfagno sendo vendido, pois ele não é cultivado e sim extraído da natureza. Acontece que este musgo é encontrado nas beiras dos rios, então, se a retirada for em excesso, ele correrá risco de extinção.

    Pelo que sei, ele ainda não entrou para a lista de extinção, pelo menos não vi nenhuma publicação em livros a esse respeito.

    Já com o xaxim é diferente, qualquer revista ou livro que fale sobre ele você verá que está em risco de extinção e por isso há uma rigorosa fiscalização para impedir a venda. E ao contrário do esfagno, não é encontrado para venda.

    Quanto a durabilidade, há uma variação de 1 ano a 4 anos, dependendo da origem do musgo.
    Para saber se ele pode ser usado ou não, basta observar seu aspecto, se estiver começando a esfarelar, é hora de trocar.

    Ele pode ser usado como substrato também, mas só para as orquídeas que gostam de mais umidade, como é o caso da Miltonia e da Paphiopedilum. E mesmo assim deve ser associado a outro substrato, não é recomendado usá-lo sozinho.

    Você também pode usá-lo em Phalaenopsis, mas exigem muito cuidado, pois como retém muita umidade, pode apodrecer as raízes e a base da orquídea.

    Beijos, Cynthia

    ResponderExcluir
  16. Ola querida, amei seu blog, tem sido muito util,sou apenas uma iniciante no mundo das orquideas. Seu blog muito tem me ajudado.

    Quanto tempo a orquidea deve ficar na UTI?
    Bjs
    Marta

    ResponderExcluir
  17. Marta,
    Que bom!
    Fico muito FELIZ!:)

    Que bom poder ajudar, isso dá muito mais sentido ao que eu faço!!!

    Quanto ao tempo na UTI, em média é de 3 meses, mais isso vai variar de orquídea para orquídea.
    Por exemplo, as Phalaenopsis tem recuperação mais rápida do que os outros gêneros.
    Também vai depender do estado da orquídea antes de entrar para a UTI, mas para saber se já está ok, basta ver se tem pelo menos 4 raízes novas com 5 cm cada uma ou mais.
    Quando as raízes estão muito pequenas, não conseguem suprir a necessidade de absorção de água e nutrientes que a planta precisa.
    Por isso não é recomendado tirá-las antes disso.

    Beijos e fique a vontade. Pode olhar tudo que eu deixo. risos

    Cynthia

    ResponderExcluir
  18. Cynthia,

    Espero que esteja bem. Estou mais uma vez tentando escrever no seu bloq, que está cada dia mais show!!!
    Segui todas as suas dicas e minhas orquídeas estão na UTI-PET. Acho que estão gostando. Já lhe passei um e-mail com fotos e outros assuntos.
    Um grande beijo e Boa tarde,

    Shirley Nesi

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Agora que visualizei meu comentário estou mais feliz ainda, embora só tenha conseguido com anônima. Vou ver se consigo me identificar...
    Beijos,

    Shirley Nesi

    ResponderExcluir
  20. Shirley,

    Graças a Deus está tudo bem!

    Vi as fotos que mandou para o meu e-mail.
    As UTI's ficaram ótimas! Você fez certinho.

    Obrigada pelo seu carinho com o blog.

    Agora vou lá na minha caixa para responder seu e-mail.

    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  21. Ola vi seu e-mail e tentei lhe enviar um mas deu erro estou precisando de uma ajudona mais de perto porque so pelo forum ta meio dificil preciso fazer uti para 5 orquideas que estao mais pra lah do que pra ca!
    tbm adorei seu blog vc eh bem detalhista, explik direitinhu e acredito que pode me ajudar!!

    ResponderExcluir
  22. Suellen,
    Meu e-mail é cynthiablanco@bol.com.br
    Será um prazer ajudá-la.
    Quais são suas dúvidas? Quais as orquídeas você quer colocar na UTI?
    Tente novamente enviar o e-mail porque será mais fácil de conversarmos. Inclusive você poderá me enviar as fotos.
    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  23. Eu tentei mandar o e-mail denovo mas não consegui então vou tentar mandar dos meus outros e-mails pra ve se vai! Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  24. Cynthia enviei o e-mail dos meus 4 e-mails mas pelo visto nenhum foi, ñ sei o q esta acontecendo!
    beijos boa noite

    ResponderExcluir
  25. Suellen, manda então para o meu outro e-mail: choou@bol.com.br
    Esse eu quase não acesso, mas vou ficar olhando para ver se seu e-mail chegará.
    Tente também mandar sem as fotos, para testarmos se assim receberei no cynthiablanco@bol.com.br
    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  26. Ola Cynthia agora acho que foi o e-mail só que enviei por dois, me diz uma coisa essa sua uti so serve pra phal?
    Beijos boa noite

    ResponderExcluir
  27. Olá, cynthia,
    Tudo bem, só estou passando para dar um alô, e também para dizer que continuo acompanhando seu bloq e suas postagens, cada dia aprendendo mais.
    Minhas orquídeas Pets, estão ótimas e saudáveis.
    Um grande beijo. Estou em Paraty, vou voltar ao
    rquidário e tirar novas fotos. depois lhe envio. Em casa fiz o que recomendou, coloquei brita nos pratos e as orquídeas por cima para ficar um pouco de umidade nelas, acho que vão estar bonitas na minha volta.
    Suas chuvas de ouro estão lindas. Parabéns.
    Um grande beijo e Parabéns.
    Shirley Nesi

    ResponderExcluir
  28. Olá bom dia!
    Estou com uma muda que perdeu todas as folhas e estava com broto e raiz, mas agora nao tem mais nenhuma folha pois todas estavam apodrescendo. Tem como eu salvar o broto???? Ele esta verdinho e tem umas tres raízes... será que coloco na uti?
    Por favor me ajude!
    Suzana

    ResponderExcluir
  29. Suellen
    A UTI serve para Phal, Dendrobium, Oncidium, Cattleya, Laelia, e com certeza para muitas outras, mas nunca testei em outros gêneros.
    Beijos, Cynthia

    ResponderExcluir
  30. Shirley,
    Que bom que elas estão ficando bem. Tenho certeza que conseguirá salvá-las.
    Depois me conte como ficaram as da sua casa com a dica de manter a umidade que enviei por e-mail.
    Ah! Obrigada pela comentário da minha chuva de Ouro, elas me alegram todos os dias, realmente um sonho.
    Beijos, Cynthia

    ResponderExcluir
  31. Suellen,
    Respondi seu e-mail.
    Finalmente ele chegou!!
    Beijos, Cynthia

    ResponderExcluir
  32. Suzana,
    Mande para mim fotos da sua orquídea.
    Eu preciso ver como ela está.
    Meu e-mail é cynthiablanco@bol.com.br
    Será um prazer ajudar você!
    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  33. Cynthia, gostei muito da sua dica, mas qdo for preciso fazer isso com uma planta que nao entra na garrafa por ser muito grande. como devemos proceder. Eu coloquei em um saco plastico e amarrei, será que isso funciona?
    Sumie

    ResponderExcluir
  34. Sumie,
    Você pode colocar em um saco transparente ou fazer uma montagem com duas garrafas.
    Corte a primeira próximo ao bico e a segunda próximo a base.
    Com isso ela ficará mais alta.
    Vou fazer um desenho e postar.
    Beijos, Cynthia

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Quem é você cynthyablanco?
    Esse não é o meu perfil e você está usando o meu nome.

    ResponderExcluir
  37. Cynthia, estou encantada com seu blog!
    Realmente voçe está de parabéns!
    Meu amor por orquídeas começou há alguns meses quando ganhei uma Phalaenopsis e uma Cymbidium. Honje estou com "o coração na mão". Transplantei a Phal. Ela estava com as raízes com pontinhas verdes e li que é sinal de que deve ser transplantada. Usei como substrato casca de pinus tamanho P e pó de casca de côco sem esterelizar nada (há se eu tivesse encontrado seu Blog antes...)e um vaso de fibra de côco (sem lavar, tbém.) Ela parece estar bem saudável: Folhas grandes e verdes, com novas surgindo, raízes aparentemente boas (acho que podei corretamente), etc. Será que ela irá se adaptar? Um grande abraço! Ficarei muito feliz se voçe me responder (qualquer coisa). Gostaria de trocar mais idéias por e-mail, se voçe permitir.

    ResponderExcluir
  38. Muito obrigada, Gisele!!!

    Você pode me enviar fotos dessa sua Phal para o meu e-mail, que é cynthiablanco@bol.com.br

    Pode ser que ela vá evoluir bem. Muitos vasos de fibra de coco já vem esterelizado e livre de resina. Tomara que este seja o seu caso.

    Se não for, você vai logo perceber que as pontas das raízes vão começar a escurecer, como se estivessem sendo queimadas.

    A casca de pinus ideal seria a média, pois retém menos umidade e deve-se evitar grandes quantidades de pó de casca de coco, pois dificulta a circulação do ar. Já que com o tempo ele compacta.

    A rega possivelmente deverá ser mais espaçada também, pois o pó e a casca pequena retém mais umidade.

    Só molhe se estiver seco, do contrário suas raízes começaram a apodrecer.

    Mande um e-mail para mim que irei te orientar mais. Capriche na quantidade de fotos, quanto mais detalhes você me mostrar, mais fácil fica ajudá-la.

