sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dúvidas: UTI para orquídeas.

Algumas dúvidas mais frequentes que costumo receber por e-mail ou em comentários no Blog sobre a UTI de orquídea...


POR QUE MINHA ORQUÍDEA ESTÁ MOFANDO EM POUCOS DIAS?
Possivelmente tem água em excesso. Se você está usando o esfagno, aperte um pouco mais para retirar o excesso de água. Ele precisa ficar ligeiramente úmido.
Lembre-se que, ao primeiro sinal de mofo, deve-se lava tudo, inclusive a orquídea e fazer novamente a UTI.


NÃO É MELHOR ABRIR UM POUQUINHO E BORRIFAR UM POUCO DE ÁGUA DE VEZ ENQUANDO?
Não. 
Não se deve ficar abrindo a UTI. 
Se ela está bem lacrada, a água que ficou retida no esfagno é suficiente. 
O processo natural e durante o dia ficar umas gotículas de água nas paredes da garrafa, como se fosse um orvalho e a noite, as gotículas somem, na verdade elas voltam ao substrato.
Isso porque ele faz o processo natural do ciclo da água (veja a ilustração abaixo).
Este ambiente úmido é que facilita a recuperação da orquídea.

Fonte da Imagem: SOS Tancredão

Novo Post sobre as dúvidas comuns... CLIQUE AQUI. Leia antes de fazer sua UTI. Será que sua orquídea realmente precisa da UTI?


QUANTO TEMPO ELA TEM QUE FICAR NA UTI?
Isso depende de muitas coisas.
Depende de como estava a orquídea antes de ir para lá. As muito debilitadas ficarão mais tempos que aquelas em estado melhor.
Também depende do gênero. A Phalaenopsis é a que tem maior poder de recuperação, em poucos dias você já nota a presença de novas raízes, já as Cattleya, por exemplo, demoram mais.
A média é de 3 meses.


COMO EU SEI QUE POSSO TIRAR DA UTI E COLOCAR NO VASO OU NA ÁRVORE?
Depende da quantidade e do tamanho das raízes.
A orquídea só pode sair da UTI se tiver mais de 4 raízes vivas (pontas verdes). E as raízes devem ter pelo menos 5 cm cada uma.
Menores que este tamanho ou menos de 4 raízes vivas, a chance de continuar se recuperando fora da UTI é muito menor.


TENHO QUE USAR O ENRAIZADOR?
É o ideal. 
O enraizador estimula a produção de novas raízes.
Se você não coloca enraizador, o tempo de incubação será mais longos e os resultados podem não ser tão positivos.
Você pode também colocar um pouco de um adubo solúvel, ao invés do enraizador. Por exemplo, se o rótulo indica 1 colher de café para cada litro. Use uma colher de café para cada 900ml (ou seja, um pouco mais forte), deixe o esfagno de molho e depois esprema bem, para retirar todo o excesso do líquido.
Tem pessoas que fazem a associação adubo + enraizador. Estou iniciando os testes nesse final de semana para comparar se vale a pena. Em breve eu conto!
Vou usar 1 litro de água + 1 tampinha de enraizador (quantidade recomendada pelo fabricante) + 1/2 colher do adubo solúvel(metade do recomendado), neste caso, optei pelo adubo Peter.


DEVO COMPRAR DE ALGUMA MARCA ESPECÍFICA?
Não. Qualquer adubo enraizador para orquídeas pode ser usado.
A diferença é a quantidade de ml que vem em cada embalagem.
Algumas vem com mais e outras com menos quantidade. Então o ideal é comprar a que te oferece mais vantagem.

