segunda-feira, 19 de maio de 2014

Orquídea desidratada e com mudas: O que fazer?

Recebi uma dúvida de uma leitora que está com a orquídea Phalaenopsis com folhas murchas e moles.
Para tentar não perder a muda e também salvar a "mãe", minha sugestão é a seguinte...

Quando temos uma orquídea que está em floração ou com muda devemos evitar o manuseio, trocar de vaso ou de substrato é um dos exemplos.
Isso porque ela está em uma fase onde quase todas as energias se concentram na flor/muda.

Meu conselho é não retirar do vaso, a não ser que seja um caso extremo e se a orquídea não responder a esses procedimentos:


ADUBAÇÃO
Aconselho o uso do adubo de raiz na rega semanal.
Isso porque geralmente a desidratação está associada a baixa qualidade das raízes. Aconselho a ler a postagem sobre os cuidados com o excesso de água, clique AQUI.

Agora um detalhe, provavelmente você vai precisar mexer na dosagem!
Isso porque a maioria dos adubos de raízes são formulados para aplicação quinzenal e não semanal.
Então o que fazer?
Primeiro você precisará ler o rótulo. 
Exemplo: 
O adubo diz que devo aplicar a cada 15 dias, então eu terei que fracionar!
Se estiver escrito uma colher de café para um litro de água a cada 15 dias, como vou diminuir o intervalo  para a metade do tempo, vou ter que diminuir a quantidade de adubo pela metade.
Ou seja, você vai usar 1/2 colher de café para um litro de água.
Mas o adubo é líquido? Como vou medir 1/2 colher de líquido?
Certo, nesse caso, dilua 1 colher de café em 2 litros de água em não e um litro. 

Agora que aprendeu a diluir para a metade da dosagem, escolha um dia da semana e sempre nesse dia, faça a adubação para raízes.
Aplique com borrifador nas folhas e molhe bem o vaso também, como se estivesse fazendo uma rega normal.


REFORÇO NAS RAÍZES E NA VITALIDADE DAS FOLHAS
Além da adubação, aconselho a aumentar a umidade, pois as folhas moles, além de indicar sistema radicular (raízes) debilitado, pode ser sinal de que o ambiente está seco.
Entendo que ambiente seco não quer dizer vaso sem umidade. Leia mais sobre isso AQUI.


Meu conselho para resolver isso é nos dias de temperatura alta (não pode fazer isso em dias frios), é  borrifar, todos os dias pela manhã as folhas com água e vitamina do complexo B (vende na farmácia).
O complexo B ajudará também nas raízes (conforme escorrer pelas folhas).
Dilua 3 gotas em 1/2 litro de água. Coloque em um borrifador e diariamente (se o dia estiver quente), aplique a solução diretamente nas folhas
Suspenda isso apenas no dia da adubação semanal.


UMIDADE DO AMBIENTE
Além das duas dicas anteriores, precisamos aumentar a umidade no ambiente!
* Se tiver umidificador, pode, nos dias quentes, ligá-lo por 1-2 minutos próximo ao vaso.

Outra alternativa é usar um pote com brita...
Você precisará de um pote vazio de sorvete, pedra brita e água.
Pegue um pote de sorvete. 
Faça dois ou 3 furos nas laterais (para que não haja o risco de ter água em excesso), eles precisam estar a mais ou menos 4 dedos de altura do fundo. 
Coloque pedra brita de forma que preencha quase todo o pote. O importante é a pedra ficar alguns centímetros acima dos furos que você fez (porque a água não pode chegar na altura das pedras).
Coloque no pote mais ou menos 200ml de água.
Agora acomode o vaso da sua orquídea em cima das pedras.
Uma ou duas vezes na semana você precisará repor a água.
A água vai evaporando aos poucos e a umidade em volta da orquídea aumentará.
É importante que a água nunca encoste no fundo do vaso e nem nas raízes da orquídea!
Aconselho ler sobre esta solução também nessa matéria, para isso é só clicar AQUI.


Essas dicas devem ser o suficiente para que em algumas semanas a sua orquídea apresente resultados de melhoras.
Isso pode ser através da emissão de raízes novas ou no aumento da rigidez das folhas.


