segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vídeo: Como salvar sua orquídea debilitada?

Apos muitas dúvidas recebidas por e-mail, percebi que este assunto ainda deixa muitas pessoas inseguras.
Então...
Resolvi ir além do passo-a-passo com fotos, este final de semana fiz um vídeo mostrando todas as etapas da UTI para orquídeas.
O exemplar escolhido é uma Phalaenopsis com três mudas.

Assista o vídeo:


Novo Post sobre as dúvidas comuns... CLIQUE AQUI. Leia antes de fazer sua UTI. Será que sua orquídea realmente precisa da UTI?

Dica: Leia mais a respeito abaixo...
VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM DE:

30 comentários:

  1. eu fiz a UTI só com casca de pinus pois aquele musgo estava dando mofo muito rápido, fervi a casca, esterelizei a vasilha e nada... 24 horas e as raizes eram puro bolor!

    ResponderExcluir
  2. Kare,
    Você tem que espremer bem o esfagno. O musgo tem que ficar levemente úmido.
    O mofo pode acontecer em uma semana, antes disso pode ser sinal de que o musgo esfagno está mais úmido do que deveria.
    O importante é ficar de olho sempre, ou você pode perder a planta se ficar muito tempo com mofo.
    Boa sorte!
    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  3. Minha orquidea esta tao debilitada que perdeu todas as folhas. Será que ainda tem chance de recuperar???

    ResponderExcluir
  4. Cynthia, parabéns pelo video,gostaria de saber qual o ambiente ideal para se colocar a garrafa.. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Laura,
    O ideal é um lugar sombreado, com luminosidade indireta (apenas claridade).
    Depois que tirar da PET, precisa deixar no mesmo lugar para ela se acostumar a nova temperatura e umidade (que não será a mesma de dentro da garrafa).
    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  6. Sem folhas é muito difícil. De tiver pelomenos algum pedaço de folha, ela deve vingar.
    Se quiser, mande a foto para mim.
    cynthiablanco@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cynthia, bom dia...Gostei d+ do seu blog, parabéns pela iniciativa!
      Gostaria mto q vc me ajudasse....Eu encontrei uma orquídea caída no chão, numa calçada, ela não tem folhas, tem mtas raízes meio esbranquiçadas, amareladas, e está totalmente podada (tinha 4 hastes), não sei msm de qual espécie ela é, realmente não conheço, só sei q não é phalaenopsis pq já tive várias e não se parece, tb não parecem os bulbos da Cathyllea...Ao lado desses "tocos" q sobraram das hastes, tem uns brotos crescendo (vi 2 - em hastes diferentes), não sei exatamente o q são tb, mas estão verdinhos e crescendo exatamente ao lado dessas hastes e na direção p cima msm...Enfim, fiquei c dó e a levei p casa, lavei bem a planta toda, e não sei agora o q fz c ela...Vc acha q a UTI c a garrafa PET vai funcionar...? Acha q vale à pena tentar recuperá-la?
      Agradeço desde já a atenção! Abç!

      Excluir
  7. Cynthia,

    Coloquei minha Phal na UTI hoje. Ela está com apenas uma folha (e bem murcha) e praticamente nenhuma raíz. Todas estavam podres, tirei todas mas restou uma bem baqueada, metade marrom, metade verde. Ela vinga na UTI sem nenhuma raíz, só com uma folha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinga sim! Só precisa ter folha (mesmo q uma). A UTI é exatamente para criar raízes. Vai demorar um pouco, mas os resultados apareceram.
      Bjs e boa sorte!

      Excluir
  8. Não sabia extamente onde publicar minha pergunta, então resolvi colocar aqui tb...kkkk...Desculpe
    Oi Cynthia, bom dia...Gostei d+ do seu blog, parabéns pela iniciativa!
    Gostaria mto q vc me ajudasse....Eu encontrei uma orquídea caída no chão, numa calçada, ela não tem folhas, tem mtas raízes meio esbranquiçadas, amareladas, e está totalmente podada (tinha 4 hastes), não sei msm de qual espécie ela é, realmente não conheço, só sei q não é phalaenopsis pq já tive várias e não se parece, tb não parecem os bulbos da Cathyllea...Ao lado desses "tocos" q sobraram das hastes, tem uns brotos crescendo (vi 2 - em hastes diferentes), não sei exatamente o q são tb, mas estão verdinhos e crescendo exatamente ao lado dessas hastes e na direção p cima msm...Enfim, fiquei c dó e a levei p casa, lavei bem a planta toda, e não sei agora o q fz c ela...Vc acha q a UTI c a garrafa PET vai funcionar...? Acha q vale à pena tentar recuperá-la?
    Agradeço desde já a atenção! Abç!