77 comentários:

  1. eu tirei a orquideas da uti porque alem de ficar dentro daquele saco por mais de 5 dias elas tambem estavam amarelando as folhar, mas já estavam com raizes bem grandes então eu as tirei e plantei de novo no vaso e dei um pouco de biofert, isto é certo ou errado

    ResponderExcluir
  2. Se a sua orquídea está com bastante folhas, não há porque mantê-la na UTI. Retirá-la de lá foi certíssimo.
    Adubar periodicamente será o suficiente para que se recupere completamente.
    O principal ela tem: raízes!
    Boa semana e bom cultivo!!!
    Cynthia

    ResponderExcluir
  3. Na quarta (04/04) a noite, coloquei a minha orquídea (phal) na UTI, porém, na sexta pela manhã (06/04) eu percebi mofo (parecia algodão nas raízes), então tirei ligeiro da UTI e refiz o processo de montagem. No sábado pela manhã (07/04) o mofo já estava apontando novamente?!?!? Lá fui eu refazer tudinho, só que desta vez eu retirei o máximo de água da estopa (não encontrei musgo esfagno aqui em Natal). Agora vou ver se ela se recupera, mas não pude deixar de observar que duas das quatro folhas dela estão amarelando e todas as folhas estão muito murchas...

    ResponderExcluir
  4. Ontem eu relatei tudo o que havia feito pela minha phal durante a semana e o resultado era sempre o mesmo, o mofo tomando as raízes da phal.
    Hoje, depois de três tentativas, resolvi não colocá-la mais na UTI, primeiro porque o mofo não deixa, segundo, percebi que as folhas estão queimando (acho que excesso de fertilizante enraizador) e amarelando.
    Como não tenho substrato para colocá-la no vaso, eu lavei as raízes para tirar o mofo e a coloquei suspensa na garrafa pet... Vou ficar cuidando para que as raízes não fiquem secas.
    Fico preocupada, pois ela está muito debilitada (com as folhas bem murchas), porém, ela tem 3 raízes boas e 4 folhas (onde, duas estão quase perdidas)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda,
      Fez certinho!
      Só deixe a garrafa destampada.
      Possivelmente o seu clima é mais úmido ou a estopa não está ajudando.
      Deixando-a sem encostar na estopa, e com a garrafa aberta, ela receberá a umidade da evaporação da água.
      Irá demorar a apresentar resultados, mas ajudará!
      Boa sorte!

      Excluir
  5. olá...
    eu tb n encontro fácil aqui na minha cidade o musgo...a estopa substitui bem? tou precisando colocar 02 bbs de phalanopsis...elas tomaram sol e acabaram caindo as 02 unicas folhinhas dela...será que ela resiste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver sem folha, dificilmente irá vingar, mas se tiver um pedaço de folha já é um bom sinal.
      Nunca tentei a estopa, mas acredito que possa funcionar.
      Lembre-se apenas de apertar bem para retirar o excesso do líquido com enraizador.
      Boa sorte!

      Excluir
  6. OLA!
    ESTOU MUITO ANSIOSO PARA FAZER A UTI. ESPERO QUE FUNCIONE

    ResponderExcluir
  7. Adorei a dica, vou fazer hoje mesmo, já chorei por causa delas!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giselle, estou torcendo para que a UTI possa ajudá-la!
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  8. Olá!!!
    Preciso de ajuda já tentei por três vezes colocar na uti e minha phal só apresenta mofo, coloquei fibra de coco no fundo da garrafa... não sei se está muito úmido, pois mesmo apertando a fibra ficou água nele. Pensei em vez de colocar na uti de por em uma árvore mas não sei se adiantará pois está totalmente sem raízes o bom é que tem 3 folhas enormes... O que faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente está muito úmido!
      Eu não faço com fibra de coco, nunca tentei, não sei se isso está prejudicando. Uso sempre o musgo.
      Se não estiver dando certo, tire-a da garrafa, replante e faça adubação para raiz.
      Bjs e boa sorte.

