sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dica de adubação - Bokashi


Este tipo de adubo está cada vez sendo mais usado por quem cultiva orquídeas.

O Bokashi é um biofertilizando, ou seja, um adubo orgânico de liberação lenta.

A liberação dos nutrientes é lenta pois depende de microrganismo que fazem a decomposição dos componentes desta adubo (farinha de osso, farelo de peixe, farelo de soja, casca de arroz...).

Mas atenção! Quando usar esse adubo, não pode ser usado defensivos, fungicidas  ou adubos químicos, pois eliminam os benefícios desta adubação.


A dica de hoje é...
Fazer uma trouxinha com gase (usada para curativos) e amarrar nos troncos de árvore onde estão fixadas as orquídeas. Conforme você for regando, e a própria água da chuva, irão ajudar na decomposição do adubo e levarão os nutrientes até as raízes das suas orquídeas.
Você pode usar esses saquinhos também nos vasos das orquídeas.

Veja esse passo a passo que montei para ajudá-los a fazer as trouxinhas.
Clique na imagem para ampliá-la.


14 comentários:

  1. Oi Cynthia, gostei muito das dicas. Vou experimentar com minhas orquídeas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. "Dreamer Girl",
    Que bom que gostou.
    Pode olhar o blog todo que eu deixo (risos).
    Se tiver algum assunto que gostaria que fosse abordado, basta me enviar por e-mail:
    cynthiablanco@bol.com.br
    Seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cynthia ,gostei demais de suas dicas tenho uma chuva de ouro que tem folhas bonitas,mas nunca floresce,pode me ajudar?
    Agradeço

    ResponderExcluir
  4. Oi Cynthia adorei seu blog,adoro orquídeas mas estou só engatinhando no seu cultivo,gostaria de tirar algumas dúvidas:tenho uma chuva de ouro dentro de casa ,perto da janela ,embora esteja com folhas verdes o caule está com um pouco de rugas e, não dá flores , que poderá ser?
    Parece que está na Disney ainda,que maravilha !!!!!
    Desde já agradeço e aguardo ansiosa sua resposta.
    att. Reginable

    ResponderExcluir
  5. Se a nào está florindo, pode ser falta de adubação ou de luminosidade.
    Aposto mais na luminosidade, pois para não florir por falta de adubo, tem que estar muito pobre de nutrientes.
    Você lembra a última vez que ela floriu? Esta orquídea florece uma vez no ano. Então se ela floriu em menos de um ano, espere, pois não está na época de floração.
    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  6. Cynthia, mesmo qdo clica na img para aumentar não dá para ler o que está escrito em cada passo a passo, por favor, posta de novo essa img só que maior e com a escrita legível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ficou muito pequeno. Vou tentar localizar nos meus arquivos essa imagem e melhorar a qualidade.

      Excluir
  7. Cara amiga: o problema com a imagem ainda persiste. não aumenta quando clico.

    ResponderExcluir
  8. Cynthia Boa tarde eu gostaria dr saber se posso deixar as minhas orquideas em vasos de barro ou a melhor nos vasos de plástico do jeito que veio da loja .minhas orquideas São FHALAENOPSIS

    ResponderExcluir
  9. Cynthia Boa tarde eu gostaria dr saber se posso deixar as minhas orquideas em vasos de barro ou a melhor nos vasos de plástico do jeito que veio da loja .minhas orquideas São FHALAENOPSIS

    ResponderExcluir
  10. Cynthia. Amei seu blog! Ótimas dicas.
    Eu ganhei uma Phalaenopsis já com flores. Posso usar esse adubo durante o período de floração ou apenas depois? Desde já, obrigada. 🌿💕

    ResponderExcluir
  11. Oi gostaria de saber o que fazer pra a orquidea florir..ela esta linda mas não. Florsce posso usar o adulbo bikaschi ? Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Oi gostaria de saber o que fazer pra a orquidea florir..ela esta linda mas não. Florsce posso usar o adulbo bikaschi ? Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Tem como fazer um adubo bocashi usando casca de arvores borra de café e carvão moído

    ResponderExcluir