sábado, 24 de maio de 2014

Sua orquídea está com as folhas amarelando? O que está acontecendo?

Muitas pessoas ficam preocupadas quando as folhas de suas orquídeas começam a amarelar e cair.

Entenda que existem diversos fatores para isso acontecer. 

Por isso, é necessário avaliar todos eles. Só você, que convive com sua orquídea, ou alguém que possa avaliá-la ao vivo, poderá descobrir o que realmente está causando o amarelamento.
Para ajudá-los listei  nessa matéria os principais motivos...


O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO?


Flores verdes-amareladas:
Geralmente indicam excesso de luminosidade.
Neste caso, basta mover para um lugar com um pouco menos de claridade, ou que não receba sol, para que em algumas semanas a cor das folhas voltem a mudar.
É importante ressaltar que, algumas espécies tem as folhagens mais amareladas e isso e normal, mas em geral, as folhas das orquídeas devem ter um verde vivo.
Leia mais sobre a Luminosidade Ideal clicando AQUI.


Orquídea sob Stress:
Veja alguns tipos de estresses que a orquídea pode passar:
- É comum o amarelamento e queda das folhas antigas quando a orquídea sofre com o replante. Então se você trocou recentemente o substrato, não se desespere!
- Quando compramos uma orquídea, precisamos saber que, provavelmente ,ela estava em um ambiente diferente da nossa casa. Por isso, o amarelamento também é comum.
- Caso você não saiba, a maioria dos substrato tem uma durabilidade de 1-3 anos. O mais comum é a orientação de trocar o substrato a cada dois anos. Substrato velho, geralmente se torna ácido, e isso dificulta a absorção dos nutrientes fornecidos pelos adubos. Consequentemente causando o amarelamento das folhas.
- Também é importante observar o sistema radicular (raízes), pois se estiver debilitado, também causa o amarelamento das folhas. Geralmente nesse caso, além do amarelamento, percebe-se uma desidratação, seja pelas folhas ou pelos pseudobulbos, e nota-se raízes escurecidas e ocas.

O amarelamento é muito comum em
Oncidium recentemente reenvasada.



Doenças fúngicas:
Quando se trata de doença causada por algum fungo, além das folhas amarelarem, um outro sintoma que aparece junto são as manchas escuras ou pintinhas.
Neste caso você precisa tratar o fungo.
Leia estas postagem, pois podem ajudar:


Cochonilhas, pulgões e nematelmintos:
Cochonilhas são insetos que sugam a seiva da orquídea. 
A forma mais comum dela é a branca. A folha parece que está coberta com uma fina camada de algodão.
Algumas vezes a folha fica com pintas amarelas (na maioria com o centro branco), mas em caso intenso, pode amarelar a folha inteira e deixá-la enrugada.
Para resolver isso, basta lavar a folha com uma esponjinha ou escovinha + água com sabão de coco.

Assim como as cochonilhas, os pulgões também são sugadores, mas o sintoma da folha antes de amarelar, é ficar com a aparência desidratada e alaranjada, sintoma que mostra que além dos pulgões também existe a presença dos nematelmintos.

Pulgões e cochonilhas devem ser tratados com inseticidas de plantas vendidos em mercados e casas agrícolas. Já os nematelmintos com produtos específicos. Pergunte por defensivos em casas agrícolas.


Deficiência nutricional:
A ausência ou baixa quantidade de alguns nutrientes podem causar o amarelamento. Isso acontece principalmente na deficiência de Nitrogênio e  de Cálcio.

Como é responsável pelo crescimento das plantas, a deficiência de Nitrogênio é notada através de orquídeas em tamanhos menores, sem crescimento ou com crescimento muito lento, presença de poucas folhas e folhas amareladas.
Isso pode ser corrigido com um adubo rico em Nitrogênio. EX: 30-10-10

A deficiência de cálcio também é um outro motivo. 
Nesse caso, o amarelamento das folhas começa, geralmente, das pontas das folhas para o centro da orquídea (base ou pseudobulbos). 
Para resolver, é necessário fazer uma adubação rica em cálcio. 
O adubo de cálcio, por não ser compatível com alguns elementos dos adubo NPK, geralmente é vendido separado. 
É muito comum achar a combinação cálcio + magnésio.
Recomenda-se aplicar adubo à base de cálcio a cada 20 ou 30 dias. Verifique na embalagem!


"Velhice":
É comum, quando as folhas estão ficando "velhas", irem amarelando. Isso causa mais espanto e medo nas Phalaenopsis.
Nesse caso, o amarelamento começa de baixo para cima, ou seja, nas folhas mais próximas das raízes.
Fique atento, pois quando se trata de folhas "maduras", se percebe o surgimento de folha nova no topo da Phalaenopsis.
Fique atento, o normal é amarelas 1 ou 2 flores da base.
Não há o que fazer, isso é um processo normal e faz parte do ciclo da orquídea.

Amarelamento de "velhice". Estas são folhas maduras que amarelam e caem.





Espécie perene:
Algumas espécies, após a floração, perdem algumas ou todas as folhas.
Isso é bastante comum em algumas espécies de Dendrobium.
Nesse caso, as flores amarelam por completo e caem naturalmente.
verifique se a sua orquídea é alguma espécie perene antes de se desesperar.

Espero que esta matéria ajude você a identificar qual o motivo de sua orquídea está amarelando.
Boa sorte e bom Cultivo!



Fonte das imagens: wikipedia, reportme, just add ice, orchid made easy e my firsty orchid.

141 comentários:

  1. Oi Cynthia! minha casa está em reforma e as minhas phals estão todas com uma fuligem de cimento, isso faz mal??? tenho lavado as folhas mas parece que isso gruda e não sai, estou tendo chiliques, mais preocupada com as phals do que com a reforma...
    Marisa Blumenau/SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa, imagino que não seja o ideal, mas também passei por isso e as minhas sobreviveram.
      Eu comecei a plantar nas árvores as minhas orquídeas enquanto ainda estava na obra. Antes de me mudar, levei todos os vasos para casa da minha mãe, mas como eram muitos, não teve jeito, tive que levar alguns para a casa nova. E optei por já plantá-las nas árvores do meu jardim.
      Com isso, elas ficaram vulneráveis a cimento, tinta, poeira de gesso... rolou de tudo! Tadinhas!
      Mas sobreviveram, então acho que as suas tb irão.
      Se puder poupá-las, ótimo! Se não, para ajudar, pode usar um óleo mineral que deixa as folhas um pouco mais protegidas.
      Bjs, Cynthia.

      Excluir
    2. Ja faz tempo mas vale a pena deixar uma resposta.
      Não lave as folhas antes de remover o pó a seco (Escova macia ou espanador)e depois lavar.
      Geralmente o pó de reformas contem cal e cimento que endurecem quando molhados.