      Excluir
  9. Minha Orquidea,Está sem folhas e o caule dela está ficando amarelo me ajude não sei o que fazer!!!!se possivel, quero o passo-a-passo de como resgata-lá....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o gênero da sua orquídea?
      Tem orquídea que perde as folhas mesmo, é normal.
      Primeiro temos q saber qual é.
      Aguardo vc.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  10. A minha orquidea perdeu as folhas, mas as raizes estão la algumas verdes.
    Tem como salva-las ainda, posso por na uti??/

    Elisete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tiver mais nenhuma folha, infelizmente acho que não será possível.
      Se tiver pelo menos uma folhinha, vale a pena investir nela.
      Bjs,
      Cynthia

      Excluir
  11. como posso recumperar a minha orquidea ,ela esta sem florir tem uns 3 anos e esta com as raizes podres mais esta com as folhas verde? bgd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellen, se as folha estão boas (firmes), ótimo!
      Neste caso ela não está florescendo por outro motivo.
      O local que ela está tem claridade? Qual o gênero dela?
      Ela é adulta?
      Bjs,
      Cynthia

      Excluir
  12. ola !!!socorro minha palaenopsis estava com as rizes todas podres e as folhas começou a amarelar de baixo para cima tirei as folhas amarelas e todas as raizes coitada só ficou o talinho com 2 filhinhas sera que seria bom colocala na uti ou é alguma doença....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possivelmente é alguma doença.
      Tente usar Sulfato de cobre. Pode ajudar.
      Tem alguma mancha nas folhas ou alguma marca (em alto relevo)?
      Aguardo vc, bjs Cynthia

      Excluir
  13. Ola!!!socorro a minha phalaenopsis estava com as raizes todas podres e as folhas começarão a amarelar debaixo para cima dai eu tirei todas as raizes podres eas folhas amarelas coitada ficou só o talinho e duas folhinhas sera que é alguma doença ou se eu por na uti vai nascer novas raizes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possivelmente é alguma doença.
      Tente usar Sulfato de cobre. Pode ajudar.
      Tem alguma mancha nas folhas ou alguma marca (em alto relevo)?
      Aguardo vc, bjs Cynthia

      Excluir
  14. Olá Cynthia
    Também fiz a UTI e deu resultado. Estou esperando crescer um pouquinho mais o brotinho pra te mandar as fotos, fiz com uma Phal e uma Cattleya. A Phal foi rápido em doi meses várias raízes novas e folhas também, minha dúvida é que como cresceram tres folhinhas novas ela começou a ficar apertada, então tirei, as raízes estão verdinhas e fortes e umas pontinhas de raízes novas estão aparecendo. Só que as folhas ficaram pequenas e não cresceram e já está apontando uma nova folhinha depois que saiu da UTI a planta está com um bom aspecto será que está tudo certo?
    Bjos e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josiane, se estiver com boa qt de raízes, use um adubo de crescimento. Dá uma olhadinha nas minhas postagens sobre adubação.
      Se estiver com poucas raízes, adube regularmente com adubo usado na UTI.
      Bjs e boa sorte,
      Cynthia

      Excluir
  15. me diz uma coisa, tive que retirar algumas mudas neste mês, vc acha que é necessário fazer uma UTI para elas ateh a chegada da primavera, jah que estamos quase no inverno.
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário fazer UTI para mudas.
      Basta deixá-las em local protegido do frio e de geadas.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  16. Oi Cynthia!
    Plantei um catleya (acho q é) numa casca oca de uma castanheira que tenho aqui, por dentro coloquei uns restos de xaxim que eu tinha. Ela aceitou e cresceu bem, mas a casca parece pequena pois as raízes estão saindo pra fora procurando outro lugar, aí apoiei a casca num pedaço seco de tronco de palmeira (parece uma palha e por fora é liso). Será que ela vai gostar?
    E eu tenho um shomburgkia crispa que achei num terreno baldio e plantei num xaxim que eu tinha vazio. Ela cresceu muito, eu já dividi ela várias vezes, ela floresceu umas 3 vezes (e olha que eu sou iniciante e nem tenho tanta preocupação com ela assim, regava 1x na semana). Agora o xaxim está cheio de raízes novamente e tem algumas raízes saindo pra fora, mas as folhas estão verdinhas, ela acabou de florescer e eu cortei a haste com as flores já murchas. Será que está na hora de tirar ela do xaxim?
    Obrigada, bjs.
    Janaina

