quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cuidados com as orquídeas plantadas em árvores



O tempo dispensado ao cuidado das orquídeas pode ser reduzido a quase nada quando elas são plantadas em árvores. Isso porque esse é o habitat natural delas.

É importante frisar que, só podem ser plantadas em árvores orquídeas epífitas.
Por isso deve-se pesquisar o tipo de hábito vegetativo, pois as orquídeas podem ser epífitas, terrestres(crescem sob o solo) e rupículas(são de ambientes formados por pedras e rochas).


Mas voltando...
A escolha da árvore é importante.

TIPO DE CAULE

Opte por árvores com troncos rugosos e ásperos. 
Árvores frutíferas cítricas como a laranjeira, o limoeiro e a mexiqueira, são ótimas para essa finalidade, pois
possuem nervuras que facilitam a fixação das raízes da orquídea.
Fique alerta para, não escolher árvores cujos troncos soltem a casca em determinadas épocas do ano.
Evite também, plantá-las em trocos que produzem alguma substância, como é o caso de alguns pinheiros, que apresentam uma resina na casca. 

LUMINOSIDADE
Árvores mais frondosas são mais indicadas para orquídeas que gostam de pouca luminosidade, que são conhecidas também como orquídeas de meia sombra, como é o caso da Miltonia, da Oncidium e da Phalaenopsis.
Árvores com uma copa menor e com menos volume de folhas, que facilitam o acesso a luz solar, devem receber orquídeas que apreciam maior luminosidade, como é o caso das: Cattleya, Dendrobium, Laelia, Vanda, Catasetum e Cyrtopodium.


UMIDADE
A natureza se encarregará inclusive de molhar a sua orquídea, pois ela receberá não só a água da chuva, como a úmidade do orvalho. Mas em dias muito quentes e secos, a rega manual deverá ser feita, pois as orquídeas não suportam longos períodos sem água.


NUTRIENTES
A orquídea consegue obter nutrientes através da casca da árvore (que absorve poeira, fezes de animais, folhas em decomposição...), mas mesmo assim, é recomendada a adubação quinzenal com adubo químico, para que sua planta fique mais saudável e bonita.
Nas árvores, se você não adubar, sua planta possívelmente irá florir, pois, como disse, irá capturar nutrientes da natureza,  mas talvez tenha menos flores e de tamanhos menores.
Portanto complementar a adubação, é aconselhável sempre.



CUIDADOS IMPORTANTES
Assim que você fixar a sua orquídea na árvore escolhida, regue-a com água em abundância, use um regador ou a magueira para isso.
Se não faltar água, ela se desenvolverá rapidamente, por isso, aconselho a regar todos os dias nas primeiras semanas.
A orquídea se adapta rapidamente às novas condições e em poucos meses estará bem fixada.
Como recomendei a cima, a adubação química poderá ser feita quinzenalmente e inclusive após o plantio na árvore.
Passar a adubar com adubo orgânico, é recomendado somente após perceber que a orquídea está "abraçando a árvore", ou seja, após o enraizamento e fixação da planta.
Para isso, você pode colocar a quantidade de adubo recomendada no rótulo, em uma trouxinha feita com gase ou atadura, e fixá-la entre a orquídea e a árvore. Isso irá garantir seu crescimento saudável.



ATUALIZAÇÃO EXTRA
Como sugestão da Simone Guedes, no comentário abaixo, tirei fotos de algumas das minhas orquídeas que estão nas árvores. Assim, vocês podem ver em detalhes as raízes que, com o passar de alguns meses, grudam no tronco e não precisam de suporte(barbante, juta, corda de sisal e nada que as amarre).
Essas orquídeas fazem parte da minha coleção, mas ficam na casa da minha mãe, pois ela tem um espaço privilegiado e cheio de árvores.
Ah! Você pode clicar nas fotos para ver em tamanho maior.