      Excluir
  2. Cynthia...adoro seu blog, sempre recorro a ele para aprender mais e mais sobre orquídeas e aplicar nas minhas...hoje pela manha fui cuidar do meu pequeno orquidário e me deparei com vários problemas, todos em minhas dendrobium...o que considero mais grave são pequenas manchas na folha..parece que ela ficou rendadinha...não chega a furar do outro lado..mas causa uma depressão na folha...o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra,
      Queria ver a foto para entender melhor.
      Publique em algum perfil na internet (facebook, google plus, instragram...), deixe a privacidade como público, se não não consigo ver, rsss e coloque o link da foto aqui em resposta a este comentário.
      Bjs, Cynthia.

      Excluir
  3. minha orquidea parou de crescer , ou crescimento esta lento , nasceu o brotinho , cresceu ate um certo ponto e estacionou , q pode ser ? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. link da foto, https://www.facebook.com/photo.php?fbid=678988788840514&set=a.223997631006301.56001.100001881980874&type=1&theater

      Excluir
    2. Edson,
      Você pode ajudá- la aplicando quinzenalmente um adubo de crescimento. Dá uma olhada na minha postagem saiba mais sobre adubação.
      2 a 3 dias depois que adubar, dê uma rega generosa para retirar os sais do adubo.
      Ela é muda?
      Vale também dar uma ajuda nas raízes, pois achei que não estão muito saudáveis. Para isso, pode borrifar 2 a 4 vezes na semana água com complexo B. Dilua 4 gotas do complexo B em 500ml de água.
      Isso deve ajudá-la.
      Boa sorte!

      Excluir
  4. Bom dia Cynthia. A um tempo atrás minha avó ganhou uma phalaenopsis da flor branca. Logo que as flores caíram ela cortou o caule quase no toco. A um mês mais ou menos minha avó veio a falecer e eu não quis jogar a orquídea fora. Ela está com o caule todo seco, e sem nenhuma folha, mas as raízes estão verdinhas. Será que eu consigo recuperar essa planta? Seria uma recordação linda da minha avó, não quero descartá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana,
      Sinto muito pela sua avó. Espero poder ajudá-la a manter essa recordação.

      Precisaria ver uma foto dela. Tem como vc publicar em algum perfil pessoal (facebook, G+, my space, instagram...) coloque como privacidade pública e copie o link da foto e cole aqui.
      Assim fica mais fácil de saber.
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  5. Bom dia.
    Tenho a minha primeira phal há coisa de 4/5 meses e estupidamente n fui ver como tratar.
    Há cerca de 1/2 meses deixei-a ao sol direito durante algumas horas e ela perdeu algumas folhas outras ficaram com zonas secas e as flores tb caíram.
    Neste momento está na cozinha q tem mta luz mas fora da exposição solar directa. Rego 1 vez por semana e hoje reguei com adubo pela primeira vez.
    Espero estar no bom caminho mas tenho medo q a phal nunca se recupere.
    Neste momento tem apenas algumas folhas com bocados secos e 2 pequenos botões ainda por florir na ponta da haste.
    Gostava de a poder recuperar mas n sei o q fazer.
    Devo deixar estar como está ou devo cortar a haste e as folhas q estão meias secas?

    Desde já o meu muito obrigada pela atenção.

    Beijos de Portugal
    Carla Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carla!
      Saudações do Brasil!
      Gostaria de ver a foto dela para ter ideia do estado que ela está, mas acredito, mesmo sem ver foto, que ela tem chances de se recuperar.
      O importante é protegê-la do sol.
      Vai demorar um pouco, alguns meses, para ela começar a emitir folhas novas, começa mais ou menos de 1 a 3 meses após a queda de todas as flores.
      Se puder mandar uma ou mais fotos, faça o seguinte...
      Publique em algum perfil na internet (instragram, google plus, facebook, my space...). Coloque a privacidade da foto como pública.
      Depois copie o link da foto e cole aqui em resposta a este comentário.
      Aguardo você!
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  6. Olá Cynthia

    E sou uma apaixonada por flores.
    tenho 5 orquídeas phal.
    A primeira que me ofereceram estava em, a floração durou um mês e depois caiu as flores como é normal. Esteve ate à 2 meses sem problemas... As raizes, pelo vaso consegui-a ver, estavam 2 ou tres verdes e o resto seco, mas as hastes e as folhas estavam bem pelo que nao me preocupei.
    Passado uns tempos as folhas começaram a estar tipo murchas mas como estamos na época de verão aqui em Portugal achei que era normal por causa do calor entao borrifava as folhas e as raízes com água.
    Passado uns dias uma das hastes começou a secar. Tenho uma amiga que é florista que me disse que isso era normal, pelo que quando acabasse de "secar" que lhe cortadas a haste que ela depois rebentava. Ontem estive olhando para ela e vi que a segunda haste está começando a secar tambem. Ao tocar-lhe para ver como estavam as raízes as poucas folhas que tinha caíram... É como se a ponta de onde começa as folhas tivesse apodrecido. Fiquei sem saber o que fazer entao tirei todo o substrato que estava no vaso para ver como estavam as coisas e percebi que só. Tenho uma raiz verde o resto está seco. Será que ela tem esperança? Obrigada pelas suas dicas tem sido preciosas. Bom resto de semana

    Liliana

    Desculpe se nao está. Muito coerente mas estou a escrever no telemóvel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliana, saudações brasileira!
      Sim a haste secar é normal e sempre acontece!
      O que me preocupou foi a queda das folhas. Parece que você está sofrendo de podridão da coroa. Ou seja, a base, onde tem a junção das folhas apodreceu, ficando amarelada ou escurecida. As folhas se soltam ao mais leve toque.
      Isso geralmente acontece pelo acúmulo da água na região, pois ali se forma um copinho, e retém a água em muitos exemplares de Phalaenopsis. Por isso é importante molhar e pulverizar no início da manhã, para dar tempo da folha secar.
      Ela não apodrece pela água, mais sim por bactérias que se aproveitam da umidade.
      É uma doença bacteriana.
      Acho que é isso! Sem ver fica difícil dar 100% de certeza.
      Gostara de ver algumas fotos, até porque quero saber em que estágio está.
      Para isso preciso que vc publique em algum perfil na internet (instragram, google plus, facebook, my space...). Coloque a privacidade da foto como pública.
      Depois copie o link da foto e cole aqui em resposta a este comentário.
      Aguardo você!
      Beijos, Cynthia

      Excluir
    2. Olá Cynthia.
      Eu normamente rego de manha antes de sair de casa para ir trabalhar.
      As outras estão bonitas, mesmo com as hastes secas, mas as raizes verde, tal como as folhas.

      Bem eu vou tirar umas fotos para ver onde as folhas caíram... agora ela tem a outra haste a secar.

      Ah é verdade, devo cortar a haste que secou ou deixo estar?

      Beijo, bom semana

      Excluir
    3. olá...