    Depois dá uma olhada nas postagens sobre rega. Essa é a principal causa de morte em orquídeas, principalmente as Phalaenopsis.

    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  39. Estou muito feliz por ter respondido. Obrigada Cynthia! Vou te mandar um e-mail para que voçe a conheça. vou mandar tbem. fotos da oncidium que eu replantei que estava quase sem raízes. Hoje vejo que era o caso de colocá-la na UTI-PET. Sinto-me tranquila por poder contar com alguém que realmente ame e entenda essas plantas maravilhosas que Deus nos presenteou. Até breve!!!

    ResponderExcluir
  40. Gisele,
    Para mim é sempre um prazer ajudar.
    Se eu tivesse tido ajuda e orientação no início do meu cultivo, sem dúvida eu não teria matado tanta orquídea.
    Vou aguardar seu e-mail.
    Beijos, Cynthia

    ResponderExcluir
  41. Fernanda
    Cynthia eu fiz uma UTI para uma dendrobiom que ganhei a muda mas estava sem raíz, porém deu fungos e agora alem do que vc já disse pra esterializar o asfagno e lavar as garrafas como faço para tirar os fungos das mudas?
    Bjos

    ResponderExcluir
  42. Fernanda,

    Você está falando de fungo branco, tipo mofo?
    Se for...
    Você precisa lavar a orquídea sempre que acontecer.
    Lave em água corrente.
    Você pode usar uma escovinha de dentes para uma limpeza completa.
    O uso do sabão de coco é opcional.
    Eu gosto de usar porque se tiver alguma cochinilha, acabo com ela também.


    Dica: Aperte bem o esfagno para evitar que mofe rápido.

    Assista ao vídeo da UTI que fiz e postei aqui no blog:
    http://cynthiablanco.blogspot.com/2011/10/video-como-salvar-sua-orquidea.html

    Outra dica é ler a postagem sobre o mofo:
    http://cynthiablanco.blogspot.com/2011/10/uti-para-orquideas-cuidado-com-o-mofo.html

    Beijos e bom cultivo!

    ResponderExcluir
  43. Fernanda,
    Cynthia eu sei que já te falaram, mas o seu blog é ótimo.Tinha varias duvidas sobre como molhar as dendrobiom para florir e tambem sobre a UTI de orquideas e todas eu tirei lendo seu Blog.
    Meus Parabêns e que Deus ilumine seu caminho e sua mente!!!
    Ah! e os fungos eram brancos tipo mofo mesmo, fiz tudo como voce disse agora é esperar depois te dou noticias.
    Beijoss...
    Beijos

    ResponderExcluir
  44. Fernanda,

    É sempre muito bom ouvir elogios. Quem não gosta, não é?! E nunca é demais! (risos)

    Fico feliz que minhas dicas estejam sendo úteis.

    Nos primeiros anos, apanhei muito no cultivo de orquídeas, pois não tinha para quem perguntar, mas com o tempo, nesses anos de cultivo, além de conhecer orquidófilos muito solícitos, que sempre estiveram dispostos a me ajudar, a experiência com meus erros e acertos, permitem que minhas orquídeas estejam sempre lindas e saudáveis.

    Gosto muito de poder ajudar pessoas que tenham alguma dúvida sobre o cultivo.

    Sempre que precisar, pode entrar em contato comigo, seja pelo blog ou por e-mail.

    Esse blog é uma verdadeira paixão para mim.

    Beijos e boa semana!

    Cynthia

    ResponderExcluir
  45. oi boa noite
    tenho uma orquidea que ela está murchando as folhas ela é uma Phalaenopsis já estou ficando loco acho que irei perder ela queria saber se vc pode me dar não só uma mas varias dica ... se for possivel me contate por e-mail:breno2020@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Eu acho muito enteresante a u.t.i,mas pra mim nunca deu certo as orquideas que precisaram de u.t.is sempre emboloraram não sei porque motivo.
    Eu perdi muitas delas e por esse fato não utilizo a u.t.i tenho medo de perder mais plantas...

    ResponderExcluir
  47. Olá Cynthia!!
    Eu sou novata com as orquideas e tenho acompanhado seu blog maravilhoso, mas tenho uma duvida em relação a como fazer UTI para plantas maiores que uma garrafa PET, como no meu caso é uma Cattleya que pegou cochonilhas e fungo. Como eu poderia construir uma UTI tamanho grande? Meu nome é Mônica e eu agradeceria de coração essa mãozinha!!! bjs

    ResponderExcluir
  48. Olá...
    tudo bem?
    parabens pelo site. =)

    Eu tenho 2 orquideas phalaenopsis e suas folhas estao moles, tipo desidratadas. Tenho muito cuidado com as regas, pois sei que não gostam de muita umidade, sendo assim, rego-as uma vez por semana.
    Uma das orquideas está com botões e com uma flor.
    Como estava com medo que ela morre, achei que o problema era o substrato, e entao eu troquei. Está com uma pequena raiz nova.
    Não sei se não seria melhor cortar a haste florar dela. O que vc acha??

    A outra orquidea eu amarrei em um pé de laranja.

    Será que o melhor é fazer uma UTI para elas??

    Uma outra duvida:
    Eu ganhei uma mini orquidea phalaenopsis e ainda está com flor. Quando as flores virem a murchar, devo cortar a haste floral? em que altura mais ou menos?
    Tenho uma outra orquidea que esta acabando sua florada, é uma pingo de ouro. Sua haste é muito grande, tem aproximadamente 1 metro e 20 cm. Essa haste, deve ser cortada? ou so seus "ganhinhos" ?


    Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
  49. Cida,
    Se o lugar que você mora é muito úmido, isso tende a acontecer mais rápido.
    Dar bolor ou mofo é comum, e realmente prejudica muito a orquídea.
    É importante estar alerta e observar diariamente se existe alguma presença esbranquiçada nas raízes e folhas.
    Falo mais sobre isso na postagem sobre o mofo.
    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  50. Breno,
    Vou mandar um e-mail hoje para você.
    Fique atento ao nome que irá aparecer: Cynthia Blanco.
    Boa semana!!

    ResponderExcluir
  51. Mônica,
    Obrigada pelo carinho com meu blog. Amo muito tudo isso!!!
    Vamos lá...
    As Cattleya tem folha smuito compridas, como as Laelia.
    O que você pode fazer é uma UTI com duas garrafas.
    Geralmente o tamanho é suficiente.

    Dá uma olhada nesse link:
    http://cynthiablanco.blogspot.com/2011/11/uti-para-orquideas-de-folhas-compridas.html

    Beijocas,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  52. Cristina,
    É importante você saber que a quantidade de rega varia de acordo com o clima, o substrato e outros fatores.
    Antes de determinar que seja uma vez na semana, coloque o dedo no substrato para ver se está úmido. Se estiver, não molhe. Faça o mesmo no dia seguinte. Só molhe quanto estiver quase sem umidade.
    Outra coisa. Suas orquídeas estão em fases diferentes.
    A que está com botões consumirá mais água do que a que já está com flores abertas.
    Portanto a rega deverá ser diferente.
    Da mesma forma, coloque o dedo no substrato do vaso para sentir quando é época de molhá-las.

    Só troque de substrato depois que as folhas caírem. Nunca na época de formação da haste, dos botòes e nem das flores. Isso estrassa a planta.
    Quanto a cortar ou não a haste, depende. Ela só está com as folhas moles ou tem poucas raízes também?
    Isso precisa ser avaliado.
    Mande uma foto delas para o meu e-mail: cynthiablanco@bol.com.br

    Ficará mais fácil eu ajudá-la vendo o estado das plantas.

    Orquídeas adoram caules de frutas cítricas. A laranjeira é uma ótima opção. A única coisa que você precisa fazer é borrifar água nos primeiros dias, não deixe por conta da chuva!

    Quanto as outras...
    A Oncidium, "pingo de ouro", pode deixar que as hastes secam naturalmente.

    Quanto a Mini-Phal, corte dois centímetros da base da haste.

    Espero tê-la ajudado.

    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  53. Oi Cynthia, mandei p/ teu email as fotos das minhas orquídeas.
    Como vc vai ver na foto, já coloquei uma phalaenopsis em um pé de laranja!
    A outra orquídea tem varias raízes... mas me parece que estão “secando”, mais tem 2 pequenas raízes que estão aparecendo, so que estão pequenas ainda.. Será que seria interessante colocar na UTI, com a garrafa pet?? Ou será que coloco tbm no pé de laranja?

    Em relação aos adubos, começei a usar o foliar 10-10-10, 1x por semana. E o substrato eu uso fibra de coco e nu fundo pedra brita. Acho que esta certo neh??

    Obrigada pela ajuda!!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  54. Cristina,
    Em breve vou responder seu e-mail.
    Quanto ao adubo, a adubação semanal deve ser mais diluída, cuidado para não fazer excesso de adubação.
    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde, Cynthia.

    Meu nome é Cecília e moro em São Bernardo do Campo/SP. Ontem conheci o seu blog e AMEI!! Muito detalhado, explicativo, uma aula!Como eu vi que você atende a todos com o maior carinho e dedicação, resolvi me arriscar e te fazer uma "consulta".

