quinta-feira, 21 de julho de 2011

Esclarecimentos: S.O.S. - UTI para orquídeas

Algumas pessoas ficaram com dúvidas em relação a U.T.I. para orquídeas.
Tentarei esclarecer tudo.

Antes de ler este Post, leia a última atualização (fevereiro/2014) sobre as dúvidas comuns... CLIQUE AQUISerá que sua orquídea realmente precisa da UTI?


A U.T.I. ou C.T.I. é um método de tratamento e recuperação de plantas que é comumente adotado por orquidófilos.
Inclusive, existem orquidários em várias partes do Brasil que oferecem esse serviço, por um custo baixo mensal. É chamado de "hospital para orquídeas".

COMO FUNCIONA?
O processo cria, por meio da garrafa transparente, um ambiente de tratamento, onde orquídeas muito debilitadas encontram condições adequadas para sua total recuperação.

SEMPRE FUNCIONA?
Esse método é uma tentativa de recuperar as orquídeas enfraquecidas, mas não quer dizer que em todos os casos dará certo, podendo haver perdas.
Digamos que em números, cerca de 7 orquídeas em cada 10, se recuperam com esse método.



COMO SABER SE MINHA ORQUÍDEA PRECISA DA U.T.I?
Nos casos de orquídeas que apresentam desidratação ou apodrecimento de raízes o método é indicado.
A desidratação é percebida através das folhas, que ficam enrugadas e moles, dos bulbos enrugados, raízes ressecadas e outras características.
Veja foto de UMA orquídea que precisa ir para a U.T.I.:

Folhas se viço, moles e enrugadas


SE ELA ESTÁ DESIDRATADA, NÃO BASTA MOLHAR MAIS?
Nem sempre, o que acontece é que se ela estiver com poucas raízes, estas não conseguiram sugar a água necessária para a planta e o substrato úmido irá apodrecer as raízes que restaram e morrerá.

POSSO COLOCAR MAIS DE UMA ORQUÍDEA POR GARRAFA?
Sim, se o tamanho delas for pequeno e houver espaço suficiente para acomodá-las confortavelmente na garrafa PET.

QUAL O LOCAL DEVO DEIXAR A GARRAFA?
O local deve ser claro, porém longe dos raios solares.

QUAIS OS OUTROS CUIDADOS QUE DEVO TER?
Não é necessário mais nenhum cuidado além de esterelizar o musgo, umedecer com enraizador, lacrar bem a PET e observar se algum fungo ou mofo surgir na garrafa.
Veja o passo a passo clicando AQUI.

QUANDO DEVO RETIRAR A ORQUÍDEA DA PET?
Somente quando a orquídea tiver com a aparência mais saudável, com raízes maiores do que 5 cm.

POSSO ABRIR A PET SEMPRE QUE DESEJAR?
Não. Se a garrafa for aberta com frequência, você prejudicará o tratamento da orquídea.
Abra apenas uma vez no mês para examinar as raízes.
Semanalmente você pode observar por fora, pois a PET é transparente.

E QUANDO ELA ESTIVER "CURADA"?
Quando as raízes atingirem 5 cm ou mais, replante a orquídea no susbtrato. Para saber como, clique AQUI.
O importante é depois que plantar no vaso, você deixe sua orquídea em local sombreado até se adaptar, que levará cerca de três semanas. Se retirar ela da PET e colocar diretamente em local que tenha incidência de sol, mesmo que até 9h da manhã, ela queimará, pois não está mais acostumada ao ambiente externo.
Passado as três semanas, basta manter os cuidados habituais e indicados para cada espécie.


Mais dúvidas: Leia a matéria: as dúvidas mais comuns sobre a UTI de orquídeas. Clique AQUI.

33 comentários:

  1. Cynthia,
    Coloquei uma orquídea na UTI como você ensinou, vou esperar para ver os resultados.
    Parabéns pelo blog!
    Ele é muito útil para quem tem dúvidas sobre o cultivo de orquídeas.

    ResponderExcluir
  2. Ola Cynthia! Estou precisando de ajuda, tenho uma Phaleo e as folhas dela estao amolecidas e caindo, alem de ter apodrecimento nas raizes. O que vc acoselharia ser feito?