      Bem tirei duas fotos para você ver, estão nos links abaixo..
      Pode ser que ainda tinha salvação...
      bj

      https://www.dropbox.com/s/sayhdcmaiggybnr/20140720_233834.jpg
      https://www.dropbox.com/s/blmnku2e5mdnhno/20140720_234003.jpg

      Excluir
    4. Liliana, sinto lhe dizer que não tenho boas notícias.
      Realmente parece que teve a doença bacteriana do apodrecimento da coroa, por isso as folhas caíram.
      O que eu faria?
      Já acontece comigo e por falta de esperança, joguei fora a planta, mas recentemente eu tive uma surpresa.
      Uma Phal que estava na árvore e tinha perdido todas as folhas, mas que eu não tirei de lá e até deixei de cuidar dela, só recebia adubo que caia das outras e água da natureza. Essa me surpreendeu, mesmo sem ter folhas para fazer a fotossíntese (tá certo que a Phalaenopsis também faz fotossíntese pelas raízes), dela nasceram 2 mudas. A pranta matriz não colocou novas folhas, mas me presenteou com 2 bebês.
      Nem olhei para ela por uns 3 ou 4 meses.'

      Então, se você estiver disposta a investir na sua, mantenha os cuidados, quem sabe você não se surpreende também.
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  7. Olá estou adorando seu blog.....sempre venho dar uma espiada....
    parabéns!...
    tenho uma na verdade não sei qual especie sei que não é a phal....rs pela folha...mas ela esta meia amarela ela esta na sombra mas recentemente mais ou menos um mes eu transplantei ela pra um vaso de plástico....com casca de pinus com carvão....as raizes estão meio marronzinha clara e tem umas verdinhas...ah coloquei tbm adubo 10-10-10....será que esta certo...?
    bjo....
    obrigado....:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna,
      É importante saber pelo menos o gênero, pois isso facilita para saber como cuidar.
      Você pode mandar uma foto para eu ver e tentar descobrir. Sem flor é mais difícil, mas se for um gênero popular, eu geralmente consigo descobrir. Se tiver foto dela florida, melhor!
      Publique em algum perfil na internet (instragram, google plus, facebook, my space...). Coloque a privacidade da foto como pública.
      Depois copie o link da foto e cole aqui em resposta a este comentário.
      O adubo 10-10-10 é de manutenção. Indicado para iniciantes, pois como é equilibrado, evita que cometa erros de aplicar em época errada.
      O substrato que vc escolher é o meu preferido!
      Quanto as raízes, dependendo do gênero, mas mais velhas ficam amarronzadas mesmo, mas estão ativas. Nesses casos, as verdes são raízes novas, mais comuns nos brotos ou pseudobulbos jovens.
      Aguardo você!
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  8. Parece ser alguma espécie ou hibrido de Denphal, também conhecida como Denphale ou Dendrobium phalaenopsis.
    Cattleya tem pseudo bulbos e uma ou duas folhas que saem da ponta deles.
    A estrutura é bem diferente da da foto.
    Aconselho que você coloque em algum grupo de discussão de orquídeas para ver se identificam a espécie dela. Nem sempre se consegue, pois são milhares de espécies, mas às vezes você dá sorte de algum cultivador do gênero responder ou de algum cultivador que tem uma igual.
    Eu recomendo o fórum do aorquídea e também o orquiloucos do facebook.
    Bjs, Cynthia

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem?
    Nunca tive uma orquidea pesar de amaaa!
    Acabei por ganha uma Phalaenopsis amabilis.
    mais ela está com folhas caindo e já esta só com uma,as folhas estão como que apodrecendo de baixo pra cima, e encontrei uns bichinhos que deixam casquinha seca bem no pezinho das folhas e um outro molenguinho branco rsrsrsrs.
    ela esta com flor e uma haste que esta crescendo. Não sei o que fazer pode me ajuda?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o seguinte:
      Coloque em um balde com água um pouquinho de sabão de coco. Misture. Coloque o vaso da orquídea dentro de forma que a orquídea toda fique embaixo da água. Deixe por uns 5 minutos. Retire e enxague bem, para retirar todo o sabão.
      As folhas amarelaram do centro para as bordas?
      Com que frequência vc rega?
      Aguardo vc.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  10. Olá, Cynthia.
    Tem uma semana que comprei uma orquídea para minha namorada. Quando comprei, ela estava com uma folha amarelada, ontem essa mesma folha caiu. Tem outra folha amarelando. Pelo que li no seu post, é super normal. Mas, por via das dúvidas, queria que você desse uma avaliada. Queria saber também a espécie. Aparentemente parece uma catlleya, não?
    Links: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/15539050318/in/photostream/
    https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/15538595089/in/photostream/

    Obg. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edi, é uma Denphal (Dendrobium pahalenopsis).
      Aparentemente é queda normal mesmo, mas se continuar, me procure para tentarmos descobrir o que pode ser.
      Não deve ser nada, pois ela está bem saudável e bonita.
      E continue assim! rsss
      Mulheres amam flores! Tenho certeza que sua namorada deve ter adorado.

      Excluir
  11. Olá boa tarde. Ganhei uma orquídea a pouco tempo mais tive que mudá-la de vaso pois estava pequena, e ela estava muito pesada, adubei a terra. Mais agora as folhas estão ficando amareladas, mais anda tem flores e algumas saindo. Gostaria de saber se é normal ou se fiz mal em adubar a terra ou outra coisa. Estou mandando o link das fotos, espero que possa me ajudar. Obrigada.
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203174117257028&set=a.10202310104217242.1073741842.1330626256&type=3&theater
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203174118097049&set=a.10202310104217242.1073741842.1330626256&type=3&theater
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203174116497009&set=a.10202310104217242.1073741842.1330626256&type=3&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. stephanie, estive doente e estava offline.
      Estou voltando a responder as dúvidas de vocês.
      Tentei ver as fotos e não consegui. Deixe com a privacidade aberta, pública. Quando fizer isso me avisa que eu dou uma olhada.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  12. Mudei minha orquidea de vaso e as folhas estao amarelas sera que vai ficar tudo bem? Ela aunda esta com flores...e que comprei em um vaso de plastico e agora passei para um de barro proprio para orquideas....Adelson..SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelson, provavelmente é só o tempo de ela se adaptar a nova casa.
      Vi que já tem uns meses que me escreveu. Como ela está?
      Desculpe a demora, mas estava offline. :)

      Excluir
  13. Olá ganhei esta orquídea chocolate e não sei o que esta acontecendo com ela que esta murchando coloco vitaminas para orquídea de 15 em 15 dias gostaria de uma ajuda não sei se é o vaso por ser de porcelana.obrigada Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, pode ser ou excesso ou falta de rega.
      De quanto em quanto tempo você molha? Como é o clima aí?
      Como está o substrato da orquídea quando você rega? ainda está úmido? Está encharcado? está seco?
      Aguardo vc....
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  14. Adriana, o que voc6e cjama de amarelou? Ela toda ou só algumas folhas? qual é a sua orquídea?
    Acho estranho ser falta de hidrogênio, mas aguardo suas respostas.
    Bjs, Cynthia