    Eu tenho uma orquídea dendobrium desde agosto e ela era linda. Depois que cairam todas as flores (em meados de novembro), eu a mudei de vaso, pois o outro era muito pequeno, estava cheia de raízes para fora. E ficou ótimo. Agora, depois que tivemos um calorão por aqui, ela ficou meio estranha, parece que está desidratada, ressecada. As folhas estão amarelando e caindo. Ontem eu notei um bichinho estranho (parecendo um tatu-bola) no substrato. E de vez em quanto tem uns mosquitinhos em volta do substrato. Não sei o que fazer com ela, que não me parece bem. É a minha primeira orquídea então já dá para perceber que não tenho experiência nenhuma. O que devo fazer?

    Obrigada pela atenção.
    Um abraço
    Cecília.

    PS.: tentei te mandar fotos poe e-mail, mas não consegui, o e-mail voltou.

    ResponderExcluir
  56. Olá, Cecília!!
    Faz assim, manda um e-mail sem as fotos, que eu respondo e a partir dele você manda as fotos. Assim, não corre o risco de voltar.
    Esse "tatuzinho" que você viu é de cor clara, meio acinzentado? Se esconde no substrato e não na orquídea?
    Quando vc mandar o e-mail, vou responder e colocar uma foto para ver se é assim que a sua orquídea está.

    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  57. Phal sem folhas mais com algumas raízes pode sobreviver na UTI?
    Ela tem somente um miolinho verde e as raízes.Vale a pena tentar?

    ResponderExcluir
  58. Kika,
    Dificilmente sem folha ela sobreviverá, mas como é um ser vivo, pode ter reações diferentes.
    Não custa tentar.
    Eu tentei uma vez e foi uma questão de tempo até ela morrer.
    Boa sorte!
    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  59. oi cynthia .e o breno a mensagem que vc iria mandar pro meu e-mail ela não chegou tente reenviar para mim só pra comfirmar o e-mail é
    breno2020@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. Olá Cynthia,

    Tudo bem? Adoreiiii seu blog.
    Cynthia eu reguei na ultima sexta-feira a minha Phal, substrato sfagno, infelizmente eu a coloquei debaixo da torneira e encharquei o substrato. Problema é que até hoje (6 dias após) o substrato ainda esta MUITOOOO MOLHADO!! E as raizes estao apodrecendo, algumas já apodrecerammmmm e estou APAVORADA!! NAO SEI O QUE FAZER PARA SECAR ESSE SUBSTRATO!! Por favor, me ajude!! O que devo fazer??? (andrielle_dcf@yahoo.com) Abraço e muito obrigada pela atençao!

    ResponderExcluir
  61. Oi Cynthia,adorei seu blog,as explicações são ótimas realmente, te enviei um email com uma foto de uma plantinha muito doente que não estou conseguindo salvar .
    Desde já agradeço sua boa vontade de dividir seus conhecimentos conosco,um abraço Regina.

    ResponderExcluir
  62. Adrielle,
    Coloque em um lugar arejado, que tenha brisa. Isso ajudará a secar.
    Não se preocupe, uma vez só ter acontecido isso não faz grande estrago.
    Para estar demorando tanto a secar, o substrato já deve estar deteriorando.
    Verifique se não é hora de replantá-la.
    Enviarei um e-mail para vc.
    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  63. Regina,
    Estive super atarefada na semana passada, mas prometo que vou olhar seu e-mail com carinho e tirar todas as suas dúvidas.
    Beijinhos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  64. Cynthia,recebi seu e-mail com as explicações,vou fazer tudo como disse,espero que eu consiga salvar minha doentinha,mais uma vez obrigada.
    Abçs Reginable

    ResponderExcluir
  65. Olá Cyntia,

    sou marinheira de primeira viagem e estou com uma phal branca... estou com ela há mais de um ano e ela nunca floriu... bem este é outro problema! O que está me deixando preocupada é que as folhas dela começaram a enrugar e as raízes estão ficando prateadas (poucas continuam verdes).
    Coloquei torta de mamona para ver se ela se recuperava, mas não deu muito certo, depois de um mês coloquei fertilizante para orquídea (N P K - 10 10 10), mas ela não mostrou nenhuma melhora. Moro no Nordeste (clima quente) e estou aguando ela 2 vezes por dia (o substrato do vaso é cascas de pinus)...
    Pensei em fazer essa UTI explicado, mas como aqui é quente, fico com receio de cozinhar a minha linda!
    Tou perdida, por favor me ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda,
      Se as raízes estão mesmo prateadas, então tudo bem. Esta é a cor que elas devem ter quando estão secas. Após molha, elas devem ficar verdes. O único preocupante é quando elas ficam marrom!
      Mande uma foto dela para o meu e-mail: cynthiablanco@bol.com.br
      Preciso que na foto apareça bem as folhas e raízes.
      Você já trocou o substrato dela alguma vez? Reparou se as pontas das raízes estão escuras?
      Aguardo vc!
      Beijos e boa semana...

      Excluir
  66. Gostaria de saber se a minha phal.que perdeu as folhas o miolo secou e as raizes apodreceram se tem alguma salvação na UTI.obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela já estiver sem folhas, é praticamente nula a chance de sobreviver, mas se você estiver disposto a tentar, acredito que a esperança e a fé fazem milagre!
      Boa sorte!

      Excluir
  67. Cynthia, eu possuo uma phalaenopsis, ganhei em fevereiro. Ela deu flor, todas cairam, tinha 4 folhas, duas amarelaram e cairam, noto que ela está murchando, eu cortei a haste e nao nasceu nenhuma outra. Quero recuperá-la antes de perde-la. O que devo fazer? noto as raízes secas, mas tenho medo de cortar errado e matar ela de vez.
    Aguardo seu retorno, mto obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as folhas estão caindo, algo não vai bem!
      Retire-a do vaso e faça uma analise das raízes. Cheire-as para ver se sente cheiro de mofo e deixe arejando por uma semana, apenas borrifando água diariamente nas raízes.
      Mande foto das raízes e folhas para o meu e-mail.
      Assim, poderei ajudá-la.
      O e-mail é: cynthiablanco@bol.com.br
      Beijos,

      Excluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Boa noite!
    Fiz uma UTI para minha orquidea Phalaenopsis, conforme o descrito acima, mas estou com duvidas. Primeiro: a garrafa deve ficar toda fechada ate a tampa fechada? Eu passei fita ao redor e deixei com a tampa fechada e percebi que a garrafa por dentro com umidade, isso eh normal? Ela precisa de ar? Devo manter tudo fechado? Preciso regar daqui uns dias?
    Obrigada.
    Luciane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciene,
      É normal e é ideal.
      Ela realmente deve ficar bem vedada e não se preocupe em abrir para renovar o ar!
      Essa umidade é que irá beneficiar a orquídea e acelerar o processo de recuperação dela.
      Somente cuidado para espremer bem o musgo, pois se ficar poça de água no fundo da garrafa ou musgo muito molhado, vai dar mofo rapidamente na orquídea.
      Observe a cada 3/4 dias, sem abrir, se tem algum sinal de mofo. Se não tiver, não abra!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  70. Olá Pessoal... tenho 18 orquídeas.. todas feitas de mudas de amigos e algumas peguei no mato mesmo, as que peguei no mato.. peguei só a muda e deixei a planta na ávore... uma das que peguei no mato.. peguei em Itapecerica da serra.. não se ao certo a espécie.. ocorre que coloquei ela no caule de um coqueixo com um pedaço de xaxim amarrado com meia caça no caule ela pegava sol direto por umas 2 hrs no máximo por dia.. depois de um mes aproximadamente ela jah havia perdido 3 das 8 folhas.. e as outras estavam amareladas e com bolhas como se fossem queimaduras de sol... mudei ela de lugar e agora ela está na sombra o dia todo, presa também no caule do coqueiro da mesma forma com xaxim...tenho notado que as raízes dela estão bem desidratadas como de elas estivessem secas e os os bulbos (não sei se é esse o nome) as partes gordinhas onde saem as folhas estão todas enrugadas.... mesmo regando periodicamente de 2 em 2 dias e mantendo as raizer só encostadas no xaxim ela pode estar desidratando??? alguma dica??? estou desesperado... posso postar fotos dela aki??? como faço?? grato.. Daniel Camargo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao que parece, ela está desidratando sim.
      Como ela está presa no xaxim, vire-a de cabeça para baixo, deixando as raízes para cima. Você vai aplicar uma solução de adubo enraizador diluído 6 vezes mais em água, ou seja, se o rótulo diz uma tampinha para 1 litro. Use 1/2 tampa para 3 litros.
      Aplique diariamente sobre as raízes. Sempre no início da manhã e não deixe pegar sol!
      Deixe-a de cabeça para baixo e observe.
      Em poucas semanas deverá começar a sair novas raízes.
      Boa sorte!

      Excluir
  71. Boa noite Cyntia,

    tenho uma orquídea faz 2 anos e esse ano seria o ano que ela iria florar, ela estava com muitas folhagens e nada de florar, minha prima chegou e disse que era pelo local e pediu para eu mudar, mas quando mudei de local minha orquídea ficou mucha e feia...fiquei desesperada coloquei-a no local de antes e comprei mais substrato, cortei alguns folhas secas mas a raiz dela não está tão viçosa como antes e não tenho visto mito desenvolvimento da mesma, estou desesperada pois não quero perde-la , já coloquei adubo e nada, será que você poderia me ajudar? gostaria de saber se nesse caso seria legal coloca-la na UTI. Abraços Laine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laine,
      Manda para o meu e-mail uma foto dela. Preciso que você me descreva qual o local que ela estava e em como é o local que você colocou. Quais as diferenças entre eles?
      Você sabe qual o gênero e espécie?
      Se não, envie pelo menos 2 fotos mostrando folhas e raízes para que eu possa identificá-la.
      Meu e-mail é cynthiablanco@bol.com.br
      Beijos....