Agradecimento especial a Kenia Marques (leitora do blog) que permitiu que as fotos de sua orquídea ilustrassem esta matéria.



Outra matéria que podem interessar:

37 comentários:

  1. Cynthia,obrigada pela matéria! E pode postar as fotos aqui sim!
    Li todos os links que você citou e tenho algumas perguntas agora, se não for muito abuso rsrs!

    *Esse adubo que você indica aqui,é o enraizador? Comprei aquele da Biofert que você usou no
    caso da UTI,posso usar ele como esse adubo?

    * No caso da vitamina B, moro no Rio Grande do Sul,estamos no Outono mas agora já está bem frio,quantas vezes posso borrifar essa vitamina nas folhas fora o dia de rega com o adubo?

    E finalmente...
    * Sobre a umidade, esse truque com o pote de sorvete,devo colocar o vaso em cima do pote com a brita? Essa parte não entendi,se é o vaso ou a orquídea direto no pote mas sem plantar.

    Desculpe a ignorância nessa última pergunta mas não entendi mesmo! Se puder me esclarecer NOVAMENTE essas dúvidas te agradeço,estou só esperando seu "alvará" para poder por algo em prática! (Quase que corto minha mudinha kkkk) MUITO OBRIGADA pela sua atenção e ajuda aqui,aguardo sua resposta,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Kenia, obrigada por ceder as fotos. Já anexei na matéria. :)

      Vamos as suas perguntas...
      Sim, o adubo que falei é o enraizador, pode ser da biofert ou qq outro que venha escrito na embalagem "raiz".

      Que bom que está frio! O clima fica normalmente mais úmido!
      Nesse caso...
      Use 1-2 vezes na semana, aplicando pouca quantidade e bem no início da manhã para ela poder ficar seca no decorrer do dia.
      Se perceber que qd chega a noite ela ainda tem alguma umidade, suspenda o complexo B.
      É importante deixá-la protegida do frio, pq ela pode entrar em dormência, ok?

      Qt a última dúvida...
      Você coloca o vaso em que está a orquídea em cima da brita, não é para retirá-la do vaso.
      É ótimo qd vcs escrevem as dúvidas, pq posso melhorar as postagens. Assim como vc não entendeu, outras pessoas podem passar pela mesma situação, mas acabar nem perguntando e fazendo errado.
      Então é só colocar o vaso sobre a brita, ok?

      Acho que isso será suficiente para ajudá-la.
      O importante agora é melhorar a qualidade das raízes. Acredito que em um mês já deve ter 2-4 raízes novas surgindo das folhas.

      Aguardarei notícias da sua "menina".

      Bjs, Cynthia.

      Excluir
    3. Muito obrigada maaais uma vez Cynthia! Vou começar então cuidar da mocinha,e qualquer alteração te mando notícias...
      Beijos,Deus te abençoe!

      Excluir
    4. Kenia,
      Gostaria de ter notícias futuras!
      Beijos e boa sorte!
      Cynthia.

      Excluir
  2. Ahhh e outra dúvida!

    *Ela está no vaso com carvão, devo por na casca novamente ou posso deixa-la no carvão mesmo até passar essa fase?

    No carvão tem um mofinho branco,que você explicou na matéria sobre desidratação,que isso é um sinal também de desidratação. Como tinha explicado na primeira vez aqui, eu regava muito ela,o que fez com que as raizes apodrecessem,estavam muito amarelas e foi quando cortei e passei pro carvão. Dai diminui bastante a rega,e agora estão desidratadas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kenia, não mexa de novo.
      Se ela desenvolver bem no carvão (der resultado), deixe-a lá. Ainda mais que está com muda.
      Siga as dicas de adubação e umidade que ela deve responder.
      Se por acaso passar um mês e você não notar raízes novas, me procure de novo que tentaremos outra coisa.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  3. Oi Cynthia posso usar casca de outra arvore como substrato?
    A casca pinus tirada da arvore se fervida pode ser usada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso ter cuidado com a retirada direto da árvore, pois muitas deles (como a casca de pinus), tem que passam por um tratamento para a retirada do tanino, que é prejudicial para as raízes.
      Não é um processo tão simples, dependendo da árvore, mas em geral consistem em deixar as cascas de molho na água e trocar a água algumas vezes. Tem gente que usa, na primeira água, um pouquinho de água sanitária e depois de 1 hora, enxaguar, passar para um balde com água limpa por mais uma hora, depois em outra água limpa por mais uma hora.
      Tem um artigo bem bacana que recomendo a leitura, ele tem uma linguagem mais científica, mais vale ler:
      http://www.if.ufrrj.br/inst/monografia/Monografia%20Vanessa%20Coelho%20Almeida.pdf