    ResponderExcluir
  15. Cyntia, preciso de sua ajuda! Tenho 2 Phalaenopsis, uma, acho que infelizmente perdi, pois, a haste já está totalmente seca, e as folhas, amareladas, e aparentemente secas (eu acho que exagerei na àgua dela), mas gostaria de salvá-la.
    A outra, ao contrário, está com a raiz bem verde, e as folhas, começaram a ficar machucadas, mas depois que troquei o vaso de lugar, percebi que elas "levantaram", e estão mais verdes. E está saindo o tal do Keikis...
    Como faço para enviar uma foto delas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vc esqueceu de deixar o sei nome.
      Publica a foto em algum perfil ou página sua ou rede social, coloca a privacidade pública, copia o link da foto e cola aqui no comentário. Assim, posso dar uma olhada.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. https://plus.google.com/116405628503003702494

      Excluir
    4. Muda a privacidade, não estou conseguindo ver.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  16. Olá, Cynthia,

    Estou adorando seu blog!! Já tive orquíorquídeas algumas vezes no ap, mas desde que me mudei para casa, não havia tido nenhuma.
    Minha avóavó tirou umas mudas (nao sei bem) e plantou nesse vaso para mim. Coloquei substrato e as plantas.
    Deixo ela na minha sacada e só toma sol pela manhã. Pelo que li aqui não pode tomar sol direto. Vou trocar de lugar.
    Eu estou achando q é muita coisa num vaso só.
    Pode me ajudar?
    https://m.facebook.com/carla.hernandes.10/posts/pcb.970586369640670/?photo_id=970586286307345&mds=%2Fphotos%2Fviewer%2F%3Fphotoset_token%3Dpcb.970586369640670%26photo%3D970586286307345%26profileid%3D100000679480568%26source%3D49%26refid%3D17%26ref%3Dbookmark%26_ft_%26cached_data%3Dfalse%26ftid%3Du_8_1d&mdf=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah.. vc saberia me dizer a espécie dela?

      Excluir
    2. Parece ser Dendrobium. Possivelmente da espécie nobile, que é uma das mais cultivadas. Para ter certeza, só vendo a flor.
      Na última postagem q fiz, sobre o dia das mães, no final, tem vários manuais, inclusive de Dendrobium.
      Bjs, Cynthia.

      Excluir
  17. Ola Cynthia!! Ganhei uma phal ha 1 mês e uma folha do meio (entre a basal e a de cima) começou a amarelar da base pra ponta e caiu. Agora a contra lateral esta acontecendo isso. Ela esta com duas hastes florais e todas as flores estão murchando juntas. O sistema radicular esta forte e bonito. O ambiente q deixo ela eh a meia luz, um pouco escuro para phal, mas eh um local em que eu a vejo mais enquanto esta florida. O que sera q esta acontecendo? Ah, as bases das folhas antes de amarelarrm ficaram meio avermelhadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara!
      Gostaria de ver uma foto.
      Pode ser uma doença que está se tornando comum em Phal, mas se for, vc já deve ter perdido quase todas as folhas, pq ela é bem rápida.
      Aguardo vc.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  18. Ola Cynthia!! Ganhei uma phal ha 1 mês e uma folha do meio (entre a basal e a de cima) começou a amarelar da base pra ponta e caiu. Agora a contra lateral esta acontecendo isso. Ela esta com duas hastes florais e todas as flores estão murchando juntas. O sistema radicular esta forte e bonito. O ambiente q deixo ela eh a meia luz, um pouco escuro para phal, mas eh um local em que eu a vejo mais enquanto esta florida. O que sera q esta acontecendo? Ah, as bases das folhas antes de amarelarrm ficaram meio avermelhadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpe-me pela ausência...
      coisas da vida!
      Só hoje vi sua mensagem.
      Como está a sua orquídea?
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  19. Olá Cynthia!
    Preciso de uma ajudinha! Rsrs
    Peguei hj na minha tia umas mudas de orquideas só ki uma delas tá com. Uma parte toda amarelada e com manchas escuras e uma outra tá verdinha... O ki faço?? Tenho que cortar fora e deixar ela com apenas uma folha? E ela deve ser plantada em substratos comprados ou posso improvisar?? Como faço pra mandar fotos dela pra vc ver e poder me ajudar? Desde já eu agradeço pela grande ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica, já tem um tempinho que você me escreveu.
      Por isso, peço que me diga como está a sua orquídea atualmente.
      Se quiser que eu veja as fotos, é só publicar em qq página ou rede social, colocar a visualização como publicar e copiar o link aqui que aí eu consigo ver.
      Beijos e aguardo vc,
      Cynthia

      Excluir
  20. Bom dia ! A ponta das raizes de minhas orquideas estao secando !!! nao sei se seria a adubaçao queimando a raiz ou algum inseto danificando a ponta da raiz!!! tenho fotos como faço para enviar ? obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel.
      Publique suas fotos em qq página ou rede social. Pode ser instagram, facebook, google plus...
      Mas lembre-se de colocar a privacidade pública, ou seja, visualização pública, se não não consigo ver.
      Depois é só copiar o link da foto ou do álbum aqui.
      Aguardo vc, Cynthia.

      Excluir
  21. Olá Cynthia, boa tarde!

    Tenho uma orquídea de chocolate e as flores já cairam, a minha dúvida é se devo cortar a haste.
    O que devo fazer?

    Desde já agradeço.

    Abraços

    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, é opção sua.
      Não irá interferir em nada.
      Eu geralmente espero a haste secar toda, e depois quebro com a própria mão, por já estar bem sequinha.
      Se cortar verdinha, vai ter que passar canela em pó, para cicatrizar, e não molhar por 7 dias.
      Bjs e boa sorte, Cynthia

      Excluir
    2. Olá, boa tarde!
      Obrigada pela ajuda Cyntia.

      Excluir
  22. Boa tarde Cynthia...preciso de sua ajuda, tem como eu mandar uma foto da minha phalaenopsis para você me ajudar, ela está muito feinha mas não quero perde-la! Obrigada Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Luciana!
      Claro que posso ajudar, basta que eu veja a foto e se eu souber como, farei de tudo para salvarmos a sua orquídea, ok?
      Publique algumas fotos dela em vários ângulos (folhas, raízes, base...) em qq página ou rede social. Pode ser instagram, facebook, google plus...
      Mas lembre-se de colocar a privacidade pública, ou seja, visualização pública, do contrário, não consiguirei ver.
      Depois é só copiar o link da foto ou do álbum e colar aqui em resposta a esse comentário.
      Beijos e aguardo vc, Cynthia.

