quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ataque das cochinilhas – acabe com esses perigosos inimigos!



Esta planta esteve na UTI, mas resolvi tirar, porque já estava com várias raízes. Poucos dias depois, ela sofreu um feroz ataque de cochonilhas e por descuido, não notei a presença delas, quando percebi, uma folha já estava amarelando e tive que arrancá-la.
 
Veja qual o tratamento que fiz, quais os cuidados e como previnir o aparecimento desses insetos sugadores que podem matar uma orquídea em alguns dias.





TRATAMENTO UTILIZADO:
Como foi em apenas uma planta, preferi o controle manual, ou seja, lavei a planta inteira com sabão de coco e uma escovinha de dentes.
É importante esfregar em todas as partes da planta e depois lavar bem em água corrente.
A folha eliminada (amarela), foi queimada, para ter certeza que as cochonilhas não iriam se espalhar para as outras orquídeas.
Ficará em observação por duas semanas, para certeza de total eliminação da praga e depois, retornará para a UTI, pois as cochonilhas sempre prejudicam a saúde da planta e ela acabou ficando com apenas uma folha.
 

PARA PREVENIR:
Você pode usar óleo de neem ou óleo mineral. Basta pulverizar em toda a planta regularmente, a cada 15 dias ou semanalmente.


SAIBA MAIS:
As cochonilhas são pequenos insetos de tamanho inferior a 3mm e possuem uma grande variedade de espécies: algumas podem ter carapaças e outras não, podem formam colônias e ficam com um aspecto esbranquiçado ou de coloração escura.
Elas ficam agarradas nas folhas, pseudobulbos, nas brotações... e ali sugam a seiva da orquídea.
Estes insetos sugadores se reproduzem rapidamente.
Em poucas semanas, elas começam a sugar a seiva da orquídea, podendo levá-la a morte.
Ao primero sinal de cochonilhas, fique atento as outras plantas, pois também podem estar sendo atacadas, mesmo que não sejam orquídeas, como é o caso comum nas samambaias.
E se não bastasse o estrago que elas já fazem, as cochonilhas ainda abrem o caminho para os fungos, que adoram uma orquídea debilitada.


OUTROS TRATAMENTOS:
- Você pode aplicar também aqueles inseticidas à base de água, como é o caso do SBP, vendido no mercado para matar mosquitos e baratas.
- Pode-se aplicar uma solução feita com sabão de coco: dilua 50 gramas de sabão de coco picado em 5 litros de água quente. Depois de esfriar, pulverizar diretamente sobre toda a planta. Esta aplicação deve ser semanal até a completa eliminação das cochonilhas. Ah! E não vale guardar o que sobrou, este caldo só é eficaz por 24 horas!





3 comentários:

  1. Oi cintya tenho 1orquia q ta cm pulgoes msmo assi ela ta nascendo raiz la n topo ds folhinhas menores sera q se corta vai vira nova planta cmo mando foto p vc pr fvo da 1 forca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisabete! eu tb estou com o mesmo problema, minha orquídea esta com pulgões minúsculos na raiz, porem ela esta crescendo e as folhas parecem sadias....não sei o que fazer, estou com medo de perde-la
      Da uma ajuda aí Cinthya!!!

      Excluir
    2. Esqueci de me identificar Roberta Cassini

      Excluir