Guia da Oncidium


Este é mais um dos grandes gêneros, com aproximadamente 600 espécies distribuídas por toda a América tropical, desde o México até o norte da Argentina. No Brasil são aproximadamente 100 espécies.
A grande maioria das espécies é epífita, ou seja, vivem fixadas nas árvores, mas também existem terrestres e rupícolas (vivem em pedras).
Seu cultivo é comum em vasos de barro, sempre com excelente drenagem, ou em placas de peroba, sempre com água abundante durante todo o ano.


Oncidium Lanceanum

Oncidium (Lanceanum x (Tricaocidin x Lanceanum) x Lanceanum



FLORAÇÃO
Suas flores são pequenas, delicadas e muitas vezes perfumadas.
Os tons mais comuns são: amarelo, róseo, branco e castanho
A durabilidade da floração varia de uma semana a 40 dias, dependendo da espécie de Oncidium.
Quando a flor possui aroma, costuma ser bastante acentuado, como é o caso da Oncidium Sharry Baby, que quando está no auge da floração, exala cheiro de chocolate que chega a abrir o apetite.

Oncidium Sharry Baby - conhecida como Chocolate


A época de floração varia de espécie para espécie.
Curiosidade: a Oncidium Retemeyerianum florece praticamente o ano todo, pois as flores vão surgindo a partir das mais velhas que caem, ou seja, sempre há duas ou três flores abertas

Oncidium Retemeyerianum



CULTIVO
É impossível ditar regras de cultivo que sirvam para todo Oncidium, pois existe uma variação muito grande devido ao grande número de espécies.
De modo geral, o cultivo desta planta é extremamente fácil: precisam de boa circulação do ar, luminosidade de 50% e boa umidade do ar.
É importante destacar que apreciam mais a umidade do ar elevada do que o substrato molhado.
Outra informação relevante é que se mantidos em ambientes de pouca ventilação ou com plantas muito aglomeradas, tem grande facilidade de serem atacados por fungos e bactérias.



Oncidium Flexuosum



ADUBAÇÃO
De modo geral, o Oncidium aceita bem a adubação tanto químida como orgânica.
Aconselho sempre para quem está começando o cultivo a optar pela química, do tipo foliar, pois é mais difícil errar a forma de adubar.
A adubação química pode ser homeopática, ou seja, leve, realizada várias vezes em pouca quantidade, pois o adubo em excesso pode queimar as folhas.
Você pode optar pelo adubo foliar para orquídeas. Aplique sempre que for regar a planta, mas para isso deve-se diluir em uma quantidade 7 vezes maior de água.
Ex: se a fórmula aconselha uma colher de café de adubo para um litro de água, utilize 1 colher de café para 7 litros de água.

Oncidium Vroni Keller



REGA E SUBSTRATO
A rega do Oncidium deve ser feita ao entardecer, pois ele gosta de passar à noite úmido.
Os Oncidium se adaptam bem a vários tipos de substratos, desde pedaços de casca de peroba branca, pequenos pedaços de canela-de-ema e até troncos de parreira. Nos casos de fixar em tutores vivos ou pedaços de árvores, é aconselhada a rega diária.
No caso dos vasos, opte pelos de barro, o substrato mais indicado é a mistura do musgo esfagno (40%) + carvão (30%) + casca de pinus moída (30%). No caso desta mistura, a rega deve ser controlada, apenas molhar quando estiver quase seco, pois este musgo retém bastante umidade.
Também é possível cultivá-lo em pedra brita zero, bem lavada, mas, assim como nas placas e árvores, a rega deverá ser diária, pois a brita não conserva a umidade por muito tempo.
Eles gostam bastante da boa umidade do ar. Para manter o ambiente mais úmido, basta molhar o chão próximo da sua planta.
Aquelas que foram fixadas em árvores, devem receber regas diárias.
As regas deverão ser intensificadas no período de crescimento.


Oncidium Sweet Sugar - Conhecida como chuva de ouro


REPLANTAR E DIVIDIR MUDAS
São plantas fáceis de serem replantadas e podem ser divididas para obtenção de novas mudas.
Partircularmente prefiro não separar os brotos, acho que o efeito visual de uma planta adulta com várias frentes, apresentando diversas hastes forais ao mesmo tempo, é mil vezes mais bonita do que uma pequena planta com uma única haste flora.
Por isso, aconselho a não dividir, o efeito visual é muito mais bonito.


Detalhes da orquídea chocolate - Sharry Baby