Se você quiser saber como plantar sua orquídea na árvore, clique nos links abaixo:
Fixando na árvore I
Fixando na árvore II

43 comentários:

  1. Oi Cyntia! Tudo bem?
    Gostei do post! Só faltou uma fotinho de perto de uma orquidea fixada numa árvore.
    Minha dica é amarrá-la com juta (tecido), pois ela se desfaz depois de alguns meses. Você já tentou?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Simone,
    Já usei juta sim, e tb gosto bastante, ela deixa a água passar bem para as raízes.
    Usei tb atadura, mas não gostei porque inicialmente ela tem um aspecto meio impermeável.
    Prefiro a juta mesmo e para dar acabamento gosto de usar corda de sisal.

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde, Eu vi numa casa um tronco em um vaso e varias orquideas presas nele, como faço pra fazer igual? O tronco tem q ter raiz ou não, pode simplesmente estar num vaso com terra???
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Mariana,
    Você usar tutores, como a madeira, vivos (árvores) ou pedaços de tronco.
    Veja esses links que falam sobre fixar as orquídeas em árvores e pedaços de madeira.
    Espero que lhe ajudem.
    http://cynthiablanco.blogspot.com/2011/07/tutor-pedacos-de-tronco.html
    http://cynthiablanco.blogspot.com/2011/07/escolha-de-um-tutor-vivo.html
    Beijos, Cynthia

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pela dica. Tenho um sitio e estou fazendo o jardim proximo da casa onde tenho muitas arvores e como sou apaixonado por orquideas estou colocando bastante nas arvores.

    Abraços David - Nova Friburgo-R.J.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David,
      Que alegria para as orquídeas poderem se fixar em árvores.
      Eu fico triste de não ter muito espaço em casa. :(
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  6. minha orquidea vanda esta amarela porque sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde ela fica?? Quanto tempo de sol ela pega??
      Só é a cor das folhas que incomodam ou tem algo mais?? Alguma mancha??
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  7. Ganhei uma Phalaenopsis e prendi ela na árvore. Ela até deu flor! Mas a raiz está esbranquiçada e seca, murcha... essa é a primeira orquidea que eu cuido e não entendo nada... Por que será que ela está assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raízes brancas são ótimas! São raízes saudáveis assim como as verdes.
      Raiz ruim é aquela amarronzada.
      Agora, se elas estão secas, é por necessidade maior de rega.
      Faça regas diárias se morar em clima muito quente ou com intervalo de 1 dia se for clima levemente quente. Agora, se a região for mais fria, pode ser intervalo de 2 dias.
      Ah! Não regue nos dias chuvosos e se for época de chuva intensa, dê um intervalo de um ou dois dias para regar novamente.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
    2. Oi Cynthia,
      muito obrigada pela atenção! Já viu que eu não entendo nada né? Mas quero aprender... pretendo ter muitas orquideas! Moro em Taubaté São Paulo, aqui não é quente, mas é muuuuuito seco. Eu não molhava com medo de matar ela... achei que na árvore não precisasse molhar. Vou aumentar o numero de regas. Obrigada. Ana Paula

      Excluir
    3. Ana,
      É assim mesmo no começo.
      Mas estudando você vai aprender os macetes das orquídeas.
      Beijos,
      Cynthia

      Excluir
  8. Olá Cynthia,pelo que entendi,não é recomendado o cultivo em Goiabeira...pois trata-se de um troco que descasca,só me resta o pé de acerola,não estaria sobrecarregando o pé de acerola plantando duas orquideas nela?pois minha pitangueira ja tem uma planta,conhecida popularmente como chifre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Braz,
      Orquídea não é parasita. Ela só se apoia na árvore.
      O problema da goiabeira é que a casca solta.
      A acerola é ótima como tutor, assim como todas as árvores cítricas.
      Vc pode plantar várias orquídeas em uma árvore, sem problema nenhum!
      Bjs,
      Cynthia

      Excluir
    2. Todas as minhas orquideas estão plantadas em pé de goiaba, e elas amam, são super saudáveis! Isso é um mito, pois a orquidea ela vai enraizando na arvore e chega um ponto em que ela vence a descamação da árvore, e o bom de plantar orquidea em goiaveira é que as cascas que vão soltando serve como um substrato e também vira alimento para as orquideas, já que as mesmas se alimenta de minerais e outras coisas que existem na materia em decomposição!

