segunda-feira, 17 de junho de 2013

Doença em Phalaenopsis

Olá gente! Estou de volta!

Desculpe-me pela ausência, muitas coisas acontecendo. E muitas novidades também. Logo postarei as fotos das orquídeas que encontrei na viagem que fiz para a Ásia no mês passado. Inclusive fotos do orquidário de Singapura (ou Cingapura).

Pensei em dividir com vocês uma informação sobre uma doença, não muito comum, mas que eu mesma já perdi exemplares para ela.

Conhecida como podridão (alguns dizem que é podridão negra e outros podridão mole), sua presença é notada por uma mancha na folha da Phal. Quando tocada você percebe que há uma espécie de líquido na folha. Eu sempre me refiro a ela como "mancha aquosa", pois parece ter água dentro. Se vc estourar a bolha, vai sentir um cheiro forte e ruim (mas não estoure a bolha! Isso pode causar propagação da doença).

Enfim... com o passar do tempo, a mancha aumenta de tamanho e se chegar na base da Phalaenospsis (onde ficam presas as folhas), já era!

Infelizmente não tenho nenhuma foto para mostrar, na época que tive casos da doença, fiquei tão chateada, tive que queimá-las e nem lembrei de tirar fotos.



Tratamento? Remédio?

Remédio para curar não tem! Algumas pessoas indicam usar fungicida em aplicação única. Na verdade não sei o porquê, pois é uma doença bacteriana. Mas ok! Se bem não fizer, mal também não fará.

O tratamento? Bom, depois que perdi as minhas, ouvi falar que se você deixar sua Phal num lugar fresco, mas bastante arejado, e não molhar por 20 a 30 dias, pode resolver.

O fato é, você tem que detectar a doença no começo! Antes dela atingir a base da Phalaenopsis.

Achou a mancha? Corte! Corte 2 cm abaixo da mancha. Não precisa radicalizar e tirar a folha toda. Tirar só a parte infectada é o suficiente. Ah! Use uma tesoura esterelizada!!!!

Agora, trate a cicatriz que você fez. Coloque canela em pó em todo o corte.

Pronto? Sim! Deixe sua orquídea "na seca" por 20 ou 30 dias. Ou seja, não molhe! Nada mesmo, nem uma gotinha!

Passou este período? Molhe somente o substrato! Não molhe as folhas e nem a base da Phal. Ok?

Enfim, o que também quero dizer é  que durante todo este tempo, ela não pode e nem deve ficar em lugar onde possa pegar chuva e sereno. É seca mesmo!



Como salvar as outras Phalaenopsis?

Esta dica vale para qualquer doença. Apareceu uma mancha? A folha está estranha? Qualquer que seja a anormalidade, separe a doente das demais. A maioria das doenças são transmitidas rapidamente entre uma planta e outra, então, proteja as que estiverem saudáveis, mas fique de olho, pois como houve contato com a doente, pode ter pego a doença.



Quanto tempo até a morte da Phal?

É muito rápido. Depois que atinge a base da Phal, se me lembro bem, leva menos de uma semana para a morte da planta. É assustador! Você vai vendo as folhas caírem uma a uma!

Portanto quanto antes você descobrir a doença, melhor.



Por que acontece?

Acontece devido ao acondicionamento delas. Lugares onde tem pouca ventilação e alta umidade favorecem o surgimento da doença. Com isso, as plantas, por não conseguirem se secar entre uma rega e outra, ficam sempre úmidas. 

A rega descuidada também pode ocasionar esta doença, portanto, especialmente com o gênero Phalaenopsis, evite molhar a junção das folhas, pois ali se acumula água que tende a favorecer o surgimento de bactérias. Leia mais sobre isto AQUI e você pode se interessar também por esta outra postagem AQUI.


Desejo que vocês não passem por isso, mas se passarem, que meu blog possa ajudá-los.

73 comentários:

  1. eu já passei por isso, e em quase todas as minhas orquídeas, acredite! Coloquei em lugar arejado e cortei MESMO todas as folhas infectadas, raspei com a unha os lugares que estavam tipo um "mofo", todas estão lindas agora! Realmente: é horrível.