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Parabéns pelo blog muito bem explicado.
    Gostaria de saber se essa tecnica serve para oncidium ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, nunca fiz com Oncidium, mas pelo que sei, vai bem para qualquer orquídea. Já testei com Cattleya, Laelia, Phal e Dendobrium. Todas se adaptaram bem!
      Bjs

      Excluir
  4. Ola querida fiz a UTI hoje espero que consiga recuperá-la mas uma duvida a minha se acabaram as raízes não tem nem Huma sera que tem jeito ha também não achei biofertil raiz comprei polifertil raiz será que terei resultado você conhece esse produto sou iniciante tenho ela a três anos e nunca deu flor estou com muito medo de perdela


    Luciana Moraes obrigada por tudo Cynthia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana,
      Sim! Ela pode sobreviver!
      Mesmo sem raízes ela pode dar resultados.
      Ela só não tem salvação se estiver sem folhas.
      Acredito que não terá problema com o enraizador, ao que parece, a diferença é só a marca mesmo.
      Boa sorte!
      Bjs

      Excluir
  5. Ola Cynthia. então meu email é luh32@ig.com.br por favor espero seu contato
    moro em apartamento em são paulo no sétimo andar
    obrigada Deus abençoe Luciana Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana,
      Estou sem email, mas qq dúvida vc pode escrever por aqui ou pelo G+ (basta clicar ao lado do meu nome, que fica na parte de cima do blog, no canto direito), assim, além de me seguir, vc pode mandar msgs.
      Bjs,
      Cynthia

      Excluir
  6. Ola Cynthia,

    Adoro o seu blog. Sou apaixonada por orquideas e ha cerca de 2 anos comecei a minha coleção e a sua ajuda tem sido muito preciosa. Há cerca de 5 meses a Phalaenopsis da minha mãe perdeu todas as folhas e as raízes estavam em muito mau estado. Eu já tinha lido acerca da UTI no seu blog e decidi experimentar, embora a planta estivesse em muito mau estado. Tem estado na UTI este tempo todo, as raízes estão bem melhores e já cresceram, mas não nasceu nenhuma folha. Gostaria que me desse uma opinião acerca se deva retirar ou não da UTI e que outros cuidados deverei ter para que tenha uma recuperação completa.
    Muito obrigada,

    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia,
      Dificilmente ela sobreviverá sem folha, mas se vc notou alguma melhora, ótimo!
      Eu nunca tive sorte nestes casos, mas não desista dela!
      Meu conselho, se está funcionando, deixe-a lá!
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  7. Oi Cynthia. Parabéns pelo seu blog. Achei muito bom e muito útil. Principalmente para mim, que sou iniciante no assunto.
    Gostaria de te mostrar fotos da minha orquídea. Ela apresentou folhas murchas e estou sem saber se é apenas desidratação ou se eu terei que fazer a uti nela.
    Como posso te enviar?
    Agradeço desde já e parabéns novamente.

    Luciana

    ResponderExcluir
  8. Oi Cyntia. Tenho uma orquídea Phalaenopsis, mas está com folhas murchas e as raízes estão começando a ficar pretinhas. a haste (não sei se é assim que se escreve) esta ressecada. Será que a UTI vai resolver para ela? Acho que ainda dá tempo de salva-la. Ela é bem forte.
    Meu e-mail se caso precisar. lidiap.s@hotmail.com
    Abrigada.

    ResponderExcluir
  9. Olá Cyntia! Desde que ganhei minha Phalaenopsis estou acompanhando seu site. E ia tudo bem até entrar esse calorão. Ela ficava na área externa, num local de sombra e vento, eu sempre fazia regas regulares, e às vezes acho que regava demais. Suas folhas tinham murchado um pouco, mas ainda tinham um aspecto saudável. Essa semana caíram suas últimas flores e ontem eu cortei a haste e só aí que eu notei que as folhas estavam com um aspecto ressecado também. E quando eu coloquei o dedo no substrato fiquei em choque, pois estava completamente seco (mesmo com as regas regulares)! Agora eu reguei. As raízes estão normais, com aparência bonita e são várias, poucas secas. Mas não sei se é o caso de levá-las para a UTI, pois estou preocupada com as folhas. O que você acha?

