terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cultivando Dendrobium

O gênero Dendrobium tem uma variedade de cores, que vão desde tons de róseo e lilás, até amarelo e laranja.

Mas fique atento antes de comprar!

Como trata-se de um grupo muito grande, com cerca de 450 espécies, o tipo de clima em que ela é cultivada influência na sua floração.
Ou seja, se a sua planta é de clima quente, não tente cultivá-la no Rio Grande do Sul. O frio pode fazer com que sua planta fique vegetando e não dê flores, mas possivelmente, poderá ficar com uma bonita folhagem  e às vezes até lhe dará mudas.

Para ter certeza se sua planta vai florir nos próximos anos, antes de comprar é importante saber não só o gênero, mas também a espécie dela.



VAMOS ENTENDER MELHOR...
As orquídeas pertencem a um grupo de cerca de 40.000 espécies e mais de 100.000 híbridos e estão distribuídas em todo o planeta.
A denominação das espécies é composta por dois termos escritos em latim:
- O primeiro, refere-se ao gênero.
- O segundo, indica a espécie.

POR QUE EU TENHO QUE SABER ISSO?
Para confortar vocês, eu também não tinha a menor paciência para isso. Não entendia o porquê de ter que saber nomes e essas coisas. Mas, realmente é fundamental.
Afinal....
Só assim você saberá se ela gosta de:
Muita água, pouca água, muita umidade no ambiente.
Se o local deve ser de muita luz, meia sombra, sombra.
Que tipo de adubo você pode usar, em que quantidade e intervalos.
O que você deve colocar dentro do vaso.
Se você pode ou não prendê-la em árvores, placas, ou pedaços de madeira.
Além de, outras características tão próprias de cada espécie que, se não levadas em consideração, poderão impedir que sua Dendrobium lhe presenteie com lindas flores.

O QUE É GÊNERO?
Tentando ser o menos chata possível...
Gênero é a divisão que na biologia é feita para agrupar, nesse caso, plantas que tem características físicas, genéticas e funcionais muito próximas.
São gêneros:  Dendrobium, Cattleya, Oncidium, Phalaenopsis, Vanda, Laelia...
Os gêneros devem ser escrito sempre em letra itálico e com sua primeira letra em Maiúscula.


O QUE É ESPÉCIE?
A espécie, a grosso modo, é uma subdivisão do gênero, é um agrupamento de plantas que apesar de pertecerem ao mesmo gênero, têm caracteres que se assemelham entre si e se distinguem das outras espécies. É mais ou menos como dizer que elas são parecidas externa e internamente, mas existem outras características mais específicas que fazem com, apesar de serem todas Dendrobium, por exemplo, precisam sejar agrupadas em espécies diferentes.
Caramba! É difícil até de explicar (risos).
Enfim...
A espécie também deve ser escrita sempre em letra itálico, mas ao contrário do gênero, a primeira letra será em minúscula como as demais.
Exemplo:
Dendrobium nobile .
Dendrobium é o gênero.
nobile é a espécie.

No caso do gênero Dendrobium, são mais de 400 espécies. E é exatamente sabendo a espécie da sua planta que você poderá tomar os cuidados necessário para que ela se desenvolva adequadamente e floreça todos os anos.


REGRA GERAL:
Em geral, o que quer dizer, a maioria, e não todas, gosta de boa luminosidade, algumas até aceitam receber sol direto.
Apreciam boa ventilação e adubação orgânica.


COMO EU CULTIVO AS MINHAS:
Eu gosto de cultivá-las em árvores.
Como na minha casa não tenho muitas opções desses tutores vivos (árvores), eu costumo fixá-las nas palmeiras (que ocupam pouco espaço), na minha dracena e também em placas que fixo nas paredes.

Todas as fotos que coloquei neste post são de plantas minhas.
As que estão em árvores eu cultivo na casa da minha mãe, que ao contrário da minha, tem um espaço privilegiado e muitas árvores.
Mas não se preocupe, as minhas "meninas" sempre recebem minha atenção, pois moro a menos de 2 km delas.
Você pode clicar nas fotos para vê-las em tamanho maior, assim você pode ver detalhes das flores, das raízes abraçando as árvores e a beleza das minhas Dendrobium.


Pode dizer, estão um show, não é?
É ou não um colírio para os olhos?


APRENDA A CULTIVAR ALGUMAS ESPÉCIES DE DENDROBIUM...

Se você tem um Dendrobium thyrsiflorum, Dendrobium acinaciforme, Dendrobium aduncum, Dendrobium amoenum,  Dendrobium aphyllum (Dendrobium pierardii), Dendrobium chysotoxum, Dendrobium densoflorum, Dendrobium draconis, Dendrobium aggregatum (Dendrobium lindley), Dendrobium  nobile, Dendrobium  pendulum ou Dendrobium crassinode...

6 comentários:

  1. eu plantei as dendrobium no vaso de casca de coco, mas eu encharquei muito o vaso e elas estão amarelando as folhas o que eu devo fazer para não perde-las de vez

    ResponderExcluir
  2. O que você pode fazer é deixar o vaso secar.
    Observe se não há alguma praga, como chochinilhas, que costumam deixar as folhas amareladas.
    Lembre-se que as folhas geralmente caem antes de florirem.
    Se desejar, pode enviar por e-mail a foto para que eu veja o estado da planta.
    e-mail: cynthiablanco@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Cynthia!! Tenho uma Sharry Baby e o bulbo antigo dela está secando, murchando, no entanto está nascendo 3 novos. Isso pode ser pouca água? Tenho aguado 1 vez por semana. Ela está num vaso de plástico com pedaços de madeira.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de mudar as minhas dendrobiun. Como proceder a rega. Acho que mudei na epoca errada né. Mas estavam com poucas raizes e sem folhas nem brotos.

    ResponderExcluir