    Beijinhos,
    Lia ♥
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cynthia,
    eu tenho uma Phal. que floriu recentemente por cerca de 3 meses, agora as flores já cairam, mas a haste se mantem forte. E estão surgindo novas folhas, mas as novas folhas são bem mais escuras que as antigas.

    É assim mesmo? Ou estão com pouca luz?
    E uma das folhas antigas está mole, meio murcha, você acha que devo cortá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarcísio,
      Não corte as folhas se elas não estão doentes. As folhas mais velhas ficarem murchas é normal, ainda mais depois de floração. Só se estivesse toda murcha é que seria preocupante, pois poderia estar com poucas raízes.
      As folhas mais novas geralmente são um pouco mais escuras. A Phal não precisa e nem é bom que pegue sol, mas o local deve ser claro.
      Bjs e boa sorte!

      Excluir
  3. Queria saber se o phalenopsis vermelho e raro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vermelho? Nunca vi! Já vi um roxo avermelhado, mas vermelho mesmo, ainda não conheço.

      Excluir
    2. Gostaria de ver, pois nunca vi tbm.

      Excluir
    3. Maria, achei que você tivesse uma. Já ia pedir a foto. rss
      Seria lindo! Se a roxa já chama uma atenção. Imagina vermelha?
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Cynthia!!! Seja bem vinda novamente! hehehe Bom retorno e obrigada por compartilhar dicas tão importantes!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cynthia, tudo bem? Estou preocupada com a minha Phal...:( Eu a ganhei de presente faz duas semanas... Me apaixonei qdo vi o 1º botão se abrindo... Aí corri na net pra pesquisar tudo sobre... Acho que estou fazendo tudo certinho, sabe?! Claridade média/baixa, rega uma vez por semana/ou conferindo a umidade da raiz... Eu só estava cismada com o excesso de raiz exposta e o tamanho do vaso, mas já estava providenciado(sábado) uma visita em uma floricultura ou afins para comprar o adubo certinho, outros itens necessários e ia aproveitar para leva-la para ver esses "probleminhas". Porém, até ontem ela estava super saudável, bonita; alguns botões se abriram lindamente, restando os 4 últimos que tbém vinham se desenvolvendo muito bem... Aí, pra minha tristeza, hoje qdo eu vi, uma das primeiras flores de um dos lados, estava completamente murcha; sua haste e o seu meio de cor amarelada estavam com uma coloração mais escura que o normal... Amanhã eu vou atrás, mas a moça que trabalha com isso, me adiantou por fone, que é bem estranho isso que aconteceu... E com isso ficamos ainda mais preocup. pois nunca sabemos até onde eles entendem mesmo, né? Vcê tem algum palpite pra o que possa ter acontecido? O que devo fazer agora? Cortar essa flor? Espero que possa me ajudar... Desde já agradeço. Um beijo... Geórgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geórgia, pode tirar esta flor murcha.
      Qual o gênero da sua orquídea? Tem umas que a flor dura dias e outras que ficam 3 meses abertas. Então, depende do gênero e da espécie.
      Ela veio com placa de identificação?
      Nem todo lugar q vende orquídea é especializado. Como a flor está mt popular, hoje vc encontra até no mercado, mas isso não quer dizer que eles entendem do cultivo.
      Agora, se vc comprou em um orquidário é diferente. Com certeza eles podem te ajudar.
      Qt ao local, parece estar ideal, pq mts vezes, se ela fica num lugar abafado isso pode acontecer ou mesmo no transporte até em casa.
      Coloca a foto no fórum do site aorquidea. Assim, todos os frequentadores podem tentar ajudar.
      E assim que colocar a foto, me avisa, q eu dou uma olhadinha nela.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  7. Cynthia, meu nome é Thiago e essa é minha primeira vez no seu blog e gostaria de parabenizá-la, ja aprendi muito. Eu dei uma orquídea para minha esposa, mas por falta de conhecimento nós afogamos ela. A haste secou e nós cortamos bem rente à base. Ela já começou a brotar, novas folhas estão nascendo, raizes e etc. A minha dúvida é:

    1) Do bulbo estão saindo várias ramificações, como faço pra saber qual deles é a nova haste?