    ResponderExcluir
  10. socorro!!
    viajei e meu esposo enterrou minha Vanda, agora não sei como salvá-la, está sem raizes e com apenas três folhas super desidratadas. o que fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Edna!
      Eu tentaria a UTI. Como a Vanda gosta de ambiente úmido, a UTI deve funcionar.
      Além de colocar o enraizador (conforme eu coloco nas matérias da UTI), usaria mais 4 gotas de complexo B na mistura.
      Espero que ela se recupere!
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  11. socorro a minha orquidea esta horrivel acho q esta morrendo por favor me ajude ela estava cm as raizez pretas ai eu tirei e ficou umas raizinhas bem fininha ela esta so com uma folha so e as que querem nascer murcham socorro se nao me entender me ensina colocar uma foto socorroooooooooo a foto do perfil é a foto dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rob,
      Acho que deve ser o caso da CTI/UTI de orquídeas.
      Separei uns links que podem te ajudar...
      Veja esses links. Irão ajudar...
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2011/07/sos-uti-para-orquideas.html
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2014/02/orquidea-x-uti-antes-de-fazer-leia-esse.html
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2011/10/uti-para-orquideas-cuidado-com-o-mofo.html
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2011/10/video-como-salvar-sua-orquidea.html

      Se quiser mandar fotos para mim, basta colocar a foto em algum perfil público na internet. Pode ser instragram, facebook, google +, picasa, my space... Você escolhe!
      Depois que publicar a foto (lembre-se que a privacidade deve ser pública), você copia o link com o endereço de onde está a sua foto e cola aqui no comentário.
      É preciso que você mande o link e de preferência em resposta a esta mensagem, pois recebo muitos comentários e assim não perco as informações anteriores que você me mandou.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  12. Cynthia poderia me ensinar como faço para colocar orquidea na UTI ou CTI, ou seja o que devo utilizar?, muito grata Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena,
      Veja esses links. Irão ajudar...
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2011/07/sos-uti-para-orquideas.html
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2014/02/orquidea-x-uti-antes-de-fazer-leia-esse.html
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2011/10/uti-para-orquideas-cuidado-com-o-mofo.html
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2011/10/video-como-salvar-sua-orquidea.html
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  13. Boa tarde, tenho que apertar bem o musgo para retirar a agua, ou posso deixar um pouco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aperte bem. Não se preocupe, pois mesmo espremendo, ainda ficará úmido. Essa qt de umidade é o suficiente.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  14. Boa noite Cynthia
    Tenho uma orquidea phalaenopsis em floração, no entanto as folhas estão bem doentes, e agora as flores também já sentiram e estão morrendo. Gostaria de saber se o método do UTI também recupera nesses casos. As raízes também estão com aspecto doente (esbranquiçadas). Ela está dentro de um xaxim. OBS. mudei recentemente de residência e tive que mudar todas as plantas de lugar, inclusive essa dodói. Obrigada Marcela Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela,
      Raízes brancas, prateadas e verdes são raízes saudáveis. Raízes marrons, amarronzadas e escuras são raízes podres.
      A Uti funciona bem com as Phal, mas é muito comum dar mofo.
      Eu aconselho vc a retirar as raízes amarronzadas e escuras (molhe que facilita a ver melhor a cor), passe canela em pó nas raízes e replante em um novo substrato, não molhar por 7 dias. Depois de 7 dias iniciar a adubação de raiz (mesmo produto usado na uti), igual o recomendado no rótulo e toda a vez que for regar, usar uma mistura de complexo B (8 gotas por litro de água) para aguar a orquídea.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  15. Olá Cyntia, tudo bem? Semana passada coloquei minha orquídea na UTI pois ela estava com as folhas bem murchas. Fiz todo o procedimento. Mas na quarta (hoje é sábado), pude notar que uma das folhas está amarelando. O que faço? Abro e retiro a folha e refaço o processo, ou deixo como está? Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Cynthia boa tarde.