      Excluir
  23. Bom dia. Gostaria de saber se você tem algum link onde eu possa estar e comprando a phaleanopsis summer belle, pois estou encantada com sua beleza e não encontro. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denyze, não indico nenhum site específico porque nunca comprei orquídeas pela internet.
      Mas existem grandes produtores de Phalaenopsis, veja se há algum na sua cidade, nada melhor que escolher ao vivo, né?
      Beijos e boa sorte, Cynthia

      Excluir
  24. Oi Cynthia!
    Não sei o tipo dela, mas ganhei essa orquídea no meu aniversário em julho do ano passado http://moniqueamaral.tumblr.com/post/91412291019/happy-birthday
    Continuei cuidando regando três ou quatro vezes por semana, trouxe ela pra casa nova (clima um pouco diferente) mas ela estava bonita e em junho mais ou menos começaram a nascer novos botões. Mas nesse meio tempo, ela ficava na escada, e um dia eu desci com alguma coisa na mão que enroscou numa folha e a derrubou. Ela saiu do vaso, eu logo replantei.
    Só que os botões não se desenvolveram e até hoje continuam pequenos, e as folhas em volta do pendão de botões estão sequinhas. Li que a orquídea pode abortar os botões quando se estressa. Mas estou preocupada pq várias folhas já secaram e caíram e as que restam estão amareladas, algumas com partes já secas. Estou com medo que ela morra.
    Meu parceiro achou que ela estava pegando muito sol e que eu estava regando demais, e colocou ela num lugar com bastante luminosidade mas sem sol direto. Não sei se tento trocar de vaso e substrato... não sei o que fazer.
    Se você tiver alguma dica eu agradeço muito!!!

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Olá Cynthia, boa tarde!

    Como faço para matar os pulgões da minha orquídea?

    Desde já agradeço.

    Bjs.

    Rita de Cássia

    ResponderExcluir
  28. Olá minha orquidea acabou tomando muito sol pois eu não sabia que ela poderia tomar sol direto e ela está com a haste amarelada, aparentemente seca e com as folhas bem molinhas, o que eu faço?
    Ganhei ela há pouco tempo e no vasinho que ela veio ela estava bem solta, então comprei substrato e replantei, rego duas vezes por semana e a haste está totalmente seca.

    ResponderExcluir
  29. Oi gostaria de pedir sua ajuda. Ganhei uma Phalaenopsis em Maio que ficou Flórida por dois meses, assim que as flores secaram e cairam decidi cortar a haste depois do terceiro nó. Assim ela permaneceu verdinha.
    A aproximadamente 4 semanas coloquei npk 8 8 8 uma colher de café sobre a cobertura (conforme a embalagem indicava) depois da rega. Após alguns dias percebi que as raízes acima do substrato foram ficando enrugadas secas e ocas. Fiquei preocupada e decidi fazer uma rega que tirasse o adubo da cobertura. Hoje percebi que duas folhas menores que ficam por baixo das grandes estão amarelando do Centro para a o final da Folha. Ao tocar em uma ela logo caiu. as raizes no final do vaso continuam verdinhas, ele é transparente e sa pra ver.
    A flor fica na minha sala onde não bate sol direto. Queria saber o que eu fiz de errado? Foi o npk? O jeito que eu ministrei ele??? Pode ser água excessiva nas folhas??? Obrigada espero sua resposta.

    ResponderExcluir
  30. Oi meu nome e Jackeline comecei com as orquídeas agra estamos montando um pergolado tem algumas orquídeas que as folhas parecem estar muchas meio engrujidas oq devo fazer ?? Obgd

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite Cythia! Comecei a seguir seu blog e o canal do you tube e gostei bastante! Parabéns! Queria perguntar, eu tenho uma orquídea, não sei o que aconteceu. Ela está totalmente sem folha, mas acho que ela não morreu porque ainda tem umas duas raízes verde. Quando minha mãe ganhou ela, estava em xaxim, porém conforme vi que ela piorava coloquei ela em uma árvore, mas não resolveu. Será que é possível fazer esse tratamento de UTI nela funciona, mesmo ela não tendo folha nenhuma?

    ResponderExcluir
  33. Ola pode me ajudar a identificar minha orquidea, nao sei ainda como cuidar e deppis de florir uma delas está com a folha amarela.

    ResponderExcluir
  34. Ola pode me ajudar a identificar minha orquidea, nao sei ainda como cuidar e deppis de florir uma delas está com a folha amarela.

    ResponderExcluir
  35. Um a da minha mãe também ta amarela no na folha coitada dela ela ta muito triste

    ResponderExcluir
  36. Um a da minha mãe também ta amarela no na folha coitada dela ela ta muito triste

    ResponderExcluir
  37. Oi... Pergunta: por que orquídeas que perdem as folhas são chamadas de perenes se perene significa eterno? É questão de tradução do inglês?

    ResponderExcluir
  38. Olá Cynthia. Estou precisando de uma ajudinha. Eu ganhei uma orquídea e nem sei a espécie, sou leiga no assunto, mas estou apaixonada e desde então tenho pesquisado por essa maravilhosa planta e desejo ter várias agora. Mas é o seguinte, estou com ela apenas alguns dias, quase um mês. As flores estão lindas, mas as folhas de duas semanas pra cá estão amarelando e caindo, até as novinhas....bem acho que foram apenas três nesse tempo. mas já tem outra amarelando. Eu não deixei no sol, está perto de uma janela e não entra luz direta. Percebi tbm que tem umas raízes saindo pelos furinhos do fundo do vaso. O link com as fotos segue e aguardo sua ajuda. Obrigada e um abraço.

    https://www.facebook.com/erika.lima.7503/media_set?set=a.1099725550039704.1073741829.100000068085466&type=3&uploaded=4

    ResponderExcluir
  39. Bom dia, tenho orquídeas Phalaenopsis e uma delas está com a folha encorrilhada e numa das folhas nas laterais está com uma coloração amarelada, mas só mesmo nos cantinhos. ela já terminou a floração e deveria estar a fazer uma nova, mas não fez! E tem esses sintomas. O que devo fazer? Vou deixar aqui o meu e-mail: anamarcia2@sapo.pt Obrigado

    ResponderExcluir
  40. Bom dia, tenho orquídeas Phalaenopsis e uma delas está com a folha encorrilhada e numa das folhas nas laterais está com uma coloração amarelada, mas só mesmo nos cantinhos. ela já terminou a floração e deveria estar a fazer uma nova, mas não fez! E tem esses sintomas. O que devo fazer? Vou deixar aqui o meu e-mail: anamarcia2@sapo.pt Obrigado

    ResponderExcluir
  41. Boa noite, Cynthia! Gostaria de pedir sua ajuda com a minha orquídea. Teria como lhe mandar a foto po Facebook, Instagram ou Hangout? Te chamei no Hangout. Obrigada! Joana

    ResponderExcluir
  42. Boa noite, Cynthia! Penso que já perdi minha Phalaenopsis, mas gostaria de saber o que ocorreu com ela, regava sempre que houvesse pouca umidade nas cascas de pinho. Primeiramente após cair as flores, uma folha ficou caída e começou a amarelar, em seguida caiu. Logo verifiquei as raízes cortei o pouco das raízes que haviam ficado podres e passei a canela, em seguida todas as outras ficaram amarelas, hoje caiu mais uma folha e as outras duas estão amarelando cada vez mais. Não sei como criar minha orquídea! Estou bastante triste por ela ter durado tão pouco, mas quero me dedicar a tentar salvá-la ou aprender para cuidar bem de alguma um dia. PS. a primeira folha quando murchou estava soltando liquido antes de cair.