    2) Nesse momento eu tenho que adubar ou apenas a rega é o suficiente?

    3) Quando afogamos ela, sobraram apenas 2 folhas bem grandes, mas elas estão murchas. O que eu faço?

    Obrigado.
    Thiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago!
      Seja bem-vindo!
      Vamos lá!
      Se não for raiz, provavelmente é haste que está nascendo.
      É hora de adubar com adubo de crescimento. Dá uma olhada na minha postagem "saiba mais sobre adubação".
      Com a adubação ela irá se recuperar, mas isso demora mesmo.
      Não desista e mantenha a regularidade!
      A orquídea precisa de pouco adubo, mas com frequência.
      Sabe aquele ditado de que “angu de um dia não engorda cachorro magro”. Isso vale para a orquídea.
      Boa sorte!

      Excluir
  8. lá Cynthia


    Sou uma portuguesa que recentemente descobriu o seu blog... ando à procura de uma solução para salvar a minha orquídea e descobri o seu blog.

    Pareço ter azar com as orquídeas, são as minhas preferidas mas parece q não se aguentam,

    Recebi essa orquidea de oferta, mas as folhas secaram logo e caíram, evitei a rega porque percebi que estava humida no extrato. Entretanto percebi que a haste estava a secar, cortei-a na parte seca, mas não coloquei canela (desconhecia o seu poder cicatrizante), agora toda a haste está a secar e as folhas apresentam uma mancha negra.... existe salvação? que me pode sugerir?

    Gostava de adicionar fotos para me ajudarem, mas como faço?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me adiciona no google+, tem um link do lado da minha foto (lá em cima no blog). Clique em "g+ seguir".
      Por lá dá para mandar fotos.
      A princípio fique tranquila, pois a haste seca mesmo e qt as flores, pode ser q as manchas sejam por causa que as flores estão murchando.
      Aguardo vc.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  9. Olá Cynthia,
    Gostei muito do seu blog. Está me ajudando muito , pois você é detalhista principalmente no caso de iniciante, que é a minha situação. Porém estou com problemas com uns pés de orquídeas bambu. Elas estão com grande parte das folhas com pintas pretas e não dão flores já há algum tempo. O que devo fazer? pensei em retira-las no chão e colocar em um vaso só para elas. Aguardo resposta, Obrigada, Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, não retire do ambiente!

      Deixe-as no chão, pois é onde melhor se desenvolvem.

      O local tem bastante luminosidade? Ela recebe pelo menos 4 horas de sol direto?
      A Arundina (orquídea bambu) precisa de boa luminosidade para florir. Além da falta de flores, um dos sintomas da pouca luminosidade são bulbos que não conseguem se manter retos e acabam tombando.

      Como é o solo em que ela está plantada? é bem fértil?
      Ela precisa de terra adubada, rico em matéria orgânica, como humus.
      Como é a rega?
      Esta orquídea precisa de bastante água. O ideal é molhá-la todos os dias ou no máximo dia-sim dia-não.

      Dê preferência para rega no início da manhã, por volta de 6h, ou no fim do dia, após 18h. O ideal é estar sem sol, ou com o sol bem ameno, típico do amanhecer e entardecer.

      Quanto as manchas, são fungos. A presença deles é comum na espécie, mas precisam ser tratados com fungicida. Vc pode comprá-lo em casa de plantas.
      As manchas não sumiram, mas o fungo estará controlado. As novas folhas não terão manchas, mas as velhas, continuaram manchadas como cicatrizes.
      É bem típica a presença do fungo quando o local tem baixa luminosidade e esta planta recebe menos de 4h de sol por dia.

      Você faz adubação?
      Ajudará bastante tb uma adubação quinzenal com adubo de floração. Siga a recomendação do rótulo e nunca aplique adubo ou fungicida quando a planta estiver recebendo sol! Isso poderá manchá-la.

      Espero que minhas dicas possam ajudá-la.

      Beijos,
      Cynthia.