      Eu prefiro comprar a casca já pronta para uso, você encontra facilmente em lojas de plantas, e o preço é acessível. Aconselho sempre as de tamanho médio.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  4. Cynthia, O melhor vaso ecológico do mundo para orquídeas é produzido com resíduo de carvão, este vaso tem poder bactericida e fungicida alem de conter adubo natural proveniente do carvão, como fosforo e potássio o CARXIM proporciona uma longa vida para as orquídeas pois o vaso não permite que suas raízes apodreçam pois controla o excesso de água dentro do vaso, absorve quando há excesso e dispensa quando há falta, o CARXIM é rígido poroso não deforma e só retem água em suas paredes. Para saber mais sobre o CARXIM entre no site www.carxim.com.br Entre em contato para receber uma amostra grátis para teste.Att:Fábio Cordeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio,
      Legal dividir isso conosco.
      Não conhecia esse material. Visitei o site, mas não tem revendedores no Rio.
      É uma pena, pois gostaria de experimentar e dar minha opinião aos meu leitores.
      Bjs, Cynthia.

      Excluir
    2. Cynthia, Bom dia, favor me enviar endereço para que eu posssa lhe mandar uma amostra grátis do nosso CARXIM. Vc vai ver como é impressionante é o vaso ideal para orquideas.Meu e-mail é fabio@carxim.com.br estou à disposição.

      Excluir
    3. Gostaria de conhecer e saber dos resultados.

      Excluir
  5. Obrigada, Fabio!
    Vou adorar experimentar essa inovação do mundo das orquídeas.
    Assim que receber, farei uma matéria sobre o CARXIM.
    Acabei de enviar um email para você.
    :)
    Bjs, Cynthia

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Fabio!
    Vou adorar experimentar essa inovação do mundo das orquídeas.
    Assim que receber, farei uma matéria sobre o CARXIM.
    Acabei de enviar um email para você.
    :)
    Bjs, Cynthia

    ResponderExcluir
  7. Cynthia Bom dia vc recebeu o vaso para teste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio, recebi sim.
      Já estou testando e em breve farei uma matéria sobre ele.
      Bj, Cynthia

      Excluir
  8. Boa noite Cynthia, Olha! não imagina a felicidade que me encontro, ao conhecer seu blog. Pude encontrar todas as postagens que irão me ajudar a cuidar bem das minhas meninas. Sou nova no assunto, porém apaixonada por orquídeas. Tenho uma Phalaenopsis doentinha, que agora já sei como cuidar, ela está desidratada. Apesar de ter outra que faço as regas iguais estar bem.
    Parabéns pelo carinho, de disponibilizar seu conhecimento com todos os interessados.
    Obrigada. Bjs
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline,
      Fico feliz em ajudar!
      Espero que sua Phal se recupera logo.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  9. Boa Noite Cynthia, minha orquidea esta com duas haste com flores que brotaram seguidas da primeira, mais agora ela esta com as folhas murchas e eu estou preocupada pois não sei o que fazer, ela esta em vaso de barro e eu moro em sao jose do rio preto-sp, e aqui esta chovendo muito pouco ou quase nada, estamos em seca, mais tenho medo de molha-la demais e ela morrer pois já perdi uma assim, as raizes apodreceram, hoje tenha algumas e isso só esta acontecendo com essa, o que vc me aconselha. Desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, gostaria de ver umas fotos dela.
      As fotos podem ser publicadas em algum perfil da internet (escolha privacidade pública - facebook, instagram, google plus...). Depois cole o link das fotos aqui.
      Assim fica mais fácil te dar dicas.
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  10. Olá, estou com uma orquidea semelhante a foto, com folhas bem murchas, mas ela está com brotos para florir. Recentemente coloquei Fertilizante para Orquídeas 10-10-10, está correto? o que me aconselha a fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edilene, depende do quanto desidratada ela está.
      Se for muita coisa, aí provavelmente vai ser melhor você cortar a haste para impedir que ela floresça e aí começar a adubar com adubo de raízes.
      Se não estiver tão ruim, e as flores ainda não estiverem abertas, aconselho suspender a rega e só molhar com o adubo de raiz, 1 vez na semana (reduza a dosagem do rótulo para a metade) e 1 vez por semana, intercalando, pulverizar apenas na superfície do vaso e nas folhas uma mistura de 4 gotas de complexo B diluído em 500ml de água.
      Ex: adubar com adubo de raízes no sábado e na quarta pulverizar o complexo B.