      Excluir
    2. Envio sim amanhã faço isso pois fica melhor a foto, tenho foto dela quando ganhei ai é até bom tb =D to super tensa pois quero muito que ela viva tanto por gostar muitoo dela e ter um carinho mais que especial quanto pq quero te-la no meu buquê, uma vez que significa muito pra mim... ela é daquela orquídea mais delicada, quando mandar a ft acho que vai dá pra identificar.....obrigada até amanha =D

      Excluir
    3. Ainda não recebi o seu email.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  72. Olá Cynthia
    Tenho uma Phalaenopsis que está com as raízes todas secas mais renovando as folhas e com uma aste brotando, mas as Raizes creio que já estão todas mortas,necessita de UTI? e não encontrei por aqui onde moro o Biofert Riaz mais tenho a vitamina 101010 substitui o beofort.

    fico no aguardo de resposta .desde já Grata Cynthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Eu preciso que você me envie a foto da planta.
      Pelas características que você está me dizendo, se ela não tem raiz, precisará de UTI ou de uma adubação especial para raiz.
      O 10-10-10 é um adubo de manutenção, por isso não é o mais indicado, mas na falta de um adubo para raiz, use este até que consiga o indicado.
      Boa sorte.

      Excluir
  73. Olá Cynthia, eu ganhei uma muda de orquidea acho que seja Catlleia, só tem dois bulbos e uma raiz, estou agora fazendo uma U.T.I pra ela. Só que desta vez, estou fazendo certinho, usando o musgo no ligar do algodão bem bonitinho...
    Esta orquidea diz ser a catlleia feiticeira, vamos ver qdo crescer né?

    Ah e a outra orquidea que estava na U.T.I. mandei fotos por email está saindo quatro raizinhas rsrs... Tô feliz ateé..
    Bjimm

    Neuza Fogaça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neuza, que ótimo que ela já está dando resultados!
      Espero que este outro exemplar também se recupere logo.
      Boa sorte e qualquer coisa, me procure.
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  74. oi Cynthia,o que acontece com uma de minhas phal o botão antes de abrir murcha e não vinga será que ta precisando de alguma coisa... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela fica em local abafado? Isto é muito comum de acontecer quando o ambiente está muito seco, assim a orquídea aborta o botão ainda pequeno.
      Existe algum sinal de manchas ou erupções nas folhas?
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  75. Cynthia esqueci de te dizer que moro no parana e a região aqui é muito fria e até ocorre geada e comprei 2 vandas tenho um pequeno orquidario, por sinal bemmmm pequeno, coberto com somblite e com plastico sera que assim mesmo devo recolher as flores com o inverno rigoroso. Estou te enchendo de perguntas porque faz uns 2 anos que comecei colecionar e ja perdi algumas mudas e sou apaixonada por elas e vc parece ser bem entendida e disposta a nos ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Então me parece que pode ser o frio que está fazendo ela abortar as flores.
      De qualquer forma veja se há alguma anormalidade nas folhas? Alguma folha amarelou?
      É sempre importante proteger as orquídeas do inverno e dos ventos mais frios. Ela pode entrar em estado vegetativo.
      As Phal e Vanda são de clima mais quente e com isso precisam de maior atenção nesta época.
      Aguardo vc.
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  76. Boa noite Cyntia! Estou começando a cultivar umas orquideas e tenho percebido que as folhas estao sempre murchas. Moro no Rio de janeiro e costumo fazer a rega 1 vez por semana. Algumas estao em vasos plástico e outras em vasos de barro. A minha dúvida é se as folhas estão murchando por falta d'agua ou por execesso. As raízes estao verdes e com aparência saudável, apesar das folhas estarem murchas. Comecei a usar há 1 mes um fertilizante foliar da Biofert mas ainda nao precebi nenhuma melhora. Já usei tb farinha de ossos como fertilizante. Não deixo-as sob sol direto e estao numa área com bastante luminosidade. Poderia me dizer o que estou fazendo de errado? Fico no aguardo. Abraços. Wilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilson,
      Respondi o seu e-mail sobre estas suas dúvidas.
      Preciso que você envie as fotos, s[o assim poderei ver o n[ivel que elas estão.
      Ótima semana,
      Cynthia

      Excluir
  77. Bom dia Cintia,

    Meu nome é Paola, moro no Rio de Janeiro, tenho uma orquidea igual a esta da foto do seu blog. Ela fica no banheiro da minha casa. Tenho ela a pouco mais de um mês e a cerca de uma semana ela começou a murchar as flores e apareceu uma mancha preta nas folhas que também estão começando a amarelar. Mantenho ela sempre humida e uma vez por semana coloco-a na varanda para pegar um pouco de sol. Não sei o que pode estar acontecendo, por favor me ajude.
    Meu e-mail: paolacardosodemoraes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paola,
      Preciso que você envie a foto para o meu e-mail.
      Evite trocar a orquídea de lugar.
      Acredito que a sua seja uma Phalaenopsis. Neste caso, cuidado com o sol!
      A Phal deve sempre ficar protegidas dos raios solares e o ideal é cultivá-la dentro de casa, próximo a uma janela ou em ambiente claro.
      O banheiro é um ótimo lugar para cultivar, pois é úmido, mas ele precisa ser um banheiro claro. Daqueles que de dia não precisa acender a luz.
      Aguardarei as fotos.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  78. quanto tempo deve ficar uma orquídea na UTI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende mais dela do que da gente.
      Em geral, nas primeiras semanas você vai notar diferença nas raízes, mas para sair da UTI, pode demorar meses.
      O importante é você perceber que há raiz viva suficiente para que ela sobreviva quando sair da UTI.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  79. olá Cynthia,

    estou com uma dendrobium que está com o bulbo enrrugado, andei aguando menos, pois dizem que devemos uns 2 meses antes da floração diminuir ou parar com a água pra ela poder florescer.
    Estou vendo que minha chuva de ouro está assim também.
    E tenho uma phalaenopsis que está com folhas grandes (mas parecem moles), haste, mas não sei se volta a florescer.
    Queria uma ajuda.
    Posso te mandar foto delas pra você dar uma opinião?

    A miltonia colombiana parece bem e a mini phalaenopsis também, só está sem haste, pois cortei quando secou (mas com muitas folhas bonitas e novas também).

    Abraços,

    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      Envie as fotos delas.
      Quanto a Dendrobium, é normal enrugar um pouco o bulbo, pois sem receber água, ela acaba retirando do bulbo, que funciona como uma reserva.
      Só preciso ver se não está ressecado demais.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  80. Aliás, minha amiga tem uma orquídea phalaenopsis que está florida desde janeiro de 2011! Muito linda, até achei que fosse de plástico, mas não é. Impressionante!!

    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Camila!
      Nunca ouvi falar de uma Phal que estivesse florida por tanto tempo.
      Provavelmente ele deve imendar uma floração na outra. Sabe se ela cortou a haste no terceiro nó?
      Sinceramente, estou curiosa com isso.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
    2. Pois é, acredita que ela não fez absolutamente nada? Deixou no mesmo lugar desde que ganhou, rega quando lembra e só! Algumas raízes chegaram a agarrar na toalha da mesa dela, está belíssima a orquídea!
      Vou encaminhar as fotos da minha!
      Abraços,

      Camila

      Excluir
  81. Oi Cyntia.
    Tudo bem?
    Estou desesperada com uma orquídea. Ela é como a que está postada na sua página, mas como o miolo mais roxinho.
    Lindíssima. Ela convive conosco há 7 anos mais ou menos. Chegou a nos agraciar com 21 flores em uma mesma haste.
    Morava embaixo de uma árvore de primavera em um vaso. Ela sempre foi muito feliz lá. Era perceptível que ela amava o lugar. Porém, há 15 dias atrás, encontrei a planta sem folhas e com duas raízes apenas, uma bem pequenininha e outra mais compridinha, mas rachada.
    Pois é, uma lagarta enorme a atacou em uma noite. Na mesma hora limpei tudo.
    Horrível. Eu a levei em um vendedor de orquídeas, que me orientou a retirá-la do vaso, colocar novo substrato e reagá-la com enraizador diluído em água conforme a prescrição uma vez por semana.
    Comecei no feriado, dia 7. Estou usando o produto "Forth" enraizador.
    Acho que não está dando certo, pois a raiz pequenina secou e outra continua verde.
    Quero muito salvar minha amiga, mas não sei como. Vc poderia me ajudar?
    Muito obrigada pela atenção
    Abraço
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula,
      Tente usar a UTI para ajudá-la a soltar estas raízes.
      Ela tem alguma folha ou algum pedaço de folha??
      Você pode usar qualquer adubo enraizador, inclusive o forth.
      Como ela está com muito pouca raiz, deixá-la no vaso, mesmo adubando, pode não ser suficiente. Na UTI, ela terá mais chances.
      A Phal se recupera muito rápido, é o gênero que mais se recupera na UTI.
      Boa sorte!
      Espero que ela possa reagir e lhe presenteie, em breve, com lindas flores.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  82. Oi Cytnhia,
    Primeiramente, obrigada pela atenção.
    A orquídea não tem qualquer folha. Preciso tomar alguma outra providência antes de colocá-la na UTI?
    Bjs
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula,
      se não tem nenhuma folha ou nenhum pedacinho de folha, é muito difícil ela sobreviver, mas você pode tentar.
      Já tentei duas vezes e não obtive sucesso, mas como é um ser vivo, pode ser que ela reaja.
      Se você tiver tempo e disposição, acho que vale a pena testar!!!
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  83. Oi Cynthia, encaminhei as fotos para cynthiablanco@bol.com.br . Anteontem coloquei um adubo nas plantas, e no dia seguinte, achei que a dendrobium tinha melhorado um pouco, o bulbo estava menos seco.
    Abraços,

