sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O momento certo de transplantar ou reenvasar sua orquídea

Se sua pergunta é: 
Quando eu devo mudar minha orquídea de vaso? 
ou
Será que já posso tirar a orquídea do vaso e plantá-la na árvore?


A resposta é ficar atento à planta.
Quando começar a brotação, a orquídea poderá ser transplantada sem problema algum.
Quando está florida, não é aconselhado retirar a planta do vaso, pois ela está em estado vegetativo.
Depois que as folhas caem, em pouco tempo, começarão a aparecer as primeiras brotações. Este é o momento certo!


É como se comparassemos a uma mulher grávida, por exemplo. 
No final da gestação e assim que tem o bebê, está em uma fase de cuidados, por algum tempo não é recomendado fazer esforço físico. 
Depois, ela estará recuperada e pode voltar as atividades normais.

Com a orquídea é similar, digamos que ao invés de bebês, seriam as flores: enquanto elas estiverem lá, a planta precisará de repouso. 
Assim que as folhas caem, ela também ainda deverá ter descanso. 
Então retirá-la do vaso, poderia "estressar" a planta. Por isso, o recomendado é aguardar até que a planta inicie a fase de crescimento, que é caracterizada pela presença dos brotos.
Nas fotos eu foquei bem os brotos de uma Cattleya. 
Esta planta, por exemplo, já esta no ponto de ser transplantada, pois já está com brotos (parte envolvida em vermelho).

Você pode clicar nas fots para ampliá-las.

11 comentários:

  1. gostei, ainda tinha medo de fazer o replantio, tenho uma catleia com brotinhos bem verdes, estao pequenos, são muito mesmo, alguns nem sei se sao keikis ou nao, vou aguardar chegarem a este ponto de coloração para trocar o vaso.

    ResponderExcluir
  2. Kare,
    É só deixar dar uma apontada, quando perceber que tem broto já pode trocar de vaso.
    Deixe o broto sempre virado para dentro do vaso e encoste o outro lado na borda do vaso. Assim o broto terá bastante espaço para crescer.
    Onde nasce o broto é que chamamos de "frente".

    ResponderExcluir
  3. Ganhei minha primeira orquídea dia 20 de maio,pouco antes de completar 1 mês começou a murchar as flores e as folhas começaram a ficar amareladas.Notei q apareceram uma espécie de espuma branca perto da raiz e uns bichinhos muito pequenos andando perto da raiz.Vi na internet q a espuma poderia ser mofo e que a raiz da planta tem q ser lavada.Foio que eu fiz e passei para um vasinho maior com carvão e casca de pinus.Vc sabe me dizer o que eram aqueles bichinhos e se minha planta vai morrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser algum inseto. os mais comuns são a cochinilha e o pulgão.
      Se notar mais algum, pode usar inseticida à base de água (SBP ou similar).
      Deve ajudar.
      Qq coisa fale novamente comigo.
      Bjs e boa sorte,
      Cynthia

      Excluir
    2. bom dia ofereceram a minha primeira orquídea em Abril vem num vaso pequeno e de plástico, esta florida e tem uns botões ainda por abrir, qual será a ,melhor altura para a colocar num vaso maior?
      obrigado

      Excluir
    3. Paulinho, não entendi a sua dúvida.
      Favor explicar melhor.
      bjs, Cynthia

      Excluir
  4. replantei uma cattleya em um vaso maior. Só que errei a frente, basicamente ela ficou no meio e tem dois brotos que nasceram após o replante que estão saindo do vaso. Pergunto devo replantar novamente colocando mais para traz tendo espaço para os brotos crescerem ou vou estressar a planta e replanto quando der mais um ano na troca de sustrato?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, tenho uma orquidea Phalaenopsis que da flores duas vezes por ano, acontece que dessa ultima vez as folhas ficaram muito amarelas e estão caindo e ela ainda continua florida. Estou vendo que as hastes estão secando da raiz pra cima. o que eu faço? pode ser agua demais? tenho que replantar? muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. provavelmente as folhas amarelam e caem pelo excesso de regas,as orquídeas de uma maneira geral,não toleram o enxarque,ou seja,precisam estar secas para aceitar uma nova rega

    ResponderExcluir
  7. vou replantar a minha orquidea sharry babe porque o substrato dela estava muito encharcado e eu fiquei com medo de perde la e retirei ela do vaso para as sua raizes seque. vou colocar um pedaço de tronco de arvore no fundo do vaso e completar com um pouco de casca de coco seco.

    ResponderExcluir
  8. Tenho umas cattleyas, está com vários brotos, já replantei, queria saber se a folha antiga TB volta a florescer, a outra TB tá com vários brotos estão lindos, só que a folha antiga está murchando e verde amarelado.

    Nana

    ResponderExcluir