      Excluir
  10. Oi Cynthia,
    Como muitos leitores e seguidores do seu blog, cheguei até aqui após uma pesquisa para salvar a minha Phal... Ela permaneceu florida durante 8 meses. Depois desse período apareceram as manchas escuras e úmidas na folha, achei que era por ter limpado as folhas com um pano umedecido com água. Essas manchas começaram a crescer e dai fiquei preocupada e cheguei até aqui. Segui todos os passos à risca, a Phal perdeu todas as folhas mas ficou uma pontinha verde no meio. Resisti à tentação de regar e vi que a pontinha cresceu. Esperei mais um pouco de crescimento troquei de vaso e de substrato. Hoje a folha ainda é unica mas ja vejo a segunda começando a aparecer no fundo do bulbo.
    Muito obrigada por compartilhar sua paixão e seus conhecimentos! Conquistou mais uma fã !

    ResponderExcluir
  11. Que alegria!
    Fiquei muito feliz em saber!
    Obrigada pelo carinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Cynthia, adorei o seu blog, muito esclarecedor e cheio de dicas para aprender a cuidar das orquideas. Ganhei uma phal e minha cachorrra mordeu a folhinha nova que havia nascido nela, não sei o que fazer porque ela agora só tem duas folhas que não estão muito bonitas. que dica vc me dá?
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opte por uma adubação de crescimento. Isso ajudará a crescer novas folhas, mas com duas folhas ela ainda vai ter enormes chances de se recuperar.
      Próxima dica: deixe-a no alto, longe da sua canina herbívora. rsss
      Boa sorte!

      Excluir
  13. Olá Cynthia!? Meu nome é Isdenia e eu gostaria muito de ter sua ajuda, pois minha orquídea phal está com umas manchas amarelas nas folhas e eu não sei o que fazer. desde já agradeço a sua atenção. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isdenia!
      Seja bem-vinda!
      Manchas circulares amareladas costumam ser causadas fungos, mas tb pode ser algum inseto sugador, já que não tem manchinhas pretas tb.
      Se vc tiver google plus, é só me adicionar ao seu círculo. Tem um link para o meu G+ perto do meu nome, aqui mesmo no blog (lá em cima).
      Antes de te indicar um fungicida, queria ver a foto.
      Vc publica no G+, me manda uma mensagem com o link, que eu dou uma olhadinha.
      Se não for fungo, vou te indicar um inseticida.
      Beijos e espero seu contato.
      Cynthia

      Excluir
  14. minha phal estar apresentando rachadura da ponta da folha ao centro, e manchas circulares amarelas clara, oque será

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manchas circulares amareladas, geralmente, indicam a presença de fungos.
      A rachadura pode ter sido causada por algum movimento brusco ou até mesmo um animal.
      Por ser só uma, arrisco a dizer que ela foi quebrada mesmo.
      Quanto ao fungo. Vc pode comprar um fungicida de contato ou sistêmico.
      Vou preparar uma matéria sobre o assunto. Até semana que vem estará no ar.
      Bjs e boa sorte!

      Excluir
  15. Olá Cynthia,
    Moro em Pernambuco e tenho algumas phalaenopsis, que adoro!!!! Mesmo cuidandos dos meus exemplares a quase uma ano e meio estou preocupada, pois em duas plantas apareceram umas manchas brancas (que não são de sol) e em algumas pequenas partes um alto relevo como se fosse uma pele com brotoejas. Procurei em muitos saber do que se tratava, mas não encontrei nada!!!! Outra dúvida que tenho é sobre a floração, por que mesmo adubando regularmente as plantas só florecem com 3 ou 4 flores, diferente das 8 ou 10 quando compei. Será que falta algo? Transplantei, todas para vasos de barro com furinhos na lateral, rego sempre pois percebo que o substrato resseca mais rápido em vasos de barro, borrifo só as folhas à noite. Uso um adubo que comprei pela internet.
    Obrigada,