    ResponderExcluir
  9. Olá, duas das flores da minha orquidea, estão murchando e ficando amareladas... o que devo fazer? Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Posso usar vidro com tampa em lugar da garrafa pet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel, não vejo pq não. Acredito que não há nenhum problema.
      Lembre-se apenas que precisa ser transparente.
      Boa sorte!

      Excluir
  11. Bom dia,

    Gostaria de saber como cuidar de uma orquidea? A questão de qto em qto tempo rego ela? Pq fui a uma feira em um local aqui em Natal-RN e comprei uma orquidea lá e aí essa semana vi que ela ta muchando, qse totalmente mucha. As folhas estão tipo rachando e uma folha ta com uma pontinha preta.

    Ai acho q era o local onde tava botando, Pois collocava dentro de casa e vi que tem que ser em um local arrejado e como saiu pela manhã e só volto a noite aí ela não tava pegando nem vento e nem sol aí vou por agora na area de serviço mas queria primeiro salva-la. ai queria saber o que faço? Gostaria de Pedir sua ajuda. Pq vejo na net em alguns sites, blogs mas sempre tem opiniões diversas. Ai n sei o que faço. E vou viajar hoje e só volta segunda ai queria vê o que faço para a Orquidea não morrer.

    Me informaram que tem regar ela qdo ela tiver seca ai sempre que olhava tava sempre úmida ai n regava ai foi qdo vi que ela tava muchando ai ontem resolvi rega-la e me informaram que um põ que comprei tem que regar nas folhas e na Orquidea de 15 em 15 dias ai fiz dia 10.04 mas ontem a planta tava muchando ai resolvi botar de novo para vê se sobrevivia, mas ai foi que apareceu a pontinha preta da folha. Me Ajude por favor!!!Não quero que minha planta morra! :(

    Desde já, Agradeço a atenção.

    Andira Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andira,
      Siga sempre as instruções do rótulo!
      O pozinho q vc fala é adubo. Adubo em excesso intoxica e pode matar!
      Pare de adubar por 20 dias! Volte a adubar depois a qt exata que o rótulo manda e no intervalo de tempo exato!
      A dica de molhar qd estiver seca, em geral, é a correta. Para isso, vc deve colocar o dedo no substrato do vaso e sentir se está úmido. Se estiver seco ou quase seco, molhe. É mais fácil vc matar ela afogada do que de sede, mas 15 dias sem molhar é mt coisa, ainda mais em Natal que é quente.
      Preciso saber o tipo de orquídea para poder te orientar. Existem milhares de espécies de orquídeas. Muitas, exigem um cultivo diferente, e não dá para colocar como regra todas as orquídeas.
      Publique a foto dela em algum site na internet (facebook, instagram, google plus...) e depois cole o link da foto aqui no comentário, é só colocar responder.
      Assim eu vejo a sua foto e dou a dica.
      Aguardo vc.
      Cynthia

      Excluir
  12. Olha estou com duas phal com raízes escuras e folhas amarelando, o que faço? Se for necessário UTI deixo por quantos dias?
    Fotos:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=873710905989294&set=pcb.873710992655952&type=1&theater

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=873710852655966&set=pcb.873710992655952&type=1&theater

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=873710872655964&set=pcb.873710992655952&type=1&theater

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=873710905989294&set=pcb.873710992655952&type=1&theater

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=873710942655957&set=pcb.873710992655952&type=1&theater

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=873710972655954&set=pcb.873710992655952&type=1&theater

    Me ajude por favor.
    Obrigada,
    Lilian M M Vieira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian,
      Não consegui ver as fotos.
      Acho que você colocou disponível só para amigos. Altere a privacidade para pública.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  13. Olá Cynthia,me chamo Vanessa!Tenho uma Oncidium,porém suas duas hastes secaram as folhas estão com aspecto de enfraquecidas(o verde está ficando amarelado) e as raízes não estão verdes,estão amareladas e úmidas.Troquei o substrato,mas ela não melhora.Ela tem bastante raiz.Vc acha que é um caso de UTI?Ou trocar o vaso,ou alguma outra dica?Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,
      Como não estou vendo a sua orquídea, é difícil dizer.
      As raízes das Oncidium com o tempo ficam brancas e um amarelo claro. Raiz ruim é marrom.
      Qt a cor das folhas, mts Oncidium tem cor de folha verde - amarelado. Então às vezes não é nada demais.
      Os bulbos? Esses sim denunciam melhor a desidratação. Estão murchos? Finos? Secos?
      Se quiser, pode publicar uma foto em alguma página na internet e mandar o link da foto para mim, através desse comentário.
      Bjs, Cynthia.

      Excluir
  14. Olá Cynthia, tudo bem?