    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      Os resultados melhores você verá daqui a uns 30 dias. Aí já vai perceber novas raízes, o que ajudará nos pseudobulbos.
      Fica só de olho para não dar mofo.
      Dá uma olhadinha neste link:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2011/10/uti-para-orquideas-cuidado-com-o-mofo.html

      Vou dar uma olhada no seu e-mail, ainda não terminei de responder os da semana passada.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  84. oi Cynthia, adorei o seu blog.
    Eu ganhei uma orquídea no dia 30 de maio...uma Phal linda. Agora irei viajar e estou com medo que a pessoa que vai ficar com ela não tenha os devidos cuidados. Ela já está perdendo as flores e 2 folhas estão moles. Queria saber se devo cortar a haste antes de viajar e como orientar a pessoa que ficará com ela.
    desde já agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neuzinha,
      Mande uma foto para o meu e-mail.
      Se ela está florida, não precisa tirar a haste.
      O maior cuidado é pedir para não trocar de lugar, não deixar pratinho embaixo e quanto a rega, é melhor que a pessoa molhe menos a orquídea do que molhe demais.
      Então, você pode estipular que molhe uma vez na semana, mas que não deixe acumular água na junção das folhas.
      Aguardo seu email.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  85. Olá Cynthia...

    Amei seu blog, é visível o carinho que vc tem com tudo e todos aqui. Mandei um e-mail com algumas dúvidas e fotos. Agradeço desde já..Deus a abençõe sempre..

    Beijos
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline,
      Se ainda não respodi o seu email, logo logo mandarei uma mensagem!
      Muito obrigada pelo seu carinho.
      Esse blog é uma paixão para mim e fico muito orgulhosa toda vez que entro e vejo o número de visitantes e seguidores aumentando.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  86. Cynthia eu to desesperada!!!!
    Tentei enviar as fotos da minha orquídea para seu email mas não consegui.
    Ela está perdendo as flores e acabou que 2 folhas ficaram amareladas e cairam. Agora ela só está com 2 folhas :(
    to muito preocupada...o que devo fazer???
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neuza,
      Mandei um email hoje para você falando sobre o seu cantinho das orquídeas.
      Tenta mandar por ele as fotos.
      Tb fiquei preocupada com a rapidez que as folhas estão amarelando.
      Aguardo vc.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
    2. Chyntia, eu consegui enviar as fotos...
      agora ela perdeu todas as folhas :(
      to mto triste.
      por favor, me ajude!

      Excluir
  87. tenho uma orquidea ela caio as folhas e a rais esta feia o que eu devo fazer naõ tem pragas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela não tiver mais nenhuma folha, é muito difícil vingar, pois é através da folha que ela faz a fotossíntese.
      Possivelmente o que aconteceu, deve ter sido uma rega inadequada, geralmente, nesses casos, de excesso de água ou água na junção das folhas.
      Você pode colocar na UTI, mas pela minha experiência, ela não deve se recuperar.
      Sinto muito!
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  88. Oi Cynthia, estou super feliz, minha Phalaenopsis está dando um broto no nó que eu cortei!!! Acho que vai ser a primeira vez em casa que vemos um broto assim, as phal do meu pai nunca brotaram. Eu também cortei pouco, não fiz aquele corte contando 3 nós.
    Agora vou aguardar!!
    Abraços e obrigada pela ajuda,

    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Camila!
      Então está será a sua primeira Baby orquídea!
      Uma dica que eu dou, depois que as raízes surgirem, você deverá pulverizar água nelas diariamente! A muda precisa de muito mais umidade!
      Na verdade a dica do terceiro nó é uma maneira mais fácil de explicar o corte, mas com o tempo você começa a perceber, pela coloração da haste, qual deve ser o local do corte, que muitas vezes é bem acima do terceiro nó.
      O que você pode fazer para ajudar as suas outras Phal a darem mudas, é depois que as flores caírem, salpicar canela em pó em cima do substrato. Isso induz a formação de mudas.
      Beijinhus...

      Excluir
  89. Olá CyntiA!!

    AMEI SEU BLOG, eu tenho duas phaleanopsis, faz um ano que comprei...e elas so floresceram na época q comprei....mas eu nao tinha o devido cuidado com elas...agora estou a pesquisarrrr....pois encontrei uma paixão...só preciso de uma ajudinha pra aprender a cuidar bem delas....posso te enviar as fotos da minha com minhas dúvidas ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim!
      Pode enviar as fotos e o mais rápido que eu puder irei responder.
      Às vezes demora um pouco, pois recebo muitos emails, mas responderei todas as suas dúvidas.
      Aguardo você.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  90. OLÁA , GANHEI UMA PHAL NESTE FIM DE SEMANA , MEU MARIDO ME MOSTROU ESTE BLOG E FIQUEI SUPER INTERESSADA , PARABENS PELA PAIXAO COM A QUAL VOCE ESCLARECE AS PESSOAS , UM BEIJO !

    ResponderExcluir
  91. oi guria tenho um oncidium que perdeu todas as rizes eu posso colocalo na uti?beijos de joseamoraverde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim! Oncidium tb se recupera na UTI.
      Boa sorte!
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  92. cyntia sou assassina de orquideas mas nao por maldade mas por muito zelo eu molho elas de mais na minha cabeca se eu deixar elas secar vao morrer, ai enxarco as coitadas m ajude meu contato e josiamoraverde@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das pessoas matam orquídeas afogadas. É comum, por isso é importante ler sobre elas.
      Eu tb já matei muita orquídea até pegar o jeito de cultivá-las.
      Enviei um email pra vc!
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  93. Bom dia,Cintia,meu marido me deu varias orquídeas que um amigo dele pegou no sitio,ele trouxe em um saco,sem nada só as orquídeas mesmo,me informei pala net e tbm com uma amiga que já tinha varias para saber como plantar,algumas vieram até com botão,que estão quase abrindo,mas percebi que algumas plantas estão amarelando as folhas muito rapidamente,e como não sei cuidar estou com medo de perde-las.como eram varias tbm fui num orquidário para pedir dicas,isso no sabado e ontem percebi que estão amarelando.O que pode ser ?falta de agua ,excesso,onde elas estão não pega sol diretamente nelas.Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra,
      Se em pouco tempo desde que seu marido trouxe as folhas estão amarelando, pode ser pela forma como foram armazenadas. Provavelmente ficaram abafadas no saco e sentiram essa mudança brusca de temperatura.
      Uma dica, nunca tire de árvores orquídeas em flor ou com botões, pois elas sentem muito. O ideal é tirar depois que as flores caíram.
      Você pode replantá-las e tenha cuidado com a rega, pois é mais fácil matar por excesso de água do que por falta.
      Mantenha-as fora do sol, elas precisam se adaptar ao novo ambiente.
      O clima do sítio era o mesmo que o da sua casa? Pois a diferença no clima também resulta em quedas das folhas.
      Bom restante de semana...

      Excluir
  94. Sandra,
    Se em pouco tempo desde que seu marido trouxe as folhas estão amarelando, pode ser pela forma como foram armazenadas. Provavelmente ficaram abafadas no saco e sentiram essa mudança brusca de temperatura.
    Uma dica, nunca tire de árvores orquídeas em flor ou com botões, pois elas sentem muito. O ideal é tirar depois que as flores caíram.
    Você pode replantá-las e tenha cuidado com a rega, pois é mais fácil matar por excesso de água do que por falta.
    Mantenha-as fora do sol, elas precisam se adaptar ao novo ambiente.
    O clima do sítio era o mesmo que o da sua casa? Pois a diferença no clima também resulta em quedas das folhas.
    Bom restante de semana...