    Milene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milene,
      Pelas caracteríscas que vc está colocando, parece ser ácaro. Para ter certeza preciso vem algumas fotos.
      Publique a foto da sua orquídea em algum perfil pessoal (instagram, facebook, g+...) e mande o link por aqui. É só colar o link de atalho da foto em resposta a este comentário.
      Quanto a adubação. Veja no rótulo qual o nome e os números que aparecem (10-10-10 ou 7-4-8...). Preciso saber a formulação do seu adubo, pois existe adubo de enraizamento, floração, crescimento, manutenção...
      De resto parece tudo certo.
      Eu evitaria a rega ou pulverização noturna.
      O adubo deve ser aplicado nas raízes, ok?
      Aguardo vc.
      Cynthia

      Excluir
  16. Cynthia, quase todas as minhas phal e uma denphal apresentam um aspecto de desgaste, como se tivessem sendo raspada. Na denphal é acinzentado. Pelo que pesquisei parece ser acaro. Você tem alguma sugestão de tratamento?
    Att
    Neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neto, gostaria de ver a foto para saber se realmente são ácaros.
      Vc pode publicar em algum perfil público (instagram, g+, Picasa, facebook...) fotos das orquídea e enviar os links aqui, em resposta a este comentário?
      Aguardo vc.
      Cynthia

      Excluir
  17. Olá Cyntia! Sou nova por aqui. Estava pesquisando como salvar duas de minhas Phal e vi seu post. Minha dúvida é a seguinte... as duas plantas estão com raízes aparentemente sadias, folhas verdes e também aparentemente saudáveis. Porém as novas folhas nasceram defeituosas, depois amarelaram e caíram sem ao menos crescer. Apontaram no bulbo e já estavam com sinais de que não iriam sobreviver e isso aconteceu,Agora o miolinho onde nascem novas folhas estão secos e sem sinal ou espaço para nascer outras.As plantas não apresentam sinais que irão morrer, mas como elas irão crescer e gerar novas hastes sem nascer novas folhas? Você já viu ou conhece sobre esse problema? Estou muito triste pois, são lindas, cores lindas, Uma delas estava com a segunda folha(a debaixo da doente) completamente amarela, então eu cortei e coloquei canela, mas não sei se vai sair novas folhas.
    Att. Brigida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigida,
      Gostaria de ver umas fotos delas para entender melhor e ver como elas estão.
      Vc pode publicar algumas?
      Use um perfil da internet instagram, facebook, google plus...
      Depois coloque o link aqui em resposta a este comentário.
      Assim eu acho a foto na net e posso tentar ajudá-la.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
    2. Obrigada! Vou fotografá-las e postá-las. Assim que o fizer, disponibilizo o link.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Responderei abaixo...
      No próximo comentário!
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  18. Olá Cyntia! Segue o link onde estão as fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.781644431847969.1073741837.100000072597081&type=1&l=e34a8e7090

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigida,
      Parece que acumulou água no topo das folhas. isso é muito comum na Phal.
      Como ela tem uma espécie de copinho, formado pelas folhas, ali acaba acumulando água e isso faz com que as folhas apodreçam e se soltem da orquídea.
      Isso não impedirá a floração, pois a haste vem da lateral, mas não sei dizer se nascerá novas folhas, acredito que sim, mas não tenho como afirmar.
      Tenha cuidado na hora da rega, tombe o vaso para a água escorrer e molhe sempre pela manhã para que, antes da temperatura cair com a noite, a axila da planta esteja completamente seca.
      bjs, Cynthia.

      Excluir
  19. Olá Cynthia! Tenho uma Phal que podei, nasceram os botões e eles murcharam e caíram, logo depois, nasceram outros minúsculos botõezinhos e esses secaram. Tenho ainda uma outra, que podei já faz alguns meses (na verdade junto com a primeira descrita) e não cresceram botõezinhos. O que devo fazer? Corto novamente? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara, o que é podar? O que vc podou? As folhas? A Haste floral? As raízes? O q?
      A Phal não deve ser podada, somente a haste floral, aquele pendulo de onde surgem as flores, fora isso, nada deverá ser cortado, ok?!
      Quanto aos botões terem secado, pode ter sido por ambiente muito quente. Como é o local que elas ficam?
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  20. Ola Cynthia

