quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Chuva de ouro - Oncidium

Olha a minha dracena como está linda!
Começou a época da floração das minhas Oncidium, minha touceira está um espetáculo de tão florida.

Para quem quer saber mais sobre esse tipo de orquídea, continue lendo essa postagem.
Todas as fotos que aparecem neste artigo são das minhas plantas, você pode clicar sobre elas para ampliá-las.

Algumas espécies de Oncidium são popularmente conhecidas como chuva de ouro. Isso se deve ao fato da  haste ter várias flores e a predominância do tom de amarelo.

O que mais me atrai nessa espécie é a delicadeza das flores e a cor vibrante do amarelo. Não há como não notar uma "chuva de ouro" em floração. É simplesmente impossível!

Você pode cultivá-las como eu faço, em árvores, que é o lugar preferido delas, onde melhor se desenvolvem ou em vasos de barro, vasos de plástico, placa de fibra de coco ou em pedaços de madeira (veja um arranjo que fiz no final deste artigo).

Gosta de lugares de meia sombra, então se tiver escolhido um local de sol, proteja com sombrite ou ripado para evitar a incidência do sol direto na orquídea. O luminosidade ideal é de 50%.




Quanto a temperatura, costuma ser bem resistente, tolerando temperaturas mais elevadas e baixas, mas precisa ficar protegida de geadas.

Gosta de umidade, portanto se estiver em troncos ou pedaços de madeira, precisa ser regada diariamente.
Se estiver em vaso, precisa de rega apenas quando o substrato está seco.

A adubação que faço é até a época de floração, paro de adubar quando as flores começam a abrir, e volto a adubar uma ou duas semanas depois que todas as flores caem, para fortalecer a planta.

Uso adubo de manutenção Peter (granulado e diluído em água) a cada quinze dias em orquídeas que estão nos tocos de madeira e em touceiras baixas.

Já nas que fixei nas árvores, em lugares mais altos, uso trouxinhas de bokashi e quando começa a ficar vazia, o que acontece por volta de 30 a 40 dias, reponho o adubo bokashi.



Esta outra Oncidium tem haste em pendão.
Como as flores são amarela com marrom, acabam sendo mais discretas, por isso, envolvi a haste e a orquídea em vermelho, para vocês terem a noção do comprimento desta haste floral.
Clique na imagem para ver melhor o tamanho da haste.

52 comentários:

  1. nossa muito lindas mesmo

    ResponderExcluir
  2. Olá. Como tira muda da orquidea chuva de ouro? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é uma planta que tem uma espécie de base, como um pequeno troco, que cresce na horizontal. Qd aparecerem duas plantas distitas, vc pode dividí-la. Se estive na árvore, basta amarrar que ela, em alguns anos, cobrirá o tronco.

      Excluir
  3. Sou completamente apaixonada por essa orquídea, fascinada pelo tom amarelo das flores! Vc pode me dizer de qto em qto tempo ela flore? Estou começando agora a gostar de orquídeas, mas é muito confuso pra quem é iniciante entender os cuidados q deve ter. Ganhei uma em março (não era chuva de ouro não, outra espécie cujo nome eu nem sei pra vc ter uma ídeía de como sou leiga) q ficou na minha sala um bom tempo, sem q eu fizesse absolutamente nada. Um belo dia, olha q curioso, eu pensei "vou jogar fora, já não tem mais flor"....mas, aí fiquei pensando "será q nasce de novo"? e foi assim q comecei a procurar informações na internet. Fiz o transplante (as raízes já estavam saindo pra fora do vaso) e ela ficava só dentro de casa, as folhas verde escuro...comecei a colocar no parapeito da janela pra tomar sol. Agora vejo q tá nascendo umas folhinhas novas..
    Bem, aí comprei uma chuva de ouro...fiz o transplante com ela toda florida, não sabia q não era legal fazer isso. Isso foi há 3 meses atrás, já não tem mais nenhuma flor. Está nascendo umas folhinhas, será um sinal de q os cuidados estão corretos? Será q vai demorar pra dar flor? São muitas as dúvidas....
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É um bom sinal!
      Novas folhas indicam que ela está na fase de "crescimento".

      A floração das orquídeas é anual, salvo alguns gêneros que podem florir até 4 vezes no ano (Phalaenopsis).

      A Oncidium tem variação na floração, algumas espécies duram uma semana e outras podem chegar a 40 dias. A flor sempre aparece na mesma época, então se floriu em maio, no próximo ano, ela irá florir nesta mesma época.