    Gostei muito do seu blog, parabéns!
    Tenho uma orquídea Phale que estava cheia de botões, aí mudei ela para outro lugar (tirei do vaso, coloquei em uma sapateira daquelas de nylon) na varanda. Ela começou a abrir os botões e estava linda, mas aí as folhas murcharam e as flores também começaram a abrir e ficarem murchas.
    Está praticamente sem raízes.
    O que você acha que eu faço? Coloco na UTI? E as flores? Ainda tem muitos botões.
    Não consegui colocar fotos aqui...
    Abs,
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Possivelmente o problema foi vc ter trocado ela de recipiente.
      As orquideas não devem ser mexidas enquanto estiverem em flor e por pelo menos 30 dias após a queda da última flor.
      Essa tal sapateira tem como escorrer a água? Tem furinhos? Orquídea não pode ficar em contato direto com a água, ok?! (salvo em hidroponia, mas aí é outra história...)
      Enquanto ela estiver em flor, não adianta adubar e nem nada, pq ela não vai reagir.
      Corte a haste ou espere a flor cair.
      Plante em um vaso com boa drenagem e passe a fazer adubação de raiz.
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  15. Cynthia, nao encontro o musgo, qual material posso substituir? Eu quase matei a minha afogada, pq o substrato tava retendo liquido demais e eu nao sabia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, o musgo é o ideal.
      Você tem alguma árvore de casca rugosa em casa? Não pode ser lisa como palmeira, ok?
      Se tiver, é o ideal, basta borrifar diariamente uma mistura de 500ml de água e 4 gotas de complexo B, que logo estará soltando raízes.

      Não aconselho a UTI com outro material.
      Se não tiver árvore, é melhor você replantar (tirar o substrato velho), colocar um novo, e regar com a mesma mistura de complexo B, mas vc só irá regar novamente após o substrato secar, ok? Se não vai apodrecer novamente.
      Se tiver mais dúvidas, pode falar.
      Boa sorte.
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  16. Ola Cythia, a minha Cymbidium estava sem dar flores fui verificar o substrato e as rsizes estavam todas secas..mas as folhas verdes. Já fiz o procedimento de cortar..colocar canela e replantei num novo substrato de casca de pinus e carvao, com drenagem embaixo e coquei por cima no csnto adubo bem pouco feito de pó de café coado, torta de mamona e farinha de osso. Agora as folhas estão ficando amarelas. O que faço? Pónho na UTI.

    ResponderExcluir
  17. Ola Cythia, a minha Cymbidium estava sem dar flores fui verificar o substrato e as rsizes estavam todas secas..mas as folhas verdes. Já fiz o procedimento de cortar..colocar canela e replantei num novo substrato de casca de pinus e carvao, com drenagem embaixo e coquei por cima no csnto adubo bem pouco feito de pó de café coado, torta de mamona e farinha de osso. Agora as folhas estão ficando amarelas. O que faço? Pónho na UTI.

    ResponderExcluir
  18. Oi Cynthia tenho uma fal mais a raiz dela está muito estranha tava com uma casca e eu retirei e ele ficou parecendo uma linha mais as folhas estão verdinhas ela está morrendo preciso colocar ela na UTI

    ResponderExcluir
  19. Oi Cynthia tenho uma fal mais a raiz dela está muito estranha tava com uma casca e eu retirei e ele ficou parecendo uma linha mais as folhas estão verdinhas ela está morrendo preciso colocar ela na UTI

    ResponderExcluir
  20. Olá Cynthia. Tudo bem? Tenho uma orquidea phaleno e ela estava saudável. Costumo borrifar água com vitamina B nas folhas e adubar em algumas épocas. Porém a gatinha de estimação da mimha irmã subiu onde ela estava e arrancou todas as folhas. Sei que é dificil que ela resista a isto, mas você acha que tem alguma chance ou algo que eu possa fazer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá Cynthia. Tudo bem? Tenho uma orquidea phaleno e ela estava saudável. Costumo borrifar água com vitamina B nas folhas e adubar em algumas épocas. Porém a gatinha de estimação da mimha irmã subiu onde ela estava e arrancou todas as folhas. Sei que é dificil que ela resista a isto, mas você acha que tem alguma chance ou algo que eu possa fazer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Olá Cynthia. Tudo bem? Tenho uma orquidea phaleno e ela estava saudável. Costumo borrifar água com vitamina B nas folhas e adubar em algumas épocas. Porém a gatinha de estimação da mimha irmã subiu onde ela estava e arrancou todas as folhas. Sei que é dificil que ela resista a isto, mas você acha que tem alguma chance ou algo que eu possa fazer?
    Obrigada

    ResponderExcluir