    ResponderExcluir
  95. Boa noite, Meu nome é Alessandra e tenho uma duvida, após o passo a passo da utei quanto tempo as orquidias se recuperam nesse processo do tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra,
      Depende principalmente de duas coisas...
      do gênero: Phalaenopsis é a que mostra sinais em menor tempo;
      depende do exemplar: se a planta estiver muito desidratada demorará mais do que a que estiver menos;
      Observe o número de raízes novas e o tamanho delas, quando perceber que as raízes tem mais de cm e estão em boa quantidade para o tamanho da sua planta, pode tirar da UTI.
      Beijos...
      Cynthia

      Excluir
  96. Olá Cynthia, boa noite, me chamo Adna,encontrei seu blog em uma busca desesperada por informações sobre como salvar orquídeas. Queria lhe parabenizar, seu blog é maravilhoso e tem informações de grande valor, principalmente para iniciantes como eu. Bom o meu caso é o seguinte,me casei o ano passado e na ornamentação foram usadas varias orquídeas a que foi usada para fazer o buque eu ganhei um phal branca, linda, um mês depois ela floriu novamente um cacho de 15 lindas flores, era uma planta forte com varias folhas, com o tempo algumas folhas morreram e outras nascerão. No momento ela só tem 3 folhas murchas (destas 1 esta totalmente amarelada) e 4 raizes de uns 5 cm verdes o resto parece estar morta. A alguns dias mudei a planta para um vazo de barro para orquidea com furos grandes p ventilar, uma lamina de brita no fundo e fibra de coco em volta para firmar, sem muito sucesso. A uma semana usei um fertilizante em solução pronta para orquideas (biofert) apliquei como o vendedor me ensinou nas folhas, raizes a mostra e da metade da aste para baixo, depois disso um folha amarelou e aste esta toda amarela tbm. Devo leva-la para UTI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adna,
      É comum, a haste, depois que as flores caem, amarelar.
      Quando a folha, não!
      Se elas estão murchas, deve ser por ter poucas raízes.
      Você pode fazer a UTI sim, isso ajudará a manter essas raízes ainda saudáveis e ter novas raízes.
      Ela pode estar abortando as folhas porque a quantidade de raiz não é suficiente para a quantidade de folhas. Com menos folhas, tem menos gasto de energia e precisa de menos raízes.
      Espero que a UTI a ajude a se recuperar.
      Obrigada pelo seu carinho.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  97. Bom dia!

    Adorei seu blog, esta se tornando meu "novo testamento das Orquídeas", pois vc ilustra bem seus posts e tudo fica de fácil entendimento. Olha Cynthia, eu estou traumatizado com a morte de duas Phalaenopsis minhas de mais de dois anos... num intervalo de 15h. Detalhe: As duas estavam em locais diferentes, uma abaixo da copa de um abacateiro e uma murta e outra no andar mais baixo de uma prateleira de madeira, sendo que o local, além da cobertura com sombrite, tinha mais alguma vegetação protetora e ainda a prateleira de cima. A que estava na prateleira morreu primeiro, junto com a muda ao lado. Viajei, e depois de dois dias fora, voltei e recebi a noticia que a prateleira de cima havia caido, mas por sorte, não em cima das orquideas... mas quando olhei ela estava amarela e cheia de manchas pretas nas folhas que, no outro dia, ja cairiam. Logo, olhei para as Phal do abacateiro... a mesma ficou sem folhas e a aste, pronta para florir, cecou e caiu... Bom, traumatizei xD. Agora estou só com minhas Dendobriums, aquela mais normal roxa e duas que comprei desidratadas em Capão da Canoa a dois anos, e só agora brotaram... Bom, não vou me estender muito aqui... posso lhe mandar um e-mail, com fotos, pois queria mostrar para alguem que entendesse do assunto, e ja percebi que vc é muito boa nisso xD. Tem umas que eu não sei a espécie tbm...

    Abração!!

    ResponderExcluir
  98. Tentei te enviar um e-mail mas ele voltou.. xD

    ResponderExcluir
  99. Cyntia,
    Tem algumas orquideas minhas com pulgão e cochonilha, então comprei Matt pulgões, será que posso aplicar nelas?
    Tem uma que esta florida, posso aplicar nela?

    Abraços Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,
      Cuidado com as flores, pois podem manchar.
      Você pode aplicar, mas precisa seguir a recomendação do fabricante. Lembre-se que a diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem.
      Bjs e boa semana!
      Cynthia

      Excluir
  100. Cyntia,
    Meu nome é marta
    Já entrei varias vezes no seu blog e tirei varias duvidas, pois tenho algumas orquídeas que ganhei da minha mãe, da minha tia já há alguns anos, mas não as conheço.
    Uma delas floriu este ano e pela flor descobri que se trata de uma dendrobiuns. E outra que eu comprei a muda que é a Phalaenopsis, mas ela esta com as folhas amareladas vi no seu blog que ela não gosta de sol já a coloquei só na claridade.
    Mas a outra estou esperando florir para descobrir
    Vou tentar fazer a u t i, pois estou com umas que e com as raízes finas depois te falo como elas estão.
    Beijos e obrigada por vc me ajudar mesmo sem saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta!
      Seja bem-vinda ao blog!!!
      O primeiro passo é descobrir os gêneros, assim você aprende a necessidade das suas plantas.
      Fico feliz do meu blog estar ajudando!!
      Obrigada pela sua visita!!
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  101. Olá Chynthia,
    Tenho uma duvida com relação a UTI de orquideas, ela deverá ser regada dentro da pet alguma vez ou só o musgo umido é o suficiente, devo colocar mais algum produto , depois q colocar minha orquidea na UTI? Aguardo sua resposta.
    Parabéns e obrigada pelo blog!!!
    Gisele Dalva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele,
      Fez uma vez a UTI, vc não precisará mais molhar e nem colocar adubo.
      Obrigada pela visita!
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
    2. oi Cynthia, obg pela ajuda.
      Beijos

      Excluir
  102. Muito legal seu blog. Será que esta técnica de UTI serve para recuperar um Dendrobium Atroviolaceum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monika, ao que sei, a UTI é para todas as orquídeas, mas cada espécie e gênero tem sua forma de responder.
      Por ser Dendrobium, acredito que dará bons resultados!
      Beijos, Cynthia.

      Excluir
  103. Ola cynthia adorei seu brog de orientação e ajuda de que precisa de auxilio a quem tem problema com as orquideas estou aprendendo um pouquinho pesquisando e aprendendo com vcs se precisar de ajuda pedirei um bj muita saùde meu nome jose santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José,
      Seja bem-vindo ao blog!!
      Obrigado por sua visita e pela mensagem de carinho.
      Volte sempre :)
      Beijos e boa semana!
      Cynthia

      Excluir
  104. Boa noite,Cynthia.Adorei seu blog,pq sou amante das orquideas.Gostaria de saber depois de quanto tempo posso envazar e como envazar as orquideas.
    Paula
    pms_linda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  105. Olá Cyntia, td bem? Parabéns pelo blog! Estava afoita em busca de como salvar uma muda com 4 folhas de laelia liliputana. Como ela é rupícula, minha cunhada não conseguiu fazê-la vingar. Me trouxe sem nenhuma raíz, isto foi no sábado. Pesquisei muito, pedi orientações pra um colega que tem um enorme orquidário, ele me falou pra planta-la e regá-la com enraizador. Mas, hoje, achei teu blog e coloquei-a na UTI. Porém, depois de td prontinho, lembrei-me: será que a UTI tbm serve pra rupículas? Esta é a dúvida. Não quero perde-la. Abraços e posso enviar a foto dela no seu e-mail.
    Abraços

    Senira
    seniracosta2008@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senira,
      Dúvida interessante.
      Nunca testei em rupículas e não conheço ninguém que o tenha feito.
      Sinceramente acredito que possa não ser tão positivo.
      Como tem substrato, e o musgo retém muita umidade, não sei como ela reagiria.
      Neste caso, eu optaria por plantá-la em pedra brita e usar o enraizador diluído em todas as regas (uma medida recomendada para um litro, mas, para ser usada em todas as regas, diluir a mesma medida em 7 litros).
      Boa sorte.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  106. Olá Cynthia, parabéns pelo seu blog, é simplesmente maravilhoso para os iniciantes assim como eu.... assim como para todos que admiram e cultivam essa maravilha de planta que é a orquídea. Se eu tivesse encontrado seu blog algum tempo atras, não teria perdido várias orquídeas que ganhava do meu marido. Gostaria da sua ajuda para recuperar umas orquídeas que eu acho que esta quase morrendo. Gostaria de mandar as fotos no seu e-mail para vc me ajudar recuperá-las. Aguardo sua resposta e desde já agradeço!!!

    bjos

    Ester

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester,
      Pode enviar o email.
      Estou de férias, por isso estou com acesso restrito ao email e a internet de maneira geral.
      Mas assim que voltar a atividade normal, lhe respondo.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  107. Busquei no site de busca uma forma de salvar minha Phalaenopsis e encontrei seu bolg. Mto legal!!! ELa está florida agora, só por isso não farei imediatamente o procedimento. Não sei se é normal, mas ela tem dado duas, no máximo três flores. Tem no máximo oito raízes verdes, pequenas e meio sem vida já. Sem querer, ela acabou pegando sol e queimou duas folhas, então está com apenas uma folha inteira e duas metades. Não está com uma aparência tão ruim, mas as hastes tem saído com no máximo 15cm. Ela dá flores todo ano. Já deu 4 floradas seguidas (o tempo q a tenho), mas sempre na mesma situação. Não sei cuidar dela mto bem, provavelmente por isso ela esteja deste jeito! Mas é bom encontrar na internet pessoas como vc, que se preocupa em ajudar outras pessoas! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, Seja bem-vinda!!!
      Ela pode estar com deficiência de nutrientes, mas tb depende do tipo de Phal. Por exemplo, as brancas tem flores maiores e mais quantidade. Já as coloridas, tem flores em tamanho menores e em menor.
      Você tem adubado regularmente??
      Beijos,
      Cynthia Blanco