    ResponderExcluir
  17. se eu fizer um colchao com algodao sera que da certo

    ResponderExcluir
  18. Na florada passada (+ de 6 meses) na haste floral, da minha phal nasceu um keike, que já esta enorme, mas não tem nenhuma raiz ... devo deixá-la como está? Quando vou poder coloca´-la num vaso? A planta mae está saudavel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pode cortar quando tiver raízes!
      Pelo menos 3 com 4cm cada.
      Se tirar antes o keike não sobrevive.
      Boa sorte!

      Excluir
  19. Não consigo encontrar para comprar esfagno aqui na minha cidade (Natal - RN). Qual o produto poderia substituir o musgo? Será que aquelas buchas usadas na limpeza de carro serviria?

    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anastácia,
      Só sei de sucesso com o musgo. Por causa da textura e da absorção de nutrientes, ele é o mais funcional.
      Ao invés de colocar na UTI, vc pode colocar em uma árvore.
      Dá uma olhada neste post que publiquei hoje:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2014/02/orquidea-x-uti-antes-de-fazer-leia-esse.html
      Bjs e Boa Sorte!

      Excluir
  20. Olá Cynthia, adorei seu blog. Tem muitas coisas úteis, vc é fera no assunto. Parabéns.
    Hoje vou começar minha UTI, com Dendrobium, eles estão só com uma folhinha, depois de pronto eu te mando foto, para vc ver se fiz certo. no mais agradeço e pode até achar engraçado mais sem nos conhecermos parece, que somos amigas de longas datas. um abraço. Glauciene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauaciene,
      Fico feliz!
      Estou nsem email, então me adicione no google Plus (tem um link G+ perto do meu nome, lá em cima, no blog). Vc pode publicar as fotos e mandar mensagens para mim.
      Bjs,
      Cynthia.

      Excluir
    2. Ah! Dá uma olhadinha tb na nova postagem:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2014/02/orquidea-x-uti-antes-de-fazer-leia-esse.html

      Excluir
  21. bom dia Cynthia , me chamo Rafhael.já fiz várias tentativas de UTI,porém todas fracassaram em todas nasceram mofos em poucos dias e a orquídea que não estava boa acabaram morrendo de vez .na ultima utilizei pedra de areia grossa, ela não criou mofo,mas a planta sim como nas vezes onde utilizei sfagno e coco seco, onde até o substrato ficou todo mofado.
    existe algum produto para evitar o mofo, utilizei canela em pó mas não fez diferença quanto ao mofo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não.
      Nem sei porque com algumas acontecem isso e com outras não.
      Fiz várias experiências, mas nada de descobrir o porquê.
      Tente colocar numa árvore. No fim da nova postagem eu dou umas dicas do que eu faço (pq a UTI dá mt trabalho, então criei alternativas).
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2014/02/orquidea-x-uti-antes-de-fazer-leia-esse.html

      Boa sorte!
      Cynthia.

      Excluir
    2. Oi Cynthia! Parabens pelo blog! Eu vi num video e fiz na uti e deu certo, fazer a caminha com isopor, e deixa-lo sem encostar no liquido do fundo, assim a umidade e melhor controlada, eu acho. Pra mim funcionou.