    Parabéns pelas informações que para os leigos são de muita valia.
    A mais ou menos um mês eu ganhei um Phal que até então estava com as duas hastes florida. Ela ficou esses 30 dias na loja onde trabalho, que é um local fechado e com ar condicionado. Depois de umas 2 semanas as flores começaram a cair e uma das hastes começou a secar. Diante dessa situação eu a trouxe pra minha casa, cortei a haste que estava secando depois do terceiro nó e deixei pegar o sol da manhã alguns dias. Observei que duas folhas ficaram com um aspecto de queimadas, sem falar que tem muitas raízes apodrecidas e secas dentro do vaso.

    Qual procedimento devo fazer pra que floresça novamente?
    Por favor me ajude.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Ola Cynthia, tenho seguido o seu blog e tem sido muito util.
    Pensei que talvez me pudesse ajudar com a minha orquidea - as folhas estao verdes mas caidas, o que pode ser? Inicialmente tinha aparecido umas manchas pequenas na raiz que controlei com canela, e as raizes no geral tem aspecto saudavel. Pensei que pudesse ser falta de agua, e reguei mais um pouco ontem, mas nada melhorou...
    Obrigada
    Ana

    ResponderExcluir
  18. Ola Cynthia, tenho seguido o seu blog e tem sido muito util.
    Pensei que talvez me pudesse ajudar com a minha orquidea - as folhas estao verdes mas caidas, o que pode ser? Inicialmente tinha aparecido umas manchas pequenas na raiz que controlei com canela, e as raizes no geral tem aspecto saudavel. Pensei que pudesse ser falta de agua, e reguei mais um pouco ontem, mas nada melhorou...
    Obrigada
    Ana

    ResponderExcluir
  19. Oi Cintia tecachei nesta página gostei muito e gostaria de tirar uma dúvida ganhei uma orquídea estava em um vaso pequeno e muito linda com flores so que me falaram pra trocar o vaso e por terra aquelas terras compradas depois comecei a pesquisa e vi que não era correto colocar terra na orquídea tirei toda terra e vi que as raízes estão apodrecendo tirei desse vado td a terra e coloquei no vaso inprovisado de garrafa que cortei e furrei deixei so aquele adubo que ja era dela e agora o que faço

    ResponderExcluir
  20. Olá Cynthia! Pode me dar uma ajuda?
    Tenho uma Phalaenopsis ha mais ou menos 3 anos, amarela, linda, super perfumada, parece até uma catleya, a estava super bem adaptada ao ambiente já enraizada na parede (tenho muitas orquídeas na parede, em vaso de barro), e notei que ela começou a perder folhas, apodrecendo em algumas partes e acabou perdendo a folha central que tinha acabado de nascer... Eu tirei ela dá parede, limpei as raízes, polvilhei canela e coloquei novamente em vaso com novo substrato. Será que irei perder minha planta? Devo fazer algo mais? Nunca vi uma phal perfumada como a minha, e não quero perdê-la. Me ajude por favor!

    ResponderExcluir
  21. Olá Cynthia! Pode me dar uma ajuda?
    Tenho uma Phalaenopsis ha mais ou menos 3 anos, amarela, linda, super perfumada, parece até uma catleya, a estava super bem adaptada ao ambiente já enraizada na parede (tenho muitas orquídeas na parede, em vaso de barro), e notei que ela começou a perder folhas, apodrecendo em algumas partes e acabou perdendo a folha central que tinha acabado de nascer... Eu tirei ela dá parede, limpei as raízes, polvilhei canela e coloquei novamente em vaso com novo substrato. Será que irei perder minha planta? Devo fazer algo mais? Nunca vi uma phal perfumada como a minha, e não quero perdê-la. Me ajude por favor!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, tenho uma orquidea que está com 5 flores e abrindo outra, as folhas estão verdes oliva (com aspecto sadio) mas caidas como orelha de cachorro. Que faço? Oque falta?

    ResponderExcluir
  23. Bom dia! Eu fiz a UTI faz 3 dias e apareceu tipo umas espumas bem claras na cor branca no caule,isso seria um fungo? Terei que fazer todo o processo novamente? Obrigada

    ResponderExcluir