    ResponderExcluir
  43. Olá Cynthia, boa tarde!
    Preciso tanto da sua ajuda...moro no Ceará e comprei duas mudas de um site. Demorou um mês para chegar. Uma catleya e uma denphal. A denphal está morrendo! Suas folhas da noite pró dia estão amarelado e caindo. Pelo amor as orquídeas, me ajuda! Ela é apenas um bebê!!

    ResponderExcluir
  44. Olá Cynthia, boa tarde!
    Preciso tanto da sua ajuda...moro no Ceará e comprei duas mudas de um site. Demorou um mês para chegar. Uma catleya e uma denphal. A denphal está morrendo! Suas folhas da noite pró dia estão amarelado e caindo. Pelo amor as orquídeas, me ajuda! Ela é apenas um bebê!!

    ResponderExcluir
  45. Oi cynthia...tenho umas orquidias mais não sei como cuidar delas....o tempo está chuvoso e eu acabei regando demais e elas estão em terra...a terra está totalmente enchercadas estou perdido o que faço

    ResponderExcluir
  46. Olá td bem?eu tenho uma phalaenopsis e coloquei um fertilizante nas raizes e alguns dias depois as raizes ficaram escuras e as folhas estao amarelando de baixo para cima,sera que minha orquídea esta morrendo?!por favor me ajude.Obrigada.

    ResponderExcluir
  47. Oi sou fabiana,td bem?gostaria da sua ajuda.Tenho uma phalaenopsis e coloquei um fertilizante diluído em agua direto nas raizes e alguns dias depois ficaram secas e as folhas estao amarelando de dentro pra fora,sera que minha orquídea está morrendo?Por favor me ajude!Obrigada!

    ResponderExcluir
  48. Olá, estava buscando pelo google desesperadamente o q está acontecendo com minha orquídea. Ela floresceu perfeitamente. Estava linda e formosa. Sinceramente, nunca tinha visto uma orquídea tão formosa e saudável. Depois q ela floresceu eu cortei as hastes dela e estou percebendo que ela esta com as folhas um pouco murcha.
    Estou preocupada pq mudei de casa e estou com medo de ela não esta gostando do lugar q ela está. me ajude por favoooorrrrr...
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=915234641884665&set=pcb.915234668551329&type=3&theater

    ResponderExcluir
  49. vale lembrar q além tem dela tem uma outra tb com a folha murchando. Me ajudeee

    ResponderExcluir
  50. Olá, estava buscando pelo google desesperadamente o q está acontecendo com minha orquídea. Ela floresceu perfeitamente. Estava linda e formosa. Sinceramente, nunca tinha visto uma orquídea tão formosa e saudável. Depois q ela floresceu eu cortei as hastes dela e estou percebendo que ela esta com as folhas um pouco murcha.
    Estou preocupada pq mudei de casa e estou com medo de ela não esta gostando do lugar q ela está. me ajude por favoooorrrrr...
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=915234641884665&set=pcb.915234668551329&type=3&theater

    ResponderExcluir
  51. Oi Cynthia. Ganhei uma cymbidium, mas ela ficou no sol, secou e caiu todas as folhas, mas as raízes estão verdes. Será que ela pode brotar de novo ou posso desistir?

    ResponderExcluir
  52. Olá ... Minha orquídea phalaenopsis está com a haste avermelhada ou meio alaranjada, por que será ? Depois q ela perdeu as flores parecia que iria morrer, mas nasceram duas folhas e agora esse problema ...
    Por favor, ajude-me ...

    ResponderExcluir
  53. Olá ... Minha orquídea phalaenopsis está com a haste avermelhada ou meio alaranjada, por que será ? Depois q ela perdeu as flores parecia que iria morrer, mas nasceram duas folhas e agora esse problema ...
    Por favor, ajude-me ...

    ResponderExcluir
  54. Eu sempre gostei de orquídeas, porém nunca tive pois não tenho árvore em casa, nem espaço para isso, mas no meu trabalho retiraram algumas árvores para construção da entrada e fiquei com uma orquídea..tadinha, coloquei ela num vaso gr e comprei substrato, colocando sob as raízes, comprei um xaxim tb..sera melhor colocar no xaxim? mas sinto que ela não evolui, tem uma folha ficando marrom, não molho todos os dias, e não esta no sol..o que faço pra ajudar essa linda planta???

    ResponderExcluir
  55. Boa noite Cynthia,
    Meu nome é Bruna, ganhei uma orquídea a pouco mais de 01 mês, e ela esta perdendo as flores e ficando com as folhas amarelas. Hoje percebi que ela tb esta amarelando nas pontas.
    O que devo fazer? É normal o que está acontecendo.
    Ficarei agradecida se me ajudar.

    Se precisar envio fotos.

    ResponderExcluir
  56. Olá.... tenho alguma orquídeas, e três delas, sendo uma mini, estão com suas folhas amarelas, nas manchas tem um centro preto... o quê pode ser???obrigada

    ResponderExcluir
  57. Oi! Minha orquidea amarelou duas folhas e elas se soltaram sozinhas da planta. Só resta uma folha já meio amarelada. Tô com medo dela estar morrendo. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  58. Oie sou Valdeni e estou aqui para esclarecer uma dúvida.
    Tenho uma orquídea que abrio hoje , ela para ser amarela mais tá mais para um verde . Será que ela vai ficar amarela ou da cor que ela está mesmo😓😓😓?

    ResponderExcluir
  59. Oie sou Valdeni e estou aqui para esclarecer uma dúvida.
    Tenho uma orquídea que abrio hoje , ela para ser amarela mais tá mais para um verde . Será que ela vai ficar amarela ou da cor que ela está mesmo😓😓😓?

    ResponderExcluir
  60. oi gente as minhas orquídeas estão amareladas e murchas e as raízes não estão muito boas, tentei mudar elas de lugar coloquei em baixo de uma arvore mas elas continuam feias parece q vão morrer. não sei o q fazer...

    ResponderExcluir
  61. oi gente as minhas orquídeas estão amareladas e murchas e as raízes não estão muito boas, tentei mudar elas de lugar coloquei em baixo de uma arvore mas elas continuam feias parece q vão morrer. não sei o q fazer...

    ResponderExcluir
  62. Oi Cynthia, parabéns pelos esclarecimentos, estou com um problema, é que as pontas das folhas das espécies que tem folhas finas (ex. Oncidiums) estão amarelando e secando ficando com cor de ferrugem, não encontrei solução ainda, poderias me ajudar?

    [url=https://flic.kr/p/JDBtBB][img]https://c6.staticflickr.com/8/7646/27992616421_4f27c3fbb8_z.jpg[/img][/url][url=https://flic.kr/p/JDBtBB]IMGP0029[/url] by [url=https://www.flickr.com/photos/68779229@N02/]Hanjaum[/url], no Flickr

    ResponderExcluir
  63. Olá Cynthia, amei seu blog e gostaria de receber algumas dicas sobre a minha phal, alguma tempo atrás ela estava com sinais de desidratação mas já está recuperada, o problema é que ela está com muitas raízes novas crescendo mas poucas estão verdes, as demais estão escuras, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  64. Bom dia Cynthia,
    Primeiramente, parabéns por seu blog. Sem dúvida, está sendo o local em que estou encontrando maiores informações para finalmente acertar no cultivo de orquídeas.
    Gostaria de te perguntar o seguinte: Tenho uma Cattleya que está com as pontas dos caules secas e deles não saem folhagens novas. Devo cortar acima do terceiro nó, como vc orientou em relação às Phal ou devo fazer outra coisa?
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  65. Pessoal, acho que ela não está mais ativa neste blog. Veja as perguntas, já há algum tempo não tem respostas.