      Excluir
  9. Boa noite Cynthia. Ganhei uma orquidea que foi tirada de uma arvore. Essa orquidea veio presa em um pequeno pedaço de madeira amarrado com barbante. Gostaria de saber se posso deixar ela nesse pedaço de madeira mesmo ou se tenho que colocar em alguma arvore? Obrigada Gabi.

    ResponderExcluir
  10. Oi.Eu tenho uma duvida muito grande ,eu ganhei uma Sharry baby (chocolate) ,eu não tenho certeza se foi ela que floresceu a alguns meses atras ,e eu queria saber se eu posso tirar ela do vaso porque as raízes dela ja estão aparecendo ,mais o meu medo é eu tirar ela do vaso e ela morrer ,então eu queria saber se os habitos dessa orquídea a favorecem ou a enfraquecem se eu tirar ela do vaso ,se eu posso colocar ela em uma árvore ou não permaneço com ela no vaso .E se for esse o caso dela permanecer no vaso ,eu queria conhecer mais sobre os cuidados dela. Agradeço se puder responder minha pergunta. Adorei o site beijo .Camila Pereira

    ResponderExcluir
  11. Quero plantar orquídeas numa árvores aqui em casa, não sei qual espécie.
    Ela dá um líquido branco que ao secar parece cera. Vi em algum post que não posso plantar em árvore que solta casca. Posso plantar no seu tronco que de alguma forma a planta sobreviverá ou não posso de modo algum? Posso plantar já com flores, quero enfeitar esta árvores e espero que ano quem vem, nesta mesma época tenha flores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela liberá esse líquido normalmente ou só quando tem um ferimento?
      O tronco é rugoso e áspero?
      Aguardo vc...
      Cynthia

      Excluir
  12. Oi oi menina cyntia queria q vc me dissece a denphal pode prender na arvore ? Sera q tdas as orqdas podem ficar embaixo d 1 q tenho ela faz boa sombra otra coisa prend n amoreira 1bulbinho d orquidea selvage. Aq d cerrado goiano ela tva qse morta ta crescendo o bulbo e formand otros mas as raizes cntinuam fininhas cmo mand 1fto p vc m orientar amo seu blog menininha mas ja fiz algum comentario nao tvi retorno se poder da 1 rtorno ok. Bjim cheroso p vc

    ResponderExcluir
  13. Hey, I think your site might be having browser compatibility issues.
    When I look at your blog in Ie, it looks fine but
    when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
    I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, amazing blog!



    my blog - Brochure Holder

    ResponderExcluir
  14. oi?? Plantei minha dendrobium na romanzeira, ela se adaptou bem, mais não da flores?? Tem alguma ideia do que posso fazer???Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço um pé de romã. Vc precisa ver se ele não faz muita sombra, pq tem árvores com copas bem generosas.
      Mesmo assim, o Dendrobium tem um jeitinho especial de cultivo para ter flores.
      Dá uma olhada nestes links:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2011/10/como-fazer-dendrobium-soltar-mudas.html
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2011/11/como-fazer-dendrobium-florir.html

      Depois, dá uma visitada nas outras postagens, elas tb podem ajudar.
      Boa sorte!

      Excluir
  15. Oi, você sabe se mangueira é um árvore boa para plantar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótima!
      Só fique atento se não fica muito sombreado (escuro) no tronco, se for, prefira Phalaenopsis e outras que devem ser cultivada em meia sombra. Evite Vanda, Dendrobium e outras espécies que precisam de um pouco de sol.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  16. Cynthia. Pvf. Sem floração e sem se saber o nome, como saber se uma orquidea é epifita ou terrestre. Qual a diferenca visual? Folha? Raiz?

