quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Como cuidar de orquídeas dentro de casa?

Cuidar de orquídeas dentro de casa é mais fácil do que se imagina.
Você só precisa se preocupar com duas coisas: como escolher um lugar para ela e descobrir quais os cuidados específicos que a sua orquídea precisa.

O que devo fazer primeiro?
Primeira coisa é, se ela tiver vindo em um cachepô, em um vidro ou em algum outro suporte decorativo, veja se ele tem furos no fundo.
Se não tiver, você precisará tirá-la urgentemente dali.
Algumas vêm plantadas em vasos de plástico e encaixadas no cachepô ou no suporte decorativo. Então, é só soltar desse suporte e deixar o vaso livre.
Se não for o caso, você terá que retirá-la com cuidado, e colocá-la e um vaso com muitos furos no fundo, para facilitar a drenagem (escoamento) da água da rega. 

O vaso pode ser de plástico, barro...  Para saber qual escolher, LEIA AQUI.
Você também pode se interessar em saber quando é a hora de trocar de vaso, então... leia essa matéria AQUI.

Cattleya walkeriana canabra x Cattleya walkeriana venosa "aurora".

O que preciso saber para começar a cultivá-la?
Antes de mais nada, você precisa saber pelo menos qual é o gênero da sua orquídea.
Vai facilitar muito se você comprar a orquídea já identificada, ou seja, com uma plaquinha dizendo o nome dela. Ex: Cattleya walkeriana.
O nome da orquídea sempre é escrito em ordem, sendo o primeiro nome o gênero e o segundo nome a espécie.
No exemplo acima, Cattleya é o gênero e walkeriana é a espécie.
Aí é só pesquisar na internet.
Se você colocar o nome dela no buscador (exemplo, Google), certamente aparecerá um montão de sites que ajudarão você a cultivá-la, quem sabe até um deles seja o meu blog. ;)

Cattleya walkeriana feiticeira x carla

E se ela não veio com placa de identificação?
Aí, aconselho você a ler esse link AQUI, da postagem anterior, que fala sobre COMO IDENTIFICAR A SUA ORQUÍDEA.

Ok, já sei o nome. E agora?
Agora é fácil. Veja qual o tipo de luminosidade que ela prefere, se gosta de sol direto em algumas horas do dia ou se não tolera sol direto...
Se a planta escolhida for de alta luminosidade, como a Cattleya walkeriana, escolha colocar seu vaso perto de uma janela.
Se ela tolerar sol, escolha uma janela que pegue um pouquinho de sol nas primeiras horas da manhã ou perto do pôr do sol. 
Mas...
Certifique-se de tocar as folhas quando estiverem expostas ao sol, elas nunca poderão ficar quentes, se sentir a temperatura elevada, o local não é ideal, ok?
Se não tolerar sol, escolha uma janela com bastante claridade, mas que não entre os raios solares.

EX:
Bom... vou usar novamente a Cattleya walkeriana para exemplificar...
A walkeriana gosta de boa luminosidade, mas sem sol direto, então vou escolher uma janela que tenha bastante claridade durante várias horas do dia, mas como nosso sol de grande parte do Brasil é bem intenso, não vou deixar ela pegar sol em nenhum momento, ok?!

Cattleya walkeriana dayana x feiticeira


Achou o cantinho da sua casa perfeito para o gênero e espécie que você comprou? Ótimo!
Agora, é só começar a cuidar dela com carinho. Procure ler tudo que puder sobre ela, assim você será capaz de entender as suas necessidades.

Próxima matéria...

Depois de terminar de escrever esta matéria sobre o cultivo dentro de casa, surgiu uma vontade e a ideia de falar sobre a Cattleya walkeriana, portanto, a próxima postagem será sobre ela, ok? 


Fonte das imagens: miguelorchids.wordpress.com

12 comentários:

  1. Oi Cynthia
    Segue um link com a foto da minha orquidea você poderia me ajudar me dizendo se ela está saudável, e o que posso fazer para melhorá-la?? Acho que eu cortei ela no lugar errado e uma folha amarelou, mas está nascendo uma nova haste e novas folhas , coloquei um palito direcionando a haste porque ela estava nascendo pro lado.

    https://plus.google.com/101088549026613924730/posts/QUxkG4STRkP

    Obrigada, seu blog é muito esclarecedor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu sou Iêda, prima da Bianca Azeredo. Foi ela que me passou seu endereço, porque gosto de orquídeas, mas, não sei tratá-las. Vou ler um pouco mais e, se tiver dúvidas, entro em contato. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cynthia. Parabéns pelo conteúdo do blog! Preciso de ajuda: meu marido me deu uma Phalaenopsis mini no começo do ano. Veio florida, em um aquário de vidro transparente sem furos, e cheia de musgo, que já estava meio podre.As raízes também estavam bem marrons, consegui salvar umas 4, que ainda estão verdes, mas com cara de secas. Depois que as flores caíram, transplantei para um vaso de barro com vários furos, e substrato misto comprado pronto (pinus e carvão). As 2 folhas estão verde escuras, parecem desidratadas, mesma coisa com as raízes. Ela fica na sacada, bastante luminosidade, sem sol direto, e eu rego 2x por semana, em média, quando o substrato está seco. Mas nestes 6 meses, parece que ela está secando mais. Tentei regar mais, adubar, nada resolveu. Será caso para UTI? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Tenho uma Vanda Vasco Viboon Velvet que perdeu a maioria das raízes. Sobrou quase nada. Algumas folhas amarelaram e caíram. As folhas estão um pouco moles para uma vanda que costumam serem duras. Oque dever ser e oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Tenho uma Vanda Vasco Viboon Velvet que perdeu a maioria das raízes. Sobrou quase nada. Algumas folhas amarelaram e caíram. As folhas estão um pouco moles para uma vanda que costumam serem duras. Oque dever ser e oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ganhei uma orquídea Phalaenopsis e gostaria muiiiito que ela crescesse bem linda. Ela está florida, mas já veio com as folhas um pouco amareladas e um pedaço da raiz parece mofada. Fiquei com vontade de mudar ela de vaso (está em um de plástico transparente), mas li que não poderia ser mudada enquanto estivesse florida. Como moro na região norte (Porto Velho/Rondônia) e ela foi cultivada em Holambra, imagino a que a viagem tenha sido estressante, rsrs. Tem algo que eu possa fazer pra que ela melhore?
    Giulia Souza (giuliasouza@gmail.com)

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ganhei uma orquidea do meu marido ha 4 dias e ela está com uma Flor murcha...
    É uma Phalaenopsis e esta em um vasinhio de plástico transparente com luminosidade e em lugar arejado, so reguei qnd o substrato estava seco.
    N sei mais oq fazer, me ajuda por favor?!

    ResponderExcluir
  8. bom dia. comprei uma phal, estava indo tudo bem, surgiram 2 pintas amarelas em uma das folhas, o que pode ser? em algumas partes das raizes tem uns pontinhos brancos, isso é normal? preciso de ajuda!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá estou começando agora com as orquídeas não estou tendo muito sorte pois uma já morreu hoje deixei duas delas em um coberto que pega sol entre as 18 as 22 da noite quando cheguei em casa as folhas estavam queimadas o que posso fazer

    ResponderExcluir
  10. Cynthia, você tem e mail, gostaria de te mandar uma foto e não sei mandar por aqui. Bjs
    Cynthia Moreira Costa e Silva

    ResponderExcluir
  11. Cynthia, você tem e mail, gostaria de te mandar uma foto e não sei mandar por aqui. Bjs
    Cynthia Moreira Costa e Silva

    ResponderExcluir