      O 10-10-10 é para manutenção, o que a sua orquídea precisa é melhorar a qualidade das raízes, por isso está desidratada.
      Quando as flores abrirem, suspenda tudo e faça só a rega normal, mas espace mais, pq vc deve estar molhando muito e isso faz desidratar a orquídea.

      Pesquise aqui no meu blog mais sobre a desidratação das orquídeas.
      Veja esta matéria, por exemplo:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2013/07/nao-afogue-sua-orquidea.html

      Existem outras. É só pesquisar aqui mesmo.

      Bjs,
      Cynthia

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi Cynthia!
    Venho trazer notícias da minha orquídea e tirar novas dúvidas!
    Já postei as fotos pra você ver,e se quiser pode usar no Blog. Segue o link:

    https://plus.google.com/u/0/109982764863542868503/posts/4AnnCQp7gtE?pid=6088746891737070978&oid=109982764863542868503&authkey=CMu2lePQitSPFQ

    *Minha primeira dúvida é sobre a haste de onde caiu as flores ontem,de ontem pra hoje ela ficou vermelho como na foto e nela tem uma mudinha. Não sei se tenho que deixar a muda ou cortar,estou com medo desse vermelho ir descendo como aconteceu com o outro que ficou amarelo e tive que cortar a haste inteira e hoje só tem uma.
    *Outra dúvida é sobre a folha,tem uma bem comprida que está muito velha,posso cortá-la ou melhor deixar? Ia cortar porque está feia só,mas daí ficariam só duas folhas,uma pequena e outra média. E elas estão murchas de novo,posso continuar com o enraizador sem pausas? Usei um vidro pequeno inteiro desde quando você me indicou,terminou o mês passado.
    *Por último,é sobre uma pontinha que está nascendo,quero saber se é uma raiz nova ou outra muda! Todas estão com fotos.

    Outra pergunta sem ter a ver com a orquídea,se puder me ajudar,é uma horta em vasos que tenho,pimenta e manjericão, na terra delas tem uns bichinhos minúsculos tipo um piolho na cor marrom,não sei o que são,não são cochinilhas porque não tem aquele pó branco. Você sabe o que pode ser?

    Enfim, te agradeço de novo já!
    Aguardo sua resposta,beijos!
    Kênia

    ResponderExcluir
  13. Oi Cynthia, tudo bem?
    Fiquei fora umas semanas e deixei minhas orquídeas com uma amiga e uma foi praticamente afogada, é uma Phalaenopsis :(!! As raízes estão praticamente podres e as folhas desidratadas......vou adubar e aumentar a umidade, mas gostaria de saber se corto as raízes e se posso aplicar complexo B? Muito obrigada.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Ola!!! Sou Alcione Melo,gostaria de saber o que eu faço pra salvar uma Vanda,não quero deixa lá morrer,ela apodreceu as raízes,.mas esta com as folhas verdes,e caule deu umas coisunhas branca,não sei o que é,e as folhas parecem estar desidratada,devo cortar as raizer? Me ajude por favor?