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Plantei minhas orquídeas na árvore no mês de abril de 2014. Até o momento não floriram, e pior, foram atacadas por pulgões e estão com as folhas escuras e danificadas. O que devo fazer para eliminar esta plaga e também para minhas orquídeas florescerem?

    abços,

    Ana Lourdes Fideles de Oliveira

    ResponderExcluir
  18. Olá Cinthya, boa tarde. estou de mudança de casa e minhas orquideas estao todas plantadas numa mexiriqueira, que cuidados e como devo retira-las da arvore para leva-las para o plantio no novo local? Grata, viviane sales - vivianeruiz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ola, tenho plantado na arvore um pé de orquidea que da uma flor linda, agora quero tirar uma muda como faço. Almir

    ResponderExcluir
  20. Ola Cinthya, tenho um pe de orquidea plantada na arvore que dá uma flor linda, agora quero tirar uma muda sem danificar a orquidea, como devo fazer.
    Almir

    ResponderExcluir
  21. Ola cintia tenho uma orquidea na arvore mas notei que as folhas dela murcharam e a raiz esta se soltando o que devo fazer me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  22. Oi...
    Alguém sabe me dizer qual o nome da última espécie?
    Desde já eu agradeço

    ResponderExcluir
  23. Cynthia eu estou desesperado, deixei minha orquídea Phalenopsis duas semanas com minha mãe e ela molhou as folhas demais e estão todas amareladas e moles o caule está amarelado tbm é algumas folhas já estão melentas o que eu faço não quero perder minha orquídea ��������

    ResponderExcluir
  24. Gente, ganhei uma orquídea do meu namorado, mas ele garantiu que toda árvore que colocou essa orquídea morreu. Foi só tirar que a árvore brotou novamente. Já pesquisei mas não encontro nada sobre orquídeas parasitas
    . Alguém sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amo orquídeas,desde que me conheço ,temos vários tipos, pé mangueira ,jábuticaba, é planta sunga suga ,mais veja. No começo ,o que orquídeas gosta, cuidado o sol máximo ela gosta 40 %leia o começo ela explica ,boa sorte

      Excluir
  25. Adorei suas explicações sobre orquídeas. Trouxe do sítio um tronco seco e bem rugoso e gosta ria de fixá-lo em um vaso para plantar orquideas. Como devo tratar este tronco para que não apodreça? Devo preencher o vaso com pedrisco, pedras maiores ou terra mesmo? Com terra acho que vai apodrecer muito rápido, não? Por favor me dê uma dica, uma explicação. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Adorei suas explicações sobre orquídeas. Trouxe do sítio um tronco seco e bem rugoso e gosta ria de fixá-lo em um vaso para plantar orquideas. Como devo tratar este tronco para que não apodreça? Devo preencher o vaso com pedrisco, pedras maiores ou terra mesmo? Com terra acho que vai apodrecer muito rápido, não? Por favor me dê uma dica, uma explicação. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Oi prantei uma orquidia no tronco mas ela esta sem raiz poso usar fertilizante liquido pra da forca a ela rego todos dias

    ResponderExcluir
  28. Minha orquídea Phalaenopsis estava linda na árvore pitangueira, florindo direto. Agora está ficando inteira amarela, percebi que a casca da árvore em alguns pontos está soltando. Não quero perde-la oque fazer? Alguém pode me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Otima sua orientaçao. As minhas arvores estao lindas....veja as fotos no meu face. Amo orquídea minha paixão...

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde preciso de ajuda urgente todas as orquídeas que ganho coloco na árvore mas vejos que estão ficando feias e cansadas como faço para aduba-las e qual adubo compro?

    ResponderExcluir
  31. Oi Cinthia eu ganhei 3 mudas de orquídeas amarrei no limoeiro e pitangueira as folhas estão amarelas

    ResponderExcluir