      Dá uma olhadinha nesta postagem, pois pode ajudá-la:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/p/cultivo-de-oncidium.html

      Bjs, Cynthia

      Excluir
  4. olá tenho a orquidea chuva de ouro, gostaria de tirar mudas.Ela esta no vaso e tem muitas rais junto de folhinhas crescendo posso tirar e prantar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drika, não separe os brotos. O vaso fica muito mais bonito com vários brotos.
      Aconselho a troca de substrato no máximo após 3 anos, mas eu mesma geralmente troco após um ano para evitar que fique ácido e com excesso de umidade.
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  5. Boa Noite, eu comprei uma Oncidium no mercado com flores, logo após as flores secarem eu queria passar para um vaso maior, mas não sei como fazer, algumas pessoas falam para eu deixar ela no centro, outras me falaram pra deixar os bulbos mais velhos no canto e onde está os mais novos pra "frente" do vaso, mas não sei como fazer, teria como você me indicar. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra,
      Se tiver mais de um broto, realmente o correto é colocar os bulbos velhos (chamados de traseira da orquídea) encostado na borda, e o bulbo mais novo em direção ao centro, pois ela tem mais espaço para crescer.
      Tenho uma postagem aqui sobre a escolha do tamanho do vaso. Aconselho vc a ler.
      Sem ver a planta, está é a indicação que eu dou, mas existem orquídeas com crescimento para vários lados, ou seja, tem várias frentes por onde nascem os brotos.
      O vaso não pode ser grande, ok. Tem que ter um espacinho, mas não muito espaço, pq se não fica muito umido e acabará sufocando as raízes, inclusive levando a morte delas e fragilidade da planta.
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  6. Boa noite,
    peguei uma orquídea chuva de ouro, ela fica em minha sala onde tem claridade mas não bate o sol direto, rego ela 1 vez na semana, mas as flores estão secando, murchando e caindo, e a folhagem esta ficando amarela e seca, ela fica em um vaso de plástico, será que devo troca-la de ambiente ou vaso? Infelizmente em mina casa não tem nenhuma árvore.
    Obrigada Bjs

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma dessa vai fazer um ano e ta morrendo e nao cresce. posso colocar num tronco cortado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, mas escolha um que seja rugoso, pois os lisos, elas não gostam!
      Boa sorte!

      Excluir
  8. Gostaria de saber quanto tempo leva para sair as flores , a minha está com uma haste bem grande há mais de 1 mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solage,
      Depois que a haste aponta, até a abertura dos botões, cerca de 1-2 meses.
      As flores não abrirão todas juntas.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  9. Ola Cynthia, primeiramente gostaria de parabenizá-la pois seu blog é muito legal e tem me dado dicas valiosas.
    Bom, adquiri uma muda adulta do oncidium flexuosum (chuva de ouro) na internet e deve estar chegando por estes dias. Porém, não sei como devo fazer o plantio. Qual substrato devo utilizar? Devo colocar a planta centralizada no vaso e qual tipo de vaso é o mais indicado para este tipo de orquídea?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polyane,
      Pode plantar no vaso de plástico (mais comum) ou de barro (só q esse precisa de mais rega).
      Ela adora troncos. Se tiver árvore em casa ou pedaços de tronco, pode amarrá-la nele.
      O substrato que gosto de indicar para esse gênero qd cultivado em vaso é a casca de pinus esterelizada, com musgo sphagnum e pedacinhos de carvão vegetal virgem. É comum conseguir comprar a casca com o carvão, daí você só precisa acrescentar o musgo sphagnum (ajuda a manter a umidade).
      Use um tutor (pedaço de arame ou espeto de madeira), para ajudar a fixá-la e evitar que se tombe ou balance.
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  10. Boa tarde Cynthia. Parabens pelo blog, eh bem instrutivo. Por gentileza, poderia me dar algumas dicas sobre a pode de chuva de ouro. Depois q cairam as folhas a haste esta secando e ja amarelou ate as folhas o q deveria fazer. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A haste seca mesmo depois que as flores caem.
      Quando as folhas, em geral, a maioria das Oncidium (nem todas) só perdem as folhas dos bulbos mais velhos, que não floriram.
      Você sabe qual a espécie da sua?
      Bjs, Cynthia.