    As minhas Phalaenopsis estão com uma mancha preta no talo como se tivessem sido danificadas. E as folhas estão todas moles e caindo. As três estão assim. Uma delas inclusive emitiu um novo broto na lateral e esse broto já esta com essa mancha tb. Sera que pode ser podridão negra? Não consegui sentir nenhum cheiro diferente. E somente as phal estão assim. Sera q ainda as posso salvar? Como?
    Obrigada- Danusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanusa, pode ser fungo mesmo. As folhas moles pode não ter nenhuma ligação com as manchas e sim ser por causa desse calor excessivo que está atingindo quase todo o nosso país.
      Para melhor você pode borrifar água nas folhas sempre que estiver calor. Tb é interessante molhar o chão próximo da orquídea e se tiver algum lugar que seja mais fresco, deixe o vaso lá.
      Que tipo de manchas são? Circulares, pequenas, grandes? A mancha é mole? aquosa? É negra ou marrom?
      Aguardo vc.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  21. Ola cynthia, voce pode me ajudar? Ganhei uma phal no natal, segundo orientacoes estou molhando ela uma vez na semana, porem hoje notei que ela esta com algum problema, ela estava com uma folha que ficou amarela e podre, mole, que caiu quando molhei ela hoje, as suas raizes tambem estao podre me parece, e tem alguns bichos no substrato pequenos quase micro. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá ingrid, vou me intrometer aqui pq acho que a cynthia nao esta respondendo mais o blog...ja perdi uma phal assim...acho que vc deve estar regando demais...espere até o substrato estar totalmente seco sempre...e talvez no seu caso seja necessario a troca de vaso e substrato se as flores ja tiverem caído...

      Excluir
    2. Ingrid, a Juliana está certa. Provavelmente é excesso de rega.
      As pessoas quando vendem tem o hábito de falar para molhar de tantos em tantos dias, mas isso não tem como ser regra.
      Se está frio, vai demorar mt mais tempo para a orquídea secar, então não é a mesma coisa se tiver um calor escaldante.
      Para vc ter ideia... no verão chego a molhar 2 vezes por dia as orquídeas na árvore e as do vaso, algumas diariamente e outras em no máximo 2 dias. Já no inverno, as da árvore só molho se estiver a mais de 1 semana sem chover. E a do vaso posso ficar sem regar por 10 a 15 dias.
      Quanto aos bichinhos, é preciso investigar. De qualquer forma pode deixá-la submersa em um balde (que cubra o vaso todo) em água com sabão de coco, por 15 a 30 mintuos.
      Meu conselho, para dar um choque nela, é vc deixar ela secar completamente por pelo menos 2 dias, e depois molhar. A próxima rega deve ser feita apenas quando o vaso estiver seco.
      Bjs e boa sorte!

      Excluir
    3. ebaaa...que bom que vc esta respondendo cynthia...adoro seu blog, sou uma iniciante colecionadora de orquideas cheias de dúvidas sempre...hahaha...bjaooo...

      Excluir
  22. Olá, Cynthia! tudo bem? Adorei o blog!
    Guanhei uma phala lilás no dia dos namorados. tenho algumas dúvidas para tirar:
    1- O rapaz da floricultura falou que era para molhá-la uma vez por semana com apenas 3 dedos do copo de agua. Fiz isso no primeiro dia, mas depois pesquisando, li em alguns blogs que na verdade o ideal é colocá-la embaixo da torneira até que a água escorra pelo vaso e deixar sexar. Antes de regar, colocar o dedo para ver se está umido e só molhar de novo quando o substrato estiver seco (+ou- a cada 7-10 dias no inverno). Enfim, na semana seguinte eu coloquei metade do copo para regá-la, só que eu ainda havia deixado a embalagem de presente envolta do vaso. Quando fui tirar uns 10 dias depois de ter ganhado e tendo feito 2 regas com pouca água, vi que tinha acúmulo de água da rega feita no dia anterior e que a haste de metal está enferrujada embaixo. Só que minha planta ainda está com flor e tenho medo de trocar a haste e acabar danificando as raízes ou fazendo as flores cairem. Porém estou muito preocupada que essa ferrugem suba e passe algo para a planta, pois notei que dentro do vaso de plástico transparente estão alguns pontinhos brancos que não sei dizer se já estavam ali e se é normal.
    2- Outro fato é que ela no transporte até lá em casa, rachou uma folha no meio e quebrou a ponta de outra folha. Eu coloquei canela em pó nesses locais, mas não sei o que esperar e se devo aplicar novamente a canela.
    3- percebi que todas as folhas estão cobertas como se fosse com um pozinho branco em forma de circulo (como se fosse uma marca de gota d'agua) tanto em cima como embaixo das folhas. quando eu molhei, passei o dedo por essas manchinhas. elas somem e depois aparecem. Isso é comum?
    4- as raízes que estavam expostas quando ela chegou, estavam quebradas em muitas partes e elas foram secando. algumas estão verde claro na parte de dentro, mas outras estão completamente secas. Devo retirar as secas ou deixar lá? Isso pode trazer algo ruim para a planta o fato de terem secado completamente? (as raízes de dentro do vaso estão verde bem vivo).
    5- a primeira folha lá de baixo começou a amarelar e enrugar. Sendo que por ficar embaixo das outras, não deve ser por causa do sol. O que significa isso? Devo cortar a folha?

