terça-feira, 29 de novembro de 2011

Saiba como proporcionar mais umidade para a sua orquídea.

Quer deixar o ambiente mais úmido? 
Suas orquídeas estão desidratadas?
Vai viajar? Está preocupado com a rega das suas orquídeas?



Mesmo que você fique fora por algum tempo, há um meio de garantir água para suas orquídeas.
Uma maneira de ajudar a manter a umidade que elas gostam e precisam, sem encharcá-las, é colocá-las em cima de um prato fundo, um pote ou até mesmo uma bacia, com colocar pedra brita e água.

Não tenho nenhum dom em desenho, mas me aventurei em fazer um "esqueminha" para exemplificar como deverá ser feito.






PASSO A PASSO:
- Escolha o pote ideal. Lembre-se que, quanto mais alto o pote, mais água caberá e menor será o tempo para repor a água.
- Coloque pedra brita até a borda do pote.
- Adicione água, mas fique atento para que a água fique alguns dedos abaixo da borda do pote. Evitando assim, que as raízes fiquem encharcadas e apodreçam.
- Reponha a água quando a do pote já estiver com pouca.
Essa estratégia garante a umidade para as orquídeas, pois a medida que a água vai evaporando, é absorvida pelas raízes dela.

IMPORTANTE:
- A água não deve ficar visível na superfície, para evitar o encharcamento da raiz e servir de água para o mosquito transmissor da dengue.


Você poderá gostar também de:
Diferença entre umidade e rega

7 comentários:

  1. idéia otima! eu me mudei e o outro apartamento eram muito umido, aqui e mais distante do mar, mais alto e.... agora ando com o dedo doendo de tanto borrifar as plantas que estao em casca de arvore! será que se colocar a vasilha de agua por perto (estao penduradas) resolve? já pensei tb em amarrar uma garrafa e deixar a conta gotas molhando a madeira. o que vc acha? se pudder me mande email.

    bjs

    kare

    ResponderExcluir
  2. olá!
    a reportagem que eu vi sobre como fazer a orquídea ficar azul, ele colocam o corante azul em um recipiente com uma agulha e o conectam na base da haste floral, qdo as 1ªs flores estão abertas, e com 24h elas já começam a ficar azuis....
    espero ter lhe ajudado...
    abs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Fernanda,
    Obrigada pela dica!
    Vou tentar fazer isso quando elas já estiverem abertas.
    Quanto a injetar o corante, isso eu já estava fazendo. Só errei o tempo de colocar.
    Valeu pela dica.
    Beijos,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, Kare!
    Sei bem como é. Até comprei um borrifador que é de 7 litros e você só bombeia para dar pressão.
    Já não aguentava mais. risos
    Tava até ficando com tendinite.

    A garrafa na madeira dá para fazer. Só deixa no pinga pinga. Vai funcionar como o sistema de gotejamento da irrigação automática. faça um furo bem pequeno.
    O que você pode fazer também é enterrar um pedaço da casca da árvore onde a orquídea não está. Com isso o pote servirá de base e ela irá se aproveitar da umidade proporcionada pela evaporação da água.
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Sei que a matéria é antiga... mas não custar tentar perguntar heheh: esse sistema substitui completamente a rega? Ou ainda precisaremos aguar um pouco? Se sim, com qual frequência?
    Minhas orquídeas são do tipo "Dendrobium nobile".
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. oi sintia como faço para que minhas orquideas derem flores sempre pois tenho varias orquides que ganhei de amogos e deram flores só uma vez depois naõ floriu mais estou adubando semanal mente a cada 15 dias como manda no adubo e naõ está resolvendo

    ResponderExcluir