      OBS: quando responder, escreva seu nome. ;)

      Excluir
    2. Olá Cynthia,eu tenho uma oncidium aloha e esta plantada em uma casca de peroba,ela começou a ficar meio amarelada,acha que pode ser pouca água?

      Excluir
  11. Cynthia, mto obrigada por compartilhar seus conhecimentos com a gente! Uma dúvida: li aqui q não se deve ficar trocando as orquídeas de lugar. Estou com uma chuva de ouro, uma phalaenopsis e hoje comprei uma Denphal, essas 3 estão com flores e estão dentro de casa enfeitando, em locais onde não bate sol nenhum, nem fraquinho. Pode ser assim? Ou tenho q transferi-las, mesmo q só na parte da manhã, para um local mais iluminado? Um bjo, querida! Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane,
      Em floração pode esquecer a regra! Afinal, queremos mais é enfeitar nossa casa com essas belezuras, né?!
      Basta tem um local com um pouco de luz, um cômodo claro é o suficiente.
      Depois da floração, aí você tenta achar o lugar mais adequando, se sentir que onde você deixou não tem as características ideais.
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  12. oi Cynthia... mto boa suas dicas. Hj replantei a minha chocolate em um vaso de barro, para orquídeas, o vaso é grande. Li aki q deve ser um vaso pequeno. O q devo fazer? obg

    ResponderExcluir
  13. Olá, Cynthia.
    Gostaria de saber o que eu faço quando o pendão seca? Devo corta-lo ou deixo ele cair sozinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Maria, pode cortá-lo. Fica mais bonito do que deixar aquela haste seca na planta.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  14. Boa noite Cynthia.
    Tenho uma chuva de ouro, as flores ja cairam, corte as astes que começaram a secar, e sairam algum brotos, (Bulbos novos), mas alguns estão nascendo horizontalmente.
    Esta em um pequeno vazo. Devo replanta-lo? O que devo fazer com os brotos que nasceram na horizontal??
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A orquídea deve sempre ficar em um vaso pequeno, vasos grandes acumulam muita umidade e ajudam a apodrecer as raízes.
      Na horizontal ou inclinados?
      Eles geralmente nascem inclinados, quase deitados e conforme crescem vão ficando em pé.
      OBS: Vc esqueceu de colocar o seu nome.

      Excluir
  15. Ola eu tenho uma chuva de ouro nativa aq,de minas gerais mas nunca achei foto dela na interet sua folhas lembram muito com as folhas de uma muda de coco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, é muito difícil, para não dizer quase impossível, identificar sem as flores.
      Mas...
      Tente colocar a foto em algum fórum de orquídea, quem sabe você encontrará alguém que tem a mesma orquídea que você e poderá lhe ajudar na identificação.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. não sei se estou correto, mas tenho uma do estilo que o Marcio disse, parecendo uma muda de coco, e apos pesquisar descobri que o nome dela é cyrtopodium.

      Excluir
  16. tenho uma chathyleia ja vai fase 2 anos e ela nunca da flor eu ja coloqui
    adubo torta de mamona farinha de osso fertilizante 10 1010 subistratos
    estou ficando triste com ela vou jogar fora pós ela esta mim consumindo e eu que amo tanto flores e plantas mas para mim deixa triste não quero nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc não deixou o seu nome!
      Antes de tudo você precisa saber a idade da sua orquídea. Se for muda, pode levar até 5 anos para florir, dependendo da espécie.
      Orquídea é realmente um exercício de paciência.
      Já aconteceu comigo de cultivar uma muda por mais de 2 anos e ela finalmente colocou espata, indicando que iria florir. Acabei viajando quando ela estava com os botões e quando voltei, já havia passado a floração.Fiquei decepcionada, mas acontece. Aguardei pelo próximo ano!
      Qual o tamanho que ela tinha qd vc comprou? Ela estava florida?
      Meu conselho. Mantenha uma adubação a cada 15 dias. Pode usar um adubo de floração para tentar ajudar, mas se a planta ainda não estiver na idade de florir, ela não irá.
      Boa sorte!

      Excluir
  17. Olá,Cynthia,posso colocar sfagnum nos meus oncidiuns(vasos de plastico)?grato..

    ResponderExcluir
  18. Olá,Cynthia,posso colocar sfagnum nos meus oncidiuns(vasos de plastico)?grato..