    obrigada e desculpa tantas dúvidas, mas estou com muito receio que ela morra. =(

    ResponderExcluir
  23. Olá Cynthia...adoro seu blog e sempre aprendo muito por aqui, mas agora tenho duas hastes subindo e tem parece um fungo esbranquiçado, parece um bichinho, como tiro? passa para as outras?? Helpppp

    ResponderExcluir
  24. Há uma doença que ataca muito os phalenopsis.É conhecida como¨podridão mole¨.A planta fica com manchas aquosas que atacam principalmente a base das folhas.Quando chega ao rizoma ,já eraÈ causada por uma bacteria.Para trata-la,encha um balde de 5 litros com água,dissolva 3 capsulas de tetraciclina,mexa bem.Enxarque sua planta com esta mistura;deixe a planta mergulhada por 1 dia enteiro .Repita o enxaguamento diariamente por 5 dias.Depois coloque a planta em local com alguma luminosidade e observe.Funciona!

    ResponderExcluir
  25. Há uma doença que ataca muito os phalenopsis.É conhecida como¨podridão mole¨.A planta fica com manchas aquosas que atacam principalmente a base das folhas.Quando chega ao rizoma ,já eraÈ causada por uma bacteria.Para trata-la,encha um balde de 5 litros com água,dissolva 3 capsulas de tetraciclina,mexa bem.Enxarque sua planta com esta mistura;deixe a planta mergulhada por 1 dia enteiro .Repita o enxaguamento diariamente por 5 dias.Depois coloque a planta em local com alguma luminosidade e observe.Funciona!

    ResponderExcluir
  26. Olá Cynthia!! Muito bom o seu blog! Parabens!! Ganhei uma Phal há alguns meses e agora ela está apresentando em 2 folhas uma mancha escura circundada por uma coloração amarelada. Estou em duvida se é fungo ou se está recebendo claridade demais... Alguma dica?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Olá Cynthia, ganhei uma phal, tem uns 6 meses, trato dela como se fosse um bebê, ela agora esta cheia de botões e eu toda boba, anciosa pela floração, notei que os botões pararam de crescer e também que em uma das folhas, bem no meio há uma mancha que esta amarelando, o que pode ser? Espero que possa me ajudar, pois não quero perde-la, obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Olá, tenho duas phal que estão com as folhas murchando, moles. e outra está florida, mas com as folhas cheias de manchas pretas e aspecto granuloso em algumas. O que pode ser? Tem solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Estou enviando as fotos.
      https://plus.google.com/photos/108592073749982217445/albums/6210361929086050721?authkey=CO-H9-6RhIvr7AE

      Excluir
  29. E tenho uma dendrobium que após cair as flores, os pseudobulbos começaram a amarelar, murchar e cheios de água. Pode ser doença??
    Obrigada.
    Atailce

