sexta-feira, 15 de junho de 2012

Vídeos com super-dicas para depois que as flores caírem!

Como prender na árvore? 
Qual a melhor posição e tipo de tronco?

Esta matéria mostra as ruas de SP, mas aqui no Rio, principalmente na Zona Sul, essa moda também já pegou. E fica muito lindo!
O que mais gostei nesse vídeo é que eles falam dicas importantes sobre como prender na árvore, qual a melhor posição e tipo de tronco.

Muitas pessoas jogavam sua orquídea fora depois que as flores caíam, mas é comum ver os condomínios aproveitando as plantas e fixando nas árvores.
Só tenho um acréscimo a fazer: você também pode limpar bem as raízes e lavá-las antes de fixar na árvore (os dois jeitos funcionam bem).

Clique abaixo para ser direcionado ao vídeo no site da Tv Globo:
Orquídeas em árvores - SP




Já esta outra matéria,mostra as ruas no Rio de Janeiro.
O único comentário que eu faço é que, na matéria, a repórter generaliza as orquídeas como epífitas, mas não é verdade, existem outros tipos de meios onde as orquídeas vivem, como pedras e terra.
Então, cuidado, nem toda orquídea vive em árvore, mas a grande maioria que é comercializada, sim, são epífitas e podem viver em árvore. As terrestres mais comuns são a Arundina, ou orquídea bambu, a Cymbidium, a Paphiopedilum...

Assista ao vídeo clicando sobre o link abaixo:
Orquídeas em árvores - Rio de Janeiro




DICAS EXTRA:
- Não faça o transplante do vaso para a árvore se a orquídea estiver com flor.
- O melhor período para fazer o transplante é quando caem as folhas. Nesta época ela começa a emitir raízes novas.
- Fixe bem sua orquídea na árvore e encoste bem as raízes nela. Assim será mais fácil ela agarrar com as raízes a árvore, e mesmo que haja vento, as raízes não se soltarão, pois ela não irá balançar.
- Salpique canela em pó nas raízes que se ferirem durante a retirada do vaso ou do substrato e não regue por 7 dias, para que elas se cicatrizem e não sejam atacadas por fungos e bactérias.
- Passado os 7 dias, molhe diariamente até que ela comece a grudar da árvore, depois faça a rega a cada dois dias.


4 comentários:

  1. Olá Cynthia!
    Que blog maravilhoso! Adoro flores e achei o seu cantinho um charme!
    Gosto muito de orquídeas também, vou coletar várias dicas aqui contigo!
    Abs
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia,
      Seja bem-vinda!
      Espero poder ajudá-la no cultivo das suas orquídeas.
      Beijos,
      Cynthia.

      Excluir
  2. Ôi Cynthia, não consegui ativar os links deste seu post creio que se desatualizaram entretanto. Poderia substituir? A matéria é tão interessante que valeria a pena ver. Obrigada por seus conselhos e dicas, mais uma vez, já coloquei a minha Oincidium na amoreira do jardim, fico torcendo para que saia tudo bem. Um beijo desde Lisboa.

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa tarde. Plantei uma denphal em uma palmeira fenix robelini. Só que eu fiz da forma errada. Sem querer, fiz td ao contrário do que a suas dicas. Será que ela vai morrer? Tem alguma coisa que eu possa fazer para não perdê-la? Obrigada!! Aguardo respostas.

    ResponderExcluir