      Excluir
  108. Oi Cynthia...meu nome é Luciana, passei a acompanhar seu blog logo que entrou de férias,agora gostaria de tirar algumas duvidas. Sempre tive receio em cuidar de orquídeas, mas comprei uma Phal, linda, com haste grande e aproximadamente 4 flores (rosa escuro,não sei especificar bem a cor),ela tem folhas grandes, 4 folhas, e uma delas começou a amarelar aos poucos, agora está murcha e amarela. Ela não tomou sol, rego apenas quando sinto que está seca,deixo-a dentro de casa, recebe claridade e ventilação(não vento) não sei porque deste amarelão. Agora as flores começaram a murchar. O que devo fazer com esta folha amarela? deixo secar, ela cai sozinha? como evitar que outras folhas amarelem também? Moro no interior de SP, temperatura média de 25 a 30graus.Obrigada e Parabéns pelo blog...já me deu vontade de adiquirir outros modelos...rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciana!
      O que você deve fazer é cortar a folha amarela e passar canela na ferida que ficar na planta. Não molhe esta parte por 7 dias, para que o ferimento cicatrize.
      Observe para ver se novas folhas irão amarelar.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  109. preiso saber como fazer com algumas mudinhas de orquideas que ganhei, pois demorei p/ plantar e elas perderam as folhas só sobraram os caules, mas vejo que elas não morreram ainda, por favor me de uma resposta, como devo fazer. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania,
      Onde você quer plantá-las?
      No vaso, em placas ou em árvores?
      Se for no vaso, por serem mudas, compre um vasinho com 7cm de diâmetro de boca. Plante-as com uma mistura de casca de pinus e carvão vegetal (vende pronto).
      Você sabe qual o gênero da sua orquídea?
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  110. Boa noite Cyntia, achei seu blog procurando ajuda para salvar minhas plantinhas... Sempre achei as orquídeas lindas de viver, mas nas floriculturas era muito cara, até que no ano passado fiquei sabendo de uma feira de flores que iria ter aqui em minha cidade, então era a oportunidade que faltava, comprei três (não sei te dizer os nomes), só que não sabia cuidar, no local me venderam junto com elas uma tal de Biocalda, para ser aplicada mensalmente, confesso que não segui a risca as orientações, mas de uns meses para cá, comecei a me dedicar mais a elas, só acho que tem alguma coisa errada, pois as raízes estão secas como cabelos brancos, tem uma que deu um brotinho, e outra está com quatro florzinhas, e a outra nada, ontem ainda não tinha encontrado seu blog, e fui em uma floricultura que me indicou mudar o substrato, fiz nas três, e agora o que faço? Será que elas vão sobrevives????
    P.S. AMEI seu blog!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana,
      Seja bem-vinda!!
      Qual as cores das raízes??? São brancas??? Se for ótimo, elas não estão apodrecidas. As raízes devem se secar entre uma rega e outra, para receberem oxigênio e evitar que sofram ataques de bactérias e fungos.
      O cuidado principal para manter raízes saudáveis é molhar e deixar secar, mas não por muitos dias, um dia seco levemente úmido já é o suficiente para precisar regar de novo.
      Dependendo do substrato, ele pode secar mais rápido que o outro. Coloque seu dedo dentro do vaso, afundando no substrato, para sentir se está ou não molhado. Se estiver, não molhe neste dia e sinta no dia seguinte.
      Qual o substrato você usou???
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
    2. Oi Cynthia, fiquei ansiosa aguardando sua resposta, rsrs. Olha quando tirei minha plantinhas do vaso as raízes estavam escuras e secas, ai eu comecei a lavar e começaram a se soltar como cascas e as que ficaram foram umas raízes cutinhas e com uma aparência de "cabelos grisalhos". Coloquei no vaso brita no fundo, depois um pouco de casca de pinho e pó de casca de coco, ai coloquei a plantinha, coloquei mais casca de pinho e por cima fibra de coco e reguei com a biocalda, só que agora tem uma que está com as folhas murchas, será que vai dar certo, posso aplicar o enraizador e o fertilizante 10, 10, 10? Obrigada querida!! E um super beijo!

      Excluir
  111. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  112. Oi, Cynthia! Me ajude, por favor!! Coloquei a minha orquidea (Phal) na UTI mas tinha visto em outro site que era pra colocar pedrinhas e um pouco de água no fundo da pet. E agora??? Tiro tudo e faço com o musgo e o enraizador?? E onde eu vi não tampava a pet, devo tampar??? O que eu faço?? Quero muito salvar minha orquidea!!! Obrigada.
    Outra coisa: o que eu tenho é uma haste com umas folhas, SEM RAIZ. Adianta fazer alguma coisa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a planta tem folha, ótimo! Vc recupera as raízes com enraizador, mas o contrário, ou seja, com raízes, mas sem folhas, não tem salvação.
      Provavelmente o que você viu foi um sistema de hidroponia ou semi-hidroponia. Realmente nesse se usa brita ou argila expandida, pouca água e não se tampa a garrafa.
      Eu ainda não testei esse sistema, até comprei o material na minha última viagem aos EUA, pq lá vende uns kits prontos, mas como estou mudando de casa, não estou com tempo de fazer.
      Qt a UTI, é um sistema que eu adoro e tenho muito sucesso.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  113. ola estou muito preocupados com minhas orquideas ela estão aparencia de fracas , enrugadas, e algums com manchas pretas nas folhas, o que eu faços ...

    obrigado e parabens pela iniciativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago,
      Manchas pretas pode ser sinal de fungos. Procure uma floricultura que venda medicamento para plantas e peça um fungicida. Aplique nas folhas conforme a orientação do rótulo. As manchas não vão mais sumir, pois se transformaram em cicatrizes, mas o remédio matará o fungo.
      Quanto a desitradação, verifique se elas não estão ficando úmidas por muito tempo. Pois o excesso de água favorece ao apodrecimento das raízes.
      Adube regularmente para ajudá-la a se fortalecer.
      Veja minhas postagens sobre adubação.
      Beijos e boa sorte,
      Cynthia

      Excluir
  114. Thamires 4 de setembro de 2012

    Minha orquidia esta desidratada, porem esta dando botões, o que eu faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamires,
      Se ela estiver muito desidratada, corte a haste, mesmo florida e faça adubação para raiz.
      Se estiver pouco desidratada, mantenha a floração e qd as flores caírem, comece a adubar com adubo próprio para estimular o surgimento de novas raízes.
      Veja minha postagem sobre adubação.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  115. Já tentei fazer esta UTI por duas vezes e sempre enche de fungos, o que pode estar errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que esteja deixando muita umidade no esfagno. Esprema bem antes de colocar na garrafa.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  116. Olá. Adorei o blog. Gostaria de saber o porquê de as flores murcharem e morrerem ainda novas (menos de dois meses), se falta ou se excesso de rega. Abs. Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana,
      Cada orquídea tem um tempo de duração de floração.
      Tem espécies que as flores duram 24h. Então olhando por esse lado, 2 meses está ótimo! risos
      Provavelmente a sua deve ser uma Phalaenopsis, pois duram de 2 a 3 meses.
      As flores murcharem está ligado mais ao tempo normal de duração do que a rega.
      A rega em excesso faz com que as raízes apodreçam, e a falta pode sim causar o aborto das flores, mas 2 meses, não é o caso.
      Perda precoce é se uma Phal, dentro de casa, perde as flores antes de um mês.
      Ah! Dentro de casa as flores duram muito mais tempo do que as que ficam expostas ao tempo.
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  117. Ops, lembrei de outra dúvida: por que a aste seca como palha? devo cortá-la? Bj Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único objetivo da flor é a polinização, ou seja, atrair os insetos. Qd o tempo da floração acaba e a flor não foi fecundada, a planta começa e retirar os nutrientes para usar em outras partes.
      Por isso, a haste seca!
      Você pode cortar a haste próximo a base(folha) ou cortar acima do terceiro nó e incentivar nova floração.
      Dê uma olhadinha no meu post sobre "cortar ou não a haste".
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  118. Olá Cynthia !!! Tenho uma orquidea cujas folhas murcharam, contudo mantém algumas raizes verdes, será possivel recuperá-la sem folhas??? Pensei em construir uma UTI como você demonstrou.

    Abraço fraterno, Manuela



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela,
      Sem folha alguma é muito difícil. Não digo que é impossível pq cada ser vivo é único, mas nunca soube de nenhum caso que conseguisse de recuperação neste estado.
      Desculpe-me por não ter boas notícias.
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  119. Oi Cynthia ,bom dia!!
    visitei seu blog era tudo que eu precisava. Mora em uma região quente e cultivo algumas orquideas ,gostaria de cultivar muitas mas falta tempo para dedicação. andei observando que na recuperação das orquideas em UTI tinha uma colocada com haste, fiquei na dúvida se corto ou não as hastes pois vou tentar recuperar uma plalaneopsis, aguardo a resposta bjos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz várias experiências e o ideal é cortar a haste. Pedcebi que quando não se corta, elas demoram a reagir e muitas vezes ficam em estado quase vegetativo, sem nenhuma raiz nova.
      Então, pode cortar a haste antes de coloca-la na UTI.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  120. A propósito seu blog é genial, vc é simpatissicima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Estrela!
      Muito obrigada e seja muito bem-vinda!
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  121. Cynthia, creio que minha Phal esteja definhando rapido demais, acredito que por excesso de rega, mas quero salva-la e vou tentar fazer essa UTI, mas tenho urgencia pois como as folhas estao ficando murchas e as raizes estao pequenas demais, te mandei email com as fotos, espero que responda o quanto antes.
    Adoro seus posts, são esclarecedores.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, tire do vaso, corte as raízes pretas e marrons escuras. Faça a UTI e observe se ela não irá dar mofo. Se der, limpe tudo e refaça.
      Vi q não conseguiu mandar o email. Tente mandar primeiro sem fotos. Qd eu responder, envie as fotos.
      Acho que isso acontece pelo excesso de email que recebo.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  122. Cynthia, querida, os emails que mando pro cynthiablanco@bol.com.br estao voltando :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, escreva o seu email aqui no blog que eu mando uma msg para você.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
    2. Mandei sem as fotos e acho que agora foi. chegou uma mensagem automática. meu email é nataliawagner@gmail.com. tirei todas as raízes podres e agora a minha phal tá só com uns raizames finos. não sei se disso evoluíra para raízes. No email eu explico detalhado.
      abraço!

      Excluir
    3. Natália, logo logo responderei seu email. Beijos, Cynthia

      Excluir
  123. Olá Cynthia, seu blog é excelente..

    Tenho uma orquidea, eu fixei ela em um tronco.. Durante algum tempo ela esteve florida e linda, porém apos a floração as folhas murcharam. Estou preocupado, as raízes não estão pretas, porém as folhas estão murchas aparentando estar fracas..
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandro,
      Ok! Raízes claras (brancas ou verdes) indicam boa saúde radicular.
      Mas tem boa quantidade de raízes para o número de folhas?
      Se sim, ok! Ela vai se recuperar. Muitas orquídeas ficam murchinhas no período de floração, mas depois com cuidados, elas voltam a ficar com boa aparência.
      O primeiro passo e ver se tem raízes suficientes para a planta absorver água e nutrientes. Se não tiver, faça uma adubação para raízes.
      Se estiver, mais ou menos 3 semanas depois da quedas das flores, você já pode começar a adubar. Use uma adubo de manutenção se estiver tudo ok. Pode ser 20-20-20, 10-10-10, ou qualquer outro que seja equilibrado.
      Se quiser, use um adubo para crescimento. Os ricos em nitrogênio ajudam no crescimento e na folhagem.
      Aconselho que você leia meu post sobre adubação aqui no blog.
      Boa sorte!
      Ótima semana!
      Cynthia

      Excluir
  124. Oi Cynthia, fiquei ansiosa aguardando sua resposta, rsrs. Olha quando tirei minha plantinhas do vaso as raízes estavam escuras e secas, ai eu comecei a lavar e começaram a se soltar como cascas e as que ficaram foram umas raízes cutinhas e com uma aparência de "cabelos grisalhos". Coloquei no vaso brita no fundo, depois um pouco de casca de pinho e pó de casca de coco, ai coloquei a plantinha, coloquei mais casca de pinho e por cima fibra de coco e reguei com a biocalda, só que agora tem uma que está com as folhas murchas, será que vai dar certo, posso aplicar o enraizador e o fertilizante 10, 10, 10? Obrigada querida!! E um super beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana!
      Desculpe-me quando demoro a responder, mas só voltou para casa na próxima semana. Estou aproveitando as férias e com acesso restrito a internet.
      Você vai fazer o seguinte.
      Deixe sem molhar por 7 dias, depois, ague abundantemente. 7 dias depois, pode começar a aplicar o adubo de raízes, pois precisamos aumentar a quantidade de raízes, do contrário, mas folhas vão murchar, pois não recebem nutrientes suficientes.
      A adubação deverá ser semanal (veja minha postagem sobre adubação, lá fala sobre a semanal.
      As doses são pequenas, mas deverão ser constantes, ou seja, toda a semana!
      Se ela estiver com muitas folhas, corte a que está murcha e salpique canela em pó para cicatrizar (não molhe esta parte por 7 dias para que a canela não saia).
      A Phal recupera muito bem em vaso. Só precisa de atenção.
      Ah! Outra coisa! Vc só vai regar quando o substrato estiver seco ou com pouquíssima umidade. Não molhe se estiver úmido!
      Isso é muito importante!
      É o excesso de tempo de umidade que faz com que as raízes sejam atacadas por bactérias e apodreçam.
      A raiz da orquídea precisa ventilar entre uma rega e outra.
      Beijos e boa sorte,
      Cynthia

      Excluir
  125. Ola Cynthia, adorei seu blog...
    Preciso de sua ajuda,
    Em junho deste ano, ganhei de minha tia 2 vasos de orquídeas. Minha tia estava muito doente e pediu que eu cuidasse delas. Até então não sabia nada sobre orquídeas . Como estavam todas com um aspecto seco e folhas danificadas, pensei que fosse por estarem sem terra nos vasos. Adivinha...coloquei em vasos com terra comum para plantas. Graças a Deus comecei a pesquisar e descobri que elas precisam de substrato específico. Fiquei muito feliz quando depois de algum tempo começaram a aparecer alguns brotos. Foram 3 brotos sendo que um deles cresceu muito, a parte próxima ao suabstrato é bem fina mas em cima ela está muito grossa não sei se isso é normal. Não sei que espécie orquídeas tenho. Sexta-feira passada percebi que esta maior que está com uns 50 cm de comprimento, parou de crescer e acho que a haste floral está saindo. Será possível? Tudo que já li diz que as orquídeas só dão flores de 3 a 5 anos...outra coisa, quando coloquei elas no subscrito também coloquei um adubo que não sei o nome pois o rótulo sumiu sei que é um pó e dizia para colocar de 2 em 2 meses, ainda tenho deste. Qual o adubo ideal para minhas orquídeas? Gostaria muito de saber se tem alguma maneira de saber qual espécie é minha orquídeas. Aguardo ansiosa sua resposta. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris Magno,
      Pode ser que eu me engane, mas me parecer ser Dendrobium. Os bulbos dela parecem como canas? Comprido e roliço? As folhas estão presentes mais na parte de cima??
      Se for Dendrobium, é normal os pseudobulbos serem mais finos na fase e mais grossos nas pontas.
      É possível ser flor sim! As orquídeas dão flores anuais (algumas mais de uma vez por ano). Provavelmente o que você ouviu falar é que orquídeas florescem depois de 3 a 5 anos. Quer dizer que elas se tornam adultas depois desta idade e a partir daí, se bem cuidada, floresce uma vez por ano ou mais.
      Qt ao adubo, se é para colocar de 2 em 2 meses, deve ser orgânico. É um pozinho de cor clara?
      Eu gosto de usar adubos químicos solúveis em água, mas tem muitos cultivadores que usam os orgânicos e adoram. Tem tb quem misture os dois.
      Dá uma olhadinha na minha postagem sobre adubação.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  126. Oi Cynthia, tudo bem?
    Preciso da sua ajuda. Tenho uma orquidea phalaenopsis que ainda tem flores, mas percebi que as raizes estao mortas, pois estão bem pretas e escurecidas. Ja tirei a planta do substrato, que estava realmente muito umido. Como devo prosseguir? Acho que não é possivel fazer o processo da UTI, pois a planta é muito grande e ainda tem flores. As folhas estão verdes e saudaveis.
    Me ajuda por favor!!
    Obrigada,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  127. Cynthia,

    Será que tem jeito da fazer a UTI com outros materiais? Onde moro não encontro o musgo esfagno nem o enraizador e, enquanto isso, minha phal possui ha meses duas folhas murchas e raizes feinhas, porém algumas verdes e lindas...

    Obrigada,
    Sheila

    ResponderExcluir
  128. Oi Cynthia

    Fiz uma unidade de terapia intensiva aqui em casa rsrs Três plantas uma Dendrobium, uma Phal e uma Catleya. Faz mais de 20 dias, a Dendrobium que não tinha raízer já criou uma quatro, a Phal começou a sair uma raiz nova que tem mais ou menos 1cm, mas as que já tinha começaram a escurecer, agora não sei se o melhor é tirar da UTI e deixar que ela cresça no vaso ou se volto pra UTI mais um tempo, a Dendrobium tbm está com raízes pequenas, devo deixar mais?
    Obrigada
    Bjos

    Josiane

    ResponderExcluir
  129. Boa tarde Cynthia,

    essa UTI pode se aplicar tambem a vanda?
    tenho três que estão quase sem raizer e uma das caracteristicas das vadas é ter muitas raízes longas.

    ResponderExcluir
  130. Olá

    Ganhei uma orquídea com flores mais não consegui identificar a espécie =/
    As folhas estão com uns pontinhos marrons espalhados por toda a planta,
    não tenho experiência com orquídeas mais a minha está florando mais percebi que o cacho que vai se formar não tem p mesmo tamanho que o da floração do ano passado, será algum problema por falta de nutrientes??
    Não encontrei nenhuma foto de fungo igual ao que a minha apresenta, algumas das folhas mais velhas estão enrrugadas.
    O que faço com os "talos" que produziram as flores? Corto?

    Grata pela atenção ^^

    ResponderExcluir
  131. Olá, Cynthia,
    Tenho uma dúvida: qual o melhor ambiente para deixar a pet vedada com a orquidea a ser recuperada no sfagno com enraizador? Sombra?,meia-sombra, claridade?

    Marcello

    ResponderExcluir