    ResponderExcluir
  30. Oiiii ameiiiiiii conhecer seu blog, meu nome é maria e tenho algumas orquideas, bom se vc puder me dar um help. em 2 delas.
    semana passada domingo comprei uma Phal e uma catleia
    cheguei em casa reguei deixei escorrer ( não uso pratinho embaixo nunca) e fui viajar
    voltei na terca e a catleia tava com as flores murchas , acabei encostando e elas cairam ... o que pode ser ?.
    >
    caso 2 a phal , 1 semana depois aqui em casa (ela esta florida e com mais 3 botoes)
    percebi a podridao negra na base dela
    em 1 folha , do tamanho de um grao de feijao
    esterelizei uma faca
    tirei a folha e raspei onde elas estavam.
    salpiquei canela e domingo vou no ceasa (lugar q vende orquideas e flores) aqui ... comprar um fungicida.
    .
    por estar no comecinho da pra salvar ?
    qual fungicida usar ?
    obrigada :D

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Cynthia!
    Primeiro quero agradecer e dizer que amo o blog. Ótimas dicas, e muito bem explicado. Amo demais.
    Segundo, gostaria de sua ajuda.
    Comprei uma Phal e estava florida,com uns 3 dias na minha casa teve podridão, e olha q não reguei muito. (Até acho q veio doente)Cuidei dela, cortei a folha , passei canela, enfim, qto a podridão não afetou mais nenhuma folha. Troquei o substrato e deixei ela quietinha. Porém, ela não vai bem. Esta com as folhas bem amareladas e não recebe luz demais (tenho outras no mesmo ambiente e não estão amareladas,por isso acredito q não seja luz). As folhas estão durinhas não mucharam. Vc sugere alguma coisa? Usei superthrive e biofert.
    Obrigado por dividir conosco tantas experiências boas!!
    Bjos! Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu email para responder
      ellianeresende@gmail.com
      Obrigado mais uma vez

      Excluir
    2. Meu email para responder
      ellianeresende@gmail.com
      Obrigado mais uma vez

      Excluir
  32. Ola tenho uma pha e nessa epoca e comum nao sair raízes???ela floriu e secou a haste ate em baixo gostaria de mais informaçoes sobre

    ResponderExcluir
  33. Olá Cynthia, pela manhã coloquei água na minha pha, umas 3h depois observei que uma das folhas está mole, saindo um líquido da mesma! Cortei imediatamente com uma tesoura esterilizada e após coloquei canela no corte! Fiz certo? Já apareceram duas fonhas novas que estão crescendo, cortei com uma dor no coração, com medo de prejudicar ela!
    Obrigada
    Aguardo sua resposta
    Denise Brasil
    denise_hcb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Boa noite! Minha orquídea está com as folhas queimadas de sol e a aste das flores está seca o que devo fazer para não perder.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia! minha fhal esta com a haste de botões melando, solta um liquido parecido com mel, seca e apodrece. O que devo fazer? Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Bom dia, eu tenho uma orquídea Phal, porém não estou sabendo cuidar.
    Estão aparecendo umas manchas amareladas na folhas e o caules estão ficando seco. Não sei o que fazer. Ela também está num vaso pequeno, não sei se está na hora de trocar.
    Att
    Daiana (daiana.souza36@gmail.com)

    ResponderExcluir
  37. Oi... Minha falaenopsis está com rachaduras no centro do folhas. As folhas estão bonitas, bem verdes e firmes mas estão se partindo, rachando no centro das folhas. O que fazer?

    ResponderExcluir
  38. Olá Cynthia, boa noite!
    Meu nome e Walison, comprei algunsa mudar de Phalaenopsis, Catleya e Cimbidium, é uma das Phal apresentou duas pequenas manchas na cor branca / translúcida em uma das folhas.o que pode ser?

    Desde já agradeço!

    Att!
    Walison Moura

    ResponderExcluir
  39. Bom dia Cynthia!!! Ganhei uma phal, que está florida a 3 mezes, e hoje notei que uma de suas folhas teve um corte bem no meio dela.. Isso é normal?
    Acompanho bastante o blog, e adoro cultivar orquideia..
    Beijos

    ResponderExcluir
  40. A minha phal, está soltando uma haste floral ... mas começou à sair um líquido pegajoso da ponta da haste floral, as flores começou à cair... me ajudem ...

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir