segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Cuidado com o excesso de adubo!

Você sabia que tanto a falta como o excesso de adubo pode prejudicar a saúde da sua orquídea.
Este artigo tratará do excesso de adubo, suas consequência e como deve ser feita a adubação em orquídeas.



Veja esta foto:


Você é capaz de dizer o que estas manchas indicam?


Esta foto foi enviada para o meu e-mail pela Letícia, que gentilmente permitiu que fosse publicada no blog junto com a sua história, assim outras pessoas poderiam receber a mesma orientação.
Pelas características das manchas nas folhas, e pelo próprio relato da Letícia, acredito que se trata de fitotoxidez. Isso acontece quando é feito uso inadequado de fertilizantes e/ou defensivos.

O que aconteceu neste caso foi que a dosagem e o intervalo da adubação estavam errados com isso a orquídea acabou ficando intoxicada.

Letícia aplicava 1 colher de sopa de adubo para 2 litros de água, quando o recomendado pelo fabricante era 1 colher de sobremesa. O tempo de aplicação também foi menor do que o recomendado, geralmente a adubação química é feita quinzenalmente e neste caso estava sendo feita toda semana, aos sábados.

Na foto nota-se que o resultado do uso excessivo de fertilizante causou injúrias, ou seja, danos à planta, que nesse caso é a queima das folhas.

Quando iniciei meu cultivo também tinha a mesma sensação que a Letícia, achava que a quantidade recomendada era tão pouca e me perguntava se não seria pouco nutriente e se ela precisaria de mais. Somente respeitei a medida do rótulo por receio de prejudicar a planta.

Hoje, com o conhecimento adquirido, sei que fiz a melhor opção. 
Seguir as recomendações do rótulo é fundamental! 
Não deixe de adubar, não tenha receio, toda orquídea precisa de nutrientes que são fornecidos em adubos, mas siga sempre a recomendação de cada fabricante.

Minha dica para quem tem dúvidas é:
Faça a medida de adubo indicada, mas dobre a quantidade de água indicada para a diluição. Desta forma pode-se aplicar uma vez na semana, ao invés de a cada 15 dias.
Ou seja...
Se o indicado é adubação quinzenal feita com uma colher de sobremesa de adubo para 1 litro de água, você deverá usar 1 colher de sobremesa para 2 litros de água, e aplicar 1 vez por semana.

Orquídea gosta de regularidade. Não adianta adubar hoje, daqui a quinze dias, depois que passarem 30 dias você lembrar de adubar novamente.
Se for optar por semanal, aplique toda a semana.
Se for optar por quinzenal, conte no calendário e siga o intervalo.

Ela precisa de um pouquinho de adubo sempre e não muito adubo de vez ou outra.


É o que eu digo sempre: o tempo é seu melhor amigo, só com a experiência você aprenderá mais sobre os sucessos e fracassos que podem acontecer no cultivo de orquídeas.



VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM POR:

5 comentários:

  1. legal pena que resovi vir pesquisar depois de ter adubado com adubo ja vencido tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, nunca testei.
      Imagino que se tem validade deve ser por algum motivo importante.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  2. Oi Cynthia, estou adorando seu blog! Parabéns! Minha dúvida é a seguinte, tenho algumas orquídeas adultas mas quando aplico adubo de manutenção (10-10-10) e quando troco para o adubo de floração? ou aplico os dois sempre?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom a jente aprende a cada vês mais gostei aí dessas dicas sobre adubação sempre aprendendo mais

    ResponderExcluir