quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Fixando Oncidium em pedaço de madeira

Estou sempre tentando criar novos arranjos, novas formas de prender minhas orquídeas, procurando principalmente diminuir o espaço que ocupam, já que não tenho muito quintal.

Esse arranjo eu fiz com as mudas da minha touceira de Oncidium:
Nele consegui prender muitas mudas e por ficar na vertical, não ocupa quase espaço.
Deixei pendurado na minha palmeira, em ambiente de meia sombra.



Para fazer eu usei:


- Pedaço de madeira crua - tipo caibro (sem resina, cera ou verniz);
- Musgo esfagno;
- Atadura (usada para imobilizar em caso de traumatismo - comprada em farmácias);
- Fitilho (para amarrar as mudas)
- Mudas de Oncidium.
- Parafuso em formato de gancho.


Como eu fiz:


- Fiz um furo na parte superior da madeira e prendi um parafuso em formato de gancho (foto acima);
- Lavei o pedaço de madeira para retirar qualquer sujeirinha.
- Coloquei o musgo e fui prendendo dando voltas com a atadura, para evitar que pudessem cair com a rega.
- Depois, amarrei as mudas usando o fitinho.
- Por último foi só pendurar usando o ganchinho.

Depois que fiz me arrependi de não ter fotografado todas as etapas.
Espero que todos entendam como foi feito.

7 comentários:

  1. Nossa! Que interessante!
    Sempre fixava as orquideas em contato com o musgo. Mas assim elas conseguem pega a umidade do musgo, e fica bem mais fácil! Adorei a ideia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Simone,
    Assim mantém a umidade e você pode prender várias e formar um arranjo.
    O bom é que quase não ocupa espaço.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Cynthia posso usar esse método com qualquer orquídea? Adorei a ideia!! Meus parabéns se essa ideia saiu da sua cabeça hein!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Na verdade surgiu da cabeça do meu marido. risos
    Fizemos juntos e ele tirou essa idéia dos arranjos que faço com pedaços de tronco e bolachas de madeira.

    Você pode fazer isso com qualquer orquídea epífita, ou seja, Cattleya, Phalaenopsis, Laelia...

    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito lindo. Tentarei fazer... estou iniciando e aprendi muito contigo. Obrigada e parabéns..

    ResponderExcluir