      Excluir
  22. Bom dia Cynthia, me chamo Ronaldo. Parabéns pelo blog, util e agradável.
    Tenho uma muda de cattleya, comprada pela internet , mas estou sem saber o que fazer. So veio o bulbo com algumas raízes, sem folhas. Plantei, tem mais de um ano e n em morre nem desenvolve. A UTI resolveria, há o que fazer para salva-la.Obrigado.
    Ronaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronal,
      Seja bem-vindo!
      Realmente é um problema, pois não é uma planta saudável.
      Aconselho vc a trocar o substrato (se ainda não tiver feito isso) e fazer adubação de crescimento.
      Dá uma olhada neste post:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2011/08/saiba-mais-sobre-adubacao.html

      Ah! Tb fiz um novo hj, que no final dele, tem dicas que podem ajudar:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2014/02/orquidea-x-uti-antes-de-fazer-leia-esse.html

      Boa sorte! Espero que ela se recupere!

      Excluir
  23. Oi Cynthia,parabéns pelo blog, muito útil ! Fiz a U.T.I ontem estou ansiosa pelos resultados, minha orquidea estava sem raizes e desidratada espero que se recupere.Posso deixar na sombra ou tem que ser bem iluminado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe na sombra, mas não em local completamente escuro.
      Leia a nova postagem que fiz sobre o assunto:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2014/02/orquidea-x-uti-antes-de-fazer-leia-esse.html

      Excluir
  24. Na haste de um a Phal nasceu um keike que se desenvolveu maravilhosamente bem Esta quase do tamnho da "mae" com 6 folhas grandes e bem verdes. Me recomendaram que replantasse quando tivesse 3 raizes... mas não tem nenhuma raiz. Pensei em fazer um chumaço de esfaguino demolhado com enraizador e colocar amarrado na junção das haste da mãe com o fundinho do kaike. Procurei em todas as resposta algo parecido e não encontrei. O que me aconselha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nenhuma raiz! E já tão grande?!
      Realmente é bom dar uma estimulada.
      Amarre um pouco de esfagno próximo a base da muda e depois, aplique o enraizador (diluído de acordo com a embalagem), em toda a planta (mãe e "filhote"). Não mantenha o esfagno úmido direto, para não ter risco de apodrecer a base.
      Isso deve ajudar, mas não se preocupe, em algum momento as raízes apareceram.
      Bjs e boa sorte!

      Excluir
    2. Agradeço, a atenção vou seguir seu conselho depois eu conto os resultados. bjs
      Diva

      Excluir
  25. Minha orquidea Phalaenopsis está amarelando desde a parte de cima do caule e está descendo.. não sei se foi queimadura de sol, ou água demais.. eu sempre aguei uma vez por semana so que quando ela começou a amarelar eu até aguei duas vezes, não sei se fiz errado. O que pode estar acontecendo? Ela já está sem flores desde Novembro e eu estava esperando a nova flor dela agora... Alguem pode me ajudar? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, as folhas estão lisas ou ásperas?
      As folhas estão amarelas ou só o "caule"?
      Está em vaso ou em árvore? (Se tiver em vaso, diminua a rega!Deixe-a secar completamente antes de molhar).
      Aguardo vc.
      Cynthia

      Excluir
  26. cynthia vc tem pagina no face queria seguir vc la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele,
      Tenho uma, mas quase não atualizo.
      https://www.facebook.com/pages/Paixão-Por-Orquídeas-1-milhão-de-visitas/
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  27. Olá Cynthia.
    Estou com uma grande dúvida, ultimamente observando minhas orquídeas tenho notado que o pseudobulbo de algumas estão com um aspecto enrugado. No inicio achei que fosse a rega, mais mesmo regando pela manhã eles continuam com mesmo aspecto. Isso é normal? Aguardo a resposta abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale,
      Isso é bem comum!
      Pode ser falta ou excesso de rega, tb pode ser falta de adubação ou adubação irregular (aduba, esquece de adubar, aduba de novo...) e tb por causa da floração.
      Existe tb uma doença chamada canela seca. Mais incomum!
      É importante ver se não tem pulgões ou cochonilhas, se tem alguma mancha nas flores ou bulbos...
      É preciso analisar para saber o que é, mas pode não ser nada demais.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  28. coloquei uma orquidea na uti mais;ela amarelou!por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que amarelou? As folhas?
      Qual o gênero da sua orquídea?
      Aguardo vc!
      Deixe seu nome, ok?!
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  29. Acidentalmente cortei o caule e ela estava florida. Consigo salvá-la?
    Obrigado. Pedro