    ResponderExcluir
  66. Olá
    Sou nova com orquídeas
    Bem acabei de compra duas orquídeas as mesmas já estavam florindo e com alguns botões acontece que os botões que iam se abrir secaram e caíram
    Estou colocando água todos os dias pela manha como a moça me orientou bastante água já que ela escorre percebi que em uma a ponta da raiz estreando o que posso fazer?
    Grata

    ResponderExcluir
  67. Olá
    Sou nova com orquídeas
    Bem acabei de compra duas orquídeas as mesmas já estavam florindo e com alguns botões acontece que os botões que iam se abrir secaram e caíram
    Estou colocando água todos os dias pela manha como a moça me orientou bastante água já que ela escorre percebi que em uma a ponta da raiz estreando o que posso fazer?
    Grata

    ResponderExcluir
  68. Oi Cynthia,por favor, tenho uma orquídea há anos, mas agora a folhagem está estranha estão murchas, inclusive a que está nascendo no centro tbm começa a ficar. Não sei o que pode estar acontecendo, você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  69. Bom dia tenho várias orquídeas de várias espécies, porém uma dá espécie Phalaenopsis perdeu todas as folhas, mesmo verdes. Sabe me dizer o que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  70. Olá eu tenho uma Phalaenopsis comprwi ela há uns 40 dias e ela começou a melar as folhas no caule e as raízes também o que eu faço ? Eu costumo burrifar água a cada 5 dias.o que faço?

    ResponderExcluir
  71. Olá, Cynthia! Mudei a phalaenopsis de vaso (plástico para vidro) e as folhas estão amarelando e ficando murchas. As flores estão normais. Que fazer?

    ResponderExcluir
  72. Ola Cynthia! Tenho algumas Phalaenopsis e uma cattleya e todas elas estao com as folhas moles e murchas. Tenho regado com pulverizador de agua nas folhas, diariamente. Elas estao bem proximas a uma janela, que fica fechada e recebem luz atraves da janela. A cattleya esta num vaso de barro e as Phalaenopsis em vasos plasticos com cachepos de aluminio branco. A rega esta incorreta? O que pode estar causando esses sintomas?

    ResponderExcluir
  73. Ola poderia me ajudar, ganhei do meu marido três lindas orquídeas, porem elas amarelaram as folhas e eu cortei todas as folhas delas, estou desesperada sera q matei elas? Elas estão tão feia sem folhas sao de 3 espécies, o q devo fazer pra brotar novas folhas? Fico agradecida com sua ajuda

    ResponderExcluir
  74. Olá as amareladas ai coloqcoloquei em um tronco de coqueiral e amareladas todas só tá uma folha... É o brotinho ta escurinho oque eu faço?

    ResponderExcluir
  75. Eu tenho uma phal que está tentando sobreviver, está sem raiz, folhas debilitadas e com um amarelecimento que se propaga pelo meio da folha ... Uma folhinha nova nasceu mas não se desenvolve,ela está fechada ... coloquei num local mais sombreado mas estou preocupada ...

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Tenho uma mini Phal que está linda, toda florida e com botõezinhos. Faz 9 dias que a comprei. Sinto que as raizes estão um pouco úmidas (lá no fundo do vaso) e por isso ainda não a reguei. Estou certa em fazer isso? Só que uma das folhas está amarela e enrugada. O que será? E o que fazer?

    ResponderExcluir
  78. Parabéns pelo artigo!
    Conteúdo muito bom e de fácil entendimento!
    Conte conosco para informações sobre grama www.agrogramas.com.br/grama-esmeralda

    ResponderExcluir
  79. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  80. Oi, Cinthia! Nunca cultivei Orquideas. Mas agora comprei uma mudas pela Internet. Conhecendo pouco sobre orquidea, assim que chegaram pensei que estavam desidratadas, então deixeia-as dentro de um balde de água por dois dias. Logo após fui planta-las em alguns substratos alternativos. Agora, socorrooooooooooooo! !!! Estão amarelando . O que faço?

    ResponderExcluir
  81. Oi ganhei uma orquidea borboleta ainda esta com flores mas as folhas estão amarelado e percebi uns bichinhos e um leve apodrecimento na raiz o q fazer ?

    ResponderExcluir
  82. TemhTuma phal que está com botões ha mais de um mês. Na semana passada um caiu sem abrir. O que devo fazer?
    https://m.facebook.com/groups/1484861028501385?view=permalink&id=2051457031841779

    ResponderExcluir
  83. Oi, Cinthia, tenho uma mini orquídea e as folhas estão amarelando do meio (da haste) para fora, quando toco suas folhas caem e sua haste está secando, o que devo fazer? gosto muito de orquídeas e peço sua ajuda!!!
    - Sérgio Luiz

    ResponderExcluir
  84. Boa noite, ganhei uma Cymbidium, porem as flores estao caindo, além do caule das flores estarem um pouco marrom.
    Tem uma folha em específico com cor marrom...Deveria me preocupar?
    Não entendo nada de plantas, preciso de ajuda rs

    ResponderExcluir
  85. Bom dia Cynthia gostei muito de suas publicações sobre as orquídeas

    Recentemente ganhei uma orquídea Phal e percebi q ela está ficando com as folhas amarelas e murchas, as raízes também estão ficando amarelas e secas e ainda estão saindo do vaso

    Gostaria de saber se posso mudar ela pra outro vaso só q ela ainda está florida e estou com medo de perdelas e tenho tb uma Phal branca que comecei a cultivar só q elas ñ saem dos brotos estão pequenas e as raízes apodrece e voltam a crescer só q ñ se desenvolvem e ainda tem uma q se quebrou sem a raiz posso fazer ela criar raiz ?

    Me ajude com elas por favor ñ quero perdelas ...