    ResponderExcluir
  19. então tinha eu tenho a oncidium e quero saber se é bom pra saúde cortar a haste a minha acabou de cair a flores as phalaenopsis sei q pode mais esta aqui eu to em duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Postei a mesma dúvida. Mas não sei se a Cynthia está acompanhando os posts aqui.
      A minha Oncidium tbm perdeu as folhas e tbm queria saber se era para cortar a haste. Se vc descobrir, posta aqui.
      Obrigada

      Excluir
    2. Foram as flores e não as folhas que caíram.

      Excluir
  20. Tenho uma que a haste está com 2 metros e meio, é normal ficar tão grande assim? Nunca tinha visto desse tamanho.

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma que a haste está com 2 metros e meio, é normal ficar tão grande assim? Nunca tinha visto desse tamanho.

    ResponderExcluir
  22. Tenho uma que a haste está com 2 metros e meio, é normal ficar tão grande assim? Nunca tinha visto desse tamanho.

    ResponderExcluir
  23. Cynthia Blanco tenho uma chuva de ouro que ta na sombra mas pega bastante luz solar, ela esta em uma varanda aberta. Pode ficar assim? ou devo mudar de lugar? Há e também esta brotando que é uma beleza mas as folhas estão verde escura. tem algum problema/

    ResponderExcluir
  24. Olá meu nome é Adriana, tenho uma oncidium amarela(chuva de ouro), as flores cairam todas depois de 45 dias de floração. Mantenho a haste ou devo corta-la totalmente.?

    ResponderExcluir
  25. Olá meu nome é Adriana, tenho uma oncidium amarela(chuva de ouro), as flores cairam todas depois de 45 dias de floração. Mantenho a haste ou devo corta-la totalmente.?

    ResponderExcluir
  26. Olá bom dia, tenho uma chuva de ouro e só aparecem brotos novos mas não florecem há bastante tempo. o que devo fazer?
    obrigada
    Marilene

    ResponderExcluir
  27. Olá bom dia, tenho uma chuva de ouro e só aparecem brotos novos mas não florecem há bastante tempo. o que devo fazer?
    obrigada
    Marilene

    ResponderExcluir
  28. Oi tudo bem . Meu nome é Samira , minha chuva de ouro nasceu os pendãos so que ja tem uns cinco meses e não floresce e agora estão secando . O que eu faço ?

    ResponderExcluir
  29. oi cynthia!
    Tenho essa orquídea que chegou com flores, mas ha 3 meses está com o galho onde as flores nascem seco. É normal? De qto em qto tempo ela floresce?

    El fica na minha sala que é iluminada, mas nao a exponho ao sol. Coloco agua a a cada 3 dias, mas só um pouco, menos da metade de um copo.

    ResponderExcluir
  30. Olá,boa noite!
    Ganhei uma oncidium em Setembro com bastante flores,tinha bastante hastes. Durou mais de 1 mês e após um período deu tantas folhas que achei por bem dividir em 3 mudas. Agora pouco mais de 1 mês, em 1 das mudas nasceu uma haste que já está começando a brotar e pelo que parece dará umas 20 flores. Deus me abençoou e fez minha chuva de ouro florir mais de 1 vez por ano ou a fato de ter replantada tb foi bênção, pois é como se fosse outra, uma nova planta?
    Abraços


    ResponderExcluir
  31. Ganhei uma chuva de ouro a 17 dias ela tá em um vaso de plástico tá bem fraquinha coloco sem na luz e xiringo água dia sim e dia não o que faço queria que ela durasse mais e moro em apto???

    ResponderExcluir
  32. Minha primeira chuva de ouro na arvore floresceu, gostaria de saber se posso fixar mudas próximas uma das outras para formarem toupeira. Obrigada. Ines

    ResponderExcluir
  33. Oi Cinthia, pode me ajudar? Eu vi uma chuva de ouro em flor numa floricultura uma vez, haviam cortado a haste deixando uns 40cm, havia muitos galhos - ou hastes - novas, na haste original e cheia de flores. Obviamente para dar maior concentração de flores a pouca altura. Venho tentando fazer isso, mas uma haste morreu sem nenhum desenvolvimento, outra só deu duas hastes novas perto da ponta........ você já tentou fazer isso?

    ResponderExcluir
  34. Oi Cíntia eu comprei uma chuva de ouro e coloquei na sala, já está caindo as flores, e as folhas estão ficando amarelas o que eu faço? Troco de lugar e de vaso? Eu me chamo Erika

    ResponderExcluir