    ResponderExcluir
  30. Tenho uma orquidea que acredito ser uma Cattleya....ela está apenas com uma folha e sem nenhuma raiz...aparentemente apresenta sinais de desidratação....Como não tinha o enraizador nem o esfagno...utilizei pedra brita e um substrato a base de pinus e esfagno esterelizados com fervura e NPK 8-8-8 Diluído coloquei mais ou menos dois dedos da solução como mostra a foto...A garrafa eu só tinha verde...O rizoma parece estar morto...retira? Existe chance de recuperação?
    https://plus.google.com/105441293140361796554/posts/QwcMEjXw4Yn

    ResponderExcluir
  31. Amei a Uti.
    Recuperei uma orquídea que não tinha nem raízes nem folhas.
    Fiquei muito feliz quando vi um brotinho saindo por entre o musgo.
    Até me emocionei.
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  32. Utilizei NPK 10-10-10
    Deu super certo! !!

    ResponderExcluir
  33. Utilizei NPK 10-10-10
    Deu super certo! !!

    ResponderExcluir
  34. Amei a Uti.
    Recuperei uma orquídea que não tinha nem raízes nem folhas.
    Fiquei muito feliz quando vi um brotinho saindo por entre o musgo.
    Até me emocionei.
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  35. Eu posso colocar pinos ou carvão pq aqui não to achando a estopa

    ResponderExcluir
  36. Eu posso colocar pinos ou carvão pq aqui não to achando a estopa

    ResponderExcluir
  37. Você é maravilhosa, essa sua dedicação ao blog é muito lega. A UTI também recuperou a orquídea da minha Vó e nos ficamos muito felizes, vamos sempre acompanhar o seu trabalho. Beijos.

    ResponderExcluir
  38. A minha orquídea phalaenopolis está totalmente sem raízes tem duas folhas murchas o que eu faço?

    ResponderExcluir
  39. A minha orquídea phalaenopolis está totalmente sem raízes tem duas folhas murchas o que eu faço?

    ResponderExcluir
  40. Estou triste sera se minha orquídea vai morrer?

    ResponderExcluir
  41. Estou triste sera se minha orquídea vai morrer?

    ResponderExcluir
  42. Se a orquídea tiver folhas moles e raízes podres mas ainda tiver flor devem-se cortar as hastes das flores e colocar na UTI?

    ResponderExcluir
  43. oi achei uma orquidea no lixo quando voltavo do trabalho ela tem duas folhas q estao manchadas e tem poucas raizes o q devo fazer para salvala

    ResponderExcluir
  44. Tem uma orquídea que está com uma doença, não sei se é fungo, o bulbo começa a secar, ficar marrom embaixo. Já foi tirada a parte doente, mas não brotou e agora a doença está em todos os bulbos. Compensa por na UTI ou tratar fora MSM?

    ResponderExcluir
  45. Minha Phal está na uti de pet. Ela está com bolor branco. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  46. Minha Phal caiu no chão e quebrou as folhas na parte de trás na junção como o caule e as folhas começaram a amarela,o que devo fazer para salvá lá?socorro não quero que ela morra

    ResponderExcluir
  47. Olá bom dia, coloquei uma catleia na uti com apenas uma folha, depois de 15 dia já apareceu 2 raízes, uma grande e a outra pequena, devo esperar mais pra abrir e planta-la? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  48. Fiz a UTI usando a garrafa Pet e pedra brita a minha orquídea uma mine falaenopsis tava sem nenhuma raiz agora tem 6 bem verdes e duas folhas novas.

    ResponderExcluir