    ResponderExcluir
  86. Foi eu quem deixei o comentário:Geane

    ResponderExcluir
  87. Bom dia . Minha Phalaenopsis está com uma folha de baixo amarelada na raiz e esse amarelado foi também para aste que está florida as folhas que estao verdes esta enrugada com pintinhas amarelinhas e meia murchas cortei as astes e tirei do vaso estava com as raízes murchas parece podre. Tirei do vaso cortei um pouco as raizes coloquei canela e um algodão pequeno com um pouquinho de água com canela coloquei argila espandida no fundo, coloquei madeirianha com pedacinhos de carvão deixei firme com palitos.
    Agora tô na dúvida se fiz certo, porque não molhei estou com medo de molhar e acabar morrendo por causa da agua. As raízes não estavam secas. Podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  88. Boa noite Cynthia, eu esqueci minha orquídeacymbidium amarela exposta ao sol durante o dia todo, quando fui ver ela está com as folhas amareladas e murchas. O que posso fazer para salva-la? É minha primeira orquidea e não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  89. Oi Cynthia, td bem? Sou fisioterapeuta, atendo uma paciente em casa, é algumas vezes quando estou saindo de sua casa encontro vasinhos de orquídeas que a vizinha coloca no lixo... já peguei umas 5, algumas cuidei e já estão dando flores, outras, que pelo que pesquisei são as chamadas Oncidium (Acho que é isso) não estou dando conta. As folhas estão rasgadinhas nas pontas e secas, elas já nascem assim, parece ráfia. O que eu posso fazer para recupera-las, pode me ajudar?
    Obrigada,

    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, tem no menu lá em cima, uma opção de manuais, mas de qualquer forma, pesquisa aqui no site para vc ter certeza se sua orquídea é mesmo uma Oncidium. Pelo que vc descreveu nas folhas, é mais comum em Dendobrium. Preciso ter certeza para poder te ajudar.

      Excluir
  90. Oi, a minha orquídea começa amarelando as folhas e parece apodrecer a raíz que acaba caindo, de tres brotos ja está somente em um o que eu faço?
    Obrigada.

    Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, dá uma lida na minha resposta de dois comentários abaixo, se ainda tiver dúvida, mande mensagem de novo, mas acho que por ali vc conseguirá ter certeza de que problema está acontecendo

      Excluir
  91. Respostas
    1. É só colocar no local ideal que as cores voltam a normalidade. Eu tenho uma postagem sobre luminosidade, em que propositadamente fiz isso para mostrar a diferença.

      Excluir
  92. Olá,bom dia!
    Minha orquídea phalaenopsis,está amarelando as folhas e caindo acredito que seja folhas velhas,e nesta folhas está uma haste isso vai prejudicar a haste com a folha caindo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A haste não será afetada!
      Quanto a quedas das folhas amarelando antes, fique atento, pois se as folhas que amarelam e depois caem são as mais baixas, pode indicar muito tempo seca. Se a folha que amarelar e cair, ainda estiver com a base podre, meio molenga. Pode ser uma doença terrível que acontece quando o centro da orquídea acumula água (chamamos de coroa esse tipo de copinho formado pelas folhas).
      Se for esse último caso o seu, meu conselho, aplicar fungicida e afastar ela de todas as orquídeas por 40 dias, se ela não parar de demonstrar sinais da doença, possivelmente vc não irá recuperá-la.
      Grandes orquidófilos nem tentam salvar para não colocar em risco as outras orquídeas, e eles acabam queimando a planta para evitar a propagação da doença que é feita pela água.
      Basicamente é excesso de água ou chuva constante, que deposita água no centro da orquídea. A água favorece o surgimento de bactéria, que ataca a coroa da orquídea.
      Para doenças bacterianas, a taxa de recuperação é quase zero.
      Mas acredito que possivelmente é perda de folhas por causa de raízes secas por longo tempo.
      Na época de floração, a Phal consome mais água, depois que os botões se abrem, ela passa a consumir menos água.

      Excluir
  93. Ola boa noite tenho uma orquídea phalaenipsis ela está com flor depois de muito trabalho floriu mais percebo que agora ela está amarelado as folhas, tem uns bichinhos tipo bolinhas nelas oque fazer não queria perder-la

    ResponderExcluir
  94. Olá Bom dia,
    Minhas orquideas estão aparecendo com as folhas roidas,como se uma larva viesse a noite e comesse somente as folhas. Teria como orientar no que eu posso fazer?!

    ResponderExcluir
  95. Eu não podia acreditar que eu voltaria a me reunir com meu marido, eu estava tão traumatizada por ficar sozinha sem ninguém para ficar comigo e para estar comigo, mas eu tive muita sorte um dia em encontrar este poderoso lançador de feitiços Dr. Azaka depois de contar a ele sobre minha situação ele fez todo o humanamente possível para que meu amante voltasse para mim, na verdade depois de lançar o feitiço meu marido voltou para mim em menos de 24 horas, meu marido voltou me implorando para nunca mais ir embora eu de novo, 1 meses depois ficamos noivos e nos casamos, se você está passando pela mesma situação é só entrar em contato com ele via: Azakaspelltemple4@gmail.com whatsapp: + 1 ( 3 1 5 ) 3 1 6 - 1 5 2 1 muito obrigado senhor por restaurar meu ex-amor

    ResponderExcluir
  96. Oi boa noite.
    Ganhei uma orquidea phalenopsis aphodite, e estou tendo alguns problemas,eu percebi que ela estava murchando muito e fui observá-la bem, ela veio com uma esponja na raiz o que causou um amarelamento e apodrecimento nas raízes, eu limpei as raízes coloquei canela e reenvasei, deixei alguns dias sem molhar e ela ficou bem.
    depois de alguns dias molhei novamente dois dias depois observei o mesmo problema, fiz o mesmo processo novamente, só que dessa vez retirando as partes podres das cascas das raízes deixando apenas os fios da raiz, notei que ela continuou murchando e suas flores cairam todas, duas folha ficaram amareladas, algumas pessoas me disseram para colocar em um lugar que pegasse sol direto nas folhas pela manhã, coloquei na única janela que pega sol a manhã inteira na minha casa, estou esperando pre ver se ela se recupera, mas mesmo assim vocês tem mais alguma dica pra mim. Obrigado.

    ResponderExcluir
  97. Este é um testemunho que direi a todos para ouvir. Estou casada há 4 anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve um feitiço para tirar meu amante de mim e meu marido me deixou e os filhos e temos sofrido por 2 anos até que eu quis dizer um posto onde este homem Dr.Wealthy ajudou alguém e eu decidi dar a ele uma chance para me ajudar a trazer meu amor Marido para casa e acredite em mim eu acabei de enviar minha foto para ele e a do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro entrou na casa e eis que era meu marido e ele veio até mim e as crianças e é por isso que estou feliz em fazer com que todos vocês em questões semelhantes se encontrem com este homem e tenham seu amante de volta a você email: wealthylovespell@gmail.com ou você também pode contatá-lo ou whatsapp nele neste +2348105150446 Blog: https: //wealthylovespell.blogspot.com ..... muito obrigado Dr.Wealthy. ...

    ResponderExcluir
  98. Bom dia tenho uma orquídea,q as folhas estão amarelando e caindo,uma por uma o q eu faço?

    ResponderExcluir
  99. Rever o texto!!! Flores em vez de folhas?!

    ResponderExcluir
  100. Bom dia minha phalaenopsis esta no final da floração e esta amarelando as folhas de baixo mas nao aparenta ser fungo pois nao tem manchas na folha so o amarelado as raizes estao verdinhas troquei de vaso e substrato oq pode ser esse amarelamento das folhas ? Pode adubar depois da troca de vaso? Fico grata se puder me responder

    ResponderExcluir