    ResponderExcluir
  15. Po favor posso colocar esta adubação de raiz sempre?Pois notei que minhas phalenopolis esta com as raízes secando, e ficando pouca raizes e nao faz muito tempo que troquei o substrato de todas elas, outra dúvida mesmo colocando o adubo de raiz é necessário usar a vitamina b?

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Cynthia.
    Tenho uma muda Phal que separei da mãe tem umas 6 semanas.
    Ela só tinha 1 raiz, na altura da separação só se conseguiu 1 (mas já estava com 3 folhas).
    Infelizmente escolhi a hidroponia para o cultivo e como estava só com 1 raiz (além de que devo ter feito algo errado), ela acabou perdendo essa raiz também. Aí ela começou ficando com as folhas moles e desidratadas.
    Passei ela para substrato-casca de pinus e carvão para conseguir fortifica-la mais.
    Tenho aplicado adubo líquido na água com borrificador sobre as folhas e coloquei também pó enraizador no substrato.
    Está chegando também esta semana para mim esfagno (estou em Portugal e aqui é difícil arranjar)

    Vi seu post sobre a UTI, julgo ser o indicado para ela, mas como não tinha o esfagno não conseguia fazer...

    Minhas dúvidas são:
    - Qual a temperatura ideal para a UTI? é que aqui em PT estamos em pleno Inverno e as folhas dela têm estado muito frias...
    - É indicado colocar a UTI dentro de uma estufa para aumentar a temperatura? Ou arranjar uma base de aquecimento eléctrica?
    - Como está sem raiz nenhuma, quais os cuidados na fixação dentro da garrafa PET?
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  17. boa noite tenho uma mine phal ja a mais de um ano ela estava na janela da cozinha nunca tinha colocado adubo durante este tempo ela nunca deu flor derrepente comecei a prestar mais atenção nela e achei que ela estava num vaso muito pequeno e com o substrato mofado e velho resolvi trocar ela de vaso coloquei ela num vaso maior e tambem adubei com o 10 10 10 pela primeira vez tambem troquei pq ele estava ficando com as folhas muito mole ao tirar ela do vaso vi que as raizes estavam muito ruim poucas raizes brancas coloquei no substrato pinus com carvao nao quero perder ela sera que a troca de substrato e o adubo sera suficiente pra ela ficar bem

    ResponderExcluir
  18. boa noite tenho uma mine phal ja a mais de um ano ela estava na janela da cozinha nunca tinha colocado adubo durante este tempo ela nunca deu flor derrepente comecei a prestar mais atenção nela e achei que ela estava num vaso muito pequeno e com o substrato mofado e velho resolvi trocar ela de vaso coloquei ela num vaso maior e tambem adubei com o 10 10 10 pela primeira vez tambem troquei pq ele estava ficando com as folhas muito mole ao tirar ela do vaso vi que as raizes estavam muito ruim poucas raizes brancas coloquei no substrato pinus com carvao nao quero perder ela sera que a troca de substrato e o adubo sera suficiente pra ela ficar bem

    ResponderExcluir
  19. sou iniciante com as orquideas tenho mas duas denphal que estao bem sao mudas novas e nao floriram ainda gostaria de umas dicas de como cuidar delas tbm meu e mail sreginateixeira2013@bol.com.br

    ResponderExcluir
  20. Cynthia Boa Noite ?

    Eu gosto muito de cultivar flores e de alguns meses pra cá eu decidi a me dedicar as orquídeas porém não obtive sucesso eu não sei onde estou errando pois as que não morrem não vão pra frente me ajuda?
    Desde ja muito obrigada.

    ResponderExcluir
  21. A minha orquídea está c muita raíz nova e não florece há mais de um ano.Suas folhas estão bem bonitas.O q pode ser?

    ResponderExcluir
  22. boa tarde Cynthia! Olha! não imagina a felicidade que me encontro, ao conhecer seu blog. Gostei muito e vai me ajudar, pois sou apaixonada por 'orquídea' e tenho algumas desidratada e quero salvá-la.
    esse complexo "B" encontrado na farmácia contém açúcar? Só encontrei com açúcar tipo xarope e comprimido. por favor me ajude com minhas meninas.

    ResponderExcluir